“Forças Armadas estão comprometidas com o processo democrático”, afirma ex-ministro de Lula

Paulo Pimenta e Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ministro destacou o interesse de militares em elucidar fatos relacionados à denúncia de Jair Bolsonaro

Diego Nuñez
Rio Grande (RS) – Presente em Rio Grande em agenda com Lula para aquisição de quatro navios para o sistema Petrobras, o deputado federal e até há pouco ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom) do governo federal, Paulo Pimenta (PT), se pronunciou sobre a investigação acerca da suposta tentativa de golpe de Estado que culminou na denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas.

Questionado pela reportagem, o gaúcho descartou ruído entre o Palácio do Planalto e o Exército brasileiro. “As Forças Armadas estão absolutamente comprometidas com o processo democrático. Você tem, infelizmente, integrantes das Forças Armadas que estão dentro dessa investigação – alguns já denunciados, alguns oficiais da ativa e outros inativos. Mas nós temos tido todo o apoio das Forças Armadas para que haja um processo exemplar de responsabilização criminal de todos aqueles que cometeram esses crimes”, afirmou Pimenta.

Ele destacou inclusive o interesse dos militares em elucidar os fatos ocorridos em uma suposta trama golpista. “É importante para democracia, e nos queremos transmitir ao povo brasileiro, que as Forças Armadas, mais do que ninguém, querem ver esse processo passado a limpo. É ruim para as instituições a revelação da conduta criminosa de generais, oficiais superiores. Não temos nenhuma dúvida e receio do compromisso das Forças Armadas com a democracia”, declarou o deputado.
CORREIO DO POVO – Edição: Montedo.com

Respostas de 14

    1. O Presidente da República (Lula) que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, se omite em determinar uma regra perene, justa para recompor os vencimentos dos militares e pensionistas, implicando em transtornos de graves Consequências.

      1. , porque vc ficou caladinho quando bolsonaro era presidente e não de 1 centavos se quer de aumento, é tão pouco revogou a MP de 2000, como ele prometeu em campanha?

  1. Quero saber quando vão resolver o problema do pessoal da lacuna. Não quero morrer como suboficial de terceira classe. É muita humilhação.

  2. E A REMUNERAÇÃO?
    Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, aviões de caças, submarino nuclear, blindados, poder de polícia e um Exército que é a nona potência militar mundial! E A REMUNERAÇÃO? Os militares ativos, reservas e pensionistas, estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias. O militar jurou defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, mas não jurou passar privações! Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO dos Generais do Alto Comando das FFAA juntamente com o Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves Consequências. Muitos estão abandonando a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição. É DIFÍCIL SER AGUERRIDO, SABENDO-SE QUE A FAMÍLIA PASSA PRIVAÇÕES, AINDA MAIS QUANDO CIENTE QUE HÁ CASTAS PRIVILEGIADAS!

  3. O unico politico que eu vi defender os militares, nao foi bolsonaro, nao foi helio negao, nao foi nenhum desses Generais.
    O unico que Eu vi defender as causas dos militares, foi o saudoso Major Olimpio.
    Meus amigos, foi um PM senador major olimpio.
    Que o nosso Deus o tenha.

  4. “Ministro destacou o interesse de militares em elucidar fatos relacionados à denúncia de Jair Bolsonaro”
    FATO: Algo que aconteceu realmente.
    NARRATIVA: algo contado que se quer que seja, ou alega-se que aconteceu, sem prova material.
    E agora elucidar fatos ou pacificar narrativas?
    O quê satisfaria superegos?

  5. Sim os celulares aprendidos, troca de mensagens no whatsapp, minuta de golpe, vídeo gravados e reuniões gravadas pelos próprios Bolsonaristas isso tudo é mentira. Essa frase serve para os Bolsonaristas que insistem em passar pano no Bolsonaro. O pior cego não é que não enxerga e sim aquele que vê tudo e insiste passar pano no Bolsonaro. Contra fatos não há argumentos.

  6. “Sem tiro e sem defunto, nao ha golpe”.
    Golpe e descondenar uma pessoa, que foi condenado em 3 instancia.
    Provas robustas e muita grana envolvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *