Fernando Figueiredo e Laci de Araújo, primeiro casal assumidamente gay no Exército Brasileiro, alegam perseguição política e homofóbica
Jéssica Ribeiro, Jéssica Eufrásio
Dezessete anos após os ex-sargentos Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo (ambos na foto em destaque) – primeiro casal gay a se revelar no Exército Brasileiro – denunciarem crimes de tortura nas dependências da instituição militar, novas informações obtidas em primeira mão pelo Metrópoles jogam luz sobre as acusações, que seguem sob análise das justiças brasileira e internacional.
Em vídeos, aos quais a reportagem teve acesso, testemunhas detalham os abusos sofridos por Laci durante período em que ele ficou detido no Batalhão de Polícia do Exército, no Distrito Federal, em 2008.
Assista:
Os episódios envolviam espancamentos, ofensas e tortura psicológica, inclusive com uso de escorpiões, segundo testemunhas ouvidas no âmbito do inquérito aberto pela Polícia Federal (PF) para investigar as denúncias. A motivação por trás dos crimes também teria relação com a orientação sexual da vítima, de acordo com os relatos.
“Eles [militares] entravam na cela. Aquele tanto de soldado encapuzado baixava a porrada de um jeito que a gente não conseguia levantar para comer durante dois, três dias. […] Ele [Laci] sofreu porque era homossexual. Ele era um homem forte, mas ficava mole de tanto apanhar. Torturaram bastante, enquanto o chamavam de gay. Foram desumanos com ele, tanto que virou história entre os outros presos. [Militares] usavam ele de exemplo para quem estava ali [encarcerado]”, relatou uma testemunha que ficou presa próximo a Laci.
Ainda na oitiva à PF, registrada em 2022, o depoente afirmou: “O que mais sofreu lá dentro foi ele [Laci]. O caso dele foi mais absurdo, porque [ele apanhava] apenas por ser homossexual. E eles [os militares] incitavam a gente contra ele também. […] Ficavam falando mal dele para a gente e diziam: ‘Como vocês permitem entre vocês um cara que é assim?’ Queriam que a gente excluísse e agredisse ele”.
Ainda segundo a testemunha, além do que viu, era possível ouvir gritos e “pancadas” do local onde ficava o ex-sargento. “Ele [Laci] foi muito maltratado. E a gente [os outros presos] estranhava ainda mais [a situação], porque [a vítima] era um sargento. Tempos depois, chegou um tenente que atirou na mulher em um condomínio, em Sobradinho, e o cara era bem tratado”, detalhou.
Apesar da gravidade das declarações, devido ao tempo que o inquérito demorou para ser finalizado, a PF pediu pelo arquivamento das investigações.
METRÓPOLES – Edição: Montedo.com
27 respostas
O Politicamente Correto não invadiu os Quartéis, eles estavam de portas abertas, como hoje Estão.
Eu sofri uma tortura psicológica no 9º Batalhão de Pelotas. O Comandante hoje esta bem feliz na Capital Gaúcha. Anda espero na JUstiça
O que fizeram foi um crime com eles.
Com Oficial gay o tratamento é diferente. É ou não é
Arquivar? Mas se ocorreu tortura é imprescritivel.
Eu servia em Brasília na Época, cansei de ver os dois no supermercado, os Coronéis que sao designados para servir nas OM em Brasília ja sao cartas marcadas para sairem generais, ou para logo em seguida dar um salto para uma Missão no exterior. Todo mundo frequenta o Clube dos Sargentos no lago, e nao acredito que o comandante Da OM, oficial de dia, adjunto e comandante da guarda Irão colocar a sua carreira em jogo para entrar na cela e espancar o militar. Em Brasília acontecia muita coisa, e vc fica sabendo, como o caso de um sargento preso pela PC, extorquindo um chines na feira dos importados, o sargento se passava como agente da PF, a carteira nao era falsa era verdadeira. Fecho aqui.
Isto mudou. Basta meter um processo criminal, a midia denunciar e já era. Até um Sd EV com uma denuncia bem embasada derruba um cara destes. Exemplo trocar material de construção por outros materiais e não fazer a Obra prevista no OPUS já é o suficiente para derrubar um Comandante. Agora já era caiu na midia e Justiça estão ferrados. Quantos QEMA estão presos? Denuncia nestes arrogantes. Olha o nosso amigo e saudoso ST Marcelo, desesperado se suicidou. Estes dois culpados tem que irem para Papuda. Dr Claudio Lino confiamos no Senhor.
Procurem a policia federal e o ministerio publico federal.
Contratem um advogado bom.
Como se ve, só andou pq a pf instaurou inquerito, apesar de ser crime militar, nada inpede que instaurem, como de fato instauraram
Denunciem tudo. Denunciem anonimamente com provaspara o mpf e o tcu. Denunciem aos deputados de esquerda. Contem todos os podres
A PF nao possui competência, e nem o MPF! Superado isso, naquela epoca esses caras fizeram um escarcéu, alguem em sa concienciencia iria perder tempo em cometer alguma ilegalidade contra esses rapazes! Foi arquivado por falta de prova. Estão ficando velhos, arrependidos por terem perdido a aposentadoria e com o INSS longe ainda! Aproveitam da causa LGBT para tentarem se dar bem, lembrando quem paga sao nossos inpostos! Nos EUA uma acao dessa, sem prova e claramente mentirosa iria custar caro para eles! Aqui com a justica e gratuita para alguns, eles aproveitam para criar um factoide!
Não possui?
Reclama com o delegado da PF entao.
Isso tudo é um inquérito da pF.
Fala que vai chorar “buaaaa” issu é um crime militar, doutor. Eu que investigo, deixa eu investigar buaaaa.
FOI ABERTO O INQUÉRITO. REZE A ORACAO
DO GUERREIRO BLINDADO. Voce nao tem Formação pra discutir com o delegado. Caso tenha se formado em direito (o que quer dizer que abandonou o estudo da sua carreira militar) não fez nenhum concurso jurídico e nao sabe de nada que não seja teórico.
Aprenda rapaz, isso é a coisa mais comum do mundo nos Estados, um PM comete um crime militar e a polícia civil instaura inquérito mesmo assim.
Leia novamente a reportagem. Inquérito de PF envolvendo fatos ocorridos no BPEB. Entendeu? Ninguém está nem ai pra nós, somos apenas os severinos braçais de nivel médio que fazem formaturas.
Por isso repito: façam barulho que eles afinam! Eles murcham como flores desidratadas. Por trás de um uniforme impecavelmente passado e cheio de medalhas rolha existe um indivíduo que treme de medo dessas instituições.
Desde a AMAE eles aceitam tudo, as maiores humilhações eles aceitam. Então é só engrossar que o macho afina, acreditem. É o que aprenderam, a se submeter a tudo.
Arrocha o nó, FEDERAL!
como acreditar nas palavras de um major que não sabe nem escrever impostos?
se o senhor for mesmo major, não passa de um corporativista barato!
Parabéns Majcav… Veja o comentário deste PM doutor em direito, faz uma referência semelhante a sua.
https://youtu.be/UAcxVUDt4Vk?si=K1iUVShcU6JM3D5E
A PF instaura e pronto.
É isso que eles fazem.
É isso que a civil faz com a pm.
Instaura e deixa eles reclamando. Talvez facam uma formatura para reclamar.
-ainnn e um crime militar…
Arrocha o nó!
Majorzinho sendo Majorzinho. Não falha um entre vocês. Bobo é quem acredita e confia em vocês.
Tortura às claras numa cela de custódia dentro de um quartel em pleno ano de 2007 ou 2008??
Muito estranho esse depoimento dessa testemunha.
Talvez a PF arquivou por falta de provas mesmo.
Pessoal, montem seus dossiês pessoais.
Não confiem em quase ninguém na caserna.
Eu me safei muito por ter um dossiê robusto.
Hoje faço praticamente o que eu quero, mas ando sempre certo, chego no horário, faço minha barba, porém, estou muito bem, se eu abrir a boca, já era.
Agora, é aguardar a reserva e lucrar politicamente com o dossiê e os erros crassos dos “deuses do Olimpo”.
Reitero pessoal, celular sempre gravando.
Por fim, para quem acha desonesto gravar, eu digo: ” eu falo nas câmeras tudo que falaria fora dela”
O pior é que quem acha errado gravar, são os mesmos pseudo conservadores que acham que tem que gravar professor e que PM tem que ter câmera corporal.
No início não te entendi, mas no final vc matou a pau…se referindo aos pseudos conservadores que pregam moral de cuecas e culpam a PM em tudo….kkkk
Eu gravo tudo, guardo tudo em casa, eu eou do mesmo jeito, tudo gravado salvo arquivado
Em tempo:
Se eles tivessem gravado tudo às escondidas, seria fácil provar.
Agora, é palavra de um CPF, contra o CNPJ do estado. Quem vocês acham que vencerá essa guerra.
Guerra essa que poderia ser facilmente vendida com apenas 1 vídeo.
Isaque, primeiro é importante saber o que configura crime militar e crime comum…no caso de crimes militares a polícia civil não tem competência, nem o tribunal do júri. Em casos de crimes militares, a investigação competência a polícia militar judiciária…e a autoridade policial judiciária (PM) tem a competência para julgar e outros casos, inclusive, tipo assim…👇🏻👇🏻👇🏻
https://youtu.be/UAcxVUDt4Vk?si=K1iUVShcU6JM3D5E
Amigo, sabe, isso é o pior tipo de militar, o cara de arma formado em direito.
Pq vc estuda uma teoria, ela é simples, mas ela na prática é totalmente diferente.
Essa sua teoria não explica pq essa questão foi apurada em um inquérito da PF…
Nem porque todo dia a polícia civil instaura um inquérito para apurar algo que evidentemente é um crime militar.
Mas eu vou te explicar pq isso acontece e, de fato, aconteceu.
1) essas autoridades administrativas não possuem jurisdição (embora vc leia essa palavra no CPP). Jurisdição é a delimitação de uma cometência judicial. As polícias judiciárias possuem competências administrativas, e mesmo no caso de competência exclusiva (…exceto os crimes militares), os elementos de prova produzidos são considerados válidos e legítimos
2) há um componente político, a PF E polícias civis, que são polícias investigativas, ganham capital político com a sociedade apresentando a materialidade e autoria de crimes, mesmo os militares. Eles expõem, como aconteceu aí, o ventre das instituiçoes militares.
3) o delegado relata e manda ao juízo competente, aí sim, um juízo militar. O delegado só não faz isso quando ele tem muita atividade (e atividade para um delegado não é formatura e fiscalizar faxina). No geral, eles expoem mesmo, e não há nenhuma nulidade nas provas produzidas pela PF e enviadas ao MPM.
Vocês estudam na uni fa fifó. Nunca fizeram um pedido de vistas, pois a atividade militar é incompatível com a advocacia… ai vocês parecem tem as solucoes para tudo pq junto com outros 4 milhões de bacharéis fizeram essa faculdade mequetrefe.
Isso sem prestar um concurso jurídico não quer dizer nada.
Acredite no que falo. É assim que as coisas acontecem, queira você ou não. É isso que aconteceu. Mande uma mensagem para o delegado da PF, talvez ele não saiba o que está fazendo, esperto é você, ele é sem estudo.
Amigão, a vida real é um pouco mais complexa que o vade mecum de cerimonial, ok?
Manda pra delegada.
Fala assim delegada vc nao sabe de nada, veja meu video no youtube.
Devolva pro maj cav apurar esses fatos.
Amigo, essa e a pratica.
Isso é feito.
Isso foi feito.
Amanha isso será feito novamente.
E o exército nada pode fazer a respeito.
O exercito nao tem caneta.
A PF TEM
o exercito tem bandeirolas.
Vai reclamar com quem.
Foi feito, foi exposto.
Eles sabem o que fazer.
Foi de propósito.
Foi pra humilhar.
Humilhou.
Todos nos humilham.
Um cachorro urina na guarda.
Guarde sua teoria. Ela não funciona tão graciosamente
Vc tbem falou um monte de teoria! Caso concreto, a Polícia Civil/PF podem dar sequencia ao inquerito àtoa, no final a justica federal/estadual vai emcaminhar para o MPM, e nao sera aproveitado 😓😂! O delegado ja sabendo disso, nao e otario, vai enrrolar, igual ele fez com estes dois, ainda mais com uma denuncia fantasiosa dessas! Vai deixar um monte de diligencia rolha em aberto, pede umas filmagens que ele ja sabe a resposta, e no final! Arquiva-se! Sai pra la ze! Já fez um inquerito? Sabe como funciona?
devia ter estudado pra eceme ao inves de fazer esse curso de direito na uni fa fi fó.
Pq vc seguramente nunca exerceu ou exercerá na prática.
é um teórico, nunca viu um inquérito ou nada parecido, nunca peticionou nos autos de nada, nunca nada.
mas também é um teórico de guerra, nunca viu uma guerra.
o fato é que você jamais vai entender. eu tentei explicar, mas realmente você não consegue entender. Eu desisto. O fato é esse aí que você viu, ok?
Ele existe, ok?
Está gravado, ok?
faz o seguinte, mande sua indignação para a ouvidoria da PF. Use o canal gov.br, diga que você é major do exército, fez um concurso de nivel médio e depois um curso de direito na universidade cândido mendes. Talvez eles respondam.
Diga tudo isso. Você está certo, eles errados. Não sabem o que fazem. Você que sabe, você é muito preparado.
Fofocas da caserna.
O que interessa é que ninguém cobra é um reajuste (justo) principalmente De capitão até o recrutamento.
Exatamente.
O mais importante agora e um reajuste de capitao ao recruta.
De major a general pode congelar, ate porque eles estao muito bem.
Essas bronca deixem p os altos estudos resolverem, eles estudaram muito e ganham muito pra isso ai.
Tudo mentira.
Foram condenados por acusar a escolta de tortura.
Uma pessoa da escolta gravou tudo o audio e a verdade apareceu.
O único que se lascou foi general ADHEMAR, que transferiu laci e fernando, e um subtenente gravou ele (general) dizendo que transferiu como forma de castigo.
Acabou a carreira de general ADHEMAR, um grande general inclusive, estava nos querendo manter livre dos holofotes dessa turma barra pesada