Com Braga Netto preso, bolsonaristas temem delação por militares de baixa patente

GENERAL APONTANDO O DEDO

 

General está detido desde o dia 14 por determinação do ministro Alexandre de Moraes

 

Mônica Bergamo
A possibilidade de o general Walter Braga Netto firmar um acordo de colaboração com a Polícia Federal (PF) no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de um golpe de estado no Brasil é considerada remota por integrantes do núcleo próximo de Jair Bolsonaro (PL). Há o temor, no entanto, de que a prisão dele impulsione outros militares, de mais baixa patente, a fazerem delação.

De acordo com um dos integrantes desse grupo, Braga Netto conseguiria resistir a um tempo mais longo de prisão —mas militares menos graduados poderiam enxergar a detenção prolongada do ex-comandante como uma ameaça: se até ele, que foi vice-presidente, que foi general quatro estrelas, não conseguiu escapar de uma longa temporada no cárcere, que dirá figuras de menor projeção.

O mesmo sentimento, analisam esses interlocutores de Bolsonaro, teria movido o tenente-coronel Mauro Cid a fazer delação. Entre a oportunidade de recompor a própria vida, preservando a sua família, e a lealdade ao ex-presidente, ele optou por assinar acordo com a PF.

Braga Netto foi preso no dia 14, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sob a suspeita de tentar obstruir as investigações sobre o golpe.

Um de seus atos teria sido justamente tentar descobrir o que Mauro Cid relatou e seu acordo de colaboração. Ele nega.

Na semana passada, o militar anunciou a contratação do criminalista José Luis Oliveira Lima para representá-lo. O defensor afirmou que Braga Netto não vai firmar qualquer acordo de colaboração premiada com a PF, “uma vez que não praticou nenhum ilícito”.

Disse ainda que a delação de Mauro Cid, que envolveu o general na trama golpista, é mentirosa e “pior” do que as firmadas na Operação Lava Jato.

FOLHA DE SÃO PAULO – Edição: Montedo.com

8 respostas

  1. #kidpretoslivres
    #braguinhalivre

    Qual o cardápio da ceia de Natal desse pessoal?

    Se há delação, então houve crime. Simples. As penas irão passar de 2 anos?

  2. Briga de gente grande , cada um assume â responsabiidade por seus atos. do dia 8 de Janeiro. como praça reformado, assisto na TV, o desenrolar dessa trama, que Bolsonaro, colocou os estanhos superior nessa furada. e dando aumento em mais de 40% para eles, na reestrutuação da carreira, deixando os praças, numa situação caótica em termos de vencimentos. aqui se faz, aqui se paga, e lei da vida, estamos abandonado, a deriva, Triste não

  3. O maior delator na minha opinião e o proprio Bolsonaro…é muito estranho TODOS que o cercavam estão sendo indicioados e presos e ele continua ai numa boa, livre, leve e solto…muito estranho isso

  4. Tem gente que me chamou de recalcado pr tudo que falei. Aqui se faz aqui se paga. O tempo é o senhor absoluto da razão. Avisei o Bolsonaro ia ser o primeiro presidente a não se reeleger. Também avisei que o Bolsonaro parecia mais o Hugo chaves querendo se perpétuar no poder. Dizerem que o PT ia fazer isso aquilo e quem fez tudo que diziam que o PT ia fazer foi justamente a direita. Também os fatos já estavam aí muito antes mas como a direita estava no poder tudo era mais difícil de se investigar. Mas contra fatos não há argumentos e as provas estão todos aí. Também gostava e gosto muito das frases ou ditados. O pior cego não é que não enxerga e sim que tudo está na frente do nariz e mesmo assim se recusa enxergar a verdade. O tempo é o senhor absoluto da razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo