Deputada aciona MPF para Exército cassar benefícios a militares por crimes na ditadura e no caso Rubens Paiva
Rodrigo Castro
Em meio à indicação de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar 2025 e sua repercussão mundial, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP) acionou o MPF para que investigue e identifique todos os militares do Exército que violaram direitos humanos na ditadura, em especial os envolvidos no desaparecimento de Rubens Paiva.
A parlamentar quer que o órgão tome as medidas cabíveis para que o Exército exonere estes militares e casse aposentadorias e pensões, incluindo de eventuais viúvas e filhas.
A representação sugere ainda que o MPF ao menos adote medidas jurídicas para que o Exército revise promoções e benefícios concedidos a estes militares. E requer a extensão da investigação e da revisão a militares da ativa e da reserva que tenham participado direta ou indiretamente dos atos do 8 de janeiro.
O documento cita que “a manutenção destes agentes no Exército, assim como benefícios e promoções concedidas aos responsáveis por essas violações no Brasil é incompatível com os valores democráticos e afronta o direito à memória e à verdade”.
A representação faz referência ao filme de Walter Salles, que conta a história de Eunice Paiva e denuncia o regime militar. Aproveita-se do sucesso do longa, aclamado inclusive no exterior.
A peça também afirma que é juridicamente possível a revisão com exoneração de agentes ou cassação de promoções, pensões e benefícios administrativos concedidos a militares que participaram de atos como tortura, assassinato e desaparecimento forçado. E argumenta que tal concessão afronta princípios constitucionais.
Lauro Jardim (O GLOBO) – Edição: Montedo.com
Respostas de 14
enquanto estivermos com os três patetas no comando , estamos perdidos. Nos anos 80 um suboficial ganhava 18 salários mínimos e hoje como sub da lacuna ganho 8 mínimos. se formos ver que de major para cima com certeza não houve essa perda .
Salário mínimo 2025 = R$ 1518,00 x 18 = R$ 27.324,00.
Por estas e outras razões é que atualmente os militares sofrem do revanchismo político.
Tem que cacar Da dilma terrorista e prende-la , isso sim
Sem puxa-saquismo para um lado ou para outro mas alguém sabe algo de útil que esse partido fez para a sociedade???
Parece que só existe para entrar na justiça
Exatamente
Essa Deputada deveria entrar com uma ação para cassar o bolsa ditadura de um monte de gente que recebe isso por delinquências na época do regime militar, como assalto a bancos, assassinatos, atentados terroristas, sequestros…! Ainda tem muitos por aí!
Se caçar o salário de todos( a) os corruptos e ex-presidiários do país, vamos virar um de 1° mundo, o problema é o povo do amor aceitar punir terroristas, corruptos e ladrões. Aí o buraco é mais embaixo…
Fato
Outra materia idiota. Todos sabemos q o PSOL está fazendo palanque utilizando esse filme. Não passa de discurso político e perca de tempo isso. Se bem q o MPF hj militante já pediu a condenação de alguns agentes do estado no período de excessão. Só lembrando o MPF q a anistia foi ampla! Tem muito vermelhinho daquela época q não era santo não e está muito bem aproveitando a aposentadoria e indenização q o estado lhe deu (infelizmente com razão!) e também matou e torturou, inclusive os seus mas os militares também mataram o torturam os seus também.
Se não fosse a ditadura seria o comunismo
Esse partido já quis acabar com a PM e vive defendendo traficante
Walter Salles não é um dos donos do ITAÚ? Dono daquela mineradora exportadora de de Nióbio? Se é para revisar, o Congresso Nacional deveria cassar a Lei da anistia de 1979, voltar lá atrás, e prender todos os anistiados comunistas que estão por ai em todos as instituições de governo e suspender as pensões de todos eles, confiscando seus bens e com mandato de devolução de toda dinheirama recebida até agora. Bola prá frente! Inclusive fazer um devassa nos negócios do ITAÚ e da mineradora CBMM, em Araxá, Minas Gerais, Grupo Moreira Salles (70%), Consórcio chinês (15%) e Consórcio japonês-sul-coreano (15%).
PSOL, lixo
a cobra tá fumando …