Governo adia prazo para que PF assuma fiscalização de CACs

CAC DISTINTIVO

Mudança ocorreria em 1º de janeiro de 2025, mas ficou para 1º de julho. Atualmente a fiscalização e registro dos CACs é feita pelo Exército.
O governo federal adiou em seis meses o prazo para que a Polícia Federal (PF) assuma a fiscalização dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs), que hoje é de responsabilidade do Exército. A decisão foi publicada pelos ministérios da Justiça e da Defesa no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (27/12).

A mudança ocorreria já em 1º de janeiro de 2025, mas agora está marcada para 1º de julho de 2025. A transferência de responsabilidade foi acordada entre os dois ministérios em setembro de 2023. Desde então, PF e Exército colaboram para realizar a transição.

Segundo nota do Ministério da Justiça, 200 servidores da PF já foram treinados para realizar a fiscalização dos CACs, e novas formações serão realizadas nos próximos meses. Além disso, Justiça e Defesa vão apresentar em até 60 dias um cronograma para a transferência de responsabilidade. Até lá, a fiscalização segue a cargo do Exército.

Restrições orçamentárias
A mudança faz parte do pacote apresentado pelo governo federal ainda no início do mandato para restringir o acesso a armas de fogo e aumentar a fiscalização. O adiamento ocorreu após pedido da PF, que argumentou ter orçamento e efetivo insuficientes para assumir a função agora em janeiro.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, chegou a justificar no início de dezembro que a necessidade de corte de gastos impediu a aquisição dos equipamentos necessários e o devido treinamento dos servidores da PF no prazo original. Ele também adiantou que haveria um adiamento de, ao menos, seis meses.

CORREIO BRAZILIENSE

12 respostas

  1. Sendo bem direto, essa mudança é justa pelos inúmeros problemas que ocorreram pela falta de fiscalização, porém não deixa de ser vergonhosa para o exército.

    Como (o Exército) não conseguir fazer o seu trabalho e que deveria ter a competência necessária, ainda dá despesas para a nação ao fazer essa migração de funções para a PF.

    Lamentável.

      1. Lamentável é o exército com o efetivo que tem e o orçamento que tem não dar conta de uma rolha dessas.

        São 222 mil homens no exército.

        São 9 mil na Federal.

        Orçamento da defesa: 127 bilhoes
        Orçamendo da Justiça (o Ministério): 21 bilhões.

        É UMA VERGONHA

        A federal trata de foragidos da INTERPOL, tráfico humano, trafico internacional de drogas e armas, roubo a banco por quadrilha interestadual, biopirataria, redução à condição de escravo, organização criminosa e terrorista internacional…

        E o exército? Vc sabe bem, formaturas para meninos mimados.

        Novamente: 220 mil homens x 9 mil.

        Uma avacalhação ouvir que “nao há efetivo” na sua OM.

  2. Hahaha, que surpresa! Pessoal ai por fora que adoram falar dos Privilégios dos militares Não aceitam assumir uma função sem Acréscimo de cargos e de orçamento, bem diferente dos privilegiados!

  3. Acho que é um serviço mais adequado a PF por sua expertise, acho que isso NUNCA foi missão do Exercito, trata – se de uma atividade inteiramente civil….

  4. Cada gênio da raça, Observador militar E Estivalet, que faz comentários aqui. Então controle de armamento e função inteiramente civil. Então na guerra não mande exércitos, mandem civil. Outra coisa que certifica armas a serem lançadas no mercado nacional é o exercito, através de um órgão existente na Marambaia. Outra situação PF não consegue men cuidar da fronteira, reprimir a entrada de armas e drogas, o Brasil é um Peneira, pois o serviço de fronteira fecha as 17:00. vai dá muito certo. Eles vão fazer o que sempre fizeram vão negar o direito de ter armas.

      1. Impressionante que voce nao consegue entender que, exatamente por termos um Exercito competente e renomado, que nao temos Guerra. Alguém vai comprar briga com o cara fortão? Briga se compra com o fraquinho que não consegue se defender.

        1. Jura?
          Um exército competente e renomado em que? Formatura?

          E o exército do paraguay, da guiana, do surinaaaaame e da bolivia, eles também são “competentes e renomados”? Pq esses países não estão em guerra?

          Entao somos tão competentes e renomados como o suriname.
          É por isso que não há guerras nesse continente, são os exércitos competentes e renomados.

          Já o exército americano, coitado, ele é uma desgraça de ruim, ai fica lutando guerras… ele, o russo.

          Bom é o seu, né? Meu deus como as pessoas são alienadas mentais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo