Parte dos militares acredita que medidas seriam retaliação ao envolvimento de fardados no plano de golpe de Estado
Bela Megale
Integrantes do governo avaliam que a relação entre Lula e os militares voltou a retroceder. Alguns ministros chegam a dizer que revivem hoje um ambiente similar ao dos ataques golpistas de 8 de janeiro, quando o clima entre o governo e a caserna azedou fortemente.
Tanto para auxiliares de Lula quanto para membros da cúpula militar, a inclusão das Forças Armadas no pacote de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o principal foco de tensão. Boa parte dos militares considera que a medida seria uma espécie de retaliação devido às revelações da Polícia Federal sobre o envolvimento de fardados no plano de golpe de Estado, que previa até o assassinato de Lula, Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Essa hipótese é fortemente rechaçada por integrantes da equipe econômica do governo, que apontam que, assim como em outras áreas, a aposentadoria dos militares precisa passar por reajustes. A medida que afeta as Forças ocorre por meio do estabelecimento de uma idade mínima de 55 anos para que possam ir para a reserva, com um período de transição até 2032.
A mudança na previdência gerou reações, como um vídeo feito pela Marinha questionando “privilégios” e com mensagem para Haddad, conforme informou a coluna. O presidente Lula soube do material e não gostou do que viu.
Mas a fervura na relação também tem outros fatores. Desde que a PF prendeu quatro militares, em 19 de novembro, envolvidos num plano de assassinar o presidente, o caldo, de fato, voltou a entornar. Outro ponto foi o episódio com o coronel da reserva Anderson Freire Barboza, diretor de um curso na Escola Superior de Guerra (ESG). Ele disse que as eleições de 2022 “foram roubadas sob a liderança de Alexandre de Moraes” e chamou Lula de “ladrão”, num grupo de WhatsApp com cerca de cem pessoas. Pouco depois, foi exonerado pelo Ministério da Defesa.
Por fim, veio o indiciamento feito pela PF de 25 militares, sendo sete generais, colocado Jair Bolsonaro como peça central no plano de ruptura institucional.
O GLOBO – Edição: Montedo.com
23 respostas
Azedou? Já estragou faz tempo. A cada dia um soco na cara dos ativos, inativos e pensionistas. Responsabilizam a tropa pelo envolvimento político dos Oficiais Generais e no final sobra para as praças, com arrouxo nos salários. Sinceramente, fomos abandonados. Aquela história que ” não ficará ninguém para trás” já nasceu morta.
Concordo em parte.
A “categoria” a que se refere é hoje composta por mais ou menos 250.000 homens e mulheres.
Aqueles que tentaram “matar” o Presidente, como você aí escreveu, se resumem a menos de 4 dezenas de militares. Prova disso é que temos apenas quatro presos e mais uns dois ou três em medidas cautelares.
Ou seja, não se pode depositar a culpa de uns 30 em mais de 250.000 pessoas que nesse período do “golpe” estavam cumprindo com seus deveres nos diversos quarteis do país.
Por que então não “foram”?
Sabe por que nunca o cachaça teve uma boa relação com os militares???
Por que NUNCA…repito…NUNCA nos tratou com decência!!!
Essa Historinha De Bolsonaro é a causa disso é mimimi…
Se tivesse feito como os Governadores Dos Estados e tivessem valorizado a tropa….tratado da mesma forma que tratou os civis….não estaríamos nessa situação!!!
A Polarização só aumenta…tudo muito sério!!
Você É doido???
Melhor….deve ser canhoto infiltrado criando narrativas!!!
Pára desse joguinho de jogar as FFAA contra o governo e a população!!
O Laranjão tá vindo e a batata de vocês está assando!!!
Quando Trump socar 100% de taxas em cima do Brasil e o bixo pegar vocês vão ter que correr pro colo da milicada que já está p#ta da cara com vocês!!!
Não é retaliação.
É tratamento adequado.
Tu é muito idiota
A opinião dos militares que não gostam do molusco, dentre os quais me incluo, não mudou por causa da eleição, a primeira parte da opinião do Cel exonerado da ESG eu não concordo nem discordo porque não tive acesso as urnas eletrônicas, agora a afirmação dele sobre o atual mandatário da Nação eu concordo em gênero, número e grau
“Relação de Lula e militares volta à estaca zero, avaliam integrantes do governo
Parte dos militares acredita que medidas seriam retaliação ao envolvimento de fardados no plano de golpe de Estado”
Narrativas, ilações, arranjos e conchavos.
Ledo engano.
O mesmíssimo dna desde o sindicato dos metalúrgicos.
busquem e tentem ler os históricos de cada um, inclusive do comandante daniel.
A culpa é da anistia de 1979, do Golbery do Couto e Silva e do chefe da PF, Romeu Tuma, diretor geral do órgão a partir de 1985.
Milico desmotivado, amigo va trabalhar. Trabalho e ganho muito.mais que do EB (ST R/1). Pena que ainda sou obrigado a pagar Fusex sem utilizar.
Você poderia estar pagando 13,5% de previdência sem o fusex! Ou você acha que seria diferente disso? Abra essa cabeça! Fico imaginando a gente sem o fusex, aí que estaríamos na merda mesmo!
Os fatos, desde 2013, com o inicio das grandes manifestações, não corroboram nenhum golpe de estado. Quem quer matar atira na cara, como os ladrões de celular fazem com pessoas desarmados ou como fizeram em 1981 com Anwar Sadat, sempre na covardia. Golpe de Estado não pressupõe assassinato mas deposição do governo de plantão, como em 1889 na deposição impensada do Império do Brasil, ou seja pelo povo, como fizeram com Mussolini, ou pelas FAs como houve recentemente no Egito. Não se esqueça de que, no dia em que Bolsonaro recebeu a facada, até hoje arquivada pela PF, a PF “esqueceu” os coletes balísticos. Semelhante ao ocorrido com o Trump onde as forças de segurança foram alertadas do “homem no telhado” e não fizeram nada para tirá-lo de lá, mas eis que já estava na mira de um sniper. Morreria o Trump e em seguida o “homem do telhado”, sem rastros, sem investigação, apenas “um lobo solitário”, seria a conclusão do plano.
correto
Lula é experto, deu 4,5% de reajuste e aumentou em 3,5 o desconto hospitalar…rsssssss. pega seus 1,5% bando de puxa saco de condenado a 17 anos. A verdade é que se as eleições não tivessem sidos dirigidas e controladas a favor do condenado, nada disso estaria acontecendo. Brasil virou bostil.
Retaliação?! Eu acho é pouco, A “RATARIA ” FOI QUEM APROVOU A 13 954, PRENDA-OS EM UM CALABOUÇO E JOGUEM A CHAVE FORA,Bolsonaro e seus generais na papuda, sem anistia, Fiz o L e farei o L Novamente Em 26😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
H U M I L H A Ç Ã O – H U M I L H A Ç Ã O e ainda insistem em chamar capitaes, tenentes, sgts, cabos e soldados de militares.
Militares são os generais e suas benesses, hoje e sempre. Sempre com o pau na mão mijando nos demais.
Infelizmente temos muitos milicos da Reserva e familiares que votaram no “Lule” achando que ele ia dar promoção a SO/ST, aumento salarial, etc. Agora que viram que não vão ganhar nada e ainda vão ser descontados em 3,5 de Fundo de saúde ficam reclamando do Bolsonaro. Ainda não está confirmado os 4,5% em 2025. Talvez seja apenas o desconto….Como dizia um coitado que falava muito e desapareceu da mídia: “O tempo é o senhor absoluto da razão”. Não reclama do “Lule” não, ele cumpriu tudo o que prometeu..
“Infelizmente temos muitos milicos da Reserva e familiares que votaram no “Lule” achando que ele ia dar promoção a SO/ST, aumento salarial, etc.”
Pessoal imediatista. Será que esperavam Bolsonaro resolver todos os problemas do Brasil em 4 anos, com Congresso Nacional, STF, PF, Agencias Reguladoras, MPF, mídias podres e golpistas, etc… todo mundo querendo mandar?
Nos estamos ferrados por nós mesmos. Agora tiraram o auxilio funeral de dependentes. Minha mãe era dependente econômica. Faleceu e fui informado que quem ganha até RS 0,16 centavos tem direito ao aux funeral. Foi o Lula que mandou tirar ou foram os nossos iluminados chefes.
O cara tem que ser muito burro para acreditar nessa fantasia de que seria dado um golpe de estado no Brasil. E mais burro ainda em pensar que realmente alguém iria matar o ladrão de nove dedos. PQP…….
Kkkkkkkk, tudo brincadeirinha, eles adoram brincar, dia 8 de janeiro foi um dia especial, como se divertiram! 😊
Para mim, nunca saiu da estaca zero… 0%