Supremo Tribunal Federal analisa acusação de injúria e calúnia contra o pastor Silas Malafaia; decisão pode torná-lo réu por declarações feitas em ato na Avenida Paulista.
O Supremo Tribunal Federal marcou para 28 de abril o julgamento da denúncia contra o pastor Silas Malafaia por injúria e calúnia contra generais do Alto Comando do Exército. A análise será presencial na Primeira Turma, após pedido de destaque do ministro Cristiano Zanin, e pode tornar o pastor réu.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República com base em declarações feitas por Malafaia em abril de 2025, durante ato na Avenida Paulista, quando chamou generais de “frouxos, covardes e omissos”. Para a PGR, as falas configuram crimes agravados por atingirem autoridades e pela ampla divulgação nas redes sociais, além de imputação falsa de crime militar em críticas à prisão do general Walter Braga Netto.
Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes já votou pelo recebimento da denúncia, afirmando haver indícios suficientes para abertura de ação penal. Nesta etapa, o STF avalia apenas se há elementos mínimos para o prosseguimento do processo. Caso a denúncia seja aceita, Malafaia passará à condição de réu.
Respostas de 4
Esse Melafralda falastrão já devia estar preso a bastante tempo.
O Cmt não vai se manifestar? É ele ou são a PGR e o A M que estão processando o pastor?
Melancias