Ministro da Defesa falou sobre o projeto, enviado pelo governo ao Congresso dentro do pacote de corte de gastos, após visitar o presidente Lula em São Paulo.
São Paulo – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta terça-feira (17), ao comentar o projeto de lei que estabelece uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria dos militares, que será uma “coisa lenta”, porque a “carreira é muito longa”, mas que os militares vão se “adaptar”.
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou mais cedo a proposta ao Congresso, que ainda precisará analisá-la. A aposentadoria militar acontece quando há a passagem da ativa para a reserva remunerada. Hoje, são necessários 35 anos de serviço às Forças Armadas, mas não há idade mínima.
“Isso vai para o plenário e depois vamos nos adaptar”, afirmou Múcio.
O projeto faz parte do pacote de corte de gastos anunciado em novembro pelo Ministério da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo o ministro, “a dificuldade de mexer com esse negócio de aposentadoria de militar é que a promoção de militar é como procissão: se parar um na frente, para tudo atrás”.
Múcio afirmou que será preciso avaliar como será feita a adequação disso para evitar o que ele chamou de “empoçamento” na carreira militar.
“Vão ter alguns postos que vão ficar empoçados em algum lugar: ou muito coronel quando não está precisando, ou muito major ou muito capitão. Isso nós vamos adequar porque tem que ser uma coisa lenta, porque a carreira é muito longa”, disse.
Ele explicou que o pedido feito por parte dos militares foi de mais prazo para evitar esse “empoçamento”, mas que o governo “preferiu precipitar” e agora eles tentarão se adaptar.
Múcio deu as declarações logo após visitar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Segundo ele, os dois chegaram a conversar sobre o projeto que trata da aposentadoria de militares e também sobre a prisão do general Walter Souza Braga Netto, no sábado (14).
O ministro afirmou que há um “constrangimento” nas Forças Armadas.
“Ele [Lula] queria saber como estava o ambiente nas Forças. Evidentemente que isso era uma coisa que já se esperava, todo mundo esperava. Há um constrangimento. Nós desejamos que todos esses que estão envolvidos respondam à Justiça”, afirmou.
E completou: “Nós não sabíamos [da prisão antecipadamente]. Na véspera, o general Tomás [Ribeiro Paiva, comandante do Exército], me telefonou às 10h e disse: ‘A Polícia Federal avisou que amanhã vão ter duas operações, em casa de dois militares – uma é no Rio e outra, em Brasília. E às 6:15 ele me telefonou dizendo na casa de quem era. Mas é necessário, precisa acabar para a gente olhar para frente e para tirar a suspeição dos inocentes. Eu digo muito que cada um entrou nisso com seus CPFs, e a gente tem que preservar o CNPJ das três Forças”.
Lula
Lula fica em São Paulo pelo menos até esta quinta (19), quando deverá passar por uma tomografia. Ele está em repouso em casa desde que teve alta do Hospital Sírio-Libanês, no domingo (15). O petista passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência de uma queda que tinha sofrido no banheiro de casa em outubro.
Segundo o ministro da Defesa, o presidente “está ótimo”. “Acho que está se movimentando até mais do que devia”, brincou.
g1 – Edição Montedo.com
25 respostas
empoçamento existe para os praças.
Enquanto Oficiais saem Aspirantes e possuem 6 (SEIS) promoções até coronel, os praças chegam 3° sargento com apenas 3 (TRÊS) promoções até subtenente.
Mas fiquem tranquilos… Logo eles ajustam o EMPOÇAMENTO deixando os praças 10/12 anos sofrendo como 3° sgt e ganhando pouco.
Já para os Of vão diluir o tempo nos últimos postos, ganhando $$$ mais é óbvio!
Quero saber do reajuste.
quanto e quando o nosso reajuste, pois dos civis é 9 por cento já em janeiro.
cria a graduação de Subten Mor, limite para praça e valoriza, com soldo digno. Termina o QAO.
QAO e pra puxa saco
Já foi dito 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026
Reajuste de tempo de serviço e das obrigações. Vai trabalhar, se é que ja fez isso alguma vez na vida, comedor de mortaderla!
Jurei morrer pela pátria se preciso for, mas não de fome, e o REAJUSTE???
Aumento só em PRIMEIRO DE ABRIL. como é um percentual enorme dá até pra comprar a bengala
Próxima pauta dos militares: Auxílio bengala
Quem está ferrado é o pessoal da lacuna, perdemos o posto acima, não deram os altos estudos e não ganhamos 8 vencimentos para reserva. O pessoal da Ativa tem altos estudos, quadro especial indo para segundo sargento e todos ganham 8 vencimentos para reserva.
“Vamos nos adaptar”.
-A mochila vai diminuir o peso.
-O coturno vai ter rodinha para realizar marcha a pé.
– Contrata empresa de vigia para tirar serviço.
Para quem nunca fez tudo isso é fácil se adaptar.
É nítida a perseguição aos de direita… Só uma pergunta: alguem viu as imagens do 08 de janeiro que sumiram e até hj ningu~em ouviu falar?
Interessante que rastreiam msn de wats zap deletada,e muitas outras coisas, mas as imagens do oito de janeiro até hj ficaram na surdina e ninguêm fala nada…
Varios inocentes condenados sem sequer terem o direito ao ampla defesa, e ninguêm fala das imagnes que certamente mudariam muita coisa que está sendo dita.
Estranho que não vemos ninguêm da esquerda preso, pelo contrário é crime prescrevendo, é anulação de condenação…
Estranho isso né ?
Não se preocupe. O pessoal destro vai nos jogar no INSS.
Você não sabe que esses “camaradas” não gostam de ‘servidores públicos’ como nos?
Discordo totalmente que quem está na ativa está sendo beneficiado a turma que está fora reformado foram para reserva com 30 anos de serviço ou seja se entraram com 18 anos vão para reserva com 48 anos .Quem está na ativa terá de ir com 55 anos e se entrou com 18 anos terão de trabalhar 37 anos .
Agora vamos lá 8 bruto para reserva e adicional e posto de 2 S. O militar da reserva se trabalhar o dia todo como Uber tira 4 mil livre por ano 48 mil x 7 anos : total de R$336.000,00 sem escala de serviço apertada , sem tirar missões , sem ouvir chefe o dia inteiro será que está tão ruim para quem está na reserva remunerada assim ???
Discordo totalmente que quem está na ativa está sendo beneficiado a turma que está fora reformado foram para reserva com 30 anos de serviço ou seja se entraram com 18 anos vão para reserva com 48 anos .Quem está na ativa terá de ir com 55 anos e se entrou com 18 anos terão de trabalhar 37 anos .
Agora vamos lá 8 bruto para reserva e adicional e posto de 2 S. O militar da reserva se trabalhar o dia todo como Uber tira 4 mil livre por ano 48 mil x 7 anos : total de R$336.000,00 sem escala de serviço apertada , sem tirar missões , sem ouvir chefe o dia inteiro será que está tão ruim para quem está na reserva remunerada assim ???
ou seja os da ativa trabalharam 7 anos a mais para que ir a 2 S e receber 8 bruto
Os da reserva deveriam dar Graças a Deus que podem fazer o que quiser , trabalhar como quiser até ter CNPJ , empresa trabalhar de Uber , e o que quiser fora creio Sub oficial da lacuna milhares de Qesa e Qes trocaria contigo os 30 anos pelos 37 anos na ativa , trocariam os 8 bruto por está na reserva e trocaria promoção os Qes de 2 S por está na reserva trabalhando do que quiserem …
Terceiro sargento vai tirar guarda até cair os dentes.
Não amigo, ficou ruim para todos. Ninguém consegue mudar o passado, mas esse governo consegue piorar o futuro dos militares.
Com o Projeto de Lei nº 4920/2024, o governo institucionalizou a apropriação dos valores recolhidos como contribuição mensal para a assistência médico-hospitalar e social, que será de 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento). Ou seja, no mínimo todos terão prejuízo remuneratório de 0,5%.
O detalhe é que os militares das forças armadas tem que pagar para terem assistência médica e hospitalar, além de contribuírem para o SUS.
Vejam a maldade desse governo, eles vão dá 4,5% de reajuste e sem seguida tiram querem tirar mais 3,5% para os fundos de saúde das Forças. Que reajuste tem nisso?
Agradeça aos seus generais kkkkkkkkkkkkk
1%. É só fazer as contas. Kkkkkk
Isso de nos sangrar so vai acabar quando acabar a PENSAO dAS FILHAS SADIAS.
Eles puxam essa lembre e enfiam outra coisa goela abaixo.
Mas esse ano a turma de 1996 é promovida. Em 5 anos, começaremos a ter generais que não possuem filhas (nascidas e a nascer) aposentadas sem terem trabalhado
Com 55 anos, literalmente, todas as pessoas do mundo (exceto as da bolsa família) estão trabalhando, mas os militares do nosso exército acham muito. Ainda bem que não corremos risco de uma guerra.
O pttc quando vai acabar? Já seria uma grande economia.
Essa mudança não altera em nada. A maioria vão para reserva acima dessa idade e ainda voltam PTTC, ficando até os dentes caírem.