Ministro aposentado do STF diz que é ‘história se repetindo’ e que poder militar está sujeito ao civil em democracias
Brasília – O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello comparou a trama golpista para impedir a posse de Lula (PT) na Presidência da República em 2023 e para matar o petista que foi alvo de operação da Polícia Federal nesta terça-feira (19) ao episódio que antecedeu o golpe militar de 1964, que ficou conhecido como “a revolta dos sargentos”.
“Os fatos hoje noticiados referentes ao alegado envolvimento de altas patentes militares revelam um quadro deplorável de periclitação da ordem democrática e de perversão da ética do poder e do direito”, disse Celso de Mello.
Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal deflagrou operação e prendeu quatro militares e um policial federal sob suspeitas de planejar envenenar Lula, matar o vice, Geraldo Alckmin (PSB) e explodir o ministro Alexandre de Moraes, em 2022.
Em setembro de 1963, cerca de 500 sargentos da Aeronáutica e da Marinha se rebelaram em Brasília em protesto contra uma decisão do Supremo que vetou a diplomação dos sargentos eleitos em 1962 —pela Constituição, os militares eram inelegíveis.
Na ocasião, o ministro Victor Nunes Leal foi detido e levado para a Base Aérea de Brasília. Ao ser libertado, voltou ao STF. No plenário, o ministro Ribeiro da Costa defendeu a decisão da corte contra os militares que queriam exercer cargos políticos.
O magistrado afirmou que incentivar e permitir o envolvimento de militares com a atividade política poderia fazer com que as Forças Armadas culminassem por se sobrepor às leis e à Constituição da República.
“Intervenções castrenses, quando efetivadas e tornadas vitoriosas, tendem, na lógica do regime supressor das liberdades que se lhes segue, a diminuir (quando não a eliminar) o espaço institucional reservado ao dissenso, limitando, desse modo, com danos irreversíveis ao sistema democrático, a possibilidade de livre expansão da atividade política e do exercício pleno da cidadania”, afirmou Celso de Mello.
FOLHA – Edição: Montedo.com
17 respostas
Esse Sr. É de uma inteligência ímpar. Sua decisões serão o suporte e orientação constitucionais enquanto esta CRFB viger e paradigma para novas ordens constitucionais.
Nem existe mais a CF de 88 depois de centenas de PECs. Virou um alfarrábio legal onde se mistura de tudo, código tributário, CLT, código civil, código penal, etc. Nada como ver um esquerdopata elogiando outro.
Meu primeiro malvado Legal favorito o segundo é o AM.🤟💪
Recomendo ao “Dura Lex…” ler a autobiografia do jurista Saulo Ramos (Código da Vida) antes de tecer loas a esse ex ministro do STF.
Ali ele escreve as atitudes da “inteligência ímpar” durante o governo Sarney.
As aparências enganam…
Senhores, aceitem ou não, independente da culpa do governo Atual ou anterior, o nível de insatisfação nas FFAA tende a aumentar Exponencialmente!
As medidas adotadas pelo atual governo ,na previdência militar, escalam as tensões com a Caserna.
O Atual Governo não anuncia nada que possa arrefecer essa situação, somente aperta cada vez mais a tropa!
Tudo muito perigoso!
Perfeito!
E acredito, internamente, será intensificada a “operação tartaruga”. Ou seja, aumentarão “dispensas médicas”, dispensas do expediente para vários motivos, dispensas de “formaturas, marchas, TAF/TFM, escalas de serviço, prazos expirados de documentos por “incompetência” ou por “eu não sabia” ou “acabei esquecendo, devido à estar dispensado por problemas de saúde de familiar”, sem contar nos atrasos para o expediente por motivos “justificados”.
E a nova geração já chega com esse pacote de “bizus”.
Simples assim.
Me criei vendo o Sargento Garcia, o Sargento Shultz…nunca imaginei que o Zorro fosse o Traidor.
Desde quando militar dentro da política deu certo?
Caxias = insubordinado e traidor do imperador
B. Constant = mentor de todos os golpistas
Deodoro = golpista
Floriano = manteve o golpe com “mão de ferro”,
Vargas = foi militar e apoiado por golpistas sulistas
Militares da Sobornne = geração de golpistas e doutrinados “made US”
Geração 70 = atuais golpistas (seus instrutores/chefes eram da Sobornne)
Geração 80 = vislumbre da democracia.
Apenas fatos. Sem nenhum análise.
Eu jamais toleraria alguém, num estado democrático, mandar matar um inimigo político. Isso é um absurdo! Antigamente, a esquerda em peso, jornalistas, blogueiros, pediam a morte de Bolsonaro. Até encenavam com sua cabela degolada. A primeira dama dançou pedindo para “passar sal” no Bolsonaro. Que tipo de investigação a PF e o STF fizeram? Agora, pergunto: qual a credibilidade do A.Moraes para julgar essas denúncias? Zero, abaixo de zero.
Vou perguntar pra qualquer um leitor: se forem abertas todas as conversas de líderes petistas ou até mesmo do STF, duvido que não pareçam expressões tipo, ‘vamos acabar com este cara, vamos eliminá-los, referindo-se ao Bolsonaro! Isso é crime ou é conversa de ‘bar’, onde qualquer um fala sem responsabilidade. Fato real existe um só: o Bolsonaro foi esfaqueados e só não morreu por sorte, absoluta sorte. Até hoje, nada, absolutamente nada foi deferido nas investigações, tudo no abafo. Este meu Brasil se afunda cada vez mais. Alguém sob tortura, entrega até a mãe! A tortura é o pior crime da humanidade!
Conte outra; essa não colou.
Quando não a justificativa aqueles que querem passar pano no Bolsonaro ou acham que o PT fez tudo igual querendo matar o Jair Messias Bolsonaro o falso Messias. Eu pergunto o Lula perdeu 4 eleições isso? Pergunto eles também redigirem uma minuta de golpe? Eles tbm usaram as forças armadas os altos coturnos??? Pois sem apoio das forças armadas em nenhum lugar do mundo se consegue dar golpe que eu saibam. Eu faço a pergunta ao anônimo 20/11/2024 as 11:24. Só por si a sua sustenção não se sustenta é só perguntar um jurista imparcial nas leis. Simples. O tempo é o senhor absoluto da razão.
O Sr. Deve ter ido ao bar, mas ao invés de se divertir ouvindo as conversas o senhor tomou todas e veio aqui comentar. Deveria ter esperado o efeito. Como vou comentar isso aqui, volte e reveja o que escreveu. Tá meio desconexo. Após isso, eu comentarei novamente. Passar bem.
Sargentos revoltados? Coitados, mal tem dinheiro pra passagem. Tem BAIXOS ESTUDOS LEMBRAM?
Primeiramente, não existe crime de planejamento de nada. Se você planeja um assassinato mas não não inicia os preparativos da execução, não há crime. Essa é a nossa lei. E se o Alexandre de Moraes é suposta vítima, ele não pode ser o juiz da causa. Parece que vivemos tempos sombrios, onde lei é o que o STF, que tudo pode.
Nem irei adentrar as outras condutas criminosas que teriam ocorrido, todavia Associação Criminosa de 3 ou mais pessoas é crime, mesmo que as ações criminosas pensadas não ocorram – CRIME FORMAL -. Nesse caso, em especial, tem previsão de aumento de pena. Antes de escrever fakes, melhor se informar ou estudar mais. Passar bem.
Como os altos coturnos militares e muitos vão derem que voltar a escola de formação é assim alguns tem que ler a constituição federal e também aprender o fala o código penal brasileiro. Vou fazer aqui uma pergunta simples. Se eu planejar matar um delegado junto com os outros e registar nomes falso no celular e a polícia descobre tudo antes. Aí a pergunta? Ela espera eu matar o delegado? Ou pode me prender antes??. Não passam pano no errado. Não precisa ser da direita, esquerda, centro. Só precisava continuar achando que o certo é o certo e o errado continua sendo errado e não como alguns querem justificar o injustificável por questões políticas. O errado continua sendo errado e o certo continua sendo o certo,não comi muitos querendo distorcer isso.
Revolta dos sargentos? podem ficar tranquilos, hoje o que interessa é a promoção.