A ação também conseguiu que a expressão ‘revolução democrática’, usada em documentos e sites oficiais, seja retificada
Lucas Negrisoli
A União reconheceu parte dos pedidos formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública ajuizada no início do ano passado que pedia que a 4ª Brigada De Infantaria Leve de Montanha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, hoje denominada Brigada 31 de Março, tenha seu nome modificado. O nome do quartel faz referência à data em que tropas mineiras foram mobilizadas e deflagraram o golpe militar de 1964.
A ação também conseguiu que a expressão “revolução democrática”, usada em documentos e sites oficiais da brigada militar, seja retificada. De acordo com o MPF, a reverência ao golpe militar é “incompatível com a Constituição e com o projeto Constituinte de um Estado Democrático de Direito”. O órgão ainda afirma que a homenagem ao golpe “contraria a versão oficial do Estado brasileiro sobre os fatos”.
Contudo, o órgão ainda defende a necessidade de reparação ao dano causado à coletividade pela “desinformação” propagada pela brigada. “A ação destaca que o ato ilícito de homenagem e apologia ao golpe militar não é algo danoso que aconteceu no passado, mas continua ocorrendo neste momento, de forma permanente”, informa o MPF.
O órgão sustenta que apagar a homenagem ao golpe militar sem reparar os danos causados significa “negar o direito à verdade e à memória”. “A denominação conferida à 4ª Brigada, o monumento com o nome ostensivo no local e a justificativa apresentada para tanto, desinformam e relativizam os crimes da ditadura, propiciando, com isso, a sua repetição”, aponta um dos trechos da manifestação juntada aos autos.
Como forma de reparação, o MPF quer a criação de um espaço de memória, com a indicação no muro externo ou em outro local exterior da 4ª Brigada de Infantaria, de que, no dia 31 de março de 1964, tropas militares partiram de Juiz de Fora e iniciaram um golpe de Estado que interrompeu a democracia brasileira.
“Não se trata de estabelecer um monumento comemorativo ou tampouco informar sobre determinado evento histórico, mas de esclarecer a sociedade que o golpe de Estado de 1964 é repudiado e tido como ilegal pela ordem jurídica democrática, transmitindo de forma permanente uma mensagem de reprovação oficial”, continua o órgão.
Ainda, o MPF requer a realização de um curso que aborde especificamente o caráter ilícito do golpe militar e apresente as conclusões da Comissão Nacional da Verdade sobre as violações de direitos humanos no período da ditadura militar.
O TEMPO – Edição: Montedo.com
Respostas de 33
Brigada é brigada.
a temporada de caça aos militares já está a pleno vapor, esse MPF não tem mais o que fazer mesmo, isso ´w a pura vingança da esquerdalha, mas tudo isso é culpa dos generais frouxos, que deixou a esquerda crescer desse jeito e agora é a hora da vingança contra os Militares.
Que assim seja e o MPF acabe com todas essas homenagens, principalmente palestras glorificando um golpe.
Muda pra 08 de Janeiro .
Mudar o nome vai mudar a história?
O MP não tem coisa melhor pra fazer??
Tem sim, pedir a prisão de golpistas e torturadores.
Só falta colocar o nome de BRIGADA DE TODES
kkkk.
Se mudar prá Brigada USTRA, vc fica feliz né?!
Eu queria saber se as Avenidas e Ruas Carlos Marighella e outros espalhados pelo Brasil afora também terão seus nomes alterados.
Preocupação dos caras…pqp
Terminou. Hoje ser militar não é mais motivo de orgulho. A garatoda Tenentes e Sargentos novos que gostam de balada nem falam que são militares. Eles falam para os outros jovens que são médicos ou universitários. Isto é a vergonha
Quem mandou se misturar com política. Agora, agrupa, aguenta e aceite que militar não deve se sujar com políticos.
Os FROUXOS de 4 estrelas vão se curvar a Essa esquerdalha que aparelha várias instituições e quer reescrever a história. O contra-golpe foi apoiado pela maioria da sociedade, que realmente salvou a democracia da implantação de uma ditadura Cubana. Vergonha.
Parabéns amigo!
Foi tipo o apoio do 8 de janeiro, né? Perdeu, mané.
O que ele quis dizer é que Venezuela está logo ali, é importante estudar história, importante lembrar do passado, ver o presente e se preparar para o futuro. Fael com qualquer Venezuelano e vai saber que lá tem uma ditadura e não uma democracia, quem sabe em cuba não seja a mesma coisa?? Pois, onde há fumaça, há fogo. É necessário também saber que a quantidade de corruptos na política e nas instituições depende proporcionalmente da capacidade de raciocínio e moral da sociedade. Não podemos esperar muita coisa num após onde a maioria são analfabetos funcionais.
De nada adiantam esse pequenos avanços civilizatórios eqt não for reformado a grade curricular da aman. Crescem Aprendendo a louvar golpe.
Não fiz aman, E defendo a Revolução Gloriosa
O EB nunca aprendeu nem a fazer a janta do soldado. Toda hora a guarda vai pro hospital com infecção alimentar. Mas quer ostentar golpe e um regime que deixou o país com 300% de inflação.
Tem mais é que cipoar mesmo! Parabéns MPF!
Pronto, virou precedente.
Daqui a pouco serão obrigados a mudar outros nomes.
Aguardem.
P.S.: salvo engano, tem uma Brigada ou OM que leva o nome do marechal castelo Branco. Logo, logo o MPF vai mandar mudar.
Passa o nome aí, vou informar ao MPF.
Anota ai mais uma.
Quando forem juntar os cacos, se tiver ainda esse resto, o trabalho sera grande
O desmantelo so aumenta a cada dia.
Outro dia tinha um desses esquerdopata maluco, com a questao de pais laico queria mudar o nome da cidade de Sao paulo.
Marminino. Coisa de sem vergonha.
É o cumulo da covardia.
Da frouxidao.
Da fraqueza de caráter.
Generais fidalgos que brigam apenas com soldados, escurraçados, humilhados, como animais acuados.
Desde que mantenham as formaturas, os pnr, a pensão das filhas deles, podem fazer o que quiser.
É falra de combate, de guerra, de matar gente e morrer… meninos com suas mesas repletas de bonequinhos, coturninhos, medalhinhas……glorias sem guerras, heroismo sem lutas, bem vindo a 2023, EB
se não fossem os militares em 1964, seriamos hoje uma grande Cuba do sul.
Chamem o Rossomano, aquele deputado que defende
Alterações ou vendas enganosas, se querem enganar, fazer uma troca de nome do que é o que é….então Rossomano tem que entrar em ação, cadê tu Rossomano, se a coisa apertar chama a polícia…kkkk
Enquanto tudo isso acontece, o Brasil vai se tornando um narcoestado…acho que nem regime de Exceção resolve mais no Brasil…fujam para as colinas…
E enquanto ele se torna um narcoestado, estou aqui treinando efusivamente para formatura do dia da arma…
Poucas unidades na fronteira.
E temos poder de policia na fronteira.
Mas combater um narcoestado é perigoso.
Pode ter tiro.
Podemos ter que usar um fuzil desses (nao para continencia da guarda, para atirar!)
Imagine a opiniao publica????
Imagine os indices de aprovacao!
O coronel não seria promovido.
Nao ia ter pnr e motorista
Nelhor não
Deixa isso de combater com as policias.
Vamos ficar so no faz de conta
Que desagrada menas gente
Que fase meu deus.
Que fase!!!
Ate o cachorro vem e urina no quartel dos caras
Vao fazer uma formatura para chorar
Um corridão talvez
urram como femeas no cio com os subordinados.
Falam de valores, de valentia
É so frouxidao
Durante os 4 anos do Lula a idéia é desviar o foco do afundamento da economia do país, tá tudo andando nos conformes.
Perfeito. Excelente notícia. Tá na hora mesmo de acabar com essas homenagem. Imagina um quartel do exército alemão homenageando a 2a guerra mundial.