Almirante Olsen afirma que vídeo sobre privilégios foi inoportuno e diz que Lula é o “Timoneiro da Marinha do Brasil”

Lula e almirante Olsen

 

Gravação divulgada no Dia do Marinheiro, em dezembro, irritou o presidente pelo timing

 

O comandante da Marinha, Marcos Olsen, disse à CNN nesta segunda-feira (6) que o vídeo produzido com ironias sobre supostos privilégios de militares foi “inoportuno”. A declaração acontece três dias após Olsen se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e como ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

A gravação — divulgada no Dia do Marinheiro, em dezembro — irritou o presidente pelo timing. Àquela altura, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atuava para incluir no corte de gastos mudanças nas regras de aposentadoria dos militares.

“Nesse sentido, admiti que o vídeo mostrou-se inoportuno, particularmente em razão do almoço ocorrido à véspera do lançamento oficial da Campanha alusiva ao 13 de dezembro, Dia do Marinheiro. Mas que não é próprio se falar em falta de lealdade ao PR, Comandante Supremo das Forças Armadas – Timoneiro da Marinha do Brasil”, disse.

Marcos Olsen negou, no entanto, que o vídeo tinha como objetivo criticar o conjunto de medidas para o corte de gasto. Segundo ele, a mensagem era destinada ao público interno, especialmente, aos militares da ativa.

“Lamento que tenha tomado essa interpretação, por alguns”, complementou.

Olsen afirma que a Marinha é motivada basicamente por “demonstrações de gratidão”. Logo, considera “justo” manifestar reconhecimento por uma rotina de “sacrifícios”. Apesar das ponderações, o comandante considera o assunto “encerrado”.

Corte de gastos
O projeto de lei que altera regras para a aposentadoria de militares deve votado neste ano, apesar de ter sido entregue aos deputados em 2024.

A proposta estabelece que os militares só poderão passar para a reserva remunerada com a idade mínima de 55 anos de idade, além de 35 anos de serviço. A nova regra estabelece um período de transição de sete anos para adequação.

Apesar das ressalvas sobre os vídeos, sem mencionar o PL, Olsen ressaltou que se preocupa em “garantir instrumentos compensatórios que assegurem a atratividade adequada à carreira militar.”

CNN BRASIL – Edição: Montedo.com

31 respostas

  1. Lula possui visão Geopolítica e estratégica! Esses Generais são covardes e uma vergonha. Na verdade, 99% dos Oficiais de ” Acadimia” são traíras. É mais fácil encontrar um temporário com honra do que um Oficial de AMAN com ” aquilo roxo “.

  2. É um bajulador, puxa saco e medíocre esse nacional … ele não tem vergonha na cara não? Nem merece ser chamado de almirante

    1. Nem um e nem outro.

      Apenas um profissional voltado a sua profissão.

      Nem golpista e nem subserviente.

      Esses senhores não sabem mais o que é honra pessoal?

  3. Esse comandante da Marinha, Marcos Olsen frouxo e um melancia!
    Uma vergonha Nacional.

    Quanto aos do EB e da FAB, nem se fala, são covardes, frouxos, melancias mesmo!

    Querem ficar mais dois anos pelas mordomias, pinduricalhos e manter o que eles mais amam, que é o Status e o recebimento de condecorações!

    VERGONHA TOTAL DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS! OU SEJA, “FROUXAS ARMADAS”!

  4. Olha o Naipe desses Of Gen das FFAA. vejam que o discurso eh o mesmo do Dutra… que faltou chorar quando falou com o Dilmo. Eh vergonhoso. Deve ser Leal ao povo brasileiro….isso eles jamais serão.

  5. O Lula é um ladrão isso sim, e é uma vergonha os generais puxarem o saco desse vagabundo, melhor Então ir para o lado dos bandidos fernandinho beira mar , marcola, pois esses honram as calcas que vestem e nao se curvam a vagabundo de 9 dedos igual esses porcarias

  6. É por isso que hoje qualquer garoto achincalha as FA e seus comandantes.

    As fA deste país estâo sendo destruídas pelos próprios “líderes” utilitaristas.

  7. Se isso for verdade mesmo, coitados dos marinheiros. Estão à deriva…Uma pena!
    Só lembrando: os marinheiros já se revoltaram em outras épocas.😔

  8. Esse nível de liderança explica , em muito, O porque a marinha mal flutua, não navega e não combate. É um comandante FRACO, FROUXO, BAJULADOR.

  9. na atual situação comentar sobre os comandantes é perder tempo.
    nenhum deles falou sobre o reajuste prometido para a tropa, pois eles já estão no topo.
    deveria ser o mesmo dos civis e agora em janeiro.o

  10. Um Comandante desses na guerra ninguém precisa de inimigo!!!!!!

    Vai, vacila e volta atrás. Tudo para agradar o chefinho.

    Geracaozinha da ordem unida, hem!!!

  11. A Revolta da Armada foi um levante da Marinha do Brasil que ocorreu entre 1891 e 1894, com destaque para o dia 6 de setembro de 1893:

    Revolta da Armada

    Motivo
    Insatisfação com o governo de Floriano Peixoto, a centralização do poder, a falta de autonomia das unidades navais, e a concentração do governo no Rio de Janeiro.

    Exigências
    Renúncia do presidente Floriano Peixoto, maior participação dos marinheiros nas decisões da república, e fim da concentração de poder nas mãos dos presidentes

    Desfecho
    A revolta foi derrotada pelo governo federal, e os líderes foram presos e exilados.

    Consequências
    Consolidou o poder centralizado do governo republicano e marcou um episódio crucial na consolidação da República Velha no Brasil.

    A Revolta evidenciou a divisão entre os republicanos, principalmente por conta daqueles que se opuseram à concentração de poderes nas mãos do presidente.
    A revolta se espalhou para o Sul do país, onde estava acontecendo a Revolução Federalista.

    A fala do Almirante NÃO é mera coincidência … já passou o tempo em 130 e tantos anos para trás, agora é só amor e dia 5 do mês.

  12. “Almirante Olsen afirma que vídeo sobre privilégios foi inoportuno e diz que Lula é o “Timoneiro da Marinha do Brasil””
    Sendo verdadeiro “puxa saco do (L) timoneiro
    Bem firme no timão.
    A toda força! À DERIVA.
    Fica uma pergunta: A marinha do Brasil já desenvolveu até sub-marino, mas qual o combustível,
    será etanol?

  13. Somos uma República Federativa em que os militares deveriam saber o seu lugar.
    O governo é civil, simples assim. Lugar de militar é dentro de quartel, pintando meio-fio e tronco de árvore antes de visita de oficial general.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo