Escolha uma Página
Convocado pelo terceiro ano consecutivo, o pequeno Gabriel José Caldeira dos Santos, 4 anos, mais uma vez encheu os pais de orgulho durante a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, nesta sexta-feira, na Capital. Com o fardamento completo dos Fuzileiros Navais e Bandeira Nacional em punho, ele cumpriu seu papel de mascote da Brigada Militar (BM) e Liga da Defesa Nacional. No meio de tanta gente grande, representou as duas instituições no evento. 
— Ele participa de todos os eventos da Semana da Pátria na Capital e no Interior. A vibração e o entusiasmo dele são muito grandes. Gosta de cantar o Hino Nacional. A gente ajuda um pouco quando ele esquece, mas, desde os dois anos, já sabe parte da letra — contou o pai, Samuel José Requia dos Santos, 46 anos, que é fuzileiro naval e integrante da Liga da Defesa Nacional.
— Ele faz parte da terceira geração de militares da família e é um grande orgulho para nós. Guardamos tudo o que ele usa. O quarto está cheio de fardas e condecorações — completou o pai, que esteve no ato ao lado do avô e da mãe de Gabriel José.
Além do menino, dezenas de pessoas participaram hoje da Caminhada do Dia da Bandeira, que começou no Largo das Bandeiras, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Após o hasteamento da Bandeira Nacional, o grupo foi até o Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção.
A incineração das bandeiras inservíveis e entrega de novas Bandeiras para escolas públicas foi feita pelo praça mais antigo da 3ª Região Militar, subtenente Jonir Alves dos Santos.
A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, Maria Fernandes Vergara Rocha Kelbert, e o diretor do Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, Rubens M. Christovam Lisboa, receberam novas bandeiras, representando simbolicamente a comunidade escolar gaúcha.
Participaram do percurso representantes da União dos Escoteiros, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Bandeirantes do Brasil, Lions Clube, Rotary Clube, Maçonaria, Liga da Defesa Nacional, além de estudantes, ciclistas, jipeiros e público em geral. A caminhada teve ainda músicas interpretadas pelas bandas marciais da Escola Municipal Décio Martins Costa, de Porto Alegre, e da Escola Estadual 20 de Setembro, de Viamão.
Por lei municipal, a Caminhada da Bandeira faz parte do calendário oficial de eventos de Porto Alegre. A organização das festividades é da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, com apoio do Comando Militar do Sul, prefeitura e Câmara Municipal de Porto Alegre, além de entidades e organizações sociais.
ZEROHORA.COM (FOTOS: RONALDO BERNARDI)
Skip to content