General está detido desde o dia 14 por determinação do ministro Alexandre de Moraes
Mônica Bergamo
A possibilidade de o general Walter Braga Netto firmar um acordo de colaboração com a Polícia Federal (PF) no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de um golpe de estado no Brasil é considerada remota por integrantes do núcleo próximo de Jair Bolsonaro (PL). Há o temor, no entanto, de que a prisão dele impulsione outros militares, de mais baixa patente, a fazerem delação.
De acordo com um dos integrantes desse grupo, Braga Netto conseguiria resistir a um tempo mais longo de prisão —mas militares menos graduados poderiam enxergar a detenção prolongada do ex-comandante como uma ameaça: se até ele, que foi vice-presidente, que foi general quatro estrelas, não conseguiu escapar de uma longa temporada no cárcere, que dirá figuras de menor projeção.
O mesmo sentimento, analisam esses interlocutores de Bolsonaro, teria movido o tenente-coronel Mauro Cid a fazer delação. Entre a oportunidade de recompor a própria vida, preservando a sua família, e a lealdade ao ex-presidente, ele optou por assinar acordo com a PF.
Braga Netto foi preso no dia 14, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sob a suspeita de tentar obstruir as investigações sobre o golpe.
Um de seus atos teria sido justamente tentar descobrir o que Mauro Cid relatou e seu acordo de colaboração. Ele nega.
Na semana passada, o militar anunciou a contratação do criminalista José Luis Oliveira Lima para representá-lo. O defensor afirmou que Braga Netto não vai firmar qualquer acordo de colaboração premiada com a PF, “uma vez que não praticou nenhum ilícito”.
Disse ainda que a delação de Mauro Cid, que envolveu o general na trama golpista, é mentirosa e “pior” do que as firmadas na Operação Lava Jato.
FOLHA DE SÃO PAULO – Edição: Montedo.com
8 respostas
#kidpretoslivres
#braguinhalivre
Qual o cardápio da ceia de Natal desse pessoal?
Se há delação, então houve crime. Simples. As penas irão passar de 2 anos?
Tudo deverá ser esclarecido e esse movimento retrógado chamado “bolsonarismo” deve ficar enterrado no passado.
Briga de gente grande , cada um assume â responsabiidade por seus atos. do dia 8 de Janeiro. como praça reformado, assisto na TV, o desenrolar dessa trama, que Bolsonaro, colocou os estanhos superior nessa furada. e dando aumento em mais de 40% para eles, na reestrutuação da carreira, deixando os praças, numa situação caótica em termos de vencimentos. aqui se faz, aqui se paga, e lei da vida, estamos abandonado, a deriva, Triste não
O maior delator na minha opinião e o proprio Bolsonaro…é muito estranho TODOS que o cercavam estão sendo indicioados e presos e ele continua ai numa boa, livre, leve e solto…muito estranho isso
Pois é, ainda tem otario que bate palma para ele.
Os advogados de defesa dos denunciados já dizem em off, que cada um deve pegar no mínimo 20 anos de prisão.
Fala Braga Neto!!!!!!
Tem gente que me chamou de recalcado pr tudo que falei. Aqui se faz aqui se paga. O tempo é o senhor absoluto da razão. Avisei o Bolsonaro ia ser o primeiro presidente a não se reeleger. Também avisei que o Bolsonaro parecia mais o Hugo chaves querendo se perpétuar no poder. Dizerem que o PT ia fazer isso aquilo e quem fez tudo que diziam que o PT ia fazer foi justamente a direita. Também os fatos já estavam aí muito antes mas como a direita estava no poder tudo era mais difícil de se investigar. Mas contra fatos não há argumentos e as provas estão todos aí. Também gostava e gosto muito das frases ou ditados. O pior cego não é que não enxerga e sim que tudo está na frente do nariz e mesmo assim se recusa enxergar a verdade. O tempo é o senhor absoluto da razão.