Tenente-coronel e esposa fisioterapeuta são denunciados por fraudar guias do Fundo de Saúde do Exército

Denunciado era fiscal administrativo do 4º RCC (Imagem: EB)

Fraudes ocorreram no 4º Regimento de Carros de Combate, em  Rosário do Sul; a Justiça Militar aceitou a acusação
Bagé (RS) – A Procuradoria de Justiça Militar (PJM) ofereceu denúncia contra uma fisioterapeuta e seu marido, um tenente-coronel do Exército, por fraudes na emissão de Guias de Serviços Profissionais referentes a sessões de fisioterapia não realizadas. A Justiça Militar aceitou a acusação;  o prejuízo causado à administração militar ultrapassa R$ 5,7 mil.

Segundo o Inquérito Policial Militar, entre janeiro e outubro de 2021, a fisioterapeuta apresentou documentos fraudulentos ao Fundo de Saúde do Exército (FUSEX) do 4º Regimento de Carros de Combate (4º RCC), em Rosário do Sul. As guias continham assinaturas falsificadas de pacientes e incluíam cobranças por 75 sessões de fisioterapia que não foram realizadas. Além disso, outras 86 sessões foram pagas indevidamente, excedendo a cota mensal permitida de oito atendimentos por paciente.

A fraude foi descoberta em outubro de 2021, quando o subcomandante da unidade identificou que os pacientes da fisioterapeuta não passavam pela triagem médica obrigatória antes das sessões. A investigação apontou que a dispensa desse procedimento ocorreu por intervenção do tenente-coronel, que na época era fiscal administrativo do 4º RCC.

Mesmo após ser alertado, o militar continuou facilitando o esquema. Foram detectadas mais 120 sessões de fisioterapia pendentes de assinatura, levando à suspensão dos pagamentos e à apreensão das guias fraudulentas. Duas pacientes negaram ter realizado a quantidade de sessões declaradas e não reconheceram suas assinaturas nos documentos.

A fisioterapeuta responderá por estelionato, conforme o artigo 251 do Código Penal Militar, por obter vantagem indevida com tratamentos não realizados ou excedentes à cota permitida. Já o tenente-coronel será julgado pelo crime de patrocínio indébito, previsto no artigo 334 do Código Penal Militar, por favorecer interesses privados da esposa dentro da administração militar.

Segundo a denúncia da PJM de Bagé, ele usou sua posição para pressionar subordinados a processar as guias
fraudulentas.
jornalminuano – Edição: Montedo.com

Respostas de 36

  1. Realmente desvio de conduta. Valor considerado no caso deveria ser ressarcido pelo Coronel imediatamente, já que se trata de um Oficial de Carreira, e expulso da força.

    1. Nem o bolsonaro na epoca que quer esplif a unidade militar Foi espulso, o privilegio pr ele é grande, faze o que querem e ain sao apisen compulsoriamente, enquanto nos trabalhadores pra se aposentar é uma luta maior no mundo 😔

      1. Militares são seres humanos comuns retirados da sociedade, não são extraterrestres, vindos de outro planeta…assim como existem pastores larápios, padres homossexuais, policiais desonestos e médicos pedófilos, existe também militares corruptos.
        Parem com essa besteira de praça e oficial, tudo é gente com a mesma natureza humana, propensa a coisas erradas.

          1. Essa é a essência do brasileiro, o contexto e os fatos a gente discute depois, estamos sempre preocupados com coisas fúteis, afinal desviar o foco faz parte da nossa desgraça e ignorância.

  2. Acredito que segundo ” alguns comentaristas” , desse blog, o fato ocorrido se deu através de Ação de anjos inocentes, que o fato não é corriqueiro e essa exceção não deve ser sequer levado em conta, devido a superioridade do militar envolvido, poder, armas que tem a disposição, e a culpa é da PM que se “aliou” milícias e que cometem crimes diversos, inclusive sendo presos em diversos Estados por atos ilícitos. Kkkk

    1. Tá falando sério
      Crime é crime independente do valor e por isso mesmo sendo um valor irrisório ele deveria ter vergonha na cara

      1. Bom que vc não acha que o Coronel e esposa não são anjo INOCENTES, e estou falando sério, alguns acham isso …iriam dizer é culpa do soldado da PM, pois o coronel não erra….kkkk

  3. Isso não é nada, perto daquele que vivem de contrabando nas fronteiras e corrompem até às polícias …além os tomadores de cervejinha apoiados por ” grandes chefes”.

  4. É sempre assim.

    A “hierarquia e a disciplina” sempre foram usadas para amparar excessos, abusos de poder e ameaças para subordinados fazerem “vista grossa” ao cometimento de ilícitos por parte de integrantes dos “estamentos superiores”.

    Imaginem como era há 30, 40 anos atrás…

  5. Se fosse praça, o TEN do Quadro Auxiliar ” Montedo, risos ” da AMESA – Traduzindo: Praça da ESA que acha que será aceito como Oficial da AMAN – AMESA – Academia Militar da ESA. Já teria colocado o nome, sobrenome, endereço e foto, mas por consideração ao irmão de sangue da AMAN, MONTEDO NÃO COLOCA (RISOS). Rapaz, Oficial é tudo burro mesmo. O cara se sujar por R$ 5 mil é foda!

    1. SUB NO QA mas sem Conceito disse: Vc deve ser um ST bem meia boca. Por isso não consegui ser promovido a oficial!! deve ser barrigudo e “B” no taf. Só tem 2 grau fraco. Péssimo Militar. Deve ter uma ou duas guarnições. Faça-me o favor. Chegou a st já está no lucro!!

  6. O cara tentar dar golpe na saude, onde a palavra de ordem hoje e auditoria! Ainda uma mixaria dessa! Vai gastar N vezes mais com advogado, vai devolver tudo corrigido e no final vai a conselho de justificação, onde acredito que corre serio risco de perder o posto. Isso jo final da carreira, a turma do combatente ai terminando de sair cel, ate no fim do ano ele SAIRIA. A reserva no horizonte! Triste! E por isso que estou aqui para abrir a cabeça de alguns aqui! Não de mole! O sistema e bruto!

  7. neste mesmo quartel, anos atrás um Sgt fez uma denúncia de improbidade administrativa e peculato (com provas), e adivinhem , o punido foi ele e arquivaram o IPM.

    1. Ainda bem que esse Coronel não foi soldado da PM, senão seria apenas mais um para manchar o nome das Forças Públicas, posto isso, é importante salientar que todos nós precisamos de uma segurança pública de qualidade, Saúde e EDUCAÇÃO. Mas sem leis e na sociedade que vivemos hoje,com a moral a beira do abismo, não é atoa a corrupção alarmante e o apoio intrínseco a ex- presidiário, por parte de alguns pregadores de moral de cuecas, que recusam ver a verdade ou mudar de opinião, de acordo com o que é certo, duvido ter uma salvação a vista …

    1. Você não acha militar e nem dependente de 1a categoria (esposa e filho menor de 24).

      As filas sao de gente ja idosa que nao era militar, muita tiazona.

      Paguem um plano de saude, eles quebraram isso

  8. O pior disso tudo é quantas pessoas ele prejudicou ao longo dos anos, ou sua conduta é ilibada e teve apenas este momento de deslize?! kkkk Quantos foram punidos no SGD por respeitarem a hierarquia mas por não sere subservientes ao R-Quero

  9. Meu Deus! General Preso, Oficiais presos e agora está “bomba”. Hoje são outros tempos. As pessoas sabem o caminho de denúncia e da Justiça. Triste ver a imagem da força sendo destruída dia a dia.

  10. Calma, isso sempre existiu, apenas o senho estava sem as devidas formações da época, isso sempre existiu, desde ” antigamente”, assim como ainda existem alguns que acreditam que apenas as Forças de Segurança ( soldados) eram Culpados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *