Na semana passada, presidente Donald Trump já havia falado mais uma vez sobre retomar canal para os EUA
Deivid Souza
A rede norte-americana NSBC News divulgou, nesta quinta-feira (13/3), que o governo dos Estados Unidos teria orientado as Forças Armadas do país a aumentar a presença no Panamá. O objetivo, conforme fontes consultadas pelo veículo, seria o de “retomar” o Canal do Panamá.
As fontes falaram sob a condição de anonimato. A informação aparece poucos dias depois de Trump reafirmar, durante discurso no Congresso do país, a intenção de reaver o Canal do Panamá.
“O Canal do Panamá foi construído pelos americanos para os americanos, não para os outros. Mas outros poderiam usá-lo. Mas foi construído a um custo enorme em sangue e riqueza americanos: 38 mil trabalhadores morreram na construção do Canal do Panamá […] Nós o demos ao Panamá e vamos pegá-lo de volta”, disse Trump no último dia 4.
As fontes afirmaram que planos estão sendo desenvolvidos para que haja uma cooperação com as forças panamenhas, mas há, no entanto, a possibilidade pouco provável de uma tomada à força da estrutura.
Os EUA acusam a China de interferência no canal. Por outro lado, a própria constituição do Panamá determina a neutralidade da estrutura. A China e o Panamá negam que haja qualquer tipo de ingerência.
Oficialmente, autoridades norte-americanas afirmaram que há planos estratégicos em andamento para o canal, mas sem especificar quais são eles. Foi revelado, no entanto, o plano de que o comandante do Comando Sul dos EUA, almirante Almirante Holsey, deve visitar o local nesta semana. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, deve ir ao local ainda neste mês.
METRÓPOLES – Edição: Montedo.com
Respostas de 2
O próximo objetivo é a Amazônia…
Alguns, por Política Partidária, interesse ou Ingenuidade, elegeram inimigos de outros continentes quando, na verdade, ele não está tão longe assim. Quem diria que viveria pra ver um General defender aqueles que atacam nosso país, defender o desrespeito as instituições, a revolta, o Motim, a quebra da Hierarquia e da Disciplina. Homens que bradavam a todo pulmão,hoje, Entregues ao mais sujo e Vil mundo da política, e sentem-se bem, como pinto no lixo.