Fechamento ocorreu às vésperas da posse do ditador Nicolás Maduro para o terceiro mandato
Brasília – O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (10) que a fronteira da Venezuela com o Brasil ficará até a próxima segunda-feira (13). O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o presidente venezuelano empossado, o ditador Nicolás Maduro, assumiu o cargo pela terceira vez consecutiva, em meio a desconfiança sobre a vitória eleitoral.
O fechamento ocorreu “por decisão das autoridades venezuelanas”. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro na noite de ontem. Horas antes da posse, a Venezuela fechou sua fronteira com a Colômbia, denunciando uma “conspiração internacional”.
A fronteira entre os dois países, localizada na cidade de Pacaraima, em Roraima, está fechada desde manhã. Imagens enviadas pela Polícia Militar de Roraima, mostram a passagem fechada por cones e barras de metal, elas teriam sido colocadas por militares da guarda venezuelana.
Exército vê “normalidade”
Apesar do bloqueio na fronteira, fontes do Exército Brasileiro afirmam que a situação é de normalidade, sem elevação da tensão que justifique reforço na operação militar na região de Pacaraima (RR). A movimentação no local é “tranquila” e o fechamento já era esperado pela população.
De acordo com os militares, os bloqueios são recorrentes pelo governo da Venezuela em dias de maior tensão e agitação política no país. A expectativa é de que a reabertura ocorra nos próximos dias.
Com UOL e CNN BRASIL