Estamos no caminho “certo”, se a ideia é acabar com as Forças Armadas!

patrulha-forcas-armadas-seguranca-rio-20170729-0002

Texto recebido na área de comentários

Eu só acho que estamos indo no caminho “certo”, se a ideia é acabar com as Forças Armadas!

 

Os militares das FA além de aceitar um estilo de vida suportado por poucos, devido às especificidades da carreira exigirem um sacrifício a mais dele e, por consequência, de sua família (que são prejudicados em sua instrução escolar, vínculos empregatícios e danos psicológicos decorrentes da missão do militar em servir ao PAÍS – muita das vezes em lugares inóspitos), justificando que o “Sistema de Proteção Social dos Militares” englobe os seus familiares, são privados de muitos direitos trabalhistas previstos na CLT.

Sem contar que os militares de carreira são concursados e necessitam de, no mínimo, uma capacidade intelectual adequada pra exercer essas funções!

Devido às dinâmicas, às tendências evolutivas e ao surgimento de novos métodos e tecnologias, tem se exigido cada vez mais dessa classe um aprimoramento pessoal constante.
Eles não estudam só pra entrar nos quartéis, estudam e se aprimoram durante toda a sua carreira! Em suma, não se pega qualquer pessoa e a transforma em militar da noite pro dia!

Vi, em matérias recentes, que esses profissionais estão mudando de carreira devido às baixas espectativas na carreira atual e às recentes mudanças nas regras previdenciárias… Eu me pergunto: Se não houver o mínimo de segurança pra esses profissionais e suas famílias e se a carreira não for atrativa, quem prestará esses concursos? Haverá concurso? Qual o nível de capacidade intelectual os novos militares terão? Será adequada às necessidades do país frente ao cenário internacional?

Acho que eles têm muito mais valor do que se comenta nessas matérias jornalísticas! Até porque, se pensássemos realmente em ajuste fiscal, teríamos muitas outras coisas pra pensar antes de mexer com eles… Só pra registro, descobri que um quartel recebe R$ 9,00 pra manter a alimentação de um militar, por dia! Uma quentinha (só almoço) na minha cidade, custa R$ 20,00! Tenho certeza que em outros cargos do serviço público, o valor pago para esse tipo de despesa é significativamente maior! Esse é só um exemplo… Tenho certeza que cada um aqui consegue enxergar outras coisas a serem mexidas com a finalidade realizar um ajuste fiscal!

Penso que se enquadrássemos cada atividade exercida por estes homens e mulheres no Regime da CLT, o custo financeiro para o Governo seria muito maior!

Acredito que qando se compara o percentual gasto pelo Ministério da Defesa com a “Folha de Pessoal” chega-se a percentuais enormes! Mas a pergunta é: O que se destina é o suficiente pra, além do pessoal, fazer a manutenção/obtenção de meios necessários à manutenção de nossa soberania? Vi uma matéria informando que até 2030 (se não me engano), a Marinha encostaria 40% dos seus navios de guerra por não estarem mais em condições de uso… Quantos Navios novos foram comprados? Quanto de dinheiro seria necessário pra isso? Teríamos que disponibilizar quanto (%) do nosso PIB pra isso?

Juntando as necessidades das 3 Forças, qual o valor ideal seria necessário pra pasta da Defesa??

Dentro desse “novo percentual destinado ao Ministério da Defesa, quanto representaria, em termos percentuais, a tão mencionada “folha de pessoal”?

Na verdade, creio que a folha de pessoal consome um percentual enorme do Ministério da Defesa porque é só o mínimo necessário que é investido nesse Ministério! Não atendendo às necessidades reais do nosso país!

Todos nós estamos acompanhando o que acontece no cenário internacional! O mundo está, novamente, entrando numa guerra expansionista! Penso que logo isso vai chegar à nossa porta também! A pergunta é: estamos preparados? Temos meios suficientes e adequados à essa realidade? Como está a motivação daqueles que estarão na linha de frente? Eles estarão lá pro combate ou estarão preocupados se seus filhos terão o que comer caso ele venha à faltar?

Se a idéia é acabar com as Forças Armadas, acho que estamos no caminho certo!

Aos poucos, mesmo sem perceber, ou propositalmente, estamos desincentivando que as pessoas escolham essa carreira e aceitem viver nas condições que eles vivem!

Porquê que prestar um concurso pras FA se, nas atuais condições, outros cargos (com concursos equivalentes) exigem menos, pagam mais e não são alvos de constantes investidas de desincentivos, sob diversos pretextos?

Cortaram “privilégios” em 2001, 2019 e estão querendo mexer, de novo, agora!
Com isso, o Sistema de Proteção deles está ficando cada vez mais”desprotegido”…

Pesa sobre eles o fato de não poder se manifestar politicamente, fazer greves, ser filiados a partidos políticos e nem ter um sindicato pra defender seus interesses!

Assim, fica fácil “bater” em quem não pode reclamar!

Fico imaginando, pelo que se coloca nas matérias jornalísticas, que as pessoas escrevem coisas parecendo não ter o mínimo de conhecimento sobre o que é ser militar!

Seria bom que antes de qualquer matéria as pessoas escrevessem por quanto tempo “serviram ao quartel” e em qual das três Forças!

Acho que algumas pessoas não tem noção, ou fazem de propósito mesmo, mas, na minha humilde opinião, o golpe de minerva nas FA é mexer na integralidade e na paridade!

Me estranha o fato agora, depois de vencidas as discussões sobre o atual corte de “privilégios”, já estarem partindo pro golpe final!

Se é pra acabar com as FA, estamos no caminho certo!

A todo momento vejo pessoas comparando os militares aos civis… Penso que são realidades diferentes!

Estão querendo juntar as duas coisas…. Acho que vamos ter que escolher, como sociedade, o que vamos querer: O militar “civilizado” (na CLT) ou o civil “militarizado” (no sistema de proteção)!

120 respostas

  1. Se estamos no caminho certo de acabar só tem um culpado o ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias, espalhador de fakes distruidor de famílias, semeando o ódio e pior de tudo usando Deus em vão. Bolsonaro o pior presidente de todos os tempos, traidor da família militar, pensionistas,praças e Deus não falha. Tem muita gente ainda para ir preso e gente se borrando que tem culpa por ter apoiado o Bolsonaro pensando em se dar bem através de um golpe. Aqui se faz aqui se paga. O tempo é o senhor absoluto da razão..

      1. Tenho um filho prestando serviço militar e posso garantir que o treinamento desses recrutas é de abalar as estruturas humanas. Meu filho perdeu 25 kilos, pegou h1N1, COVID 19, não teve tratamento adequado. A raçao( rancho) é suficiente para continuar vivo( ou morto vivo) mas afinal, são soldados que estão sendo treinados. Se o país não tiver sua FA, quem defenderá nossas fronteiras? Desestabilizar um dos três poderes por causa de alguns indivíduos lunáticos e/ou fanático me leva a crer que somos governados ora por doidos, ora por covardes. Os presidentes americanos são ameaçados, amaldiçoados, aterrorizados por diversos malucos e não vejo eles desmantelando sua Força Militar, pelo contrário. Quanto mais ameaças, mais forte fazem seus soldados. Para refletir

          1. Nossos militares são muito políticos. Não é falta de recursos financeiros e sim vergonha. Não desenvolvem tecnologia. Tudo que é material bélico é importado. Muito desvio de dinheiro. Eu mesmo sou inventor e não consegui criar nada com os militares. Só querem saber do segredo.

          2. Quando vejo alguém defendendo essa corja de militares, me dá até vergonha. São somente gasto para a União. A maior parte é gasto de pessoal com pessoas que não fazem nada. Eles não defendem nada, se a guerra chegar a nossa porta, vão se render ou fugir. Eles são covardes. Quanto tempo eu servi? 6 anos. Me formei na aman. Então, e ai? Tenho moral para falar? Sou leigo? Pois é, não é?
            Graças a Deus eu saí dessa carreira e vejo que todos da minha turma não saíram porque são covardes e amarrados ao dinheiro. Não só da minha turma, mas contemporâneos meus. Todos já viam como estava a carreira e a situação covarde dos oficiais. Só ficou quem quis. Ninguém é obrigado. Isso que sai em 2021. Antes de tudo isso vir a tona com o Bolsonaro. As FA não são coitadinhos não. Não são lesados não. As forças armadas têm que apanhar mesmo. Não fazem nada, só brincam de guerra. Não possuem força. Não salvaram o BR em 64, não salvaram em 2022 e nunca salvarão. Porque as FA servem a si mesmas. Tenho vergonha de ter feito aman. Agradeço ao energumeno do Bolsonaro, pelo menos ele mostrou a verdadeira besteira que são as forças armadas. E sobre paridade e integralidade. Coronel ganhando hoje 17 mil reais por toda a vida, aposentando com 53 anos. Sem ter feito um nada. Não ter produzido um nada para a nação e ainda ficar ganhando todo esse dinheiro? Se a carreira tivesse ruim financeiramente ninguém ficava. Tem que acabar com essa integralidade. Ninguém tem isso mais desde 2003. E essa paridade tbm. Já esta só descansando na reserva e ainda quer aumento de salário? Sai fora, é muito ônus pra máquina pública com pessoas que nunca fizeram nada pro país, nada mesmo. Só no máximo instruções que as FA mesmo criam. Ridículo isso.

        1. Eu vi na odontoclinica tirar soldado que tinha especialidade técnica ser mandado embora para colocarem filhos e parentes de coronel.
          E ficavam sentados na S1 sem fazer nada.Se distraindo com celular.
          Enquanto outros trabalhavam com vasouras na mão e pintando os muros. Fazendo manutenções onde deveriam ter os profissionais contratados pela licitação que foi feita.
          Eu sou uma vitima do abuso de autoridade, onde eu tinha toda condição de continuar e fui desligada sem apresentarem o motivo e sem me darem a oportunidade de pedir transferência. Racismo, preconceito e agressão psicológica. Estou buscando na justica os meus direitos pois isso acabou com a minha saude.
          Não estou conseguindo ficar no meio de multidão e sinto dores no corpo todo. Tenho pânico e estou em tratamento. O comandante e suas cúpulas foram covardes mas eu estou lutando para melhorar e um dia vou conseguir relatar todo o ocorrido na mídia. Para que ninguem mais passe por isso ou ao menos eles precisam ser freiados e retirados do poder.

          1. Muito boa a matéria. Parabéns pois é preciso alguém mostrar á realidade para os brasileiros eu entendi tudo desta matéria. Obrigado

        2. Somente um petralha idiota e sem instrução pode pensar desta maneira país nenhum no mundo consegue viver sem defesa e obrigação do cidadão Brasileiro defender sua pátria mas em um país que tem presidente da câmara e senado corrupto e um presidente da República bandido entregue está merda para chineses tomar conta e escravizar os canalhas petralhas que sobrevive de esmolas e preguiça não está satisfeito aqui vai pra CUBA ou Venezuela tem cortar e autos salários docongresso nacional, presidência da República do STF, STE, STJ e a catrevagem que corre naqueles ministério que ninquem faz porra nenhuma.

        3. Perdeu 25 Kg e ainda está vivo ?Ele entrou então com 100 kg, verdadeira baleia 🐳. Ou está hoje com 55 kg, havendo entrado com 80 (tbém muito GORDO). Lá dentro NADA mais fazem hoje em dia,, EXCETO lavar WC, pintar meio fio, postes e aprender bater Continência p/ Bandido. É uma Categoria que apenas dá NOJO e Vergonha atualmente.

          1. Vc deve ser um daqueles cidadãos honestos, que tem uma empresa contribuindo com.pagamentos de impostos, ou talvez um empreendedor, com uma enorme capacidade intelectual, mas pelo visto acho que seja apenas um “cidadão vítima* da sociedade, que perdeu um cargo comissionado e hj ainda está insatisfeito por ter conseguido outro.

        4. Infelizmente, ainda existe pessoas na conjuntura de hoje que não sabe o que é Forças Armada. Uma carreira perigosa, onde os militares tem que se adequar a evolução de novas tecnologias e conhecimento para acompanhar às necessidades que a Força exige e ainda está constantemente preparados fisicamente e psicologicamente a pressão dentro da caserna, onde muitos saem no final da carreira com problemas psiquiátricos e físicos. Aos militares desejo forças para combaterem aqueles que tentam destruí-los.

