A atuação da cúpula militar para evitar a saída de Múcio da Defesa

Múcio e comandantes no ato de um ano do 8 de janeiro

 

Comandantes apelaram a Múcio para permanecer na pasta, por não verem sucessão sem “cicatrizes”

Bela Megale
Os apelos do presidente Lula não foram os únicos que levaram José Múcio Monteiro a ceder e aceitar permanecer no Ministério da Defesa. Múcio também foi alvo de intensas investidas dos comandantes das Forças Armadas e de ex-chefes da pasta.

Um dos argumentos centrais levados pela cúpula militar a Múcio foi o de que a pacificação entre a caserna e o governo Lula ficaria comprometida com sua saída e que seu sucessor enfrentaria uma crise de credibilidade, tendo que recomeçar toda relação construída nos últimos dois anos.

Desde dezembro, quando o ministro fez um pedido a Lula para deixar a Defesa, os comandantes das Forças acompanhavam com apreensão o desenrolar dos fatos. Em paralelo ao presidente, a cúpula militar aumentou os apelos para que Múcio permanecesse na pasta, deixando evidente que não enxergavam um nome capaz de sucedê-lo sem deixar “cicatrizes”.

Militares de alta patente apontavam que o sucessor de Múcio deveria ter interlocução com as Forças, trânsito com o Congresso e a confiança de Lula. Já o ministro dizia que seu substituto precisava ter paciência, disposição para o diálogo e que não poderia ter um projeto político, pois isso prejudicaria a delicada missão de intermediar o contato entre os militares e o governo.

Nomes aventados para o posto, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), não eram vistos na caserna como opções que conseguiriam pacificar as relações.

No fim de 2024, Múcio confidenciou a aliados ter passado por um dos momentos mais difíceis à frente do Ministério da Defesa. Ele apontou como motivos centrais da crise a inclusão das Forças Armadas no pacote de corte de gastos, o indiciamento de militares no inquérito do golpe e a prisão de Walter Braga Neto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na sua chapa.

Em meio a esse cenário, ainda houve a publicação de um vídeo da Marinha questionando “privilégios”, com mensagem indireta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devido ao pacote fiscal. A gravação foi apagada, mas a crise seguiu até o mês passado e só terminou após Lula se reunir com o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.
O GLOBO – Edição: Montedo.com

Respostas de 19

  1. É só o presidente substitui-lo por alguém de sua confiança, por exemplo José Dirceu, gleice Hoffman, José Genuíno ou até mesmo o capitão Cueca. Eu torço pelo Geddiel o homem da mala. E os comandantes, ah, os comandantes, se não quiser pede pijama.

  2. E A REMUNERAÇÃO?
    Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, aviões de caças, submarino nuclear, blindados, poder de polícia e um Exército que é a nona potência militar mundial! E A REMUNERAÇÃO? Os militares ativos, reservas e pensionistas, estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias. O militar jurou defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, mas não jurou passar privações! Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO dos Generais do Alto Comando das FFAA juntamente com o Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves Consequências. Muitos estão abandonando a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição. É DIFÍCIL SER AGUERRIDO, SABENDO-SE QUE A FAMÍLIA PASSA PRIVAÇÕES, AINDA MAIS QUANDO CIENTE QUE HÁ CASTAS PRIVILEGIADAS!

  3. Tudo que está acontecendo é culpa do Jair Messias Bolsonaro. Bem para resolver isso só existe uma maneira, prender Jair Messias Bolsonaro e mandar todos os generais para reserva e acabar com promoção de generais, pois não trazem na em benefício da população e muito menos se preocupam com seus subordinados.

    1. Se os militares sempre ganharam bem, porque a culpa é do Jair, se num mandato de 4 anos não tiveram aumento, é só Jair pedindo para o governo seguinte…ou caso contrário, já ir esperando outro Jair assumir e fazer a diferença…. É melhor Jair pensando no bolsa família, afinal bolsa presidiário é para quem merece.

      1. Sim a culpa é minha, tentei dar um golpe, também atrasei a vacina por viés político e por eu não gostar do Dória e deixei milhares morrer por convid a culpa é minha vinha debochando da COVID,culpa minha falsifiquei as vacinas para poder viajar,culpa minha de não ter conduzido melhor e não cumprir de revogar a MP 2215-10. ,culpa minha de não ter conduzido melhor a lei 13.954 onde podia resolver tudo o que o pessoal passa hoje,culpa minha de viajar para os EUA e não reconhecer a vitória,culpa minha de deixar o pessoal plantado na frente dos Quartéis orando até para ets, pneus etc .. culpa minha de esconder as jóias e vender para os EUA. Culpa minha de não cumprir sequer uma palavra. Lula também não deu o aumento merecido mas sempre deu e rodos iguais, culpa minha de dirigir minutas golpistas. Parei por aí para você não passar vergonha e contra os fatos não há argumentos simples assim.

        1. Taff Sim a culpa é sua de ser um recalcado vermelho, provavelmente nunca fez nada na carreira, mal sabe escrever e de certo eleitor do 9 dedos….

          1. Mito voltará sim para a cadeia. Em quem eu deixo de votar ou votar não lhe interessa. Mas passar pano para o falso Messias porque no mínimo foi favorecidos e as custas das baixas patentes e pensionistas. Realmente não sou professor de português. Se eu listar o que já fiz eu tenho certeza que você vai passar vergonha. Mas não se preocupa o mito voltará mas dessa vez para a cadeia. Eu difícil votar , porque viaja muito pelo Brasil e as x no exterior.

      2. Passageiro do além, quem disse que nao tivemos aumento no governo do mito? se vc nao teve é pq estava muito abaixo na hierarquia, nao tendo competencia pra ter subido mais…..

  4. Queria a tropa poder escolher a permanência de um bom comandante ao invés da chegada de um esgoto como alguns que tive.

    Comandantes ruins atraem coisas ruins.

  5. Eu todo dia apelo a Deus por saúde e PAZ, para exercer a função de motorista por aplicativos. É o que tá me sustentando.
    Já são anos e anos Sem reajustes dos soldos.

  6. Será que se as esposas forem pra frente dos quartéis, os Comandantes que antes não viram mal algum nos Acampamentos,terão coerência em suas ordens??? Ou eram covardes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *