AFP/POOL/AFP – Carter discursa para tropas americanas no Kuwait |
O novo secretário de Defesa americano, Ashton Carter, prometeu ao grupo Estado Islâmico (EI) uma derrota definitiva, após uma reunião na base americana do Kuwait com militares e diplomatas para fazer um balanço da campanha aérea dos jihadistas.
Dirigindo-se às tropas americanas antes da reunião, Carter assegurou que a coalizão liderada pelos Estados Unidos está “repelindo habilmente o EI do Kuwait” e do resto dos países onde se encontra. “Vamos infligir a eles uma derrota definitiva, que não restem dúvidas”, afirmou.
Poucos dias depois de assumir suas funções, o novo chefe do Pentágono se reuniu com generais, embaixadores e chefes dos serviços de inteligência na base de Camp Arifjan, no deserto kuwaitiano, aonde chegou no domingo procedente do Afeganistão.
A reunião, a portas fechadas, não tratará apenas da Síria e do Iraque, onde os aviões da coalizão atacam diariamente alvos jihadistas, como também da luta em nível regional contra o EI, explicou.
Mais de 1.600 pessoas morreram até agora nos bombardeios da coalizão contra os extremistas na Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A reunião no Kuwait acontece depois de mais de seis meses da campanha aérea contra o EI, que permitiu às tropas curdas retomar posições no norte do Iraque e na cidade síria de Kobane e seus arredores.
AFP/montedo.com
3 respostas
Será que o governo brasileiro vai protestar e solicitar dialogar primeiro com EI? No país da fantasia petista tudo é possível e culpa do FHC! É bom lembrar que o governo do FHC foi péssimo para os militares mas o PT veio e bateu o recorde.isso nem memória de "véio" esquece.
Mas não derrotaram nem os talibãs…nunca sabemos o que eles realmente querem…
A culpa da existência desta EI é do próprio EUA, que detonaram, saquearam e enfraqueceram o Iraque, além de terem assassinado o Saddan, que impunha respeito por lá. Se não tivesse se metido neste país, nada disso teria acontecido.