          1. O queria ver um indivíduo desse guarnecer um navio de guerra e depois dar uma opinião dessa !

        5. Concordo. Quanto mais os Norte Americanos são atacados, ficam mais fortes, se armam mais, cresce a vontade de combater o inimigo interno e externo.
          Infelizmente, na República de bananas, a intenção é desmoralizar os homens e mulheres que escolheram proteger a nação. O objetivo é desestruturar a caserna. A começar pelos próprios generais traidores. Se eles se prestam a esse desserviço, fica fácil para “guardiões da Constituição” e o atual governo fazer muito pior para essa classe de funcionários públicos especiais. Nunca imaginei que que um dia fossemos olhar essa gente de uniforme tão oprimida, acovardada, manipulada e desmoralizada. Acredito que haja uma luz no fim do túnel. Que isso que está acontecendo seja apenas um sonho ruim e logo estaremos acordando no berço esplêndido dessa maravilhosa nação brasileira. O verdadeiro comando despontará em meio a esse caos. O gigante chamado Brasil irá acordar e voltar a sorrir.

      2. Falo por ser e so militar, hoje na reserva, o nosso país só será forte com um exército totalmente preparado. A minha grande preocupação é até onde teremos munição pra nós defender..haja vista que nos últimos 20 anos nada aconteceu de diferente no cenário mundial. Combater de barriga vazia sem condições, tirar o mínimo de quase nada é o futuro do nosso exército. VAMOS PENSAR E OBSERVAR

      1. Jonas, vc é limitado. Sua capacidade analítica somada à paixão pelo Mictório indisciplinado não faz com q vc veja na à frente. Paz para vc ! PS; Não sou de esquerda

      2. Engano seu, a culpa toda é da lei perversa, o presidente, a equipe econômica e maioria dos parlamentares, sabem da forma como foi elaborada, tudo agora é simples consequência.

      3. Ainda não vi nenhum general reclamar, porque será? Com um aumento de 73% que eles tiveram…
        Coitado dos praças com esse aumemto de desconto no fusex de 3,5%

        1. O Sr está equivocado.Houve um aumento de 30% para 78% para os últimos cursos da carreira, em todos os níveis, seja praça ou oficial. Claro, de forma escalonada, para cada curso um percentual diferente.

      4. O problema está na cegueira dos brasileiros mal informados, formados e com preguiça cerebral que usam o cérebro como analfabeto funcional. O trabalhador CLT, ganha é mal remunerado, sofre pressão do superior, explorado pelo patrão, paga impostos que sustentam o estado, tem uma pecima assistência à saúde e pior ainda aposentadoria que se for deixada para pensão pior ainda será, em caso de guerra, são eles e seus filhos soldados da ativa obrigatória ou reservistas que primeiro enfrentam o inimigo (comparar número de mortos por patente em qualquer guerra) e, com tudo isso e algo mais, continuam a manter esse país funcionando e não choram. Agora, certa parcela da população bem informada e formada, abre o berreiro quando chamada a contribuir com o esforço de recuperação econômica, ainda em nome de patriotismo coloca e apoia as idéias de um traslocado, covarde, vagabundo e ladrão de propriedade pública ( apropriou-se, contrabandeou, vendeu e quando descoberto, recomprou tentando livrar da punição). Defenda essa ideologia perante os parentes de milhares de BRASILEIROS tombados pela gripesinha.

      5. Essa questão é simples, caso os militares tivessem aceitado a “ideia do golpe” ele teria acontecido, mas apenas algumas duas dúzias de malucos compraram a idéia, e ninguém, mas ninguém mesmo teria impedido, porém a maioria do oficiais generais recusaram, principalmente os do EB e da FAB.

    1. E eu que pensei que os sargento QE seriam promovidos a subtenente nesse novo governo. A água tá batendo na nuca de todo mundo.

      Mas na real, é hora de parar de querer achar culpado e dividir ainda mais a classe.
      Não era de discutir QEMA X MANGÃO, PRAÇA X OFICIAL, COMBATENTE X LOGÍSTICO. O que está em jogo são as Forças Armadas e o próprio conceito de nação brasileira.

      1. Finalmente alguém que está usando a razão.
        A ideia é colocar a culpa em quem não tem, confundir o povo e dominar o País de vez.

          1. E isso mesmo compadre, ninguém rebate, por exemplo, que pagamos Fusex e Pensão Militar. Os nossos generais tremem de medo por tudo e por nada. Abraços companheiri

    2. Quando pessoas como sua capacidade Intelectual vão entender que qualquer que seja o Presidente, ele não tem o poder Decisório em totalidade, são os Comandantes que decidem em 90%. Agora quando chega no congresso, é outra história.

    3. Estamos no caminho certo, em acabar com os privilégios das forças armadas, no oficialato, subalternos e generais, o resto é balela dos chorões!
      Para se ter uma ideia, os EUA gasta menos com pessoal do que o Brasil; algo está errado!

      1. Rsss… é por essas e outras que o povo brasileiro está nessa situação. Cidadão, vc já parou para ver qual o orçamento das FFAA americanas? Vou facilitar para vc, são quase 1 trilhão de dólares. Vc sabe qual o orçamento das FFAA brasileiras? Cerca de 30 bilhões de dólares. A partir daí não precisa ser muito inteligente para perceber que o gasto com pessoal será maior, EM TERMOS PERCENTUAIS, para o Brasil, logicamente.
        Senhores, enquanto nos deixarmos levar por
        Informações tendenciosas da mídia, e replicar asneiras sem ao menos parar para pensar um pouco, continuaremos a ser a boa e velha massa de manobra política, que elege mal seus representantes.

      2. Ernane Pereira, você deveria estudar, ler, enfim fazer algo que preste, pois comentar esse assunto deixa para quem entende. Olha a colocação oficialato, subalternos e generais, cara deixa de ser burro isso não existe, kkkkkkkkkk. Você sai atacando sem saber escrever? Por isso estamos assim, a ignorância impera.

      3. Não sei que privilégio é esse a que o senhor se refere. Meu marido contribuiu uma vida inteira,pelo menos era descontado do salário dele e pagava um montante a mais para deixar uma pensão melhor. Hoje,recebo uma pensão e vem descontado a contribuição…não sei se dar pro Senhor entender que pago pra receber…não sei onde está o privilégio!!!

      4. Claro que os EUA gastam menos com pessoal, se eu tenho 10 reais e gasto 8 para pagar o pessoal meu gasto é de 80% agora se eu tenho 1000 reais e gasto 8 para pagar o pessoal meu gasto é de 0,8 claro que o Brasil gasta mais, recebe migalhas que só sobra pra pagar pessoal, qualquer programa de aquisição de equipamentos e etc tem que ser parcelado em 10/20/30 anos, em outro país qualquer o ministério tem dinheiro pra pagar a vista de uma só vez e o equipamento chega em totalidade em 1/2 anos, o Brasil é o 5° maior país do mundo, precisa de um contingente equivalente, o soldo do recruta é menos de 1 salário mínimo, do soldado é um salário mínimo, do cabo e um pouco mais de um salário, um terceiro sargento ganha o msm ou bem menos que um soldado segunda classe da PM, o segundo sargento uma mixaria a mais e assim em diante, só oficial que começa bem e termina muito bem, não acho que deveria se escalonar tanto salário se oficial, deveria se ter um limite e depois subiria de patente só os interessados a serem generais, e se cortar o salário de políticos sobra dinheiro pra comprar 1 ou mais porta aviões, deputado se eleger duas vezes se aposenta com salário enorme, ministro do STF com cargo vitalício, benefício disso e daquilo outro, se o carro já é do governo pq auxílio combustível? Se o salário é alto pq auxílio paletó? Se o salário é alto pq auxílio moradia? A classe que mais custa e menos faz é a política, que em caso de guerra não serve para cara*** nenhum, quem vai estar fzd algo são os militares, o mundo está em uma pré guerra mundial, e analisando a história da humanidade guerras são inevitáveis, o mundo nunca passa 100 anos sem um grande conflito, e em um mundo globalizado e tecnológico sempre será de proporção mundial, e para ser neutro o mínimo é ser forte, Brasil não tem navios? Deveria ter no mínimo mais de 20 submarinos, no mínimo 1 ou 2 porta aviões, baterias de defesa antiaérea de médio e longo alcance, diversas fábricas de munições, estrutura ferroviária cortando o país, quartéis com estrutura para ser defendido, não essas estruturas da época da colonização, o sistema de alistamento atual é ineficiente, os quartéis tem nem coletes balísticos só aquela velharia de cinto suspensório, vocês entendem que os quartéis nem diesel tem? As viaturas não conseguem abastecer nem para andar na msm cidade, o fuzil Imbel ia2 está aí desde 2012, eu servi em 2021 e nunca nem vi um desse pois o armamento ainda é o fal, e nem parafal tinha, as metralhadoras são antigas e não são de origem nacional, em um conflito como irá substituir essas armas? A gente vai entregar o país e fazer tática de guerrilha? Todo mundo correr para a amazônia? E vi muito comentário político, para vcs que são torcedores de políticos igual são de futebol, só digo o seguinte, Lula não apareceu ontem está aí desde o século passado na política e o país ainda segue uma merda, e vcs ainda votam, Bolsonaro está aí a 30 anos, o país segue uma merda e vcs ainda votam, em ambos os governos nada fizeram pelas forças armadas, dos dois lula é o principal que sempre cortou gastos, lembro que na época do lula os quartéis funcionavam meio expediente para conseguir pagar as contas, o Brasil é um país novo, 200 anos de independência, nem tivemos 500 anos de império para se fortalecer como povo e nação igual os imperialistas da Europa, e nossa república parece mais um pós medieval, no Brasil ainda oq vale em todas as áreas é “vc é peixe de quem” pelo que eu vejo do nosso país a gente não tem uma cultura única formada, e se várias culturas regionais, não temos um senso de identidade comum, não tem nem uma religião em comum, não tem nada nesse país direito que una o povo pois não temos tempo o bastante de história, e no mundo moderno cada vez mais nos dividimos, principalmente por conta dos políticos que promovem essas lutas internas para tirar o foco da gestão do país, pq quem faz o país ser uma merda não é o seu patrão, não é seu funcionário, não é o rico do condomínio, nem o pobre do morro, não é o branco ou o negro, nem o homem ou a mulher, o hetero ou o lgbt, nem o sulista ou o nordestino, se olharmos o país está todo segregado, em um conflito aqui, com um povo desunido, com uma força armada deficiente, o país não tem chance, se não acontecer uma guerra com estrangeiros aqui, basta uma crise de maior proporção que o país sofre uma guerra civil, Brasil é um país totalmente instável, fugi do tema aqui, puxei para vários lados mas foi só um desabafo, não tenho esperanças sobre a nossa nação, sobre o futuro só resta a incerteza e o medo

      5. To cheio de ler besteiras a maioria nao sabe sobre o Tema que escrevem Salario de 17mil ou abaixo nao e privilegio nem pra militar ou civil O que acontece e que os COMANDANTES ATUAIS SO PENSAM NELES MESMOS ALEM DE SEREM UNS FROUXOS E COVARDES

      1. Boa noite! Galera.Para falar de um determinado assunto, tem q pelo menos ter vivido na caserna,acho q essas pessoas q esplanada suas opiniões deveria sair do anônimo e falar abertamente oq pensa nossas ffaa,e forças auxiliares tem quer apoiadas.Nós funcionários publicos somos a galinha dos ovos de ouros,juntamente com aposentados,pensionistas e trabalhados que não recebem um aumento real acima da inflação qdo chega nas mãos dos trabalhadores já está defasados.É gastar o dinheiro dos nossos impostos propositadamente e/ou com obras que não vai trazer lucros para nós.Mas já sabem de onde cortar salários da galinha dos ovos de ouro.se ” não luta pela liberdade não é digno dela.E todos sofremos as consequências a começar pelos nossos filhos e netos.

    4. Tá assistindo muito a Globo meu caro! A única culpa do Bolsonaro foi não ter decretado logo o Estado de Sítio, ante as suspeitas de eleições fraudulentas; só assim não teríamos essa corja de bandidos no poder. Agora, a esquerda deita e rola, criando a narrativa que quer; montando farsas – como a de 08 de janeiro, só para encobrir o grande golpe que deram no povo brasileiro; e que vcs esquerdistas aplaudiram de pé. Se tem traidor da pátria; um deles é o General Mourão, que desde quando era vice, já conspirava contra o governo…

      1. Até hoje a esquerda COMUNISTA/NAZISTA que diz GOLPE, mostrou as ARMAS E OUTROS APETRECHOS DE GUERRA que os PATRIOTAS usaram defronte o QG por mais de setenta dias, não esqueçamos dizer que imagens é rosário são armas de guerra. E os infiltrados da esquerda ninguém comenta?

    5. Que besteira! “Família militar”. Isso nunca existiu. Discurso não passa da porta do auditório da CTTEP. Lavagem cerebral funcionou direitinho aí, né?! Vai no fusex pegar uma guia e vai ver até onde vai essa amorosa “família militar” ( pro Cmt sempre tem crédito). “Fake news”, “discurso de ódio”, gópi”… Não acha melhor parar de assistir a Globo? Diga algo concreto que o bozó fez pra te prejudicar (falar muito palavrão não vale). Canaliza esse rancor pra desestimular os jovens a entrar nessa vibrante carreira.

    6. Engraçado, falar do Bolsonaro é fácil.
      Ele pegou o período de pandemia e foi a pior da história.
      Além da pandemia, teve várias tragédias no Brasil.
      E não me lembro de estarmos devendo 9 trilhões, igual o governo do Sr Lula.
      Isso sim é acabar com o Brasil.
      E agora vem me dizer que a culpa foi do Bolsonaro e que ele foi o pior presidente.
      Faça-me um favor.
      Coloque as mãos na consciência e seja verdadeiro com sua fala e mostre os dados. O Exército; Marinha e Aeronáutica, tiveram Investimentos sem igual na época do governo do presidente Bolsonaro. 🇧🇷
      Se me provar com dados, ai vou concordar. Por que falar até papagaio fala. No governo atual foram cortados milhões em investimentos para o Exército brasileiro e outras forças de segurança.
      Sempre respeitou e honrou os militares do Brasil. 🇧🇷

    7. Falou tudo….
      Bolsonaro ferrou com as forças armadas. Fez uma pirâmide tirando da base pra sustentar o top. Top esse que são aqueles que hoje através da PF se descobre que estavam envolvidos até o pescoço em aplicar um golpe no golpe.

      1. Falar por falar, até papagaio 🦜 fala, quero ver encontrar alguma prova, nem todo aparato esquerdista conseguiu, é só ouvi falar, disseram, escreveram, mentoras+ mentiras, próprias do rei da mentira, um tal de 9 dedos, quê mesmo faltando um está dando um balão na direita. Quê não aprendeu como fazer “POLITICA”.

    8. Não gosto desse cidadão, só votei nele para acabar com a Quadrilha do PT e de Lula,mas vcs Idiotizados lulopetistas , usam a mesma falácias, Todo mal que o Brasil passou ou passa é culpa dele , em 4 anos o cara conseguiu , botar nas costas : Todos os Roubos , Crimes atos de Corrupção Desvio de Verbas , Crimes políticos “Celso Daniel” tudo virou culpa do Abestado Bolsonaro, até os Blck Blocs baderneiros foram esquecidos os Irmão Batistas viraram Santo, a JBF é honesta , Tudo Era Maravilha no Brasil .

    9. Estava indo de forma perfeita até querendo colocar a culpa em alguém que realmente não andou para frente com os militares, deixou todos estagnados. Mas quem está tirando tudo não é ele, estamos no presente e ele não é o presidente e quem falou que queria acabar com as Forças Armadas em alto e em bom tom foi o José Dirceu. Quem é este vagabundo? Com quem ele anda?

    10. Olha aí gente, comunista vermelho infiltrado que diz amém para o Presidente e ex-condenado, este sim que destrói famílias e matou milhar e de pessoas na pandemia com desvios de recursos da saúde! E ainda deixam este traidor da pátria comentar neste grupo! Sabe nada comunista!

    11. 0 ideal é ser administrado por um semi-analfa que nunca administrou nada, sempre que foi aplaudido foi por falar coisas sem nexo. Fui professor de história econômica e estatística, acho que sei o que falo, fora da economia de mercado não existe desenvolvimento. Todos querem ir para Europa e EUA, ninguém para Rússia ou China, porque será. Família que gasta mais do que ganha não tem futuro, olha o dólar.

    12. A culpa vem desde o governo militar que, na realidade, nunca fez nada pelos militares, a não ser exigir sacrifícios. Bivo mais de 30 anos me dedicando 24 por dia e 7 dias por semana, sem reclamar,.mas agora vem um monte de idiotas que.mal.dão.40 horas semanais de serviço, muitas vezes embromando, achar-se no direito de cortar direitos, avacalhando dispositivos constitucionais. A culpa não é de Bolsonaro só, é dos generais omissos e carreirista, FHC, Lula e caterva, e todos os isentões com assento no alto comando que não zelam pelo bem estar dos subordinados. Vamos colocar para o militar carga horária de 40 h/semanais, pagar hora extra, periculosidade, adicional noturno e vale alimentação,.além de recolher fgts.

    13. Meu amigo, o comentário acima falou em algum culpado? Pelo que foi descrito, fala tão somente da atual situação das Forças Armadas, que, a continuar o desmonte como vai, fecharão as portas. E, um país, pra ser respeitado, precisa ter uma Força Armada à altura do seu território.

    14. Daqui a pouco vão culpar Bolsonaro por ter nascido, estes esquerdistas deveriam mudar para países cujo regime da esquerda falido ainda existe.
      Na nossa bandeira está escrito …
      ORDEM E PROGRESSO.
      Querem viver de bolsa família e uma ração diária, sem perspectiva de um futuro melhor, e muito comodismo.

    15. Negativo o problema e ter um presidente condenado nas estancias que passou e descondenado por outra muito duvidosa! Esse nunca escondeu que n gosta de militares que seus comparsas explodiram no passado vai estudar pra ta falando asneiras! A sua querida 1 dama simm,gasta horrores com festinhas com falinha q vai erradicar a fome no brasil blabla bla

    16. Você está recebendo quanto para escrever uma mensagem dessa algum dia fostes militar ou jagunço! Não vamos julgar ou culpar pessoas por aquilo que não conhecemos, querem acabar com as nossas FFA por vingança e comodismo.

    17. Não entendi o que uma coisa tem haver com outra. Estamos falando de valorização da carreira militar e colocam o ex-presidente como vilão de tudo. Lembro que nossas fronteiras estão abertas há muito tempo, entra e sai do país quem quer, favorecendo a pirataria e o tráfico em todas as suas formas. A soberania do Brasil está em frangalhos e estamos mais preocupados com futebol, cerveja e picanha.

  2. E o fim das forças Desarmadas e graças aos generais, almirante e brigadeiros fracos forças Desarmadas só perdem os poucos atrativos que tem a carreira militar daqui a pouco.o sacrifício que será exigido será trabalhar sem salários e tem militar aplaudindo isso mas retardados tem em todas profissões e austeridade zero do judiciário mais caro e com mais regalias do.mundo nunca estão satisfeitos com 100 mil alguns com 200 mil por mês essa semana enquanto governo do ladrão anúncio corte de gastos que de corte não tem nada a nao ser no lombo dos mal pagos militares nessa semana o judiciário ou seja o Conselho da Justiça Federal aprovou mais dois penduricalhos pros deuses do judiciário voltou o quinquênio e receberam altos valores de atrasados e o outro penduricalho e uma folga a cada 3 dias trabalhos e se não tirarem a folga irão ganharam 12 mil reais no contracheque gordo quem duvida que vão tirar as folgas e ainda irão embolsar mais 12mil reais e lembrando que todos penduricalhos acima do teto são isentos de imposto de renda e somos nós militares sem voz sem lideranças que quebramos o país e mais uma ontem foi comprada pela China a reserva de urânio que fica localizada na Amazônia pela bagatela de 2 bilhões muito barato e assim vai o Brasil rumo ladeira abaixo graças ao ladrão e PT.

  3. A paridade e a integralidade irão acabar. Não agora, neste primeiro momento. Mas em pouco tempo.
    Há muita pressão exercida pelos governos estaduais para que a esses dispositivos sejam extintos para as PMs. Já foram extintos nas PCs, PF e PRF.
    Para extinguí-los nas PMs, é necessário primeiro que acabem com a paridade e a integralidade nas FFAA.
    Os estados não aguentam pagar esses benefícios para os PMs.

  4. A sociedade e os militares devem debater acerca do papel das ffaa brasileiras no século 21, pois demonstram estarem perdidas quanto a sua destinação como instrumento do Estado e buscam, até hoje, darem golpes como se o Brasil fosse uma republiqueta no cenário global.

  5. Tudo reflexo da lei perversa, os que a elaboraram, utilizaram dois pesos e duas medidas. Simplesmente colhendo os “primeiros frutos”. Outras safras virão.

  6. Carreira? Algo que se muda a cada 7 anos em média (de 2001 a 2024 foram 3 mudanças), não pode ser uma carreira. Atualmente tornou-se, no máximo, um bico estabilizado. E por enquanto..

  7. Um outro problema que deve surgir com a ganância desse governo pelo suado e minguado salário dos militares: já era difícil um militar de baixa patente conseguir comprar um imóvel para si e para sua família. O salário de um 3°SG, por exemplo, não sobraria muita coisa se ele comprasse um imóvel financiado.

  8. Se levarmos em consideração que estes mesmos oficiais que perpetraram essa tentativa de golpe ( covardes que nem a dignidade de assumir seus atos tiveram ) seriam os Comandantes em uma guerra e que, Soldados em geral não tem nenhuma experiência, pouquíssimo conhecimento técnico, e nenhuma valorização, concordo que urge uma mudança. Um Exército enxuto, mais profissional, com menos Coronéis e Generais, menos militares nos QGs só tomando cafezinho e falando de política, funções militares para militares, civis para civis ( ex: o que justifica o Exército ter um “Coronel” veterinário?) entre outras mudanças. Não ao Politicamente correto, não a arrogância e a prepotência, preparo, treino e profissionalismo ( acabar com coisas ridículas ainda vigentes) modernidade, operacionalidade, orgulho, “valorização” . Um Exército respeitado ( pela população) pelo valor de seus integrantes não pela força de suas armas. Não podemos simplesmente escolher, ou trata a Pão de Ló ou, passa fome.

  9. Plano de reserva voluntária remunerada. Nenhum governo mais quer forças armadas. Além de ser caro demais para manter está sujeita a corrupção estratégica. Já deu o que tinha que dar. Quem já está estabilizado faça as suas contas e vamos partir para iniciativa privada. Fica quem quer e tchau e benção!

  10. O cara escreve um texto incrível. Defendendo as FA. Defendendo seus integrantes. Preocupado com o futuro cada vez mais sombrio para nós.
    Aí você lê os comentários. Tanto com críticas políticas, quanto com a apresentação “narcisisticas” individuais de “como eu venci usando a FA” como escada. Por fim, parabéns ao ótimo e lúcido texto do autor. E parabéns aos manifestantes que apresentam claramente seu individualismo.

    1. Sim, concurso publico, certamente… nadica de nada de montar um comércio, uma industria ou produzir alimentos na roça. O caminho é usar as FAs como trampolim para prestar concurso publico.

    2. São os dois de sempre, carentes de atenção e deslumbrados. O rótulo de narcisistas lhes cai bem, não são nada além disso, pois dia sim, outro também arrastam por este blog o flagelo da dignidade que fantasiam possuir. Nada acrescentam, pura bílis.

    3. Excelente.
      Daria até para fica em casa, mas resolvi fazer um um “bico”. Há 03 anos concursado na área do magistério em regime de 20 horas, poderia se 40 horas. três vezes na semana em sala de aula, de 08:00 12:00, e dois de coordenação externa. Filhos formados e trabalhando. Sem estresses nenhum.

    4. pois e, eu fiquei e infelizmente so ano passado sai subtenente. aumentaram meu interstício em uns 5 anos.
      quando prestei o edital tinha uma linha do tempo a seguir
      não foi governo algum de esquerda que propôs a mudan nós interstícios dos praças, foram os altos escalões.
      hoje vejo companheiros se vendendo como Sub pra ganhar pontinhos na esperança de sairem Oficial.

  11. É sim… e os recrutas da Normandia eram treinados por universitários. Pode ver, no Haiti estão contratando universitários para servir nas FAs para combater as 200 gangues que dominam o pais.

  12. Diferentemente de outros países, pelo fato de termos nossas fronteiras consolidadas, a prioridade do nosso país não são as Forças Armadas, por isso, é designado uma parcela pequena do orçamento da União destinado para elas. O problema é que o Exercito, principalmente nos anos 80 aumentaram o efetivo dos cursos de formação. E agora as gerações futuras pagarão o preço. O que o Exercito precisa fazer é diminuir o efetivo, cortar custos, cortar o PPTC, se reestruturar internamente. Aqui temos mais generais que o exercito americano. A questão salarial a lei 13954 resolveu o problema dos Oficiais, mas em compensação criou um abismo para os praças que foram os mais penalizados, com o aumento do
    tempo de serviço, aumento no intertício para promoção, e diminuição de vagas para chegar a QAO. Então as Forças Armadas somente serão prioridade a partir do momento que o país sofrer uma serie ameaça externa. Enquanto isso, vai ser isso, aí, é o que tem.

  13. Quem está assalariado, dependendo de empresa privada ou estatal, ainda tem algum conforto financeiro. O problema está exatamente aí, com as obrigações trabalhistas criadas ao sabor do populismo politico, onerando custos obrigatórios em fundos administrados pelo governo com bilhões bloqueados de circulação, garantindo “direitos” e privando o espaço para novos empregos pois não há renda para o desempregado nem garantias como para quem está empregado. O pais está quebrado e só comprarão títulos públicos com o aumento dos juros.

  14. Thomas Jefferson foi citado como tendo dito que:

    “Eu acredito que as instituições bancárias são mais perigosas para nossas liberdades do que exércitos permanentes.”

  15. O que tem que acabar é c9m as mordomias destes parlamentares e do judiciário, aliás porque não entraram no corte de gastos isso tem que acabar mas, estamos no País das bananas, e quanto ao exercício acabar com as mordomias dos oficiais superiores principalmente os generais, almirantes e brigadeiros que nada fazem em prol dos praças só pensam em si próprios olha a Lei 13953 de 2019 só absurdos com aval do JB.
    Esse negócio de filha mulher receber pensão é um absurdo estamos em outra época outro absurdo são pessoas recebendo duas pensões da mesmo fonte “ministério da defesa ” conheço pessoas que estão recebendo, sem cabimento…

  16. Poderíamos criar A associação brasileiras das Forças Armadas, com um chá da tarde diário com almirantes octogenários e condecorados com milhares de medalhas ao peito e fardados relembrando “no meu tempo de militar eu era muito bom” e sendo servidos pelas praças (tb octogenário, mas ainda na ativa) e os navios, aviões e tanques servindo de brinquedo para os filhos e netos dos politicos

  17. PQP!!!! Ainda tem militar metendo o pau em Bolsonaro e defendendo o atual governo??? Isso é coisa de doente mental. Quem tá tirando muito agora e vai tirar muito mais a té 2026 e o tal do Lule paz e amor. Idolatrar um vigarista como o nine é absurdo!!!! Acordem pelo amor de Deus!!!!!

    1. Acorda você que deve ser um retardado querendo defender o errado. Jair Messias Costa o maior traidor da família militar desde da sua criação. Só quero que o Bolsonaro e seus cúmplices sejam julgados e condenados pela lei por tudo que fizeram de ruim para a família militar assim como negar a ciência e deixarem morrer milhares de pessoas por COVID 19. Aqui se faz aqui se pagam. Não sei como pode existir gente que acha que o errado está certo e o certo está errado. Que saiba o errado continua sendo errado e o certo continua sendo errado. Por isso tem a frase. O pior cego não é que não vê,sim o que enxerga e tudo está na frente dos olhos, nariz com provas fatos e se recusam a enxergar a verdade. Bolsonaro preso e nunca +.

    2. Parte dos QE achavam que iriam sair STen, sem formação, nem qualificação. Saíram porra nenhuma, vão ter mais desconto e ainda apoiam o ex presidiário. Vão comer picanha.

  18. No início dos anos 80 saiu do EB e ainda anda se manifestando por aqui, parece arrependimento, Talvez fracasso mesmo, algo assim…,naquela época nem concurso era exigência para servidor público.

  19. Apenas estamos recebendo o que merecemos e basta ler os diferentes comentários para ver que a concepção de mundo e profissão se resume a Lula e Bolsonaro para entender que merecemos isso.

  20. Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, aviões de caças, submarinos, blindados, armamentos, poder de polícia! E A REMUNERAÇÃO? Os militares das FFAA estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias. Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO do Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves conseqüências. Muitos abandonarão a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição. É difícil ser aguerrido, sabendo-se que a família passa privações, ainda mais quando ciente que há castas privilegiadas!

  21. Agora é o momento de se pensar na reestruturação da carreira militar pelo topo, ou seja, diminuindo o número de oficiais generais de cada força singular, pois ao compararmos com as forças armadas de outros países de mesmo porte e PIB, o Brasil tem muita gordura estrelada pra queimar. Se fizermos a comparação com os EUA então… É desproporcional o número de oficiais generais no Brasil em face da tropa. Sem falar na venda de imóveis subutilizados, por exemplo, na Vila Militar, no Rio de Janeiro.

  22. Destruir ? Numa casa quando precisa cortar gastos corta de todos e não só dos filhos, o pai é o primeiro a deixar de usar carro e ir a pé pro trabalho, meu pai fazia isso, como anda a reforma nos altos escalões dos três governos? Nas 3 FAs já sabemos…
    Ou todos comem ovo ou a guerra civil vira mais cedo ou mais tarde.

  23. É incrível sabermos que existem cerca de 300 mil homens na ativa das FROUXAS E ARMADAS e ninguém reclamar ou dar um pio sequer. Passam por tantas humilhações na caserna e um monte de homens não tem ombridade com suas própria vidas e com sua família. Vagabundos assumem o governo e os frouxos aguentam tudo calados. Vão ser covardes assim na casa do cacete!

  24. O frouxão do Bolsonaro tem que ser escrachado e preso mesmo. Escolheu para seu ministério vários generais covardes, vendilhões, medíocres e interesseiros que expuseram sem dar nenhuma proteção as FROUXAS ARMADAS! Está aí o resultado de tudo que eles fizeram com as tropas indefesas que agora pagam caro. Cadeia nesse imbecil!

  25. Perfeito. É isso mesmo. Ainda estão estudando a União Soviética nas escolas militares. No meu curso teve aula de PC Chinês e PC Soviético, numa época em que nem existia mais a União Soviética. Quando vc vê os caras que passam na ECEME, que dizem ser a prova mais difícil do exército, vc entende por que chegamos nesse abismo.

  26. Minha sugestão para as novas mudanças da seguridade social dos militares.

    Criação de duas novas graduações: Sgt-Mor e Alferes.

    Interstícios:
    AL CFGS: dois anos (já está valendo);
    3° Sgt: seis anos;
    2° Sgt: seis anos,
    1° Sgt: seis anos;
    Sgt-Mor: seis anos;
    ST: cinco anos e;
    Alferes: quatro anos.

    Pronto. Fechou os 35 anos de serviço e 55 anos de idade.

  27. Lei 13.954… ñ preciso dizer mais nada… Bolsonaro desgraçou a vida dos Praças Graduados e com isso várias famílias destes mesmos Praças foram afetadas diretamente…

  28. Sou militar na reserva. Prestei serviço 30 anos. Nunca recebi por trabalhar numa escala de 25 horas mais 8 horas de expediente. Permanecia no Quartel segunda, quinta, domingo, quarta e sábado. Nunca recebi adicional noturno. Trabalhei com explosivos. Nunca recebi periculosidade. Tínhamos sobreaviso, prontidão. Hora de expediente dependendo do Comando. Entre através Concurso. N̈ foi Cargo Político. Aí pergunto. O q vcs acham.

  29. so que agora os interativios mudaram meu senhor. Na sua epoca o EB era outro.

    agora aumentaram para 8 anos de interstício o tempo para cada graduação.

    os subtenentes são vendidos, fazem tudo por pontos pra poderem sair QAO

    sou segundo sargento e estudo pra. concurso. nao vejo nada bom. so vejo os mais antigos reclamando dos interstícios.

    mas alguns insistem em dizer que é culpa da esquerda.

  30. Meus 02 filho são Sargentos da ESA, servem em São Gabriel da Cachoeira, não é fácil a vida que eles levam eles comem o Pão que o Diabo amassou. Mas não querem sair do Exército gostam e amam o que fazem….

  31. Sou Policial Militar de Ex Território remunerado pela União.
    As 3 (três) propostas para: 1) estabelecer a idade mínima de 55 combinada com 35 anos de serviço, 2) pensão dos herdeiro e do militar excluido ou demitido a bem dadisciplina, 3) fim da reversão da cota da pensao entre as ou os pensionistas, em especial as.duas últimas se virar lei será por pura retaliação do governo petista porque na prática a esses.dirwitos existem a décadas e sempre foram bancados pelas.contribuicoes das pensões que nós militares remunerados pela União começamos a contribuir no mês da inclusão em uma força e só deixamos quando morremos, diferente dos civis que que ao se aposentarem deixam de contribuir para previdência ou contribuem a partir do teto.

    Outra situação, nós militares seja das FA ou das Forças Auxiliares do DF e Ex Territórios recebemos nossas remunerações na ativa, reserva remunerada e.pensionistas oriunda dos recursos do orçamento anual da Uniao destinado aos pagamentos de pessoal civil e militares pagamento pessoal, logo, alegar que existe deficte previdenciário criado por militares e suas pensionistas é no mínimo uma grande falácia.
    Bem como , não dá para comparar as carreiras dos militares que se submetem a treinamentos em todos os tipos de locais e s operações exaustivas em todo o território nacional com as atividades dos civis, pois se sabe os militares muitas das.vezes passam meses longes de suas famílias em missões de risco de vida em locais inóspitos e etc.

    Resumindo o que o governo Lula quer fazer para retirar direito de décadas é por pura retaliações.

  32. Alguém sabe dizer qual o item número um para se considerar uma nação SOBERANA?
    _ um estado que se tem uma força armada forte e seus dependentes bem remunerados.Assim o militar pode se dedicar a sua função despreocupado com a base do sustento e educação daquilo que mas pode afetar psicologicamente .

  33. Sou veterano do Exército Brasileiro, servi de 1984/1990, no 15° RCMec/RJ, como Cabo Reengajado. Agradeço aos ensinamento e vavalores recebidos ao longo da minha honrosa carreira, que me direcional para a minha profissão atual, qie mebpermitite sustentarva minha família com dignidade. Servi durante a transição do governo militar par cívil, onde enfrentamos treinamentos rígidos e de alto nível, suficientes para forjar homens de coragem para defender uma Pátria. Foram muitos acampamentos e manobras de adestramento militar, além de muitos dias aquartelados de prontidão ou nas ruas para controlar as inúmeras greves que ocorreram no novo governo cívil, muitas delas dos metalúrgicos lideradas pelo nosso atual
    Excelentíssimo Sr Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Militares cumprem expedientes atípicos, com carga horárias imensuráveis (serviços de 24h, acampamentos, viagens, missões aquarteladas e externas). Enfim, são muitas horas longe da família e do conforto dr casa, já que as missões militares não oferecem luxo e sim riscos de vida, acidentes, lesões e danos psicológicos e me refiro não só em tempos revoluções e guerras, mas também na rotina cotidiana de paz no Brasil. A soberania Nacinal, se faz necessária para um País, pois até em nossas casas ela se faz necessária, haja visto que trancamos portas, janelas portões ou potárias, os condomínios nececitam de porteiros, seguanças e ainda um aparato de câmeras e seguranças. É bom refletir sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *