Supremo diz seguir legislação e usar aeronaves oficiais para garantir segurança dos ministros
Mateus Vargas, Géssica Brandino
São Paulo – O governo Lula (PT) passou a emprestar ao STF (Supremo Tribunal Federal) aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), desde 2023, para viagens dos ministros da corte. Os nomes dos passageiros desses voos não são divulgados, e parte da lista é mantida sob sigilo pelo período de cinco anos.
Antes, apenas o presidente do Supremo tinha um avião oficial à sua disposição. Os demais ministros do tribunal costumavam pegar carona em voos solicitados por outras autoridades, como ministros de Estado.
O governo Lula diz que as aeronaves são usadas pelo STF por causa de ameaças feitas a ministros do tribunal desde os ataques de 8 de janeiro e que o sigilo é necessário por razões de segurança.
A Folha obteve as informações por meio de pedidos baseados na LAI (Lei de Acesso à Informação) após detectar a presença frequente, em relatórios publicados no site da FAB, de voos classificados como “à disposição” do Ministério da Defesa, sem revelar o requerente.
Com os novos dados, foi possível descobrir que a maior parte das solicitações dos aviões partiu do Supremo e que ministros da corte realizaram pelo menos 154 viagens do início de 2023 até o fim de fevereiro de 2025.
De acordo com pessoas que acompanham o assunto, um dos passageiros frequentes é Alexandre de Moraes, responsável pelas principais investigações contra bolsonaristas. Além de participar das agendas do tribunal em Brasília, o ministro tem residência em São Paulo e dá aulas na Faculdade de Direito da USP.
No mês passado, como mostrou a Folha, Moraes usou aeronave da FAB na véspera de acompanhar, no estádio, o título conquistado pelo Corinthians no Campeonato Paulista.
Os trajetos mais comuns dos ministros são idas e voltas de São Paulo a Brasília, totalizando 145 viagens.
O Supremo aproveita brechas nas regras de uso de aviões da FAB para transportar outros ministros além do presidente e ocultar os ocupantes dos voos.
O decreto de 2020 que regula as viagens permite o uso das aeronaves pelos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo, além de ministros do governo e comandantes militares. A lista não inclui explicitamente ministros do STF, mas afirma que o Ministério da Defesa pode liberar os voos de outras autoridades nacionais e estrangeiras.
A brecha nas regras foi ampliada em abril de 2024, quando o TCU (Tribunal de Contas da União) deu aval para manter sob sigilo os detalhes dos voos realizados em aviões da FAB por altas autoridades por razões de segurança.
A decisão tem sido usada para omitir os nomes dos passageiros, inclusive para os casos em que os magistrados pegam caronas em voos solicitados por outras autoridades. A Folha pediu aos ministérios e ao STF, via LAI, a lista dos ocupantes dos voos feitos desde 2023.
O Supremo citou a regra do TCU para não fornecer as informações, mas não revelou por quanto tempo deixará os dados sobre as viagens em sigilo.
A FAB divulga em seu site a relação das viagens em aeronaves oficiais feitas por ministros do governo e presidentes do Supremo, da Câmara e do Senado. Em parte dos voos, também há os nomes dos passageiros, decisão que passou a ficar a critério de cada órgão desde a manifestação do TCU.
Os dados disponíveis não permitem apontar a totalidade de ocasiões em que Moraes e outros ministros utilizaram as aeronaves —há apenas informações parciais.
Desde que tomou posse no comando do STF, em setembro de 2023, Luís Roberto Barroso viajou 215 vezes pela FAB, utilizando o seu direito de ser transportado em aviões oficiais. Em 2024, Barroso foi a autoridade que mais vezes se deslocou com aeronaves da Força, com 143 voos de janeiro a dezembro.
Nos registros públicos da FAB, as comunicações de voos de outros ministros são raras. Em 2024, há 10 de Cármen Lúcia, 3 de Cristiano Zanin, 1 de Moraes e 1 de Gilmar Mendes (que teve ainda outro voo anotado em fevereiro de 2025). Os ministros, nesses casos, estavam em voos solicitados por outras autoridades, como Barroso e ministros do governo federal.
As viagens de Zanin e Moraes foram em janeiro de 2024, antes da regra do TCU. Na lista de passageiros dos voos de Moraes e de Gilmar estavam as esposas dos respectivos ministros, Viviane Barci de Moraes e Guiomar de Albuquerque Lima Mendes.
As investigações sobre a trama golpista contra a posse de Lula, em 2022, indicam que Moraes teve a localização monitorada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2023, o ministro foi hostilizado no aeroporto de Roma.
Em novembro de 2024, um homem morreu ao se explodir em frente ao STF, depois de tentar entrar no tribunal, e colocou novamente em alerta os Poderes.
Para especialistas em transparência, não há justificativa para negar informações sobre voos que já foram concluídos.
O advogado Bruno Morassutti, diretor de advocacy da Fiquem Sabendo, diz que é preciso observar se o sigilo dá proteção adicional ou se apenas prejudica a transparência.
Marina Atoji, diretora de programas da Transparência Brasil, avalia que a divulgação é necessária para prestar contas e possibilitar o controle social.
“O sigilo sob o argumento da segurança da autoridade sobre uma informação como essa só é aplicável, quando muito, na etapa anterior à viagem”, diz Atoji.
Supremo diz seguir lei, e ministério cita ‘gravíssimas ameaças’
Em nota, o STF afirmou que todos os “pedidos de apoio” feitos à FAB seguem “rigorosamente” a legislação. “A principal motivação para solicitações é a garantia da segurança das autoridades com base em análises técnicas.”
Até março de 2024, os voos que atenderam a ministros da corte foram solicitados pelo Ministério da Justiça. A partir do mês seguinte, o próprio STF passou a acionar o governo para mobilizar as aeronaves. Em todos os casos, os voos são classificados no site da FAB apenas como “à disposição” do Ministério da Defesa.
Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que os ministros do Supremo passaram a sofrer “gravíssimas ameaças” após os ataques de 8 de janeiro.
Segundo a pasta, por esse motivo, “houve alinhamento no sentido de resguardar a integridade física e reforçar a segurança dessas autoridades, que passaram a ser orientadas a voar, preferencialmente, em voos da FAB em missões institucionais”.
O ministério afirmou que a lista de passageiros dos voos do STF ficará sob sigilo por cinco anos.
Procurada, a Defesa não se manifestou sobre os voos solicitados por outros órgãos.
FOLHA – Edição: Montedo.com
Respostas de 13
Interessante, muito interessante.
O atual mandatário prometeu que o primeito ato do seu Governo seria a edição de um Decreto extinguindo o sigilo sobre informações desse tipo.
Ou seja, o problema, a coisa errada, não é O QUE SE FAZ, mas QUEM FAZ.
O padrinho,que ajuda os padrinhos,com o dinheiro dos afilhados trouxas (O Povo).
Tudo na legislação, como também, ficar fora do teto de gastos, 160 novos cargos, reajustes sempre,regalias, mais regalias e ainda o povo,os políticos ,os quais os alimentam para serem perseguidos,chantagiados e presos.
Estamos em.um país com.um Estado Democrático de direito?
R: Claro que não.
Mas, TUDO dentro da legislação e estado democrático de direito. Virou moda esse termo.Estado Democrático de direito, mas,para somente um lado,censura,perseguição e rasgando a Carta .Magna ,o código Processo penal.
” A HIPOCRISIA REINA E FEDE NO NOSSO BRAZIL,COM Z DE ZONA e de CORRUPÇÃO “
enquanto o povo não paralisar, vai apenas ficar indignado, assistindo.
Uai !!! Nao são queridos e amados pelo povo !!! Porque não usam a aviacao comercial kkkk
Os urubus estao com medinho!!!
Quando o lalau vai sair na rua, comer um pastel, ir a um restaurante heim !!!
Todos podres.🤮🤮🤮🤮
Cadê os 🍉🍉🍉 jumentinhos pra comentar ???
Qual será a isenção de um ministro que dispõe da distinta benesse aérea para julgar uma causa de um jurisdicionado qualquer que Envolva a Aeronáutica ou As autoridades que simpaticamente viabilizem tal oportunidade não expressamente prevista no decreto Regularmentador?
O pobre voltou a andar de avião.
e a festa da esquerda continua, isso é BRASIL !!!!!!!!!!!!!
Faz o “L” cambada de petistas. É o fim, STF prende um monte de militares e ainda andam de aviões da FAB.
Com sigilo, sem sigilo, da no mesmo, nada mudará.
Agora aquele militar que acredita que só a Polícia é bandida, não fala nADA referente a lista de passageiros, pois os anjinhos estão andando bem protegidos! Será que não tem nenhum ex-presidiário nesta viagem, que tal culpar a polícia bandida mais está vez …kkkk
Fazer L ou arminha esse país está largado as traças e o dinheiro público há tempos tá escorrendo pelos ralos dos estados e municípios. ninguém fala em PEC para acabar com as mamatas dos magistrados e dos próprios políticos, mas a real é que esse governo além de querer acabar com a classe média, querem se vingar dos militares. mas falar o que se nem o “mito” deu nada para a classe baixa e além de tudo aumentou os descontos. já era meus amigos!
Se tem aeronaves ociosas que pode emprestar, então é hora de fazer alienação ou doar para o stf; assim a fab economiza em manutenção e pilotos, que podem ser adestrados para pilotos de caça.
Algum iluminado já pensou em calcular de quanto seria a economia da fab?