Ministro diz que Defesa não recebe verbas parlamentares e enfrenta desafios para financiar projetos
Malu Lima
O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou na noite desta 2ª feira (10.fev.2025) que o orçamento das Forças Armadas está entre os menores da América do Sul e que o Brasil enfrenta dificuldades financeiras para manter sua estrutura militar. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Múcio destacou que os gastos da Defesa representam 1,1% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto o setor judiciário consome em torno de 1,5%. Ele comparou o cenário com países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que recomendam que nações sem conflitos invistam 2% do PIB na área militar. “Nós não temos dinheiro para absolutamente nada”, disse o ministro.
Ele mencionou que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do senador Carlos Portinho (PL-RJ) pode ajudar a reverter parte das dificuldades financeiras. O projeto visa alterar a Constituição Federal para garantir que o Ministério da Defesa receba, anualmente, um orçamento mínimo equivalente a 2% do PIB do ano anterior.
Segundo Múcio, a pasta não recebe emendas parlamentares e enfrenta desafios para financiar projetos como o programa de submarinos e a aquisição de caças Gripen, ambos iniciados em governos anteriores. “O dinheiro acabou e ficamos sem recursos para absolutamente tudo”, afirmou.
O ministro também citou que, apesar das limitações, as Forças Armadas seguem operando em situações emergenciais. Como exemplo, mencionou o deslocamento de 20.000 soldados do Exército para o Rio Grande do Sul e 3.000 para o Pantanal, em resposta a desastres naturais. “Nosso contingente é pequeno, mas menor ainda é o nosso investimento”, concluiu. Leia mais.
PODER 360 – Edição: Montedo.com
Respostas de 34
Puxa! Que dó! . O Pessoal da lacuna que viveu por mais de trinta anos dentro do quartel ,sabe que as mordomias de coronel pra cima nunca acaba.
O Exército comemora o ” sucesso” de mais de 23 mil meninas alistadas para o serviço militar inicial como parte de sua errônea estratégia de Angariar likes.
Enquanto isso, a Justiça aprova vantagens retroativas de 30% do salário por excesso de trabalho, vale alimentação de dez mil ( em alguns Estados) , gastos desnecessários com a Justiça Militar, ( deveria ser extinta ) entre outros.
Legislativo ganhando e gastando bilhões e o povo, desatento, discutindo Quem Foi o mais corrupto…
Pessoas manipuladas por um ou outro, aparecem todos os dias neste Blog, defendendo com unhas e dentes seus Algozes e empurrando a nação cada vez mais para pobreza, violência, corrupção. O pecado político de adorar os bezerros de ouro, custará caro as próximas gerações.
Verdade.
E sobre o alistamento feminino: depois vão se arrepender dessa efusiva comemoração quando “pipocarem” processos e mais processos por parte dessas meninas que incorporarão.
A “fome” de “likes” e “lacração” vai ser só saudade mesmo e arrependimento.
Mas claro que muitos vão “tirar o seu da reta”, pois se a vitória tem muitos pais, a derrota, o fracasso, é órfã.
O Exército agora vive de visita, cerimônia, coquetéis para deputados com objetivo de angariar migalhas em emendas…
Último apaga a luz
Só tem dinheiro para as castas privilegiadas!
Só economizar, ficam o dia inteiro inventando trabalho! Pior que a sociedade não está vendo nada.
Também temos 1 ministro e 3 comtes pra nada.
Tropa abandonada.
O Cruzeiro que a Marinha do Brasil promove todo ano para seus aspirantes da Escola Naval e puxa sacos de gabinetes esta mantido Ministro que tal economizar e cancelar este passeio que tem como destino a Europa, Estados Unidos e outros Países ?
Cade aqueles 2bilhoes p uma nova esa em pernambuco?
Maquiavel diz: o principe e admirado por suas grandes Obras.
General ta doidinho p tirar foto e inaugurar placa em formatura com coquetel, mesmo Que para isso os seus soldados recebam salario de fome e falte tudo nos quarteis.
Isso e que e a verdadeira politica no meio militar.
Obras faraonicas e soldados passando fome.
Calma esse ano é a colheita de Painho!!
E mentira tem dinheiro a rodo pra movimentacao de oficial, formaturas mil, etc.
Mução vasilina, esqueça essa porcaria de projetos.
Vocês já foram a qualquer repartição pública ?
(a pergunta não é para o Múcio, pois ele, assim como os Cmt, já não sabem o que é ir pessoalmente cumprir suas obrigações a tempos, pois tem quem faça).
Nas repartições públicas é tudo velho, caindo aos pedaços, mas o salário é lá no alto.
Esqueçam essa porcaria de projetos e joguei a grana tudo para o salário.
Melhor estar de garrucha velha ganhando 30k, do que com Astros, Guarani, Fuzil de última geração e ganhando essa miséria.
Por fim, soldado bem remunerado, faz milagre com o pouco que tem. Agora, soldado desmotivado e ganhando pouco, pode colocar equipamento de última geração na mão dele, que a missão não vai sair.
Enquanto isso os praças de pires na mão, a tropa entregue a própria sorte, muita pouca vergonha no governo de direita, Bolsonaro jogou a tropa no Ralo, junto com alguns OFICIAS, mercenário, acorda Brasil.
Aqui nem colher tem. Os praças almoçam com colher de sobremesa.
Tem quartel que não tem colher, nem faca pra graduados
Tá bom, aqui não tem almoço.
Quem tem tempo para ir embora faça o quanto antes. Vem coisa ruim. E os vencimentos na reserva até quando?
E o avião para o L(éle) vai comprar no crediário?
Ou é a chula estratégia para não dar os 4,5%?
O Luíla não compra Avião não é do presidente e sim do Brasil e se comprar não é para ele. Um país Globalizado tem ter avião a alturas ou você acha que o presidente tem que um avião sem segurança?
Manda ele compra com dinheiro que foi desviado dos cofres Publico descoberto pela Lava jato.
Deveria existir um canal de denuncias. Nao a forma como eles exigem e manipulam, sem denuncia nada mudara.
Esse pessoal de altos estudos estao com os bolsos cheios.
que papo furado…tipico de Petralhas.
A mordomia para os altos comandos nunca falta. Agora para os praças é farto, farta tudo, salário digno, promoções e principalmente alimentação que em alguma unidade da FAB a comida sai tão ruim que comparado a dos presos é lixo
Não tem dinheiro. Interessante…
– a União já gastou pouco mais de 100 milhões de reais com despesas da “Janja” e seus assessores desde 2023. Detalhe: ela não tem cargo público. É apenas a mulher que divide a cama com o “economista” LulO;
– Cada ministro do STM recebeu em média no mês de dezembro de 2024 300 mil reais. Fonte desse dinheiro: o mesmo erário de onde sai os recursos para o ministério da Defesa;
– No Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi distribuído um “vale-ceia” no valor de 10 mil reais para cada magistrado e servidor. Dizem que o Tribunal mandou devolver, mas duvido que todos devolvam.
Enfim, poderíamos acrescentar aqui muito mais exemplos de como a União emprega seus recursos escassos para agradar uma parcela reduzida de brasileiros “mais merecedores” que os outros pobres mortais.
Por isso que falta dinheiro em outros setores.
Que mané projeto? Eu quero é salário justo!
Exatamente, dane-se projetos, queremos viver dignamente
A maldição da lei 13954. “Não há como um dia após o outro e uma noite no meio”
Só tem dinheiro pra Generais, políticos, ONGs, Bolsonaro humilhou e lula tá enterrado os pracinhas e pesionistas.
Se não tem dinheiro para nada, como explicar/justificar o Exército Estar criando/transformando diversos quartéis?
Semana passada transformou a cia prec em BTL prec e no ano passado criou uma cia prec em São Paulo.
Essa afirmação do Mucio que está na manchete parece até um praça falando. “Não temos dinheiro para nada.”
Não mexendo no dinheiro do meu adicional de AE Cat I, que o restante se lasque.
O tempo é o senhor absoluto da razão (da minha razão).
Esse é o governo do Amor…Faz L e agora e vem chorar..Eu acho lindo. Chupa que eh de uva.
Era uma vez um sonhador, ele queria muito viver a sua vida na plenitude, queria aventura, queria fazer história, então resolveu apostar alto.
Apostou todas as suas fichas e caiu de cabeça, comprou um Land Rover usado e foi rodando conhecer o Rio de Janeiro, chegando lá o carro acendeu uma luz, foi no mecânico tentando entender o que era aquilo e foi acalmado, era somente um sensor informando que a troca do óleo tinha que ser feita, ótimo, só o óleo disse ele.
Ao descobrir que a troca do óleo custava 8 mil reais, ficou indignado, não quis saber do mecânico e saiu da oficina, resolveu seguir viagem, ao parar para fazer um lanche foi assaltado, ficou sem carteira, sem dinheiro, sem cartão, restando somente a chave do carro.
Tanque de gasolina na reserva e ele sem dinheiro até para comer, com um baita equipamento em mãos precisando de manutenção prestes a fundir o motor se seguir usando, cansado, com fome, e longe de casa, sem ninguém para pedir ajuda, pois todos seus amigos o avisaram para não comprar resto de rico, mas ele não deu ouvidos.
Teve a brilhante ideia, vou vender o carro e voltar para casa, e assim fez.
O Land Rover usado é o Exército.
È Bom, mas custa caro, precisa de manutenção, troca de peças, rodízio, atualização, combustível, não adianta trocar o motorista se não CUIDAR DELE, com a seguinte ressalva você não pode vendê-lo, apesar de parecer de que é isso mesmo que querem.
É isso aí manequim de Funerária, agora que vc descobriu, só uma pergunta que não quer calar, pra que vão construir uma nova ESA em Recife…é porque o luralapio não embarga essa obra sem necessidade….há É a velha política, construir no nordeste e mão de obra barata, aí pode, seus miseráveis.