É falso que governo americano cancelou visto do comandante do Exército Tomás Ribeiro Paiva

Gui Primola/ Metrópoles

 

Não há registros na imprensa ou nos canais oficiais da diplomacia americana sobre um suposto cancelamento de visto do general Tomás Ribeiro Paiva

 

Milena Mangabeira

Última sanção dos EUA contra brasileiros ocorreu em setembro, com aplicação da Lei Magnitsky contra a esposa do ministro do (STF) Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes;

Na última quinta-feira (16), o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, se encontraram na Casa Branca e publicaram uma nota conjunta sobre as relações comerciais entre os dois países.

Não é verdade que o secretário do Departamento de Estado americano Marco Rubio cancelou o visto do comandante do Exército brasileiro, general Tomás Ribeiro Paiva, na última quinta-feira (16). Não há registros sobre a suspensão nos canais oficiais da diplomacia americana e do governo brasileiro, tampouco declarações públicas de autoridades dos EUA que comprovem a alegação.

Print de publicação no Facebook que leva imagem gerada por inteligência artificial ilustrando o secretário do Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (17).

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o governo dos EUA teria cancelado o visto do general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército brasileiro. Aos Fatos não encontrou qualquer informação nos canais oficiais das diplomacias americana e brasileira sobre o caso, tampouco declarações públicas do secretário de Estado Marco Rubio sobre a suspensão do documento.

Até o momento, o governo americano cancelou os vistos de autoridades como os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, de servidores ligados ao Ministério da Saúde (veja aqui e aqui) e do advogado-geral da União, Jorge Messias. Em todas as ocasiões, foram divulgados comunicados sobre as medidas nas redes e em portais oficiais. Não há, por outro lado, nenhuma informação sobre Paiva.

Em consulta à lista de sancionados pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, responsável pela aplicação da Lei Magnitsky, também não foram encontrados resultados referentes ao general.

Aos Fatos também entrou em contato com o Centro de Comunicação Social do Exército por mensagem, telefone e email para questionar sobre possíveis sanções a Paiva, mas não obteve retorno até o momento da publicação.

Em consulta à página do Departamento de Estado americano, a reportagem verificou que a última publicação que menciona autoridades brasileiras foi feita na última quinta (16). Ela se refere ao encontro entre Marco Rubio, o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Após a reunião, as autoridades divulgaram uma declaração conjunta em que abordam a relação comercial dos dois países. Não há menção a uma sanção ao comandante do Exército no documento.

Sanções
A decisão mais recente do governo americano envolvendo sanções a brasileiros ocorreu no dia 22 de setembro, quando a mulher do ministro do STF Alexandre de Moraes, Viviane Barci de Moraes, foi incluída entre os punidos pela Lei Magnitsky.

É fato, no entanto, que a imprensa noticiou em setembro deste ano tentativas de lobby bolsonaristas que buscavam incluir Paiva na lista de sancionados com a perda do visto americano.

Foi divulgado, na época, que a medida estava sendo avaliada pelo governo dos EUA. A justificativa era que o general teria uma relação próxima com o ministro Alexandre de Moraes.

O caminho da apuração
Aos Fatos buscou informações na imprensa e nos canais oficiais do Departamento de Estado dos EUA e da Embaixada dos EUA no Brasil, mas não identificou registros que comprovem a suspensão do visto do general do Exército Tomás Ribeiro Paiva.

A reportagem também procurou o Centro de Comunicação Social do Exército por mensagem, por telefone e por email, mas não obteve retorno até o momento da publicação.

Referências

  1. X (Marco Rubio) (1 e 2)
  2. Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
  3. OFAC (1 e 2)
  4. Departamento de Estado dos EUA
  5. Ministério das Relações Exteriores
  6. Departamento do Tesouro dos EUA
  7. O Estado de S.Paulo
  8. AGU

aos fatos: – Edição: Montedo.com

Respostas de 13

  1. O Facebook e watssap é inundado diariamente por fake news, tentativa desesperada de manter os seguidores da seita satânica e traidores da Pátria mobilizados. Gente sem escrúpulos escrevem mentiras sem nenhum pudor, visando não pessoas como eu, um ex detento da ignorância enganado por quase trinta anos, mas o gado, os seguidores do tinhoso, dos irmãos metralhas e da santinha do entorno. Seguidores são muitos; os que ganham o pão que o diabo amassou;os terraplanistas; os falsos ou incautos pseudo religiosos; pessoas simples e, nem tanto, com pouca ou nenhuma condição ou vontade de analisar os fatos; até civis que ganharam uma carteirinha sem valor legal algum, saudosista dos tempos em que serviram. Gente que não pensa no bem do Brasil e dos brasileiros, indignos de vestir uma camiseta da seleção de futebol, quanto mais uma farda. Preferem um Brasil submisso, inimigo do mundo e ameaçado em sua soberania, muitos deles militares da ativa e da reserva (R1), críticos ferozes e odiosos de seu Comandante, esquecendo tudo que aprenderam nas escolas de formação e nos quartéis. hoje, com novos valores, não se enxergam como militares e sim militantes. Prefiro que me chamem de “melancia” mesmo não sendo, fruto bonito e saboroso, do que ser, como já fui no passado, uma “melancia”, verde por fora e podre por dentro.

    1. Que governo fraco, esse já era para ter sido sancionado em 39 anos de EB, nunca tinha visto um cmt tão fraco e tão traira, sem defender os subordinados, para que existe STM

  2. Não cancelou mas esse ai esta na fila pelo conjunto da sua obra de Arte. O tempo é o senhor da razão. E quem viver verá que mais cabeças serão cortadas pelo EEUU.

    1. Sgt Rabugento que comentário imbecil, os generais estão no topo da tabela de vencimentos ou seja se eles ganharem seja quanto for, todos ganham

      1. Igualzinho ao que Bolsonaro concedeu? Praças e pensionistas ficou de fora e vc que e imbecil ou Puxa saco de oficiais ou de políticos.

  3. Que praças que foram prejudicados, que conversaa de qE que fez o curso de Cabo e quer ganhar igual a ST, pelo contrário ajudou quem se dedicasse a profissão

  4. Generais mentirosos! Poucos entenderam por que o esculacho na cúpula militar no local mais sagrado do Senado — a tribuna. Premonição ou profecia?
    By Sociedade Militar.

    Leia se lhe interessa a verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *