General é acusado de tentar acessar informações da delação premiada de Mauro Cid
Júnior Kamenach
A manutenção da prisão preventiva do ex-ministro Braga Netto, mesmo após a denúncia formal da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela suposta trama golpista, tem gerado preocupação entre integrantes da cúpula das Forças Armadas. O general da reserva, que ocupou cargos de destaque no governo de Jair Bolsonaro, segue detido há 89 dias sob suspeita de obstrução de Justiça.
Braga Netto é acusado de tentar acessar informações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. No entanto, aliados argumentam que, com a formalização da denúncia, a fase de investigação foi encerrada, o que, segundo eles, eliminaria qualquer risco de interferência no processo.
Apesar das apreensões, representantes da alta cúpula militar defendem a apuração completa da tentativa de golpe e a responsabilização individual dos envolvidos. O ministro da Defesa, José Múcio, reconheceu que o episódio gera “constrangimento”, mas destacou que a denúncia ajuda a encerrar um capítulo importante das investigações.
Até o momento, os pedidos de soltura da defesa de Braga Netto foram negados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O general, que possui a maior patente entre os acusados, está preso em uma sala de Estado-Maior no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro.
O local conta com TV, ar-condicionado, banheiro privativo e geladeira. Além de Braga Netto, seguem presos preventivamente o general de duas estrelas Mário Fernandes, três tenentes-coronéis e um policial federal, totalizando seis dos 34 denunciados no inquérito.
JORNAL OPÇÃO – Edição: Montedo.com
Respostas de 9
A pergunta que não que calar? Quando vão se preocupar com o soldo baixo das pensionistas e veteranos das baixas patentes? Quando? Por isso ainda vai chegar o dia que vão ver que generais não trazem benefícios nenhum a população. São somente suga sangue. Custo benefício muito alto Para b população pagéar..
Pensionista recebe o mesmo que o posto ou graduação dos militares quando estavam vivos, então, não podem ter um tratamento diferenciado, qto aos militares da lacuna e QE, infelizmente, já se passaram quase seis anos desde que a lei foi sancionada, então, a meu ver não vejo muita chance de alguma mudança não.
O pessoal da lacuna nem dorme preocupado com ” grande general”.kkkkkkkkk
Gera preocupações em quem? Quem argumenta? Quem é a cúpula do Exército? Quais os nomes?
Diferentemente de um comentarista, a cúpula não vai ser perseguida de nenhuma maneira.
Alguém me disse, com certeza, que o fluminense vai ganhar do flamengo…ora!
Enquanto isso, o Cabral e centenas de ptralhas estao soltinhos. Isso é Justiça por acaso.
Vai lá amigo, faz companhia pra ele.
A cúpula do EB tem que se preocupar é com o nosso aumento salarial, e não com a prisão do Gen BN
Situação complicada vive o EB
O despreparado e incompetente Jair Messias é o único culpado por tudo que está acontecendo de ruim com as Forças Armadas… quem foi na onda maluca dele está numa situação bem difícil. Até perda da patente já se comenta.