Ex-presidente recebeu condecoração de Pacificador com Palma 40 anos após salvar soldado
Cézar Feitoza, Ana Pompeu
Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanha o julgamento da trama golpista na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) com a principal condecoração do Exército Brasileiro presa na lapela do terno.

Bolsonaro recebeu a medalha de Pacificador com Palma no fim de 2018 por uma ação de 40 anos antes, em 1978, quando Bolsonaro ajudou a retirar de uma lagoa um soldado que se afogava durante exercício militar.
Bolsonaro é acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de pressionar os chefes das Forças Armadas a dar um golpe de Estado após a vitória de Lula (PT) na eleição presidencial de 2022.
O comandante do Exército da época, general Freire Gomes, foi contra a conspiração. Seis generais do Alto Comando de 2022 relataram à Folha, sob reserva, que as pressões golpistas de Bolsonaro e aliados foram motivo de instabilidade na Força após as eleições presidenciais.
Os ex-chefes da Aeronáutica e do Exército foram os responsáveis por confirmar, em depoimento, que Bolsonaro os consultou sobre um decreto golpista em dezembro de 2022.
A condecoração de Pacificador com Palma é oferecida aos militares que, em tempo de paz, tenham realizado “atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida”. Na concepção do comando do Exército, Bolsonaro arriscou sua própria vida para salvar o colega.
A Folha revelou no último ano a íntegra do processo interno do Exército que culminou com a entrega da medalha a Bolsonaro. Os documentos mostram que, diante do hiato entre o “ato heroico” e a entrega da condecoração, o ex-presidente precisou da benevolência do ex-comandante do Exército Enzo Martins Peri para conseguir a honraria militar.
FOLHA – Edição: Montedo.com
Respostas de 14
Pelo menos salvou um. Já teve vários do pessoal da lacuna que morreram como militares de terceira classe. MUITA HUMILHAÇÃO.
Salvou nada.
Na época (1978), ninguém lembrou.
40 anos depois, todo mundo lembrou.
Bolsonaro nunca salvou ninguém, mas destruiu a vida de todos que estiveram perto dele
Esse Bozo teve a chance de ser melhor presidente do Brasil, mas só pensou em sim mesmo, e nos militares de carreira que deram as costas pra ele ( o que é normal no meio deles), aqui se faz e aqui se paga.
40 anos depois, quanta eficiência ein EB!
A maldição da lei 13954. “não há como um dia após o outro e uma noite no meio”
ficou enrolando 8 anos no EB, nem serviço deve ter tirado e fica ostentando medalhinha.
Não colocou nenhum filho pra servir a Pátria e se diz patriota.
É UM COMÉDIA MESMO!!!!
Puna-se quem o condecorou.
Quem tem, tem medo!
Bolsonaro saiu chutado do exercito.
Voltou ao poder e ganhou ate medalha.
É a prova de que a lealdade desses senhores é curta.
Servem a qualquer um
“Ajudou” a retirar um soldado de uma lagoa, então o mérito não é só dele. Vão ignorar. vida que segue.
Choraoooooo
É o típico meninão da AMÃE.
E como chora esse hem.
Para de chorar homem. Aceita a cana com dignidade, nem Lula da Silva chorou!
Para de chorar!
e um comédia mesmo esse bolsonaro, gosta de fazer um drama para que os outros sintam pena dele, mas ele não teve pena daqueles que ele deixou para trás, pilantra.
Há muito essa medalha foi banalizada.
Incrível o perfil daqueles que a possuem.
Durante certo tempo fui da carteira de medalhística de uma OM e, entre outras medalhas, era o responsável em elaborar as minutas de proposta da “Pacificador” (a OM era contemplada anualmente com duas medalhas).
Por isso, sei muito bem como eram as “indicações” para recebê-la.
Infelizmente, pois medalhas como a “Pacificador” não deviam ser concedidas a qualquer militar.
P.S.: dizem que em Brasília, militar que se apresentou numa Diretoria, no ano seguinte, automaticamente, já recebe “Pacificador”, se ainda não a possui.
Vai com a medalha, concedida após 40 anos, kkkkkkkkkkkkkk. Que desespero ! 😊
salvou um e colocou um monte de militares e pensionistas na vala com a lei 13954/2019, beneficiando quem hoje faz as delações premiadas e estão recebendo uma boa grana do governo pra falar o que viram e o que não viram.
na CNN hoje ao vivo quando estava esbravejando não vi mourão e nem girão e muito menos helio. Até a galera que estava sempre ao redor, hoje querem distância do “mito” que só fez prejudicar os fracos e beneficiar ainda mais os fortes!