Além de Bolsonaro, o Procurador- Geral da República, Paulo Gonet denunciou outras 33 pessoas envolvidas no inquérito que apura o que seria uma tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022 –vencidas por Lula.
A denúncia foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no STF (Supremo Tribunal Federal), na noite desta terça-feira (18).
Os denunciados por Gonet respondem pelos crimes apontados pela PF no relatório (abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado). Além disso, Gonet apresentou mais 2 crimes na denúncia: dano qualificado com violência e deteriorização contra o patrimônio tombado. Os crimes somam até 34 anos de prisão.
Pena para cada crime:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito – 4 a 8 anos de prisão;
- golpe de Estado – 4 a 12 anos de prisão;
- integrar organização criminosa – 3 a 8 anos de prisão;
- dano qualificado contra o patrimônio da União – 6 meses a 3 anos; e
- deterioração de patrimônio tombado – 1 a 3 anos.
Próximos passos:
- Supremo recebe denúncia – foi o que se passou na 3ª feira (18.fev.2025);
- prazo para defesas – começa a correr um prazo de 15 dias para que os advogados dos 34 acusados se manifestem;
- 1ª Turma analisa – o colegiado composto por 5 ministros (Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino) decide se aceita a denúncia. Se os ministros por maioria aceitarem, os indiciados viram réus;
- novas audiências – Moraes deve convocar os acusados para prestarem novos depoimentos;
- julgamento – os acusados que virarem réus devem responder à ação penal no próprio Supremo. O Tribunal também pode, eventualmente, mandar o caso (ou alguns réus) para a 1ª Instância.
Com informações de PODER 360
12 respostas
Agora vai, como deve ser. A luta de Ulysses Guimaraes não foi em vão.
Espero que sim, porque os de 64 ficaram todos soltos por aí.
Comunistas, esquerdalhas, Por aqui Não Passarão!
Cadeia para o crime organizado!
Ou seja, pra vc, só os nazifascistas Passarão, né? Típico de alojamento de quartel.
30 anos de gaiola. Passam bem rapidinho. Tic Tac Tic Tac.
Penas brandas, um ex-presidiário e maior corrupto do país que pegou ( 30O) trezentos anos de prisão, ficou apenas um ano em Curitiba e depois foi eleito o chefe das forças Armadas e saiu apoiando a cervejinha e denigrindo a imagem das polícias Militares brasileiras. esses envolvidos não serão condenados nem a um ano de reclusão, já que os corruptos estão livres, infelizmente esse é o Brasil…
O moro e dd te mandaram um abraço pela sua fé nas convicprovas.
Sabe moço, serão condenados sim, a muitos anos de prisão. O Lula foi condenado para o Bozonaro ganhar a eleição, já os que aí estão, serão condenados por TENTATIVA de golpe, entendeu?!
E o Cidinho quer pegar menos de dois anos, cumprir em liberdade com Tornozeleira e voltar para Caserna…
Imaginem….
JAILSON ARAUJO, 9 Dedos inocente????QUE MUNDO VC VIVE?? TEM INTERNET, TEM INFORMAÇÕES, É REALMENTE MILITAR? OU É DO MST?? CARA, DA UMA LIDA, TE INFORMA UM POUQUINHO.
1) A Corrupção estava bombando na época e teu ex -presidiário viajando, voltava e dizia que não sabia de nada e vc acreditava;
2) Tentou virar ministro para escapar da cadeia, com apoio da gangue e da ” pamonha maluca” , a Estocadora de vento, não conseguiu; isso vc não lembra, tem memória fraca;
3) Contratou os melhores advogados de defesa do país ( não conseguiu ficar livre da cadeia, porque será que será?), criaram provas falsas? Ass malas do Gedel eram falsas, outros ministros presos mentiram, empresários presos mentiram, milhões 3 milhões recuperados eram dinheiro de campanha dos adversários do 9 dedos? Kkk
Quem disse que roubaram dinheiro para ganhar as eleições até 2032, mentiu?
4) Da uma pesquisada, vai ver que até os governadores apoiado por 9 Dedos a acabaram na cadeia ( Cabral, pezão, garotinho) etcetera.
Dr cana, se for chorar mande áudio.