Texto implica ex-presidente como agente atuante em plano para evitar posse de Lula em 2022
São Paulo – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta terça-feira (26) derrubar o sigilo da investigação da Polícia Federal sobre a trama golpista de 2022, que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas.
A corporação concluiu na quinta-feira (21), após quase dois anos de investigação, a investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula (PT).
Os envolvidos teriam cometido três crimes: tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa, cujas penas somam de 12 a 28 anos de prisão, desconsiderando os agravantes.
A polícia diz que os investigados se estruturaram por meio da divisão de tarefas, “o que permitiu a individualização das condutas” e a constatação da existência de grupos que atuavam em diferentes frentes.
Quanto ao ex-presidente, a PF afirma que as provas obtidas apontam participação no planejamento e na atuação dos atos para a viabilização do golpe, o que acabou não ocorrendo, segundo o órgão, “em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”.
Veja íntegra do relatório da PF que indiciou Bolsonaro pela trama golpista em 2022:
relatorio-final-pf-site-2024-1
FOLHA – Edição: Montedo.com
Respostas de 5
entre no site da Câmara dos Deputados e vote no PL 4413/2024, para acabar com os supersalários. É preciso moralizar essa questão.
Grande dia!
Um indiciamento esperado por milhões de brasileiros. Realmente um grande dia! 👏👏👏
Está demorando muito para o Bozo ser condenado por muitos crimes, começando com as rachadinhas das verbas de gabinete, depois as mais de 600 mil mortes por negacionismo, roubos das joias, falsificações dos cartões de vacinas, fala em Deus, mas está na 3ª família, se diz a favor da “vida”, mas prega matar quem pensa diferente…foi expulso do Exército por terrorismo e agora o grande golpe que falhou…ainda bem!
Sub-traído melancia o presidente bolsonaro o melhor presidente do Brasil.