Começa última fase de transferência do controle de armas do Exército para a PF

sigma-x-sinarm_5cae9b593e3d0

Mudança das atribuições do Exército Brasileiro para Polícia Federal segue cronograma e será finalizada ainda em 2024
Brasília
A última fase do Plano de Ação sobre a transferência das atribuições de fiscalização, controle e autorização de armas, do Exército Brasileiro para a Polícia Federal, começou. Esta etapa compreende a conclusão do desenvolvimento do sistema de gerenciamento pela PF e as capacitações finais conduzidas pelo Exército.

O cronograma, iniciado em novembro de 2023, designou equipes de transição e começou a capacitação dos integrantes da PF.

Em março de 2024, na segunda fase, foram realizados o Estágio Setorial de Fundamentos da Estrutura e do Funcionamento do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, a concessão de acesso a sistemas e softwares necessários, o compartilhamento do código-fonte e do banco de dados, além da disponibilização dos processos mapeados, dados estatísticos e normativos do EB.

A terceira fase, iniciada em junho de 2024, continuou a capacitação e começou os testes do sistema da PF, com apoio técnico especializado da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). Reuniões de acompanhamento foram realizadas com coordenadores da PF e do EB, incluindo militares da DFPC e do Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx).

Capacitações do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp) ocorreram em setembro e outubro de 2024, abordando desde o cadastro no sistema até a prática de análise e homologação de solicitações de serviços para pessoa física.

Do Exército para a PF
Baseado no Decreto nº 11.615, de 21 de julho de 2023, a migração das atribuições de autorização, controle e fiscalização de armas para a PF segue sem pendências. O EB continua a cumprir os prazos, provendo apoio técnico até a conclusão da última fase em 31 de dezembro de 2024.

A partir de 1º de janeiro de 2025, a PF assumirá todas as competências relativas às atividades dos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CAC), incluindo registro, compra e venda de armas, concessão de guias de tráfego, e fiscalização do comércio para pessoa física.

R7

10 respostas

    1. Não acontecerão “merdas” simplesmente porque a PF usará critérios legais para esse controle.

      O Exército, no afã de agradar Bolsonaro, enfiou os pés pelas mãos nesse (des)controle de armas para os ditos “cidadãos de bem”.

  1. A PF já informou que não tem estrutura física, nem pessoal e nem orçamento para essa nova demanda. Agora quero ver a mídia bater de frente a contar de 1º de janeiro de 2025. Parabéns EB por se livrar dessa autêntica “rolha”…

    1. O Exército também não tinha estrutura e os militares se mostraram incompetentes para essa tarefa.

      A diferença é que a PF vai restringir os acessos, ao invés da ampliação desregrada que o Exército fez para agradar Bolsonaro.

  2. Quem escreveu esta frase, por acaso leu o significado?
    “Começa última fase de transferência do controle de armas do Exército para a PF”
    Controle das armas do exército?
    Daí não haverá mais problemas de licitação como a dos obuzeiros israelenses.
    Blindados sistema de defesa antiaéreo, fuzis metralhadoras, canhões, obuzeiros e etc… tudo para controle da pf?
    E quem vai operar esses equipamentos?
    E será a pf que autorizará o ministério da defesa usar tais eqipamentos?
    Então realmente o exército vai ser tranformado em brigadista para apagar fogo.

    1. Kkkkk
      Nada mal a PF assumir o exercito como um órgão subordinado seríamos valorizados.
      Em alguns estados onde o PCC assumiu o comando das pms o pessoal passou a ser valorizado financeiramente!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo