Pra não dizer que não falei de Heróis!

As condecorações do Coronel Nestor (no detalhe), 97 anos,  Herói da FEB. Abaixo, à esquerda, a medalha Sangue do Brasil, concedida por ferimento em combate (Imagens; Tereza Sobreira/MD – Edição: Montedo.com)

10 respostas

  1. É somente eu ou vocês também acham nossas medalhas feias esteticamente falando? O uso das cores e símbolos são condizentes? Por exemplo… a medalha Purple Heart (coração púrpuro) é a similar americana da nossa sangue de heróis… mas acho a Purple Heart infinitamente mais bonita… o que vocês acham?

  2. Essas não resultaram de babações de saco e politicagem. Onde ele esteve, as "corações valentes" e sua gangue, se mijariam de medo e entregariam os pontos. Imaginem, cometeram crimes e deram uns tirinhos e ganharam medalha. Esse senhor, sim, merece respeito.

  3. Em resposta ao amigo acima digo que as medalhas americanas, inglesas, francesas são realmente muito mais bonitas e mais bem feitas que as nossas. A coração púrpura no peito nos EUA produz lágrimas; as nossas, produzem risos. Prova maior da desvalorização é que este senhor, um herói de guerra, ostenta uma medalha não "aceita" pelo EB, a Mascarenhas de Morais, e outras como Mérito do Ex Combatente, não fazem parte do medalístico. Alguns militares, aparentemente sem mérito, usam as medalhas compradas das associações do Btl Suez, o que contribui para a desvalorização do uso de medalhas que, nos países citados é motivo de respeito e orgulho. Militar que não valoriza uma medalha, ou não tem mérito para tê-las ou, não tem profissão, só emprego. Parabéns ao Herói brasileiro, que viva eternamente.

    1. Discordo um pouco, realizei uma operação no norte/nordeste brasileiro de extrema importância para o país e o mundo num todo, o btl Suez foi o único a disponibilizar uma medalha pelo trabalho na missão, missão está reconhecida por várias organizações internacionais, inclusive a ONU como de extrema importância para a preservação dós direitos fundamentais da humanidade.

      Ocorre que as forças armadas não tem o costume de valorizar as ações realizadas pelos seus militares, principalmente quando são praças, a honra recebida não passa de um aperto de mão e um agradecimento para o militar.

      Quando ver um militar com medalhas de associações, não julgue, mérito ele provavelmente tem só não tem o reconhecimento da pátria e das forças pertencentes.
      Existe também os que ostentam sem ter mérito mas nao generalize só por ser de uma associação de ex militares ou representantes

  4. Olá, companheiro. Não creio que nossas medalhas produzam risos. Quem possui uma Medalha do Mérito Amazônico, uma Medalha Militar de Prata ou uma Medalha de Corpo de Tropa com passador de prata sabe muito bem o que representa ter obtido o mérito de recebê-las, tendo ou não estado em combate.

    Definitivamente ostentar uma medalha "Sangue do Brasil" não é para qualquer um. Converse com alguns desses veteranos sobre o que passaram nos campos europeus e você terá vontade de qualquer coisa, menos rir. Talvez até chore, com emoção equivalente à que lhe provocam as medalhas "americanas".

    Se uma medalha não é esteticamente bonita, isso é questão exclusivamente da qualidade prestada pela empresa que fez a cunhagem. Mande cunhar uma Purple Heart em firma de fundo de quintal e o resultado também será ruim.

    À exceção das medalhas outorgadas mais recentemente (As 3 superiores – Pacificador, Mérito Aeroterrestre e Mérito Militar grau Oficial), que estão bem novinhas, os demais passadores das medalhas ostentadas pelo coronel, na fotografia, já são bem antigas. Daí o seu aspecto desagradar a alguns. O veterano poderia encomendar um novo conjunto de passadores, com medalhas e fitas bem novinhas, para impressionar quem não tem conhecimento da simbologia que representam. Mas ele está acima disso e certamente tem gastos mais importantes a fazer, com o parco soldo que lhe é pago pela nação.

    Com relação ao Exército "não aceitar" as medalhas das associações febianas, isto não é bem assim. O Exército apenas segue o disposto no decreto 40.556, de 17/12/56, que dispõe sobre o uso de condecorações nos uniformes militares. É uma norma antiga, mas ainda em vigor.
    Diga-se de passagem, como o decreto é específico aos uniformes militares, quando em trajes civis o cidadão pode usar as medalhas que bem entender.

    Com relação a companheiros que adquirem medalhas para aposição em seus uniformes, não pense que nos EUA isso também não acontece. Nem todos os militares americanos super medalhados passaram por situações semelhantes ás do Cel Nestor, em combate. Eles também têm seus burocratas e embusteiros, não tenha dúvida disso.

    Aliás, por força do decreto já citado, o Exército Brasileiro desautoriza a utilização dessas medalhas compradas, a não ser em situações bem específicas.

    Um abraço a todos.

  5. Uma pergunta que não quer calar: o que comemoram as medalhas francesas que o companheiro acha tão belas? A quais feitos militares se referem?

    Guerra de verdade tem que ter invasão da França e rendição, se não nem vale a pena comentar.

    A única guerra em que não houve invasão e rendição da França foi a dos 100 anos, e isso porque o exército francês foi comandado por Joanne D´Arc.

    E não me venham falar em "Expansão Napoleônica", pois todos os territórios anexados por Napoleão foram retomados, com saldo a pior, plantando-se aí a semente da I Guerra Mundial, em que a França foi invadida e capitulou (de novo).

  6. Para os que postaram as mensagens anteriores: vocês não tem respeito? ao invés de criticar a estética das medalhas, deveriam perguntar-se que sacríficios o FEBiano fez pela Pátria! e procurar apoiar estes soldados praticamente abandonados pelos governos que se sucederam, desde Getulio, que dissolveu a FEB ainda no retorno dos pracinhas em alto-mar! Reflitam bem, e passem a louvar nossos combatentes, e não assuntos mesquinhos… e digo mais, nossas medalhas sao muito bonitas sim! Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo