A linha de defesa do general Heleno após indiciamento no inquérito do golpe: “Escanteado”

BOLSONARO, HELENO E BRAGA NETTO NA BANDEJA

 

Estratégia é mostrar que o general perdeu espaço junto a Bolsonaro, após entrada do centrão no governo
Bela Megale
Indiciado no inquérito do golpe com Jair Bolsonaro e mais 35 pessoas, o general da reserva Augusto Heleno vai apostar na tese de que já estava escanteado pelo ex-presidente quando o plano de ruptura institucional passou a ser gestado.

Militares próximos a Heleno relatam que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) traçou a estratégia de mostrar que teria perdido espaço junto a Bolsonaro, após a entrada de políticos do centrão no governo, em 2021. O argumento é que a paródia “se gritar pega centrão, não fica um, meu irmão”, feita pelo militar, teria deixado Heleno sem clima para permanecer com trânsito na alta cúpula do Palácio do Planalto.

Fontes ligadas ao general relatam que o foco é apontar que ele não teria participado de processos decisórios envolvendo o plano de golpe. Um dos pontos que a defesa de Heleno pretende destacar é que ele não esteve presente nas reuniões no Palácio da Alvorada convocadas por Bolsonaro, após a derrota para Lula. Entre essas agendas está o encontro que o então presidente teve com comandantes das Forças Armadas, para debater uma minuta golpista.

O relatório final da Polícia Federal, porém, afirma que Heleno atuou de “forma destacada” no planejamento e na execução de ações para “desacreditar o processo eleitoral brasileiro e subverter o regime democrático”. Entre as provas trazidas pela PF, há anotações de próprio punho atribuídas ao general, sugerindo estratégias para não cumprir decisões judiciais. Uma agenda de Heleno também continha orientações manuscritas de ataques à credibilidade das urnas eletrônicas.

A PF ainda aponta que o grupo golpista planejava criar um “gabinete de gestão de crise” comandado por Heleno e o general e ex-ministro Walter Braga Netto. O plano era que o suposto gabinete fosse integrado quase totalmente por militares, depois que o golpe fosse consumado com a prisão ou execução do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O GLOBO – Edição: Montedo.com

22 respostas

  1. Escanteado, após se revelar um assessor fiel, recentemente traído pelo falso “Meçias” (totalmente previsível) e agora, denunciado. O saudoso Gen Ernesto Geisel havia alertado sobre a má conduta do capitão alçado, reformado, baixo nível, que se converteu num político de quinta categoria.

  2. Essa é pior que a do soldado que chegou atrasado para o serviço e falou que o furou o pneu do trem. Pois se eu não me engano, tem uma entrevista dele falando da importância do centrão para a gobernabilidade.

    1. Tudo porque ela deu uma Defecada no banheiro do STF e não deu descarga e depois sentou na cadeira do Xandão seu usar papel higiênico quer crime mais vil que esse? 🤣

      1. Essa véia formaria um belo par com o véi da Havan, que se afastou do falso “meçias” logo após a derrota no segundo turno, porque não é bobo, quer distancia de rabo de foguete! 😂😂😂

  3. Bela Megale ? Esse é o GOPI q não deu certo p causa do taxista? Ou é aquele GOPI levado a frente por velhinhas armadas de pau e bíblias?? Eh tanto GOPI q me perco!

  4. Esses generais, assim como o falso Meçias Bolsotrevas, uma vez apertados, mentem, são dissimulados e dão o golpe, no mais puro estilo “soldado de terceira baixa”. Esse é o padrão rasteiro dos “chefes militares” atuais: covardes, sem ética, sem moral, sem responsabilidades e sem patriotismo.

  5. e ainda vejo milicos falando que não houve um plano de golpe. kkk

    se ja tem general delatando e outro de greeea psicológica chorando.

    bolaram um plano mal sucedido que o CID delatou geral

    1. O Cel Cid, merece se parabenizado pelas pessoas de bem deste país, por falar a verdade, colocando na berlinda o maior mentiroso que já passou pelo palácio do Planalto. Mentiroso e mal intencionado.

  6. Não assume nada.

    A sua posição privilegiada dentro da estrutura de inteligência do governo não permite que finja que não sabia de nada. Essa atitude covarde representa uma vergonha dentro da classe militar.

    Cabe uma reflexão. Como se sabe, ele era ZERO UM nos cursos e chegou a General. Então, questiona-se, o “melhor” do exército é isso? Lamentável.

    Para o bem das FFAA, ele deve cumprir um tempo de prisão para, no mínimo, servir de exemplo para os que acham que podem tudo e, depois, sair sem pagar nada.

  7. Não existe honra nesses meliantes de alta patente. Quando estavam tilintantes no poder nada os freava, agora é culpa de um, culpa do outro e ninguém tem culpa de nada.

  8. E pensar que eu passei quase 12 anos, ouvindo essas lorotas desses Generais/Coronéis, em forma, no meio de um sol escaldante.

    Ainda está faltando gente nessa relação, como um certo Coronel valentão, que eu servi há alguns anos atrás em Tabatinga. Deve está se escondendo, que nem um verme acoado.

    Quando estão sendo indiciados pela Polícia Federal, gemem que nem um gatinho indefeso.

    AD SUMUS .

  9. Interessante sua pergunta. Foge totalmente do assunto e tenta emplacar o mantra dos sem caráter. Uns estão cegos pela falta de instrução; outros cegos pelos próprios interesses; outros ainda, sem coragem de voltar, por ter pego o caminho errado, tentar o certo, o correto, o ético, o moral, o patriótico, independente de escolhas Ideológicas e falsos ídolos, então defendem o indefensável, ajudam o irrecuperável, encontram argumentos pífios e mantém bem gordos seus algozes, acham certo e bonito serem crápulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo