Um mau militar

Matéria Especial - Entrevista com Deputado Federal Jair Bonsonaro

Jair Bolsonaro nada aprendeu nas aulas sobre respeito e civilidade ministradas nas escolas militares. No modelo do general Ernesto Geisel, ele é “um mau militar”, que deixou pela porta dos fundos esta honrada profissão

O Estado de S.Paulo
As Forças Armadas desfrutam do merecido apreço da maioria dos brasileiros, como há tempos atestam pesquisas de opinião. Merecido porque, desde a redemocratização do Brasil, souberam manter-se à margem do desgastante processo político, limitando-se às suas elevadas funções constitucionais. “Se a política entra pela porta da frente de um quartel, a disciplina e a hierarquia saem pela porta dos fundos”, disse, com razão, o vice-presidente Hamilton Mourão, general da reserva, ao comentar o movimento grevista da Polícia Militar do Ceará, em março passado.
O comportamento do presidente Jair Bolsonaro, contudo, vem impondo um complexo desafio para as Forças Armadas. O presidente Bolsonaro, ele mesmo um oriundo dos quadros do Exército, cercou-se de militares em seu gabinete, alguns inclusive na ativa – como o ministro da Secretaria-Geral de Governo, general Luiz Eduardo Ramos.
Tornou-se inevitável, assim, uma associação entre a imagem das Forças Armadas e a do governo, mesmo que a maioria dos militares que hoje servem ao presidente seja da reserva e mesmo que a cúpula das Forças reafirme constantemente seu distanciamento da cozinha política do Palácio do Planalto. Mais do que isso: em muitos momentos, Bolsonaro se refere às Forças Armadas como “as nossas Forças”, modo nada sutil de indicar uma unidade de pensamento e ação entre ele e os quartéis.
No domingo passado, em mais um de seus comícios de caráter golpista, o presidente foi ainda mais longe e, depois de dizer que “acabou a paciência” em relação àqueles que, seguindo a Constituição, impõem limites a seu poder, declarou que “as Forças Armadas estão do nosso lado”.
Com isso, o presidente Bolsonaro explicitamente tenta vincular seu governo às Forças Armadas e, pior, em oposição ao Judiciário e ao Congresso – cujo fechamento a militância bolsonarista defende dia e noite, estimulada pela retórica agressiva de seu líder. Ante o mal-estar causado pelas declarações autoritárias de Bolsonaro, o Ministério da Defesa teve de emitir uma nota em que afirma que “Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado” – o que seria uma platitude se o presidente não fosse Jair Bolsonaro, que confunde o Estado com o quintal de sua casa.
Bolsonaro cercou-se de militares na presunção de que estes lhe dedicariam absoluta lealdade, à moda dos quartéis. Essa exigência ficou clara com a demissão, em junho do ano passado, do general Carlos Alberto dos Santos Cruz, então ministro da Secretaria-Geral de Governo, depois que este ousou atravessar o caminho do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente e eminência parda do regime. O episódio serviu para mostrar aos demais ministros, inclusive os militares, que ninguém no governo pode colocar os interesses de Estado acima dos interesses do clã Bolsonaro.
Assim, os militares que aceitaram cargos no governo, tidos como os “adultos na sala”, isto é, aqueles que temperariam o comportamento explosivo e errático do presidente, tornaram-se instrumentos de Bolsonaro em seu projeto autoritário de poder. O passo seguinte, no roteiro bolsonarista, é enredar as Forças Armadas.
Certamente é do mais absoluto interesse dos comandantes militares do País preservar a imagem de respeito e dedicação à Constituição, sem falar nos princípios civilizatórios. Se assim é, urge deixar claro que um presidente que ataca a imprensa diariamente – e manda jornalistas calarem a boca, como fez ontem com duas repórteres que insistiram, ora vejam, em lhe fazer perguntas – não representa os valores dos quartéis; urge deixar claro que Bolsonaro, ao desdenhar seguidamente dos mortos na pandemia de covid-19, agride princípios humanitários compartilhados pelos militares; urge deixar claro que tratar os Poderes Judiciário e Legislativo como inimigos e estimular manifestações golpistas, como fazem Bolsonaro e os bolsonaristas a todo momento, ofende a ordem democrática que os militares juraram respeitar; urge, por fim, deixar claro que as grosserias de Bolsonaro demonstram que ele nada aprendeu nas aulas sobre respeito e civilidade ministradas nas escolas militares. É, no modelo do general Ernesto Geisel, “um mau militar”, que, é bom não esquecer, deixou pela porta dos fundos esta honrada profissão.
O ESTADO DE SÃO PAULO/montedo.com

53 respostas

        1. Vá para Cuba ou Venezuela camarada. Sua presidenta e partido das trevas deixaram 13 milhões de desempregados e os cofres roubados em geral.

          1. Cara-pálida, onde está escrito que criticar os absurdos do atual Presidente significa querer o PT de volta? Ou de outro modo, criticar os erros desse governo não me faz militante de esquerda. Aliás, a militância bolsonarista é que está mais parecida com os “mortadelas”. Não pensam, apenas rosnam.

      1. O blog é realista, apesar que aproveitando um pouco ainda da liberdade de expressão existente, pouco importa as questões ideológicas.
        Bolsonaro através do PL 1645 acabou com a única chande dos praças da FAB e da MB de conseguirem um reajuste adequado.
        Bolsonaro nunca mais.

        1. Então escolha Marina, Ciro, Haddad, Doria, Rui Costa, camarada. Vc deve gostar de corruptos e entreguista da Pátria. Vá fazer cursos pra ter merecimento.

          1. O nobre Presidente “incorruptível” que está “atacando” o sistema corrupto está agora aceitando o apoio do Centrão, o grupo de políticos corruptos e, nas palavras do general Augusto Heleno, ladrões que lutam pela impunidade.

            Como ser “incorruptível” se associando a corruptos? Entregando a máquina pública a corruptos?

            Como atacar o sistema se você se associa ao sistema?

  1. Ora, pessoal da antiga sabe disso.

    Não serviu para ser militar, desequilibrado e indisciplinado.

    Foi buscar na política o ganha-pão.

    Vive dizendo que é de grande honra e prestígio ser militar do glorioso verde oliva…
    porém nenhum dos filhos dele serviu às Forças Armadas.

    Considerado personae non gratae na Vila Militar e nos quarteis de lá na década de 90 (quem serviu na brigada paraquedista nesta década sabe do que estou falando).

    Também chamado de “sindicalista de militares” pelo Gen Guilherme (o Toquinho da Maldade).

    Realmente, ele não tem disciplina, não tem tato, não tem lealdade, não tem zelo, não tem equilíbrio emocional.

    Aguardando os Robôs responderem ou gesticularem com arminhas virtuais.

    1. Ele teve a coragem que vc nunca terá para reinvidicar melhores salários para a tropa, estando na ESAO e sacrificou a sua carreira. Vc é um fraco.

    2. Ele é Presidente porque lutou, correu atrás, sem ajuda de nenhum partido e com a imprensa lixo contra. A porcaria do PSL existe por sua causa, antro de traidores corruptos, que se aproveitaram do seu prestígio junto ao povo, que cansado de tantos ladrões safado e se elegeram e depois o traíram entre eles, Doria, Frota, JOICE, Caiado, Witzel, etc … Ele enfrentou todos, inclusive em sua vitoriosa trajetória, nem os generais, Cmts OM do passado o ajudaram.

      E Vc ajudou ou ficou votando em ladrões?

      Votou nele ? Tá cobrando porque ?

    3. Bom militar é aquele que cria um blog e faz “matéria” copia e cola do antagonista e da extrema imprensa. O montado ainda não entendeu que a luta é contra um sistema preestabelecido de corrupção formado pela mídia, justiça e legislativo, e toda ilegalidade do executivo é apenas a tentativa da gestão sem corrupção. Vai Antagonistasinho, você apenas estica a corda dos seus donos, aquela corda presa na sua coleira de cão.

      NOS DORMIMOS ELES VIVEM

  2. Às vezes, fico imaginando o que passa na cabeça de quem defende romper com a democracia. Como seria o dia seguinte? O mundo se fecharia para o Brasil, os estados membros da federação aceitariam numa boa ou estaria desfeito o pacto federativo? Bolsonaro seria o ditador de qual Brasil? E tudo isso para evitar que respondam por malfeitos?

    1. O Mito teve 60 milhões de votos dos verdadeiros Patriotas e famílias cristãs, entretanto, todos os dias questionam cada ato seu. Nos 16 anos da quadrilha, roubavam e faziam o que queriam e a imprensa nada falava. Aceitem que doi menos. Adeus corrupção. Não tá bom não?

    2. Qual democracia, se o STF, partidos inúteis da esquerda, qualquer juizinho (a) querem impedir as suas boas ações em favor do povo. Votamos nessas pestes por acaso ?

  3. Mau militar…imaginem só, usou o nome e prestígio da Força durante 30 anos, sem dela ter herdado nem mesmo a camaradagem e o companherismo. Outros estão aí, usando o Posto antes do nome para enganar os incautos eleitores, mentir e enganar.

    1. Com o Mito não tem frescuragem. Ele é Franco, direto, verdadeiro, quando responde as perguntas idiotas dos velhacos. Vá capinar um lote.

  4. Antigamente o jornal escrevia o que queria e colocava no final “diz leitor” qual leitor disse aquilo ninguem sabe… Agora o jornal escreve o que quer e no final coloca “diz militares” e tem gente que não consegue entender… É difícil ter que explicar coisas tão básicas assim, mas tem gente que não sabe ou não consegue entender…

  5. Bah, mesmo pra mim, eleitor de Bolsonaro, muitas vezes chamado de gado ou robô, aguentar os roupantes do nosso chefe tá foda, e o pior é ter que dar razão a um jornaleco ativista do padrão da Folha. Nosso presidente poderia escutar mais seus assessores e deixar seus “meninos” na creche.

  6. “Todos odeiam o Cris.” Alguém aí lembra dessa série. Aqui tem outra série e já dura mais de trinta nos: “TODOS ODEIAM BOLSONARO.” Desde vereador que o cara apanha, já deve estar com o coro grosso. Alguém aí também lembra do bravo ( e brabo )general Newton Cruz montado em seu cavalo sendo “interrogado” por alguns(alguns?)repórteres?Pois é,comparado ao general C ruz Bolsonaro é um um monge no nirvana ou uma Carmelita descalça.

  7. FII BOLSONARO:
    – cometeu vários crimes militares;
    – condenado pelo STM;
    – toda cúpula militar o queriam longe dos quarteis;
    – politico limitado;
    – intelectualmente limitado;
    Nunca realizou nada importante nas carreiras militar e política.
    Ser humano limitado.

      1. Cap R1, dizer que ainda chegou a presidente não atesta nada.

        Lula, analfabeto, chegou duas vezes e ainda elegeu a anta da Dilma.

        O problema reside no povo brasileiro, e inclui você.

    1. Ele se sacrificou por melhores salários para a tropa cursando ESAO. Vc já fez o que de útil? Vc é daqueles que só olham para o seu umbigo e jamais defendeu ou lutou por alguém. O Mito é Presidente, porque é forte, corajoso, lutador e gastou muita sola do sapato. Vá ler mais.

  8. Bolsonaro, kkkkkkk, cometeu vários crimes militares, condenado pelo STM, sempre escorraçado dos quarteis e limitado intelectualmente.
    Saiu pelas portas do fundo do Exército.

  9. Quem tem raiva do presidente:
    1 – QE que nao vai sair Sub 😃😃
    2 – os velhinhos revoltados da reserva que não vão ganhar os 73% da reestruturação e nem 08 soldos …
    3- pessoas que tinham boquinha no tempo do PT
    4 – gente com mal caráter ( capaz de roubar resma de papel da seção)
    5 – gente que tem inveja de ver um Capitão de AMAN chegar a Presidente .

    1. Discordo, com todo o respeito. Raiva é o sentimento de alguns grupos, mas não o daquelas pessoas que estão decepcionadas com o governo Bolsonaro. Frustração seria mais adequado. Não sou QE, irei receber os 73%, acabei de receber os 8 soldos, não tive boquinha do tempo do PT, não sou e nunca fui mau (com “u” mesmo) caráter e nem tenho inveja de um capitão da AMAN chegar a presidente. Não preencho esses requisitos e como milhões de brasileiros votei nele para evitar a volta do PT. Estamos presenciando o abandono das promessas feitas e uma mistura tóxica da política com as Forças Armadas.

    2. Fico muito triste em ler um comentário onde um suposto militar dizer que os “velhinhos” ficam revoltados…. etc. Tenho meus 60 anos bem vividos, e vc? Tem quantos? 40, 45? acha que vai ficar eternamente com essa idade ou nunca vai ser um velhinho? V Sa tem pai e mãe? Honra eles? Tem respeito pela idade deles?
      Pra começar basta ver o seu apelido para saber o nível que tem. Tenha respeito e saiba que nada detém a marcha do tempo. Espero que sua velhice seja saudável e feliz como a de tantos outros.

    1. O estrago dos bandidos corruptos foi grande nas mentes ocas nos 16 anos. Faliram tudo, escolas, colégios, universidades, caráter, patriotismo, família. Uma geração toda perdida, que não sabem o que é certo ou errado. Lamentável.

  10. Aqui tá parecendo o muro das lamentações, só ranger de dentes e choradeira. Lula precisa voltar para terminar o que começou.

  11. Você esqueceu que os militares de baixa patente (Graduados) votaram nele juntamente com seus familiares, no entanto o mesmo deu as costa na hora da restruturação, privilegiou so os Gen que são minorias.

      1. Melhor, pergunte quais “seus cursos” que foram feitos, e os que não foram feitos devido a uma falha da própria administração , que deveria ter disponibilizado mas não o fez, e que de uma hora pra outra criou gratificações que alcançaram somente os oficiais e o EB.

  12. Infelizmente no Brasil o povo fica brigando por aumento de salário, por política, e os canalhas pelas costa dando aumento a justiça de 1000.00 Reais, aos companheiros alega que e pra pagar plano de saúde, isto foi noticia do jornal da BAND, mas o restante da imprensa ficou calada, enquanto o povo passando por necessidade, corre atrás de 600.00 Reais… O povo tem que parar de ser GADO, e tocar uma foda -se. Só assim vai ser escultado por um Brasil melhor, governados a anos por BANDIDO, CORRUPTOS, ontem o LULA LADRÃO, foi confirmado a condenação a 17 anos de prisão, pelo sítio de Atibaia, e a imprensa só divulga uma notinha, hoje este mesmo bandido faz uma lave, pedindo a saída do Bolsonaro, este e o Brasil que vivemos os bandidos ainda no poder, querendo gritar mas auto. mudar e preciso acorda Brasil.

  13. Gente que não aguenta um tresloucado que não consegue se comportar como chefe do Executivo; gente que se iludiu com alguém que prometeu lutar contra a corrupção, mas que utiliza-se de subterfúgios para impedir que seus filhos sejam investigados; gente que nao suporta ver o presidente se preocupando com minucias, em lugar de se preocupar com os verdadeiros problemas; gente não idolatra ou se ajoelha para um maluco.

  14. Parabéns pela leitura sóbria do delicado momento político que vivemos. Bolsonaro era a esperança de milhões, mas está se afogando no próprio ego.

  15. Acho desnecessário esses ataques de alguns companheiros desprezando humilhando e tentando destruir a reputação, fazendo ataques sobre a vida, a ficha do nosso Cap Presidente quando esteve no nosso glorioso Exército! Vamos parar com esse falta de respeito, de confiança em nos Presidente! Confesso não tenho Procuração para defende-lo! Mas como cidadão Brasileiro não posso aceitar esse tipo de comportamento deplorável contra o Presidente! Cabe lembra a esses que o atacam, que ele teve mais de 57 milhões de votos! Imaginem se o Brasil estive nas mãos de Haddad e daquela meio tonta como Vice?! Vamos confiar no Presidente que tem ao seu lado pessoas de bem e vamos evitar o fogo amigo! O Brasil vai melhorar ! Era a melhor opção que tivemos! ou não? Em breve o País estará nos trilhos! Essa é a minha humilde opinião e pedido!

    1. Concordo com a reportagem e seu comentário.
      É muita ingenuidade dos Bolsominions (radicais de direita, face inversa da moeda dos petistas) achar que alguém que ficou 28 anos na Câmara dos Deputados poderia representar a “nova política”.
      Até tentou desempenhar um papel de “novo”, mais não conseguiu e escancarou sua face real de desequilibrado, machista, racista, homofóbico, corrupto, miliciano, dentre outros adjetivos cabíveis. A máscara caiu quando seus filhos se mostraram iguais ou pior que o pai.
      Outra constatação alguém que tem 5 filhos com mulher diferente pode falar de família?
      Me desculpem mais tomara que seja abreviada ao máximo sua estadia na PR.
      E que comece o mimimi do gado para defender o Rei do Gado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo