Escolha uma Página

Em campanha contra o crime, homem se veste de Batman em Taubaté, SP
Neste ano, 11 pessoas foram assassinadas na cidade do Vale do Paraíba.
Aposentado participa de campanha em bairros violentos da cidade.

‘Batman’ posa com a cidade de Taubaté ao fundo (Foto: Thiago Leon/O Vale) 

Do começo do ano até março, Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, registrou 11 assassinatos – incluindo a morte de um policial militar. Preocupado com a situação do município, o militar da Marinha aposentado Andy Trevisan, de 50 anos, resolveu fazer a sua parte se vestindo como Batman.
O “Cavaleiro das Trevas” vai dar um reforço à campanha pela paz realizada nos bairros com alto índice de adolescentes envolvidos com o crime. No ano passado, o número de menores infratores aumentou 50%.
Andy não tem batmóvel nem cinto de utilidades cheio de apetrechos. A arma dele é outra: a conversa. “O poder dele [Batman] é o exemplo, são as palavras. Passo o exemplo que ele luta pelo bem sem precisar usar uma arma”, disse.
Para o aposentado, ser herói é ter bons valores. “Certas coisas que parecem bobagem, mas são muito importantes num trabalho de prevenção, é a família, o estudo, o respeito às leis, o respeito às regras da sociedade, o respeito ao cidadão, a solidariedade, amor ao próximo”, disse.
Quem combate o crime de verdade reconhece a importância de ter um super-herói na equipe, mesmo que seja de brincadeira. “É a figura do herói, despertando no jovem que vale a pena ser do bem, vale a pena ser bom, lembrar de valores positivos de respeito, respeito às leis”, disse a comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em Taubaté, Major Eliane Nikoluk. “E para quebrar um pouco aquela questão do jovem tendo admiração, cultuando líderes negativos e até criminosos”, acrescentou.
Para a policial, outros heróis além do combatente de Gotham City podem ajudar a combater o crime com conselhos e exemplo. “São bem-vindos a Emília, a Narizinho, quaisquer outras figuras positivas que queiram aderir ao movimento. Então, que outros personagens possam participar e estão convidados desde já a somar esforços nessa ação pela paz.”
O Batman de Taubaté disse que suar a camisa por uma causa nobre é uma honra. “O suor a gente toma um banho depois e resolve”, brincou o militar aposentado. A próxima “Ação pela Paz” será realizada no sábado (17), no bairro Esplanada Santa Terezinha. E o “Bruce Wayne brasileiro” estará presente.

Andy Trevisan acredita que exemplo pode tirar adolescentes do crime (Foto: Thiago Leon/O Vale)

G1, com VNews/montedo.com

Skip to content