O pouco conhecimento da história e a leviandade com que se assume narrativas deformadas conduzem à ignorância ou à má-fé
Aristóteles Drummond
Nesse capítulo revanchista que vivemos, surgiu agora a ressentida alegação de que vantagens proporcionadas a militares seriam responsáveis por gastos dispensáveis na Previdência Social. Os militares não estão inseridos na Previdência Social, e sim no orçamento do Estado, que lhe paga aposentadorias como a todos os funcionários púbicos estatutários. E mais, a proteção a filhas solteiras citada foi abolida em 2001, quando o governo FHC deu início a esse festival de preconceitos e revanchismo, por um lado, e o premiar militantes da luta armada e seus herdeiros com gordas indenizações e pensões, por outro.
Tivessem um mínimo de correção no trato com uma categoria de servidores já muito reduzida em vencimentos e vantagens na comparação com os praticados no Judiciário e Legislativo, em que abundam salários superiores aos pagos aos oficiais generais das três armas, saberiam que muitas perdas foram impostas no regime militar, logo no primeiro governo revolucionário.
O Presidente Castelo Branco, atendeu a uma reivindicação das esquerdas ao retirar a inelegibilidade de sargentos e instituiu prazo de dois anos para afastamento de militar em funções civis, quando retornaria ao serviço ativo ou, se atendesse à legislação, pedisse passagem para a reserva. Militar da ativa teve proibido o direito a disputar mandato eletivo. E mais, acabou com a patente de marechal atribuída quando da passagem para a reserva aos que atingissem o topo da carreira. e a promoção automática nas demais patentes. Também limitou a 12 anos o tempo de oficiais superiores – almirantes, generais e brigadeiros – na ativa.
Outra deformação é o tratamento de “ditadura” ao período autoritário de tutela militar que o país viveu de 64 a 85. Chamar de ditadura é um ultraje à classe política que referendou escolhas de presidentes e duas constituições, as eleições que os elegeram para o Congresso Nacional.
A democracia pede respeito à história e à verdade. Não se constrói uma sociedade fraterna e progressista sem respeito a direitos com segurança, desenvolvimento e o reconhecimento aos atores que ajudaram a formar o Brasil uno, grande e livre que temos.
Julgar nossos militares pelos desvios de conduta de alguns ou pela temeridade da obediência a eventual Comandante Supremo das Forças Armadas é outro ato de desonestidade intelectual. Meia dúzia de gatos pingados não representam nada.
Desde sempre os militares obedeceram ao interesse Nacional e a vontade popular.
29 respostas
Tivéssemos um centro de comunicação para rebater as mentiras contadas por jornalistas mas atualmente falar a verdade pode ser um problema
Cadê a lógica do “por um, todos pagam”? Só serve para praça né?
Os “líderes do futuro” falharam em cumprir leis. Se observar de fato a história (e historicidade), a república foi proclamada depois de um golpe.
Sou QAO RR e jornalista, não adianta publicar mentiras, o centro de comunicação do Exército usa estratégias para publicações.
Tem coisa que não é notícia mas desinformação, outra coisa, nesse mundo não existe veículo de comunicação isento, na vida todos torcem para o time do coração ou no mínimo precisam levar o leite das crianças!
Cada jornal tem seu editorial e é preciso estar alinhado, senão o jornalista ganha o olho da rua!!
Verdade, vários jornalistas da Jovem Pan foram demitidos após a derrota de “Seu Jair”, o “Fraco”! 😎
Janjametro…para com mlisto
..cai na real
Revanchismo? Revanchismo foram as perseguições dentro dos quartéis contra aqueles que não apoiavam o bozo. Pior ainda para aqueles que se diziam de esquerda. Sempre o mesmo papinho. Revanchismo, perseguição, somos perfeitos, não roubamos, não desviamos, somos éticos, somos a nata da sociedade.
Eu acho que teria que ter concurso pra serem aptos a receberem estes “privilégios”. Ah! Já tem? Então por enquanto só rindo…
Excelente colocação, meu amigo! Afinal de contas, além de ter a vocação, antes de mais nada, é precisa passar no concurso público federal, concorrido e com várias etapas, onde o psicotécnico se faz pagando com a carcaça. Aí os esquerdistas que adoram manchar honra alheia acham que o militar é o super privilegiado e não precisam sustentar família, pagar as contas, fazer parte da economia. Na visão de mundo desse pessoal, receber até 1 real por mês já é um privilégio, afinal não trabalham nem próximo do cara que: preferiu não estudar, morria de medo do alistamento militar, recebe 1 salário mínimo pq é culpa da sociedade ele não conseguir ter motivação para lutar e tentar mudar a própria realidade, não teve motivação para lutar por um sonho, não abdicou do lazer, do descanso, da cervejinha, das festinhas, da procrastinação para empreender, passar em um concurso, seguir uma carreira… Temos que pagar a futura dívida histórica dos NEM-NEM. Pq se você se sacrificou muito pra ter algo, para ser algo, você se tornou um opressor, um ditador.
👍👍👍👍👍👍👍👍 colocação certíssima.
vc um sem noção deve ser esquerda
Bando de fracassado! Não conseguem passar em nenhum concurso! Fiquem aí ganhando o bolsa família! Defendem Ernesto Cheguevara, nem sabem quem foi, o que fez… mas chega um maconheiro fala que ele era um defensor dos fracos, pobres e oprimidos! Aí pronto … lá vai o retardado levantar a bandeira de um retardado que pensou somente no seu umbigo e se fudeu! Vai Maria vai com as outras! Os políticos estão cagando p vocês! São apenas massa de manobra! Quanto mais burros é desinformados melhor para serem manipulados! Fiquem aí nessa vidinha medíocre, só com as migalhas!
E o judiciário, onde entra o sacrifício desses senhores abastados?
Se dizem,se acham os donos da verdade, mas adoram um salário gigantesco.
Férias a perder de vista. Qtos meses mesmo? Dois, três? Desculpem, acho que é mais.
Penduricalhos que não acabam mais.
Auxílio escolar para filhos até 23 anos.
Quem mais tem esse auxilio?
Me poupem.
Escalas de serviços, usar material bélico potente,acampamentos em situações de emergência , manutenção da lei e da ordem nas fronteiras , ajudar a população civil em calamidades , recebimento de 13 salário somente em 1985, sempre prontidão, Assistência Cívico Social, sem ter direito a horas extras , folgas em feriados e fim de semana, levando a pensão para o túmulo. São privilégios ?
Exatamente isso é custeado pelo Tesouro que se não tiver recursos suficientes poderá pagar o que suportar… mas a pensão militar é um.direito previsto em Lei e não se destina ao militar. Se destina a proteção da família, dos seus beneficiários. Todos são obrigados a descontar a vida toda até o obito do militar tendo ele beneficiários ou não. Muitos morrem sem deixar beneficiários.
Todo ano abre concurso pra oficias e sargentos das FFAA, por isso, fique a vontade pra se inscrever neles e curtir os “privilégios” com a gente.
O civil têm FGTS e aposentadoria, hora de entrar e de sair do serviço, e se passar, hora extra; o militar não se aposenta, vai prá reserva(podendo ser convocado a qq momento) e paga até o óbito a sua “pensão” e hospital p/ si e seus dependentes; têm hora prá chegar ao trabalho, mas não têm hora e dias prá sair; podendo a qq momento, ser escalado para missões nas fronteiras, na Amazônia ou passar 6 meses num navio ou regiões de conflitos…chega? Ou querem mais? O vídeo da Marinha tá corretíssimo. Mas, a razoabilidade da esquerda, não existe. O plano é acabar com as FFAA do Brasil. Cidadão de bem preso; e bandidos soltos e ocupando altos cargos no país. Os brasileiros precisam tomar atitudes e sair da zona de conforto antes que essa ditadura bata a sua porta!
15 anos de serviço… tô esperando um PNR pra morar até hoje… inventei de financiar em 360 meses um imóvel pra me livrar do aluguel, fui transferido sem nem esperar. Fiquei com dívida do financiamento do imóvel e ainda arcar com condomínio e aluguel em outra região do país. Coloca pra alugar, então? Certo. Mas o aluguel não cobre a parcela do financiamento… movimentação? De PE para RS. Ganhei uma fortuna: 20 mil com esposa, filho. Esposa perdeu o emprego. Vendemos tudo a preço de 1/5 do que pagamos na compra. Os eletros eram 220v. Fui mandado para região que só 110v. Pra mandar tudo por transportadora, 38 mil reais cotação mais barata. Não tinha ninguém pra rachar a conta… Tirei empréstimo pra pagar em 36 meses para poder não surtar e sorrir para minha esposa é dizer: vamos vencer como sempre fizemos. Estamos juntos, com saúde e isso é o que importa. Mesmo estando muito na merda.
Mas passar por isso tudo não é tão ruim. Ruim é ler comentários de vagabundos como você.
Excelente desabafo, o qual testemunhei dezenas de vezes nesses meus 32 anos de carreira, eu mesmo fui movimentado exofficio a revelia, saindo da minha casa, a esposa deixando o trabalho e a faculdade, pra morar numa capital pagando aluguel, só quem viveu sabe o que diz.
Sem nenhum rigor científico e blá, blá, blá … kkkkk O que mais incomoda essa gente é que a sociedade sabe exatamente o que são: “Perdedores, revanchistas, corruptos, anarquistas, invejosos do capitalismo, da meritocracia e do sucesso alheio. Gente que defende, em seus vários tons de vermelhos, comunistas que assassinaram mais de 100 milhões de seres humanos, e assassinam até hj. E mais, são fracassados economicamente. Vivem apenas da expoliação do patrimônio de quem realmente estuda, trabalha, empreende, gera emprego e distribui riqueza. Gente frustrada e fracassada que quer contaminar a todos com essa vida de miséria, mortes, ódio, rancor e desgraça. Que Deus tenha misericórdia de vcs, após uma passagem de regeneração e purgação no inferno, é claro. E que Ele livre as pessoas de bem dessa gente!!!
Não pagam hospital, possuem o melhor plano de saúde, com desconto irrisório e seus próprios hospitais…. espero que o INSS, paguei pensão pra minha filha tbm…..
Senhora, sou sargento da MB e, essa sua tese de regalias no nosso plano de saúde está defasada. Só pra que a Sra. se situe, eu estou esperando há 45 dias por uma endoscopia. Marquei consulta em novembro para o meu filho que é autista e só consegui pra janeiro. Marquei consulta com psicólogo pra minha filha, também em novembro, e só consegui pra fevereiro. Deu pra entender ?
Sandra! As filhas de militares que receberam a pensão dos pais hoje ela indenizado pelo militar ! Durante a vida dele toda ! Imagina um militar pagando 1,5 do seu salário e mais sua pensão militar e que continua até a sua morte, durante toda a sua vida para deixar a pensão pra sua filha! Esse valor no meu caso eu pago 1387 reais por mês! Agora vc multiplica por toda a minha vida! Vamos falar que eu morri com 58 anos de idade então eu paguei por 40 anos a pensão agora é só vc multiplica esse valor por 40 anos! Agora vc sabe que essa pensão não é de graça não!
Se vcs quiserem uma pensão para os seus filhos vcs civis também tem o direito! É só ir no banco qualquer um da sua escolha e faz um previdência em nome do seus filhos! Simplesmente assim! O nosso optamos pela própria força.
E isso também já foi extinto nas forças armadas tá! Os militares que entraram nas forças armadas depois do anos 2000 não podem deixar a pensão para as filhas, mais é descontado a pensão até a sua morte isso ninguém fala né! Os cíveis que pagam o INSS para se aposentar quando se aposentar ele para de pagar sua aposentadoria! Os militares é até sua morte!
Não preciso falar mas nada né!.
Vamos finalizar com o seguinte:
Quando temos crise só nós das forças armadas é que pagamos a conta os outros, Legislativo e Judiciário não contribuem com nada.
Fico por intender isso, porque tem que ser assim obrigado
Esse sem cadência deve ser aquele tipo de militar que tirou o tempo, faltando serviço e bebendo cachaça. Num fez nada na vida, não sabe nem porque é vivo e aínda pensa que o presidente da República é o Getúlio Vargas, ou seja, vive no mundo da lua.
Então faz o seguinte: se alista ou manda um filho teu se alistar nas FF.AA. depois comenta o que tu ou o teu filho viu e viveu.
Justíssimo o corte dos privilegiados militares, mais justo ainda se nossos juízes , deputados,
senadores, vereadores, que ganham pouquíssimo tb entrassem nesses cortes.
Outra coisa, esses cortes só acontecem, porque os míticos são comandados por Camões que só são valentes nos quartéis, qdo escutam o nome de um juiz se boram de medo.
Outra coisa, esses cortes só acontecem, porque os milicos são comandados por Cagões que só são valentes nos quartéis, qdo escutam o nome de um juiz se boram de medo.
O que chamam de Exército Brasileiro, não passa de uma tropa auxiliar Do Southcommand do US Army, emgajado na Missão de tropa de ocupação do próprio País que o custeia. De patriotas só possuem os hinos e a bandeira.