Bolsonaro diz ter discutido “hipóteses” com chefes das Forças Armadas

Jair Bolsonaro e o ex-comandante do Exército, o general Freire Gomes — Foto: Cristiano Mariz

 

O ex-presidente está entre os 37 indiciados pela Polícia Federal em investigação sobre uma trama para decretar golpe de Estado
Mateus Salomão
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu ter discutido com comandantes das Forças Armadas “hipóteses” relacionadas a estado de sítio, estado de defesa e garantia da lei e da ordem (GLO). A declaração ocorreu em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira (6/12).

“Se você ler o inquérito, em nenhum momento [Freire Gomes, comandante do Exército] fala em golpe. Quem fala em golpe é a Polícia Federal. O que o comandante do Exército disse é o seguinte, foram conversar hipóteses sobre sítio, defesa e GLO”, afirmou Bolsonaro.

“Nas quatro linha está o estado de sítio, está [o estado de] defesa, está a GLO, está a intervenção federal”, disse na entrevista. “Foi conversado sobre possibilidades dentro das quatro linhas”, complementou.

Na entrevista, Bolsonaro criticou o ministro Alexandre de Moraes e repetiu críticas à presidência dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente também negou ciência sobre qualquer plano para matar autoridades.

As investigações apontam que Bolsonaro apresentou, pessoalmente, uma minuta de decreto golpista aos comandantes do Exército e da Aeronáutica, além do Ministro da Defesa, em 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada.

Em um relatório de mais de 880 páginas, a PF narrou detalhes de uma trama golpista que teria ocorrido nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro, em 2022, e decidiu pelo indiciamento de 37 envolvidos, entre os quais o próprio ex-presidente.

Bolsonaro e outras 36 pessoas foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A trama, que tinha como objetivo impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), supostamente envolvia planos de assassinatos contra o atual presidente do Brasil, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O texto final com o resultado das investigações foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, o procurador Paulo Gonet avaliará o material e decidirá se oferece denúncia.
METRÓPOLES

12 respostas

  1. “Quatro linhas”, “estado de sítio”.

    O ParMito deveria ficar em silêncio nesse momento, assim facilitava o trabalho da sua defesa.

    Discutir estado de sítio para que “cara pálida”?

    O país estava em comoção nacional? As Instituições estavam sendo atacadas?

    Em verdade, lembrando daquele ano de 2022, você e seu grupo é que estava atacando as Instituições.

    Estado de Sítio para que?

    Por que você sabia que ia perder as eleições para o Barba? Por que a “quadrilha” ia voltar?

    Vocé foi o maior responsável pela volta do “quadrilhão” e seu chefe-mor.

    Tivesse, no Governo, serenidade para saber responder às pressões da imprensa, não tivesse se empenhado em proteger as lambanças dos seus filhos, tivesse demonstrado logo no início de março de 2020 preocupações sobre a covid e colocado o governo para combater esse virus e minorar as dores dos pacientes – ao invés de fazer proselitismo de tratamento duvidoso e desdenhar da primeira vacina desenvolvida em São Paulo porque era “do joão Dória”, seu adversário – você bem poderia ter sido reeleito com uma boa folga.

    Agora, assuma as consequências dos seus atos.

    1. Prezado, não se esqueça de que as vacinas foram adquiridas depois da aprovação do FDA e da ANVISA 15 dias depois de aprovadas. Não se esqueça também de que aqui foi pago R$ 20 mil aos hospitais por cada morto por covid e nos EUA foram U$D 16 mil. Não se esqueça também de que o fabricante da vacina do João Dória já declarou que elas não serviam prá nada. Não se esqueça de que a China foi a grande beneficiada com tudo isso vendendo máscaras e respiradores que, no caso do Consorcio do Nordeste, R$ 40 milhões em equipamentos nunca foram entregues. Não se esqueça de ir ao site da ANVISA e ler todos os efeitos colaterais dessas vacinas para não ser pego de surpresa. E não se esueça de que, na Venezuela, com boletins de urnas com votos impressos, venceu o opositor do Maduro que se opõe a entregar o governo. Já na Argentina, Uruguai e Paraguai, nem te falo.

      1. Que loucura e essa? Pássaro o período da pandemia ainda nesse discurso maluco? Pelo amor de Deus! Mais um que vai ao Congresso bozonarista.

      2. Não se deve perder tempo em discussões com os bolsominions, mesmos que haja argumentos baseados em fatos. Digo isso em experiência pessoal.

        Essa gente não quer nem saber, leem no whatsapp da sua bolha e vira verdade. Fica a verdade dos fatos contra a “verdade” do que publicam nessas porcarias. Perda de tempo.

        A conduta correta é colocá-los frente-a-frente com a justiça quando passarem dos limites, é só o que resta a fazer.

        1. E quais são teus argumentos? Condenar o Whatsapp? É essa tua fonte de contra argumentação? Ou a Globo? “Colocá-los frente-a-frente com a justiça”… bem típico daqueles vigilantes dos guetos de Varsóvia.

  2. Para você, bozóide de carteirinha, aquele que prestou continência para pneus em chama, chamando ET, acampou em frente aos quartéis, cometeu atentados, participou da tentativa de golpe, defendeu a cloroquina e ivermectina contra a vacina anticovid, é contra o Programa Nacional de Imunização, atribui a toda a Chaga do país ao Comunismo e Socialismo e acredita que ainda exista isso e que são sinônimos, tem o seu líder como santo e acima da moral mortal e celestial, dentre outras, participe do Congresso Brasil Conservador nos dias 14 a 16 DEZ. Tenho a certeza que será muito educativo, você sairá ainda com mais convicção de que tudo que foi atribuído a seu chefe, pelas diversas investigações policiais, são mentiras e que são perseguições políticas.

  3. Eu, sinceramente acredito que o mitoooo jamais quis um golpe para se perpetuar no poder.
    Também acredito em chapéuzinho vermelho, lobo mau, curupira kkkkkkkkkkk!
    Bolsonaro, como mitoooo e verdadeiro líder jamais vai transferir para os subordinados os seus crimes! Kkkkkkkkkkk!
    Dizem que águia não voa com urubu!
    Então tudo como tem que ser: os urubus serão também responsabilizados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo