De quadrijato russo a cargueiro da Força Aérea americana, veja os aviões do G20

Aviões das delegações do G20 na pista do Galeão — Foto: Divulgação

‘Planesptotter’, fãs que se dedicam a fotografar aeronaves, fizeram a festa no Galeão e puderam espiar modelos como Boeing 747-8, o ‘jumbo’ usado pelas delegações da China e da Coreia do Sul

Mariana Barbosa

A pista do RIOgaleão recebeu 758 pousos e decolagens durante os dias 18 e 19 de novembro, quando o Rio foi sede do encontro do G20. O aeroporto foi o principal ponto de chegada para as 82 delegações internacionais, além de receber os voos do Santos Dumont, que ficou fechado por razões de segurança e mobilidade.

Nos voos domésticos, 32 mil passageiros que pousariam no Santos Dumont tiveram seus voos transferidos para o Galeão. Com isso, o número de passageiros de voos domésticos que passaram pelo Galeão nos dois dias chegou a 80 mil.

Dias antes e depois do encontro, a pista do Galeão virou um playground para os ‘planesptotter’, os fãs de aviões que se dedicam a fotografar aeronaves.

Aeronaves da Air China na pista do Galeão — Foto: Divulgação
Aeronaves da Air China na pista do Galeão — Foto: Divulgação

Dentre as atrações, estavam três Boeings 747-8, a versão maior do “Jumbo” e o também o maior jato comercial já construído nos EUA. O modelo foi pensado para competir com o A380 da Airbus. Desde 2010, foram fabricadas apenas 155 unidades do 747-8, a maioria cargueiros. A delegação da China pousou com dois aviões do modelo. E a da Coreia do Sul com o terceiro.

Boeing 747-8: modelo pensado para competir com o A380 da Airbus, é o maior jato comercial já construído nos EUA — Foto: Reprodução
Boeing 747-8: modelo pensado para competir com o A380 da Airbus, é o maior jato comercial já construído nos EUA — Foto: Reprodução

Também fizeram a alegria dos planespotters o quadrijato russo Ilyushin IL-96-300 da Força Aérea Russa. Em uma versão cargueira menor (IL-76), o modelo também foi usado pela delegação dos Emirados Árabes Unidos para o transporte de bagagens.

Il-76, modelo usado pela delegação dos Emirados Arábes Unidos — Foto: Reprodução
Il-76, modelo usado pela delegação dos Emirados Arábes Unidos — Foto: Reprodução

A delegação dos EUA também chegou com aviões cargueiros, dos modelos Boeing C-17 Globmaster III, desenvolvido para a Força Aérea americana, além dos Boeings 747-200 (VC-25A) e 757-200 (C-32A).

A maior parte das delegações veio com jatos Boeing ou Airbus próprios, pertencentes às respectivas forças aéreas, mas alguns países fretaram voos com as companhias de bandeira dos próprios países: foi o caso de Catar Airways, Air China, Vietnam Airlines e Air Tanzania.

O GLOBO

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo