‘Havia gente passeando no 8 de Janeiro’, disse o ministro ao Roda Viva
O ministro da Defesa, José Múcio, criticou nesta segunda-feira (10) a Marinha após a publicação do vídeo questionando se a vida militar tem “privilégios”. A postagem foi feita três dias após o anúncio do projeto de cortes nas despesas das Forças Armadas e outros setores do governo.
O que aconteceu
Múcio não poupou a Marinha, dizendo que o vídeo foi uma “imprudência”. “Aquele vídeo foi uma imprudência. Inoportuno. Foi num momento péssimo”, disse ele, em entrevista ao Roda Viva.
Ele relembrou que levou o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, para conversar com Lula. “Achei que seria mais importante se ele fizesse um mea-culpa. Eu o levei ao presidente da República, onde ele reconheceu [que errou]”.
Ator parecido com Haddad no vídeo. Múcio contou que o vídeo irritou o ministro da Fazenda, que se sentiu alvo da publicação. “Aquele vídeo realmente foi um problema para nós, né? Primeiro apareceu uma pessoa dizendo que parecia com o ministro Haddad. Eu não achei tão parecido. Eu não achei, fiz de tudo para achar e não achei.”
No vídeo, jovem militar pergunta: “Privilégios? Vem pra Marinha”. O vídeo de 1 minuto e 16 segundos compara as atividades de jovens que atuam na Marinha e dos que estão fora das Forças Armadas. As imagens celebram o Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro.
Lula se reuniu com ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas. Na véspera da divulgação do vídeo, os comandantes militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente se reuniram para discutir a “tesourada” de R$ 2 bilhões nas Forças Armadas. As mudanças fazem parte de um pacote de corte de gastos em todo o governo anunciado no fim de novembro, em que o Ministério da Fazenda pretende economizar R$ 70 bilhões.
A reunião de Lula com Múcio e os militares aconteceu no Palácio da Alvorada e durou duas horas. Olsen, Tomás Paiva (Exército) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica) disseram ao presidente que precisam discutir a definição da idade mínima e que concordam com quase todas as mudanças propostas pelo Ministério da Fazenda. São elas:
‘Havia gente passeando no 8 de Janeiro’
Perguntando sobre os atos golpistas, Múcio diz que tinha gente “passeando” nos acampamentos. “Tinha gente ali que estava achando que estava passeando. Dando adeus, tirando foto com o celular, na hora de se despedir, às 6 horas da manhã”.
Contudo, o ministro não isenta quem participou dos ataques. “Tinha os inocentes, tinha os baderneiros e os baderneiros profissionais que foram só para quebrar.”
Ele defendeu que quem não teve “envolvimento muito grande” seja inocentado. “Esse país precisa ter pacificado. Ninguém aguenta mais esse radicalismo. A gente vive atrás de culpados. Nós estamos precisando procurar quem resolve os problemas, quem ajude”.
“Eu acho que nós temos casos que nós precisamos rever para pacificar. Nós precisamos pacificar esse país, mas nós só pacificaremos esse país quando nós colocarmos ao lado esse revanchismo político, esse ódio que a gente tem.”
José Múcio, ministro da Defesa
UOL – Edição: Montedo.com
Respostas de 15
Pacificação é o @#$&-+@#$, tem que prender mesmo, e tem mais o Xandão está é sendo uma mãe, em meter só até 17 anos de cadeia, porquê o MPF está pedindo pena Máxima de 30, mais ele é esperto e vai reservar a pena Máxima, para os cabeças e financiadores dessa palhaçada toda, e te digo mais se Bolsonaro e sua trupe for presa “e isso em breve irá acontecer” eles só irão sair de lá mortos, porquê como bom covardes que são eles deveriam era fazer um sepoku japonês um fazerem como os militares Yankees fazem, que é meter uma bala na cabeça, vai ser lindo ver Braga Neto, o Heleno e muitos outros pegarem mais mais de 20 anos de cadeia.
O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria. – Winston Churchill
Obrigado por citar Churchill mas, o que o grande líder Britânico da segunda grande guerra tem haver com os Golpistas??? Não me diga ele Era amigo da família Bolsonaro? Não me diga que ele tinha também loja de chocolate? Pelo amor de Deus, não vai me dizer que ele vendeu as joias da rainha para os yankes? Ou que ele tinha uma imobiliária? Uma lavanderia? Era de esquerda pois fumava charutos? Era terraplanista???
tu tinha que ir junto ……vc e um doente
Sem anistia! A massa de manobra tá levando 17, quem organizou vai tomar 30. O dia do Churrascão Tá Chegando.
Churrascão e muito chopp, também aguardando o dia “D”, será um dia auspicioso, o plantão da Globo vai informar com veemência. 😎
AH COITADO!
Vai procurar o quer fazer, irá produzir muito mais para você do que ficar falando asneiras aqui.
E A REMUNERAÇÃO?
Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, aviões de caças, submarino nuclear, blindados, poder de polícia e um Exército que é a nona potência militar mundial! E A REMUNERAÇÃO? Os militares ativos, reservas e pensionistas, estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias. O militar jurou defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, mas não jurou passar privações! Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO dos Generais do Alto Comando das FFAA juntamente com o Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves Consequências. Muitos estão abandonando a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição. É DIFÍCIL SER AGUERRIDO, SABENDO-SE QUE A FAMÍLIA PASSA PRIVAÇÕES, AINDA MAIS QUANDO CIENTE QUE HÁ CASTAS PRIVILEGIADAS!
Parabéns Marinha do nosso glorioso Brasil! Mostrou para o mundo a verdade!
Disse que pediu para o parmito interceder por ele para ser recebido pelos comandantes. Lula colocou um bolsonaristas , nada mudou!
Milico estava um dia desses querendo destruir a democracia, agora quer aumento. Saudade de um FHC pra passar o cerol na verba da defesa.
Comparado ao desfile dos blindados fumacentos da Marinha para Entregar um Convite” para o energúmeno que foi derrotado nas urnas, esse vídeo dos privilégios não é nada, tempestade em copo dágua.
Povão bostejando pela boca, não enxergam que estão sendo coniventes com corruptos. Democracia??? Perde a rota no jps e entra numa favela do RJ, que irá ver o “amor voltou” e que temos uma verdadeira democracia onde vc também morre,mesmo que apoie ladrão, corruptos e cervejinha.
O motoqueiro também não fez nada em quatro anos, só papo, um incompetente submisso ao centrão.