Mourão, comandante da Marinha e Aldo Rebelo serão ouvidos pelo STF na ação sobre o golpe nesta sexta-feira

Presidente em exercício, Mourão fez pronunciamento de fim de ano neste sábado (31) — Foto: Reprodução

Os depoimentos começarão pela manhã da sexta e prosseguirão pela tarde

Estadão Conteúdo
O ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo deverão prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 23, na ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado.

Eles poderão comentar ao STF sobre a participação das Forças Armadas no 8 de Janeiro, especialmente da Marinha, apontada pelo ex-comandante da Aeronáutica Carlos Baptista Junior como uma Força que deixou tropas à disposição do ex-presidente Jair Bolsonaro para um intento golpista.

Nesta sexta, a Corte ouvirá testemunhas do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno, do general Walter Braga Netto, do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e do deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem (PL-RJ) – todos réus na ação penal.

Foi Garnier quem teria disposto tropas para uma tentativa de golpe, segundo depoimento de Baptista Junior. Mourão é testemunha do general Heleno, do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, de Bolsonaro e de Braga Netto.

Ele foi responsável pelo último discurso da gestão Bolsonaro, quando fez um pronunciamento em rede nacional no dia 31 de dezembro de 2022 e foi vaiado por bolsonaristas e chamado de ‘traidor’ no acampamento no Quartel-General do Exército.

Nesse discurso, Mourão, presidente em exercício, pediu que bolsonaristas lutassem ‘pela preservação da democracia’ e que voltassem ‘à normalidade’. Sem mencionar nomes, Mourão destacou o ‘silêncio’ de ‘lideranças’, que afetou a imagem das Forças Armadas. Rebelo, ex-ministro da Defesa de governos petistas no passado, já foi elogiado por Bolsonaro, que disse que gostaria que ele fosse ‘ministro da Amazônia’ num eventual segundo mandato presidencial.

A audiência nesta sexta-feira promete se alongar. Os depoimentos começarão pela manhã da sexta e prosseguirão pela tarde. O STF começou a ouvir as testemunhas nesta semana. Entre eles, já depuseram Baptista Júnior e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes.

Os dois confirmaram que Bolsonaro conversou com eles sobre tentativas de reverter o resultado eleitoral, que deu a vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi ouvido na Corte o ex-comandante do Exército Júlio César de Arruda, que negou ter tratado de uma tentativa de golpe com o general de brigada Mário Fernandes.

Veja quem também será ouvido nesta sexta-feira:

  • Testemunha de Alexandre Ramagem – Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho, ex-diretor da Abin sob comando de Alexandre Ramagem no governo Bolsonaro.
  • Testemunha de Braga Netto – Waldo Manuel de Oliveira Aires, coronel do Exército.
  • Testemunhas de Augusto Heleno – Hamilton Mourão, vice-presidente de Bolsonaro e senador da República. – Alex Dall’Osso Minussi, coronel de artilharia do Exército – Gustavo Suarez da Silva, diretor do Departamento de Segurança Presidencial.
  • Testemunhas de Almir Garnier – Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha – Antonio Capistrano de Freitas Filho, vice-almirante da Marinha. – Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa no governo de Dilma Rousseff. – Marcelo Francisco Campos, almirante da Marinha.

CORREIO DO POVO

Respostas de 7

  1. Golpe?

    Qual golpe? Sem armas? Sem tanques nas ruas?
    Sem tropa aquarelada?
    Os militares das FAs que realmente são combatente, ganham tão mal que nem iriam para o front.

    Essa narrativa de golpe sem armas por parte de uns esquerdófilos e disseminada pela imprensa comprada, já não cola mais.
    O povo já sacou qual foi o verdadeiro golpe que levamos.
    – Logo, logo, nem esse blog nem outros estarão no ar.
    Serão bloqueados e a gente não terá mais onde opinar.
    Melhor mudar o discurso e ficar esperto.
    Lembrem daquela máxima: primeiro levaram meu vizinho e como não era eu…etc…etc.

    1. Seu comentário demonstra sua incapacidade intelectual, desconhecimento, alienação ou, má fé.

      É possível um golpe sem armas sim, desrespeitando a Constituição;

      Se o Combatente (Praças) ganham mal, é justamente devido ao governo passado que concedeu aumento com um pomposo nome de reestruturação. No governo atual não melhorou;

      Seu despreparo, desconhecimento sobre a Constituição só não pode ser maior que a arrogância em falar de política, aquilo que alguém, experrto, lhe enfiou os ouvidos, inclusive elegendo e direcionando Órgãos de imprensa como amigos e inimigos;

      Acompanho este Blog desde que foi criado e Já passou por vários governos, incrivelmente não passaria por aquele que você endeusa, por ignorância simples e pura ou, por necessidade de manter sua ” boquinha”.

      Quanto ao politico alvo da matéria, não sei qual o pior, não saber de nada sendo VPR Ou, saber, se omitir e não tomar providências, logo ele que arrogantemente falava aos quatro ventos que “militar era militar até morrer”, que ironia.

  2. Acorda Aluízio, o “gópi” falhou! Para o bem de todos e felicidade geral da nação. Até teu subconsciente sabe disso e você não que aceitar.

  3. Vc acima é ridículo!

    Deixa de ser covarde e se identifica, ôh sabichão de meia pataca.
    A constituição já está sendo desrespeitada faz tempos. Mas, os idiotas úteis fingem que é tudo pela democracia.

    Groselha

    1. Quer que eu me identifique para ser perseguido por pessoas como você? Com seu pensamento? Cego, não por ideologia que é algo que desconhece, mas pela burrice. Machão do watssap que quando anda, as nadegas balançam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *