“Alto Comando tem que acabar”, disse coronel golpista em mensagem a general “Kid Preto”

Punhal verde e amarelo sangrando

 

Mensagens entre o general Mário Fernandes e o coronel Reginaldo Vieira de Abreu, seu chefe de gabinete, revelam a indignação dos golpistas contra a resistência do Alto Comando do Exército (ACE). Ambos os oficiais foram presos pela PF nesta terça-feira (19).

 

Referindo-se ao Alto Comando, o coronel Vieira escreveu ao general Fernandes, em 19 de dezembro de 2022: “Cinco (generais) não querem, três querem muito e os outros, zona de conforto. É isso. Infelizmente.”

“Alto Comando tem que acabar”

Vieira questiona a forma como as decisões são tomadas pelo grupo de generais quatro estrelas. Ele preconiza a criação de uma chefia de Estado-Maior Conjunto e a extinção do ACE.

“A lição que a gente deu para a esquerda é que o Alto Comando tem que acabar. Se cria um general de cinco estrelas (…), mexe na promoção dos generais e só se promove, nos próximos oito anos, só um general quatro estrelas. Aí acaba essa palhaçada de unanimidade.”

Respondendo ao coronel, o general Fernandes argumenta:

“Tem o dissidente, tem os filha da p… lá, tem, já tá comprovado. Mas nós sabemos que é um colegiado, cara. Cinco caras não iam interferir tanto assim. (…) Cara, o presidente tem que decidir e assinar esta m…”

“Quatro linhas da Constituição é o cacete”

Em diálogos anteriores, o coronel havia revelado ao chefe seu estado de ânimo diante da indefinição sobre o golpe:

“O senhor me desculpe a expressão, mas quatro linhas é o car… Quatro linhas da Constituição é o cacete. Nós estamos em guerra, eles estão vencendo, está quase acabando e eles não deram um tiro por incompetência nossa.”

“Pô, general, reforça isso aí”

Em mensagem ao general Luiz Eduardo Ramos, colega de governo, Fernandes revelou a ligação entre o Plano Punhal Verde e Amarelo, os acampamentos em frente aos quartéis e os ataques de 8 de janeiro. É que o golpe exigiria clamor popular, como em 1964, para que o Exército o apoiasse. Em 4 de novembro, ele escreveu a Ramos:

“O senhor tem que dar uma forçada de barra com o Alto Comando, cara. Com o general Freire Gomes (então comandante do Exército), com o general Paulo Sérgio, porra (…) Tá na cara que houve fraude, porra. (…).

E outra coisa, nem que seja pra divulgar e inflamar a massa. Pra que ela se mantenha nas ruas e aí, sim, talvez, seja isso que o Alto Comando, que a Defesa quer. O clamor popular, como foi em 64.

Porque como o senhor disse mesmo, boa parte do Alto Comando, pelo menos do Exército, não ‘tá’ muito disposto, né? Ou não vai partir pra intervenção, a não ser que, pô, o start seja feito pela sociedade.

Pô, general, reforça isso aí. Eu tô fazendo meu trabalho junto à Brigada (de Operações Especiais) e ao pessoal de divisão (generais) da minha turma (de 1986, da Academia das Agulhas Negras), cara. Força, Kid Preto.”

Com informações do Estado de São Paulo

21 respostas

  1. O cabaré bolsonarista está pegando fogo, pois muitos generais cairam na lábia do falso Messias e traidor dos veteranos e pensionistas de praças. Sabia da traição da lei 13.954 e mesmo assim a sancionou, trazendo prejuízo para grande parte dos graduados e pensionistas de praças.

    1. Com o mule só melhora … Fazenda e Defesa fecham proposta para ajuste em previdência dos militares, com aumento de idade para a reserva
      19/11/2024 19h55 Atualizado há 13 horas

      Não é questão de salário é questão de nação. Os nossos interesses individuais não são maiores que o nosso povo de bem! Acorda!

    1. Pelo que entendi esses 4 malucos foram usados como boi de piranha para aliviar os demais e deixar impune os verdadeiros mentores do esquema que é o escritório do ódio cujos chefes são o Bolsonaro, Braga neto e generais do seu entorno….?

  2. kkkk… é bem o roteiro de uma novela. Quem mantém uma conversa dessas? Deve ter sido por isso que aquele novelista saiu da Globo, para fazer roteiros dessas bricolagens. Haja saco para aguentar esses esquerdopatas”

  3. É sempre bom lembrar a famosa msg de Margaret Thatcher: “Um comunista quando fala, mente! Quando cala, encobre! Quando tem poder, rouba e quando perde o poder, destrói! Assim construíram suas histórias.” Nada mais real. Estamos na última fase!

  4. Obrigado aos 5 oficiais generais do ACE por terem mantido seus juramentos e suas cabeças livres do extremismo e não guspirem e não pisarem na constituição! Meu muito obrigado. Acredito q sem o senhores este país estaria na lama. O país é a sociedade tem uma dívida enorme com os senhores!

    *Não estou ironizando.

    1. E por que esses cinco “herois” não denunciaram a trama à época às autoridades competentes?

      Um deles logo depois de passar o cargo foi embora, foi fora do país. Ouviu do próprio Presidente a trama do golpe e não fez nada: não o prendeu e nem o denunciou.

      Por omissão, o indivíduo se torna “heroi” nessa Republiqueta.

      Assim se constroem “herois” nesse país!

  5. Já escrevi aqui comentando outrod “post” e repito: o atual governo deveria exonerar e passar à Reserva todos que integravam a cúpula à epoca do “8 de janeiro”.

    Quem foi contra e ficou calado é no mínimo cúmplice, prevaricou.

    Quem ficou em cima do muro, ouviu os planos e não fez nada também prevaricou.

    O próprio comandante à época ouviu do então Presidente e não o denunciou e nem deu voz de prisão. Também prevaricou. E o que fez depois? Foi embora, morar fora do país.

    Demitia todos!!

    1. Com essa narrativa é evidente que a meta do atual governo é mudar todo o Alto Comando. É assim, com essas narrativas, que ensaiam as mudanças que querem. Se colar, colou.

  6. Pelo que entendi esses 4 malucos foram usados como boi de piranha para aliviar os demais e deixar impune os verdadeiros mentores do esquema que é o escritório do ódio cujos chefes são o Bolsonaro, Braga neto e generais do seu entorno….?

    1. kkkk… foi tudo “revelado” depois da reunião secreta do Mullah com o STF, na calada da noite, reunião apenas revelada após o assassinato do homem do rojão. Acendeu o rojão, foi aniquilado e caiu com a cabeça em cima do rojão aceso. Foi tudo filmado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo