Marinha decidiu que precisava ser mais incisiva, para mostrar as obrigações da profissão, avaliam militares do Exército e Aeronáutica
Bela Megale
Integrantes da cúpula da Aeronáutica e do Exército viram o vídeo da Marinha, que traz críticas ao pacote de corte de gastos de Fernando Haddad, como um “desabafo”. Eles consideram que a mensagem poderia ter sido mais “suave”, mas admitem que o público interno aprovou o tom da gravação.
Integrantes da cúpula da Aeronáutica e do Exército interpretaram o vídeo como um material que destaca a profissão dos militares “de maneira mais direta”. Na avaliação de membros das duas Forças ouvidos pela coluna, a Marinha decidiu que precisava ser mais incisiva, para mostrar as obrigações da profissão.
No domingo, a Marinha divulgou um vídeo nas redes sociais com imagens de integrantes das Forças Armadas em treinamentos, enquanto civis aproveitavam momentos de lazer. No fim, a gravação é encerrada com uma militar questionando: “Privilégios? Vem pra Marinha”.
O foco da mensagem era questionar o corte de gastos que atingirá os militares quando forem para reserva. A aposentadoria nas Forças Armadas é considerada, internamente, um dos poucos atrativos para trazer novos membros. O pacote do Ministério da Fazenda estabelece a idade mínima de 55 anos para que militares possam ir para a reserva. No plano negociado entre a Fazenda e a Defesa, a transição para que essa regra passe a valer será até 2032.
A gravação da Marinha gerou reações negativas, como a da presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. Ela classificou o vídeo como “grave erro” e apontou que o ex-comandante da Força, Almir Garnier Santos, foi um dos indiciados pela Polícia Federal, por tentativa de golpe de Estado.
51 respostas
A Marinha peitou sozinha. Por isso, não houve avanços na proposta.
Não houve avanços porque o vídeo é infantil. Passa a impressão que os civis são vagabundos.
O paisano não tem a mínima idéia de como é na vida militar. Não sabe o que é uma escala 2×1 rodando quarto noturno e cumprindo expediente sem descanso, a carga horária semanal pode ultrapassar 100h, sem horas extras, nem adicional noturno e nem outro benefício que se observa no CLT ou outro concurso civil. Condição análoga a escravidão. Só quem está lá dentro sabe como é. Quem está fora só sabe falar do que nunca viveu.
Fiquei mais de 20 anos.
Sei perfeitamente como é.
Na verdade, vocês gostam de fazer drama.
Creiam, ser celetista é muito pior!
Você ficou 20 anos como oficial ou praça? Porque aí já diz muita coisa, se ficou 20 como praça, vc sabe o sofrimento que é!
20 anos, e não aprendeu nada !
Perai, como ficou só 20 anos?
Explica aí como conseguiu isso?
Deve ter sido demitido esse incompentente
Aprendi muito!
Talvez que não tenha aprendido nada seja os que se submeteram a permanecer acomodados com TFM
formaturas, esperando transferências e férias.
Com certeza foi oficial ,por isso não sentiu nada !
Prova que vc ficou seu hipócrita a vida de praça é um a desgraça é só sofrimento, oficial pisando em cima do praça 24hs
Muito pelo contrário. Fui militar mais de 15 anos e hj sou servidor federal. Não tem comparação a exigência profissional entre um e outro. O EB é uma mãe, só enrolação e embuste.
Perfeito!
Militares não fazem noção das responsabilidades de um cargo público civil federal.
O fato de trabalhar eventualmente depois do expediente ou ficarem sob sol e chuva não agrega profissionalmente nada, só sofrimento.
Resistência e resiliência podem ser adquiridas aqui fora por meio de treinamento físico, esportes, etc.
Exemplo disso são os kids preSos. Tem resistência física, mas estão em vias de se entregar. Imagine numa guerra.
A vida civil é muito melhor. Aprendi muito na caserna, mas aqui fora o aprendizado não se compara.
Papo furado! Metade do judiciário até hoje nem voltou do home office da pandemia. Exigência é vc sair um serviço de guarda e já engrenar em outra boca podre. Entre vc e o tal do “Eu” não sei qual tenta enganar mais.
E desde quando serviço de guarda é serviço de verdade?
Qual boca podre? Organizar formatuea?
Só de chamar seu trabalho de boca podre já demonstra seu profissionalismo.
Que a reforma venha rasgando. Selva!
Papo furado.
Tenho parentes e amigos dentro do serviço público, federal, estadual e municipal.
Vcs não trabalham.
Acompanhei três anos de RFFSA, o pessoal não trabalhava mesmo. Correios, BB, Caixa, secretárias, fóruns… Os processos não andam, o serviço não sai. Fazem greve, tem benefícios mil. Alguns fazem salão e academia na hora do trabalho. Vem falar de embromação. Vejam as estatais ferradas sem dar lucro.
Tenho acompanhado direto. Aquele servidor que quer trabalhar e deixado de lado e chamado de puxa saco . Veja uma tramitação de serviço no banco público e no privado. Judiciário, então, nem se fala.
Fui militar do EB por quase 15 anos e posso dizer: as FA brasileiras são uma mãe para os indolentes e um fardo pesado para os responsáveis e dedicados. Dito isso, estou agora na iniciativa privada, fora do Brasil, e posso afirmar com toda a certeza que aqui o “bicho pega” (por exemplo, teve uma ocasião em 2023 em que eu me preparei para uma possível demissão devido a corte de orçamento, o que acabou não ocorrendo), mas pelo menos eu não tenho mais que ficar me mudando com toda a minha família a cada dois anos (coisa que nós nunca gostamos) nem tenho que tirar serviço de oficial de dia, superior de dia, fiscal de dia, babá de dia, etc.
Desculpa a minha ignorância, mas como um R2 pode ter ficado 15 anos na força? Se o contrato é de 8 se foi praça engajado vc subtrai o período de serviço, explicando serviu como cabo até 3 anos e passou a OTT (oficial técnico temporário) o tempo de serviço é 8 menos 3, ou soldado EV (efetivo variável) 8 menos 1.3 enfim vc é o cap Pinóquio
Sou da turma de intendência de 2011 da AMAN. R2 simplesmente quer dizer reserva não-remunerada, que é a minha situação atual. Em momento algum eu disse que havia sido oficial temporário ou algo do tipo.
Falou tudo, exatamente serviço escravo, uma lei antiga onde não ampara nada, então falou corretamente “ SERVIÇO ESCRAVO” uma carga horária dessa.
A outra interpretação diz que a vida militar é árdua e cheia de sacrifícios, inclusive com o sacrifício da própria vida. Cada um faz a leitura que lhe convier.
Será por isso que os kids preSos virarão delatores? Sacrifício da vida?
Cada um vê pelo viés que lhe convém.
Eu achei o vídeo excelente.
Obrigado pelo seu serviço!
E são mesmo!!!
Negativo não passa essa impressão , a mídia está tentando passar essa visão , mas o que eu vejo são profissionais que abdicam de estar em festas , viagens e etc para estar em missões ,treinamentos serviços extras para garantir a integridade da nossa pátria ,que muitos ali começam a trabalhar muito cedo, não acho justo trabalhar, mais de 35 anos se na previdência do Brasil são 35 anos para se aposentar e quando se aposentam param de descontar e o militar descontar previdência até sua morte , e os políticos nem se fala em privilégios , a população brasileira tem que acordar !!!
Concordo em partes. Teriam que mostrar também imagens do congresso. Mostrar todos os benefícios que eles possuem as custas do povo, e muito mais…
Agora cadê seus chefes?
Verdade. Teve brio e coragem. Mas sem apoio perdeu força.
Socorro hélio negão, tão querendo prejudicar seus eleitores os pracinhas conta com o senhor.
quem é Hélio? Onde ele vive? O que come? O que faz?
Nem o globo repórter tem resposta.
Excelente vídeo
Daqui uns 4 meses sai um informex
“ Ninguém pode ver e compreender nos outros aquilo que não vivenciou “ . O sonho dos civis é ver os milicos na fila INSS e com salário mínimo . As portões dos quartéis estão abertos a todos os brasileiros que tenham vontade , competência, saúde física e mental , garra , determinação e vontade de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida . Resumindo , antes de sair correndo para receber os “ privilégios “ da vida militar , lembre – se que você terá que dizer e provar o que pode fazer pela Pátria, e não o que ela pode fazer por você.
Frase de efeito cultivada na bolha verde-oliva.
Nem os Forças Especiais estão disponíveis para isso, tanto que serão delatores pra sair da cadeia. Imaginem se fosse numa prisão em território inimigo.
Civis tem todos esses atributos, menos a bobagem de sacrificar a própria vida por causa das escolhas dos outros.
Civil não sonha em ver militar na miséria. O civil quer que trabalham sério, fazendo exercícios de qualidade, ações cívico-sociais e principalmente compreendendo seu lugar na sociedade, como qualquer trabalhador.
Seus comentários são dignos da birra de uma criança de 7 anos, que não ganhou o brinquedo que queria dos pais. Fique sabendo que nada disso vai pra frente. Espero que um dia você se envergonhe e pare de mentir assim.
Parabéns pelas palavras
1° Sgt. Folga 7. Baita privilégio.
Só pelo equivoco inicial ao dizer que a Pensão Militar é recolhida com base somente no soldo, já dá para perceber que é apenas mais um leitor de manchetes de jornais. Estuda um pouco mais antes de sair falando o que não sabe.
Todos os descontos são em cima do bruto, recebe 8 vezes par ir para a reserva, mas é porque não tem FGTS, vai procurar se informar melhor .
O imbecil o vídeo não diz que civil é vagabundos, que fala isso é a presidente do PT. Ele mostra na realidade como é a vida e a rotina dos militares, porque vcs só acreditam que as mídias falam, pois não sabem nada da realidade. Porquê elas não falam que o judiciário é o Legislativo cada um deles gastam bilhões por ano superando as forças Armadas por causa de suas regalias e sabemos que no STF é indicação, CÂMARA E
SENADO é o povo que empregou todos eles, sem fazer um concurso público ganhando absurdos a custa do povo brasileiro
Quem não concorre escala de serviço é uma beleza. Tenho pena do pessoal do corpo da guarda, sei como funciona o ego de muito milico fraco, despreparado, vaidoso que se acha grande coisa, ele próprio se enganando. É preciso evoluir nesse quesito, acho que tem coisas do tempo da Idade Média, só faz perder tempo e gerar ressentimentos.
Ao comentarista de pseudônimo Eu disse 22:20. Cara não adianta vc ficar revoltadinho com as FA em especial a força a qual vc disse q serviu por 20 anos. Eu fiz academia, me formei oficial na academia e no curso onde se mais desliga cadetes! Esperei o tempo de permanência mínimo e sai e não sou revoltadinho com as FA e muito menos com a força a qual eu servi amigo. Eu crítico e pondero aqui no blog na seção de comentários pra cara%$@ mas não sou revoltado e muito menos escarro no prato q eu comi pq se eu sou o q sou hj e tenho o patrimônio q muito oficial general não tem eu agradeço aos meus professores e mestres da minha academia! Pq sem eles eu não estaria onde estou e não seria o q eu sou. Uma pergunta, se vc é tão revoltado com as FA e com sua ex-força, o q vc está fazendo aqui e torcendo para ver seus ex-irmãos e irmãs de força se lascarem na fila do INSS?!…
Amigo, eu tomei trote, fui humilhado, pegaram no meu pé assim como a maioria de todo paisano q ingressa nas FA e forças auxiliares (PM e BM) e nem por isso eu quero o mau para as FA, forças auxiliares e meus colegas de turma e colegas de trabalho. Tinha cara q não deveria estar usando divisa e nem “estrela” no ombro mas a maioria q conheci, convivi e trabalhei eram muito bons, pessoas honradas de verdade. Acredito q onde vc está também deva ter um ou outro q não gosta de trabalhar e vive dando o golpe e peruando.
Ei você militar, por que aceitou entrar? Todo mundo sabe que na carreira militar ninguém fica rico. Está insatisfeito? Faz uma faculdade, atualiza o currículo e procura um emprego novo na iniciativa privada. Parem de mimimi.
Não tô nem aí para a Gleisi Hoffman, mas esse vídeo foi uma piada pronta, qualquer cidadão, desde o mais humilde ao mais abastado vai entender o mote do filme patético. Não caiu bem isso aí sair justamente no momento do corte. Poderia muito bem somente colocar as atribuições das FFAA e ainda falar a verdade das verdades como o serviço escravo da MB com a escala 2×1, cumprindo expediente após, isso ela não mostrou. Mostrar a realidade da Praça e dos oficiais a bordo, isso também não mostrou, mostrou uma teatralidade de péssimo gosto contrapondo a vida do civil em suas folgas, como também militares não tivessem momentos lúdicos.
Aceita que dói menos. Você vive aqui no Blog falando mal das forças armadas, puro recalque. Não adianta torcer pelo pior, você não é ninguém, apenas um frustrado que sente pena de si a acredita que alguém se importa.
Ninguém deu a mínima para você enquanto estava na ativa, depois que saiu então é que sua opinião vale menos e, sua existência, sequer é percebida por quem conviveu com você durante seu suposto serviço militar, na verdade um desserviço.
E sua opinião, vazia apenas, prefere falar mal dos outros a tratar sobre o que eu escrevi. Continue no imenso vazio de sua mediocridade. Passar bem.
Nós também o temos. O vídeo da MB foi um tiro no pé, uma espécie de operação punhal verde e amarelo, explico: Quem trabalha duro mesmo são as Praças, isso é fato. Então a MB faz um vídeo com as Praças em ação, ao mesmo tempo que coloca os civis como privilegiados. Acontece que a imprensa não é boba, tem o verdadeiro “Altos Estudos” e vai a campo procurar, não como vivem os atores do vídeo, mas sim os idealizadores. Então encontrarão salários acima do teto; serviço no exterior bem remunerado; casas, apartamentos e mansões praticamente de graça; aquele clube maravilhoso com funcionários da tropa; auxílios diversos; carros; aquele cardápio gourmet; entre outros.
Então a comparação não será com o Fuzileiro
Naval Operacional, nem com o Marinheiro, o Sargento, será com o Comando, daí a estratégia equivocada.
Anônimo 5 de dezembro de 2024 às 10:14, voce foi cirúrgico e o problema é que muitos neste blog não percebem que na hora de fazer vídeo dizendo que ” não temos privilégios” os caras botam só os praças ralando, mas nós praças sabemos que oficiais possuem sim privilégios, como os que você muito bem enumerou em seu comentário, e que precisam sim ser revistos e cortados. Na parte ruim lembram dos praças e na hora de ajudar os praças esquecem que existimos, então corte neles tbm, sem pena nenhuma.
Um aviso aos revoltados com os militares. Todo ano abrem concurso para Oficiais e Sgt das FFAA, por isso, todos estão convidados a se inscreverem e curtir os “privilégios” com a gente.
Excelente vídeo da Marinha, enquanto as outras formas se calaram, o problema hoje é que infelizmente alguns ainda ficam dando credibilidade a essa Impresa podre que está cheia de dinheiro no bolso. Indignado com os covardes e sem caráter, Deus está observando tudo uma hora a conta vem, infelizmente a descendência desses que perderam a razão das coisas irão pagar pela covardia em defender o que certo. Parabéns Marinha do Brasil pela sua iniciativa porque hoje a imprensa e alguns desenformados não sabe que tem familiares de militares passando por necessidades por causa do orgulho e a tentativa de desmoralizar as forças armadas e a culpa é de quem fica calado medo do xandão que está cometendo crime prendendo e até maltratando pessoas inocentes, falta culhão para dar um basta nessas arbitrariedades.
Eu sempre tive vontade de servir o meu país, não me deram oportunidades, mesmo com mais de 45 anos gostaria muito de ter uma oportunidade de prestar serviço militar temporário na aeronáutica, seria um sonho.
Hélio negão é tão moita que não conseguiu nem ser indiciado pela PF, não fez nada no congresso e nem sequer pelo Bozonaro.
Parabéns à marinha! Enquanto Fab e Eb estão não moita, com os cmts com medo de desagradar o chefe, a marinha deu a cara à tapa.