“Toma que o filho é teu!” Defesa de Bolsonaro empurra trama golpista para Heleno e Braga Netto

BOLSONARO, HELENO E BRAGA NETTO NA BANDEJA

 

Generais faziam parte do círculo mais íntimo de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro passou a trabalhar nos últimos dias com a tese do “golpe do golpe”, segundo a qual militares de alta patente usariam a trama golpista no fim de 2022 para derrubar o ex-presidente e assumir o poder —e não para mantê-lo no cargo. As informações são de Cézar Feitosa, na Folha.

A estratégia  é responsabilizar os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto como os principais beneficiados por uma eventual ruptura institucional.

Segundo a Folha,  o movimento é visto pelos generais como oportunismo do ex-presidente na tentativa de livrar-se das acusações de que conhecia os planos golpistas.

As reações de militares se intensificaram nesta sexta-feira (29) após Paulo Amador da Cunha Bueno, um dos advogados de Bolsonaro, dizer em entrevista à GloboNews que o ex-presidente não se beneficiaria com um eventual golpe.

“Quem seria o grande beneficiado? Segundo o plano do general Mario Fernandes, seria uma junta que seria criada após a ação do ‘Plano Punhal Verde e Amarelo’, e nessa junta não estava incluído o presidente Bolsonaro”, disse Bueno.

O advogado voltou a dizer que Bolsonaro não tinha conhecimento do plano que definia estratégias para matar o presidente eleito Lula (PT), o vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Não tem o nome dele [Bolsonaro] lá, ele não seria beneficiado disso. Não é uma elucubração da minha parte. Isso está textualizado ali. Quem iria assumir o governo em dando certo esse plano terrível, que nem na Venezuela chegaria a acontecer, não seria o Bolsonaro, seria aquele grupo”, reforçou.

Em nota divulgada após o indiciamento, Braga Netto criticou a “tese fantasiosa e absurda de ‘golpe dentro do golpe’”.

“[O general] lembra, ainda, que durante o governo passado, foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022, e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis”, diz a nota do general.

A minuta de criação do Gabinete Institucional de Gestão de Crise previa que o general Augusto Heleno seria o chefe do grupo. Braga Netto aparece como coordenador-geral, enquanto o general Mario Fernandes e o coronel Elcio Franco seriam assessores estratégicos.

Militares aliados de Braga Netto e Heleno destacaram que a linha de defesa mostra que o projeto político do ex-presidente foi colocado acima das amizades com os fardados que demonstraram lealdade durante o governo.

Ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Heleno tinha uma rotina que começava por volta das 5h. Ele fazia questão de receber, todos os dias, o então presidente na garagem do Palácio do Planalto para repassar as primeiras informações do dia.

Era uma das pessoas mais próximas de Bolsonaro, considerado seu principal conselheiro. Antes do fim do governo, era também um dos generais mais respeitados no Exército. Na história da Força, só ele e mais um militar ficaram em primeiro lugar nos três cursos de formação de oficiais.

Já Braga Netto foi ministro da Casa Civil e da Defesa na gestão Bolsonaro. Só deixou o governo para se filiar ao PL e compor, como vice, a chapa presidencial na campanha pela reeleição.

O general fazia parte do círculo mais íntimo de Bolsonaro. Foi ele quem levou o ex-presidente para reunião com o ex-comandante do Exército Villas Boas, no fim de 2022, para buscar conselhos.

37 respostas

  1. Qual surpresa. Se quem votou nele para vereador, deputado federal e presidente. Ele transformou todos em militar de terceira classe.

  2. Como alguém se presta a apoiar ainda um sujeito desse nível moral? O ex-deputado do baixo clero nunca passou de um aproveitador. Espero que dessa vez o exército casse a reforma dessa desgraça e retire-lhe todas as honrarias a ele concedida.

  3. Foi assim no passado,ao ser investigado por fazer atos de rebeldia contra o EB,foi assim durante todo seu governo abandonando os Qes/cbs / sdds caçando reformas,e deixando de fora da reestruturação que beneficiou os oficiais das forças armadas…
    Si existe um traidor dentro desse país tá aí a cara dele,e suas expertises sendo expostas mundo a fora pelas grandes mídias jornalistas…

  4. Após ver a entrevista do advogado do Bolsonaro jogando no colo do general Heleno e do Braga Neto a culpa pelo planejamento do golpe, eu fico imaginando, os dois generais de exército estão atolados até o pescoço no relatório da PF se denunciados, a defesa vai ser somente esperneio, pois serão condenados, com isso perdem o posto, irão pegar uns 16 anos de pena e viver de auxílio reclusão. E aquele que eles acharam que eram o “amigo da onça” para se livrar joga a culpa nos outros. E muitos outros oficias do EB que ainda serão condenados, os que se manifestaram já sabem que a carreira foi para o buraco, nunca mais missão no exterior, qualquer outro curso e comandar nem pensar, tudo isso para seguir o Bolsonaro. Uma pergunta ao general Heleno e Braga Neto após ouvirem o advogado do Bolsonaro, valeu a pena?!

    1. Há tempo para tudo…..

      Esse BOZONEWS deu moral pra quem menos precisava os “estrelinhas”… a gora xadrez neles…
      Praça que honra o Brasil apoia a lei e a ordem……
      VIDA LONGA AO “TERROR DOS GOLPISTAS”
      ALEXANDRE O “GRANDE”

      Eu só quero ser feliz,
      viver tranquilamente na favela onde eu nasci e poder me orgulhar e dizer o Brasil que eu sou livre para pensar

    1. Caia na real, seu MICTU é uma fraude em pessoa. O Maior traidor da história deste país, a personificação de Judas.
      Ninguém quer saber de esquerda, centro ou direita. Os fatos estão aí . Apoiar esse falso messias a altura dos acontecimentos é puta idolatria.

  5. Lamento muito e me sinto entristecido em ver Oficiais com suas carreiras definidas dentro das Forças Armadas, se alinharem a um maluco golpista. Militares de alta patente presos. O Messias está solto…fez tudo errado e está sorrindo daqueles que foram na onda dele.
    Pagou três milhões para um advogado jogar a culpa nos Oficiais bajuladores. Fico de longe apreciando e louco para ver o final dessa trama diabólica arquitetada por um incompetente.

  6. Que ironia do destino para o general heleno…tinha vergonha do hollerity de 19mil para mostrar para o Neto, mexeram os pauzinhos e o minto dobrou o salário deles a custa das pensionistas principalmente e agora se for condenado pode perder o status de general e ainda receber o bolsa reclusao. Seria um sonho ver isto!

    1. Parece que agora todo mundo esquece que quem não apoiava essa coisa nos quartéis era obrigado a ficar na moita para não ser perseguido por pares e superiores. Logo, logo, essa turma toda vai dizer que nunca apoiou esse imprestável. Será igual o Collor, foi eleito, mas ninguém admite que votou nele.

  7. Frouxonaro é um covarde mentiroso. Sempre foi. Sempre acusando os outros de seus mal feitos. Sempre culpando os outros. Vide adutora do guandú.

    Imagina o que esse rato não fez com seus subordinados antes dele mesmo ir a conselho por MENTIR.

    A opiniao do exercito: indigno.
    A opiniao do stm: passe a mão na cabeca.

    Imaginem o que esse indivíduo fez com soldados na sua curtíssima estadia nas FFAA

  8. O Lula, um senhor de mais de 70 anos, passou mais de dois anos na cadeia, perdeu o neto e o irmão e sempre se resignou! Digo o mesmo do José Dirceu, nunca vi os dois baixarem a guarda! Sempre altivos! Este sujeito assim como os que o acompanharam não tem moral nenhuma! Óbvio que este evento foi coordenado, e acredito que tem muito mais gente envolvida! O Cid já abriu o bico há tempos, daqui a pouco vem mais! Já passou da hora de colocar este mala na cadeia! Trouxa e quem seguiu ele, óbvio que motivado por interesses pessoais, mas trouxas! Cadeia neles!

  9. Por inúmeras vezes comentei aqui no site, mesmo antes da eleição, a respeito da aura ruim que existe no corpo do energúmeno. Ela é tão forte, que atinge todos que se aproximam desse ente mal resolvido. Podemos verificar que vários já se deram mal e com certeza muitos outros irão se ferrar ainda. Quando ele esteve promovendo uma motociata, atrapalhando o trânsito de certa cidade do RS, em meados deste ano, estando eu lá presente, procurei me afastar para bem longe, o mais rápido possível, deixando o pó para trás, para evitar o mal em forma de gente, que se deslocava pelas ruas da área urbana. Quem tiver um pouco de juízo, não se aproxima desse sujeito, para o próprio bem, e de seus familiares. O caso realmente é sério. Seríssimo. Não deem “sopa na crista”. Aos que não estão envolvidos, cautela e fé na missão, tudo vai passar.

  10. Recordo, que em uma reunião o general HELENO defendia o ex-presidente BOLSONARO, dizendo que era errado atacar A FIGURA SAGRADA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
    Quando ouvi isso falei: sagrado é DEUS, sagrada é a bíblia!
    Bolsonaro é apenas um COVARDE, que agora fica jogando a culpa nos subordinados! Líder nunca foi e nunca será!
    Ainda fica como um COVARDE implorando anistia!
    Vai ser preso!
    Felizmente os cúmplices, todos, também vão presos!
    Figura sagrada do presidente da república! Agora aguenta o trampo!

      1. E o pior que o inelegível se achava nessa condição, um predestinado a conduzir nossa nação, com mão de ferro, kkkkkkkk. Otário, vigarista, charlatão da cloroquina, por milagre, ainda anda perambulando por aí, insuflando as pessoas nas feiras e eventos. A justiça tarda, mas não falha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo