Escolha uma Página

FAB divulga primeira foto do interior da avião ‘guardião’ do pré-sal

Utilizado para patrulha marítima, o P-3AM está realizando uma série de voos de treinamento. Foto: FAB/ Divulgação
Utilizado para patrulha marítima, o P-3AM está realizando uma série de voos de treinamento
Foto: FAB/ Divulgação
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta terça-feira a primeira imagem do interior da aeronave P-3AM. Utilizado para patrulha marítima, o avião está realizando uma série de voos de treinamento em diversas capitais do País.
O P-3AM já passou por Florianópolis (SC) e Belém (PA), e vai operar ainda nas cidades de Canoas (RS) e Galeão (RJ). Com capacidade para realizar voos com até 16 horas de duração – suficiente para patrulhar grandes áreas do litoral ou, inclusive, ir à África e voltar sem escalas – o avião tem como principal destaque a tecnologia embarcada de última geração que o capacita a vasculhar centenas de quilômetros de oceano, de dia ou de noite, e encontrar até submarinos sob a água.
Além das missões de defesa, o P-3AM terá importante papel na proteção das riquezas naturais do Brasil, como as reservas do petróleo do pré-sal. Além disso, pode ser utilizado, por exemplo, para busca de náufragos, para fiscalizar as atividades econômicas como a pesca ilegal e agressões ao meio ambiente marinho.
O primeiro P-3 foi recebido no ano passado. Ao todo o Brasil terá nove unidades, todas baseadas em Salvador (BA), de onde vão partir para missões em todo o País.
Terra/montedo.com
Skip to content