Me dá uma tristeza danada… (artigo)

O Congresso Nacional em 8 Jan - Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Anistia do 8/1 não é para assaltantes de bancos, que mataram e queriam realmente tomar o poder

 

JL Prévidi *
Normal que jornalista seja petista ou de ixquerda ou bolsonarista ou de direita ou anti-petista. Já me acostumei a ler e ouvir bobagens sobre o Brasil de hoje, mas tenho pena de velhos amigos e mesmo de pessoas que não conheço quando defendem a prisão de todos os de “8 de janeiro de 2023” e mesmo a prisão de pessoas que nem sabem o que é “golpe”.

Mas eu fico triste mesmo quando vejo uma pessoa dizer que é contra a Anistia aos que estavam naquela esculhambação de 8 de janeiro.

Sabe por quê?
Porque eu participei de vários atos e até contribui com grana para o movimento Pró-Anistia. Cantei, aos berros, o Hino da Anistia, na voz de Elis Regina. E chorei com cada Brasileiro que retornava ao Brasil, depois de anos no exílio. Depois convivi com vários personagens, que foram exilados, e soube como sofreram. Tive o privilégio de ouvir Brizola falando sobre os anos de exílio.

Um dos amigos que fiz no Rio de Janeiro, quando trabalhei no Governo Brizola, foi Alvaro Rabelo, um mineiro que viveu exilado em Paris com sua família – pais e irmãos. Muito conversamos e ouvi inúmeras histórias das comunidades no exílio. Infelizmente, Álvaro faleceu em Belo Horizonte.

A Anistia que se propõe agora é totalmente diferente.

Agora, não são pessoas que assaltaram bancos. que mataram, que queriam realmente tomar o poder.

Hoje, a grande maioria dos presos em 8 de janeiro de 2023 não tem a menor ideia do que é golpe, revolução ou seja lá o que for. Não apoiavam a posse do bandido condenado. A grande maioria dos presos há mais de dois anos – vários condenados a penas absurdas – não participaram do quebra-quebra dos prédios públicos. Ou seja, não fizeram nada, foram apenas lúmpens.

Sabe o que me deixa mais triste? Todos os dias leio ou assisto na TV a notícias de criminosos que são soltos pela justiça e mesmo pelo stf. Alias, chefes do tráfico não ficam soltos no Brasil. Todos os dias, nas tais audiências de custódia, “autoridades da justiça” soltam bandidos, sob as mais esdrúxulas justificativas.

Mas os participantes do 8 de janeiro não tiveram a chance de falar com uma “autoridade da justiça”. Não puderam dizer nada.

Tudo o que escrevi aqui os meus amigos jornalistas e as pessoas esclarecidas não conseguem contestar. Claro que alguém pode contestar, mas, por favor, não venham com texto nos “Comentários” como figuras “anônimas”. Usem o jlprevidi@gmail.com

Acredito que está na hora do Brasil realizar um grande movimento “PRO-ANISTIA” dos infelizes do 8 de janeiro. Estou a disposição.
* José Luiz Prévidi é jornalista. Acesse o Blog do Prévidi 

Respostas de 28

    1. Se fossem assaltantes de banco, sequestradores de embaixadores, armados até os dentes você não diria o mesmo. Esse pessoal não consegue separar a ideologia da razão. Parece que há um lado na cabeça para a razão e a outra para a ideologia, porque, definitivamente, param de pensar. ANISTIA SIM!!

  1. Definição de anistia: esquecimento, perdão em sentido amplo. O nome a ser dado não é anistia, mas sim aplicação correta da dosimetria das penas, os cabeças não podem pegar a mesma pena de Fátima de tubarão e assim sucessivamente.

    1. Anônimo? Não leu o texto. Tenha coragem e coloquei o seu nome!

      Anistia foi dada a assassinos, ladrões de bancos, sequestradores e terroristas.

      Porque pessoas desarmadas levadas para uma armadilha, não devem ter esse direito? ANISTIA JA!

  2. Os presos até o momento são a massa de manobra de uma tentativa de golpe de Estado, o que é infinitamente mais grave que um assalto. Os planejados vão tomar 30 anos, podem ficar sossegados com a dosimetria.

    1. Ô anônimo por covardia?

      A PF já falou que não houve tentativa de golpe, pronto! Acabou!

      Ou vocês sabem muito mais do que a PF, ou são desinformados mesmo.

      Se Presidente é presidiário! JB não será presidiário. Aí a raiva doentia.

      Então assaltar banco o menos grade que baderna?

      Pensa igual ao seu presidentro.

  3. As pessoas achavam que estávamos isolando a praça, para protege-las, foram dormir, de manhã prendemos mais de mil.
    Essa frase vai ficar na história.

  4. Um dos grandes problemas do Brasil, e que tudo o que aconteceu na nossa historia, e Consequência de acordos, sendo assim, comete-se absurdos na nossa republica, pois la na frente sempre vai haver uma Acomodação, um Perdão, e tudo volta a ser o que era antes. Você nao pode falar de anistia agora, aonde tem grupos de pessoa sendo Investigadas e prestes a serem denunciadas para julgamento. A MPF concedeu para essas pessoas que foram presas a oportunidade de Cumprirem penas Alternativas e assessorias e a maioria que foi julgada nao quis. Sendo assim, nao tem que falar em anistia. No caso dos militares o caso é ainda mais grave, se militares golpistas de 64 tivessem sido julgados pelos crimes cometidos em nome do estado e crimes considerados contra a humanidade, passaria para todos os militares que adentrassem para a carreira as Consequências dos atos Praticados contra governos constituidos. O brasil foi o Único pais latino americano que concedeu anistia para os militares pelos crimes cometidos contra a ditadura. Talvez daqui ha 5/6 anos possamos sim, vir a falar de anistia. Se fizermos isso agora, estaremos contratando para o futuro novas Ameaças golpistas. Temos que acabar com o pais da impunidade.

    1. quer golpe maior do que a Descondenação de um condenado em Três instancia por ter comandado o maior assalto nos cofres de uma Nação, essa narrativa de golpe foi criada e armada pelos esquerdeopatas. O tempo e senhor da Razão!

  5. Eu acho que o grande problema em questão resume-se numa aplicação exagerada da pena. Se analisarmos as que foram proferidas até agora todas giram em torno de 17 anos de reclusão, isso dá a impressão que foram aplicadas por atacado, independente do nível de atuação de cada um dos apenados, por isso, acredito eu, essa movimentação em torno desse assunto, não se pode compactuar com pessoas que provoquem dano a qualquer patrimônio, tanto faz ser público ou privado. Outro fator a ser considerado é a impossibilidade de recurso, pois as penas foram confirmadas pelo STF não restando a quem recorrer.

  6. Quando leio esses comentários, vem em mente um conselho que Meu velho pai sempre me dizia: Filho, o melhor é não brigar, evite, fuja dos conflitos o máximo e sempre que puder, mas ser realmente for necessário, se for inevitável, entre pra valer, bata com toda sua força, não tenha pena do adversário porque certamente ele não terá misericórdia de você.

  7. Cara, as nossas perenes instituições estão sendo corroídas de dentro pra fora, é só dar uma pequena lida nesses comentários deste site para perceber a quantidade de infiltrados promovendo a discórdia e ainda se julgam verdadeiros impolutos paladinos da justiça.

  8. Não tinham noção? Veja o depoimento deles e vc vai mudar de ideia. Todos, sem exceção, falaram que estavam em Brasília para turismo e para orar pelo Lula, por favor, né. Além disso, nenhum deles teve coragem de indicar falar o nome bolsonaro. Inocentes? Parece até que vc não viu os vídeos que eles postaram no momento da invasão. Cadeia para os golpistas, inclusive os míticos.

  9. Anistia? Tivéssemos feito igual na Argentina, e colocado todos os Generais em prisão perpétua, hoje não teria milico achando normal um golpe de estado.

  10. Argumento fantasioso da matéria. Se pensarmos deste maneira, retornaremos ao tempo das cavernas. A vida mudou, a sociedade evoluiu, um aparelho celular substitui uma sala de equipamentos de comunicações, e direitos e deveres Não Podem ser vilipendiados por quem tem o dever de cuidar da população, que os paga a peso de ouro.

    1. Se fossem “velhinhos com bandeiras” só a guarnição de serviço daria conta. Invada um Quartel com mais dois ou três “velhinhos” com bandeiras para ver o que acontece…experimenta!

  11. Anistiar, perdoar, esquecer…

    Somente a aplicação da lei penal é capaz de dissuadir esses e futuros atentadores contra a democracia.

    Logo, chegará a justiça ao julgamento dos chefes.

    São esses chefes que se organizam para impedir que a justiça chegue até eles.

    No mais, não havia inocente na baderna da tentativa de golpe contra o Estado brasileiro.

    Sem anistia!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *