Aumento linear já!! As perdas salariais dos militares.

REAJUSTE

Atualização: 14 nov (8h29min)

Recebi na área de comentários esse levantamento das perdas salarias dos militares desde 2012. Confira.

 

Histórico sobre as perdas desde o reajuste ocorrido em 01 Mar 2012

O ministro da Defesa, os comandantes das Forças Armadas e os demais oficiais generais precisam atentar para as perdas LINEAR de TODOS os militares. Vejamos:

Cálculo da variação da inflação Índice INPC (IBGE)

  • As inflação entre o reajuste de 01/03/2012 e o reajuste de 01/09/2016 foi de 39,44%. Abatendo o reajuste médio de 25% em 04 (quatro) suaves parcelinhas que terminaram em 2019, perdemos 14,44%.
  • Após o reajuste ocorrido em 01 Set 2016, ate 31/10/2024, a inflação (INPC ou IBGE) no referido periodo está em 48,54%.

Perda total desde 01 Mar 2012 até 31/10/24: 48,54% + 14,44% = 62,98%

A restruturação só beneficiou uma parcela da tropa, e não abateu a referida perda linear (toda a tropa), isso ficou nítido.

Convém relembrar que o parcelamento dos reajustes foi inventado em 2005, pelo desgoverno petista (antes dele, era parcela única),  e ocorreu após as esposas dos militares lideradas pela Sra Ivone Luzardo terem ficado acampadas na Esplanada dos Ministérios durante 73 dias.

Infelizmente está passando despercebido pela maioria da tropa esses detalhes. Se liguem !!!!

AUMENTO LINEAR JÁ !!!!

Fonte da consulta para simular e conferir os cálculos acima:

Debit Indicadores Econômicos

63 respostas

  1. Primeiro fomos surpreendidos com índice de reposição pífio…um verdadeiro Escarro Na Cara Do militares e de sua família!
    Estamos presenciando uma nova versão da Chibata agora Promovida por Lula e seus comparsas!!!
    Em vez de nos conceder índice semelhante ao concedido aos civis, agora, vão promover um Açoite em forma de revisão da nossa previdência!!!
    É chegada a hora de promover Panelaço no RJ durante a reunião do G20!

    1. O.ladrao voltou a presidência só com um intuito vingança e é o que está ocorrendo toda hora joga mentiras na mídia paga a peso de ouro mentiras pra colocar forças armadas como culpadas pelo rombo que ele está causando na economia só.im dado dívida pública em dezembro de 22 era 5.8 trilhões hoje está em.8.8 trilhões ou seja nem.fez 2 anos e já Torrou 3 trilhões na dívida pública arrecadação batendo recordes mas o.ladrao torra mais que arrecada inflacao voltando vai no mercado tudo caro e o ladrão não quer cortar gastos mas quer cortar nos militares onde não tem mais nada pra cortar folha de pagamento dos militares em 2020 era 92 bilhões esse ano será 77 bilhões ou seja economia de 15 bilhões mas o ladrão não se dá por satisfeito quer a vingança a qualquer custo.

      1. Não fala besteira, o PT deu aumento, enquanto que bolsonaro não deu se quer 1 centavo .
        Lembre se que reestruturação não foi aumento, segundo o próprio EB.

        1. Não fale merda cidadão, pelo visto ama o ladrão de 9 dedos, o que foi dado foi mais do que obrigação e ainda faltou muito, foram muitos anos sem nada, Bolsonaro errou em acreditar que general aceitaria se comandado por Cap, a migalha que vai ser dada agora, não surtirá efeito algum, todos os militares estão fudidos, para conseguir se safar muitos babam ovo para conseguir algum curso e ou transferência, os Atuais comandantes foram ao fundo do poço ao se aliar com o Bandido, antes apareciam como machões e agora quero ver a cara Deles, que correm as pensões das filhas, da viúva de marido Vivo e muito mais, frouxos e de cabeça baixa é assim que o desgoverno quer os militares.

          1. Eu não amo o nine e detesto o Bozo e não sou QE, todavia convenhamos que os únicos governos a dar reajuste foi o do PT, mesmo parcelado e posso te comprovar tal fato.

          2. É triste ver um comentário desse tamanho.
            Dê graças a Lula e a Dilma pelo Soldo que você tem hoje.
            Obrigação como você fala só quem teve foi Lula e Dilma, não e´?? O Bozo não tinha nenhuma obrigação, não é isso ???
            Mesmo sendo Capitão, em muitas vezes, o Mito humilhava General na frente de todo mundo, não vem com essa.
            Esse mito te deu alguma migalha ??? O que eu vi ao longo desses intermináveis 4 anos na era do Messias foi humilhação em cima de Praça.
            Generais de verdade foram aqueles que disseram NÃO ao golpe que o Messias queria dar. Acorda rapaz.
            Você chama Lula de ladrão…o Mito e seus quatro filhos, todos ricos… compram mansão por 5 milhões em dinheiro vivo, mas não é ladrão… acorde rapaz.

        2. Deu aumento pous era extremamente necessario na epoca e não tinha o q alegar para não dar. Como ele dusse e criou o sistema do parcelamento para as FFAA: de esmolas q eles se contentam e não tem o q falar e como obter apoio da população…foi isso q ele fez. No Gov anterior tivemos a crise hidrica, a pandemia, inicio de uma guerra q nos afetou.bastante e uma oposição hipócrita e derrenha. Então não fale besteiras.

      2. Reveja seus conceitos amigo, aquele que deveria nos dar pelo menos um aceno de esperança, ao invés de um reajuste linear, deu uma gratificação desigual e injusta a uma parte da tropa, nenhum outro governo teve a coragem de fazer tal procedimento.

      3. Seu desinformado manipulado,o salario nosso sou militar é ainda do gov Dilma,toda estrutura das tres Forças é do gov do PT. O gov do bozo acabou com o País,só do orçamento secreto roubaram dinheiro que nem água. Investimento zero em todas as áreas,queima de quase 70 bilhões de dólares da reserva. Vai se informar.

      1. Tu falou muita besteira agora e demonstrou desconhecer a formação de uma Sociedade e de um Estado. O produto militar existe…é intangivel e extremamente necessário. Formação é o q não falta e a produtividade é mostrada no dia a dia, basta acompanhar as noticias sobre a defesa, ciência e tecnologia. Tu é altamente dependente do produto e vive tranquilo com liberdade, segurança e num País soberano graças as FFAA.

      2. Errou feio amigo, o militar é um profissional, para os incautos não sabem quais as profissões que existem nos meios militares, você devia estudar um pouco mais e deixar de ignorância.

  2. Além da merreca da 9% em 2 vezes a contar de primeiro de abril dia da mentira pra debochar bem dos militares agora quer fazer cortes nos militares pra tapar rombo produzido pela incompetência do governo do ladrão que tá justificando que é mais simbólico o corte do que em produzir altos valores porque não tem mais onde cortar inclusive a ministra da gestão e inovação que cuida dos reajustes disse em entrevista que o problema não são os militares porque eles ganham dentro e até abaixo do teto e segundo palavras dela o problema dos altos salários extrateto esta no judiciário, folha de pagamento das forças armadas 2020 era 92 bilhões esse ano será de 77 bilhões ou seja teve de 2020 pra cá 15 bilhões de economia mas o ladrão quer vingança a qualquer custo.

  3. Senhores, reiteirarei o mesma lenga-lenga já comentado.
    O funcionalismo público civil obteve melhores índices de reajustes no atual governo perdulário, esbanjador do Erário, pelo simples motivo:
    – não tiveram qualquer aumento durante a pandemia.
    4,5% em março é uma vergonha, um deboche, sim, obviamente é.
    Mas, não esqueça que a PF buscou incessantemente sua Reestruturação da carreira durante a gestão Bolsonoro e não conseguiu aprová-la.
    Só e apenas nós a obtivemos, unicamente militares das FFAA angariaram “reajustes” durante a Pandemia, fato!
    E, mais uma vez, eu te disse em novembro de 2022:
    – ruim com o Mito, pior será com o gov Barba III.
    – pior com os ideais, princípios e doutrina revanchista da turma do ex-presidiário.

    1. Estamos a deriva, mas somente as praças. Nossos comandantes já abandonaram o barco, estao em uma ilha segura e protegidos. Não é muito? Não, não é, mas melhores que os simples marujos,soldados,sargentos que vagam pelo oceano de incertezas aguardando uma onda que: ou levem para um lugar seguro ou afundem de vez. Vamos aguardar. Mas pelo jeito que está seremos arremessados contra o rochedo e naufragarrmos len..tá.. men.. te

      1. Profético José do Egito
        Infelizmente tenho uma verdade para “Sua Santidade”:
        – já foste arremessado contra o rochedo, está naufragando e não sabe.
        Sinto muito, novos tempos, ‘cada um por si, e “eles” fingem que é por todos’.
        Só lhe resta orar, orando…

  4. Estamos empobrecendo lentamente e progressivamente desde o governo FHC.
    Lembo-me que ao sair da ESAVIA no inicio dos anos 80′, tranquilamente, assumi financeiramente minha mãe e dois irmãos estudantes sem qualquer sufoco, ambos ingressaram imediatamente em universidades, duros, sem grana por 4 e 5 anos, respectivamente.
    Foram tempos modestos, porém com total segurança orçamentária familiar, felizes foram aqueles anos.
    Porém, observo que gradativamente a situação econômica das Praças em início de carreira fica cada ano mais apertada, honesta, sim, mas, cada período recente com poder aquisitivo trivial (só o básico, o M1A1).
    Reitero, os novos interstícios (Tempos médios por graduação) são mais prejudiciais que ou poucos ganhos com a Reestruturação da carreira p/ os terceiros e segundos-sargentos.
    Definitivamente, a Carreira (rastejo no terceiro processo) dos graduados tornou-se um sacerdócio, uma missão penosa.
    Por fim, lembro que nossos salários nos anos 80′, com megas inflações, era uma “merd@”, mas vejo, hoje, a situação mais crítica.
    Só nos reforça a certeza da boa e velha constatação daqueles períodos de arrocho salarial:
    – ‘só o papiro liberta’.
    Todavia, quando éramos Recrutas, em nossas mentes permanecia:
    – “Só depende de você o dia em que verá sua farda”.
    – “Todo sacrifício, todas as renúncias, ninguém vê. Mas quando a aprovação chegar, vão chamar de sorte”.
    Decidiu abraçar sua vocação, ou, simplismente, essa oportunidade profissional:
    – força, resiliência nessa fase inicial da carreia!

  5. As Forças Armadas vem passando vergonha a muito tempo, antes era rejeitada pela esquerda, agora, assim o é pela esquerda, direita, centro e até pelos cuscos vira lata. Por isso não é de se admirar que hoje a força já não desperte o menor interesse, todos sabemos que uma minoria vive abastada enquanto a maioria praticamente sobrevive. Por essas e outras, vemos hoje centenas de Oficiais carreira dando tchau e benção, milhares de praças igualmente caindo fora, Sargento de carreira abandonando o barco e preferindo ser soldado em outra força, pois os ganhos R$ e projeção de carreira, despertam interesse substancial.

    Uma força que esta virada em burocracia, todo dia um novo sistema e esses vão tirando o guerreiro da tropa.

    Talves esteja na hora de formar + TI e – Infante

    Quanto a preparação da tropa para combate, uma piada, gasta-se mais com uma formatura qualquer do que com um Exercício de uma semana no terreno, onde não tem nem Festim, o GC é Composto de 3 ou 4 homens que chega a ser constrangedor apreciar um ataque no terreno com os combatentes dando tiro ao som de voz.

    enfim, nos dias atuais, raramente vemos filhos de Coronéis seguindo a carreira do pai, como era normal nos tempos bom de outrora do ex Exército de Caxias.

    Ainda bem que o verdadeiro combatente Caxias, não está mais por aqui para ver a vergonheira que a tropa passa nos dias atuais, o que é claro, não vem de agora, mas de a muito tempo.

    A tropa hoje não é mais respeitada por ninguém, basta sair da redoma em que alguns vivem e logo perceberão o quão menosprezados somos.

    1. Caiado não vai resolver o problema de vcs, as forças armadas precisam assumir ou ter maioria das ações de empresas estratégicas do estado como: energia, rodovias , bélicas, fábricas de navios, mineradoras, comunicação e qualquer outra coisa que complique caso o estado não esteja presente…
      Legalidade e utilidade para isso acontecer depende de vcs e do presidente eleito.
      Enquanto a maioria do povo não saber o que é taxa selic, ipca, valor, preço, sobrevivência e vergonha na cara vcs nao vão ter vida fácil…
      Mãe pede e pai obriga, qual deles o EB é?

  6. Esta na pauta de cortes:
    – Baixar de 08 vencimentos para 02 vencimentos quando o militar passar para a reserva remunerada
    – Acabar com o auxilio fardamento
    – Entre outras….
    Esperem, está chegandoooo…….

  7. Votei no bolsotrevas, não por que era melhor para o país, mas já prevendo essas catástrofes salariais que viriam. Infelizmente o cara fez tanta M que perdeu a eleição e nós largou em uma situação nunca vista na história das FFAA.

    1. Perdeu por que foi um INCOMPETENTE…. e continua do mesmo jeito… sonhando ser anistiado para tentar voltar em 2026…. mas pelo que vejo nesse ano, o Messias estará na Papuda.

      1. Tu falou muita besteira agora e demonstrou desconhecer a formação de uma Sociedade e de um Estado. O produto militar existe…é intangivel e extremamente necessário. Formação é o q não falta e a produtividade é mostrada no dia a dia, basta acompanhar as noticias sobre a defesa, ciência e tecnologia. Tu é altamente dependente do produto e vive tranquilo com liberdade, segurança e num País soberano graças as FFAA.

  8. Como sonhar não custa nada kkkk.
    Vou continuar fazendo meus bicos de eletricista e de motorista por aplicativos.
    Tô com vontade de colocar uma barraca de lanches de frente ao hospital naval.
    Trailer do subão.

  9. Eu acho que o pior não é nem as perdas salariais, e sim um conjunto de situações, salários, desvalorização, desrespeito, moral baixa e saúde mental…coisas que destroem um cidadão,,,,tristeza

  10. Meus amigos, boa tarde!
    Todos esses comentários são a mais pura verdade! Há 5 anos sem reajuste salarial não está sendo fácil. Já tem praça tirando a própria vida por não suportar esse arrocho salarial que esse governo está dando para as praças das Forças Armadas. Na campanha dele, ele falou que qualquer migalha que ele desse para os militares eles aceitavam; infelizmente, nos Comandantes não estão nem aí para brigar pelo aumento do salário das praças do EB, 4,5% vai dar para comprar um carro zero kilometro e ainda abastecer durante um ano. Vergonha: temos que vender picolé, pipoca e gelo para complementar esse salário que está defasado há cinco anos. Você todo mês vai comprar um alimento e o preço já não é mais o mesmo, socorro, socorro e socorro. tem algum político que pode solicitar o contracheque de uma praça das Forças Armadas e comparar com o contracheque do Presidente da República?

    1. O problema não nasceu neste Governo… olhe para trás…. o Mito lascou os Praças e ninguém lembra… ainda sonham com a volta de um INCOMPETENTE sem noção.

  11. Ex-tenentezinho desajustado, indisciplinado continua, desde os anos 80′, causando estragos aos integrantes das FFAA:
    1) a Lei 13.954/19 já estava pronta antes de sua posse, pensada, conjecturada, planejada pelo Alto Cmdo FFAA.
    2) para “se-auto-beneficiarem-se” bolaram a cínica artimanha mal intencionada da “meritocracia”, pois apenas eles eram habilitados em cursos Altos Estudos Categoria I.
    3) ardilosamente, só numa tacada, deixaram fora, à margem da Reestruturação: – todos graduados, QAO’s e oficiais “manga-lisa” da Reserva (oficiais com tais cursos da Inatividade, obviamente, não).
    4) de imediato, pois raríssimos eram as Praças possuidores do CHCAO, apenas a oficialidade teve a exclusividade, acesso aos abissais ganhos da Lei.
    Então, por que se utilizaram da burla “meritocrática”, simples:
    – desde antes e durante governos militares, as equipes econômicas justificam baixos índices de reajustes devido ao “estratosférico” efetivo da Reserva remunerada, dessa forma, inviabilizando um valor percentual justo, honesto.
    Oficiais generais sabiam, desde a campanha de Bolsonaro, que, eleito, seria a chance, única oportunidade de “dar a volta por cima” da defasagem ‘salarial-DELES’, obtenção da utópica isonomia com o STF (que na realidade não se realizou).
    Através do Portal de Transparência constata-se que o mais antigo do Exército percebeu Líquido R$ 24.301,36. Ou seja, abaixo do salário de qualquer ministro do Supremo.
    Voltando, arbitrário “reajuste só pra eles”, se faria possível dentro do orçamento das FFAA, o governo não precisaria meter a mão no bolso.
    Assim, pra se tornar possível, criaram novos descontos antes inexistentes aos militares temporários, Alunos/Cadetes e aumento da contribuição da Pensão previdenciária militar (afim de fechar a conta).
    Tudo acima só foi exequível, exclusivamente, pela ascensão do ex-tenente desajustado ao Poder e força parlamentar do Centrão.
    “Eles”, cientes da impossibilidade de um “salário-honesto” (que todos nós fazemos jus), através da via normal, ou seja, ingerência sobre a equipe económica e Chefe do Executivo, pelo ministro da Defesa; sem pudor, “sem vergonha e, laicamente executaram sua particular Reestruturação da carreira.
    Sim, gradativamente, lentamente parcela dos graduados da ativa alcançarão, também, os maiores benefícios da Lei.
    Mas, volto a lembrar, para a ação dolosa articulada no governo Bolsonaro, se fez necessário desprezar, desatender milhares militares da inatividade e, também, em número considerável, da ativa.
    Por fim, mesmo que não admitamos, tudo acima explica em boa parte, o mísero e mau-caráter “aumento” de 4,5% em 2025.
    Termino, disse a ministra Esther Dweck da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:
    – “os militares já tiveram aumento com sua reestruturação da carreira”.
    Chances “zero” de qualquer ‘boa-nova’.
    Essa é a nossa mais cruel realidade, qualquer coisa além disto é fantasia, embuste e TEATRO.

    1. Tudo isso que comentou é a mais pura realidade e devo acrescentar o real motivo dessa lei ter sido promulgada. Alguém dizia sempre: ” meu exército ” como se as instituições de estado fossem de algum político, partido ou ideologia política.

  12. As FFAA sempre foi odiada pela esquerda maligna e corrupta. Após a omissão na eleição do ptralha, passou a ser odiada pela direita patriotica. Não esperem nada deles. Conforme escrito na matéria, eles inventaram o parcelamento da reposição da inflação em suaves parcelinhas e ainda colocam a contar 6 meses após o anúncio. Fdp@

    1. O cara passou 4 anos elogiando a FFAA , mais na hora de da o aumento só para amigos e generais em autos cargos, a tropa não deu nada só pé no traseira, bem feito

  13. As FFAA só perdem, recordemos as perdas ocorridas em 2000 com o tal FHC, com a concordância dos generais, Brigadeiros e almirantes da época.
    – LE
    – anuenios ou quinquênio
    – o posto ou graduação acima na passagem pra inatividade
    – o direito do militar ao passar pra reserva de declarar onde ia residir, recebendo 4 ajudas de custo, indenizações da bagagem, Auto e as passagens pra si e dependentes
    – etc …

    Alguém lembra de outras perdas 😳😳😳

  14. Só o fato do energúmeno advindo do baixo clero, não ter sido reeleito, já é um grande alento. Só aguardando o dia da prisão dele, para comemorar, com pompa, mas muita pompa. 😊

  15. Não temos representantes. Somente vão nos valorizar uma eventual guerra. As forças como PM e PRF estão em linha de Combate. É só comparar um soldado do Exército e um Soldado da PM.E humilhante.e nem a inflação e corrigida.

  16. Caros amigos, boa tarde!
    De nada adianta a gente ficar fazendo comentários aqui comentários alí, tem que alguém levar esse assunto para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal. Levar as fichas financeira dos praças das Forças Armadas dos últimos 5 anos e apresentar nas respectivas casas; tenho certeza que esses políticos que colocamos lá irão convocar os Comandantes militares das 3 Forças para eles explicarem o porque que as praças estão nessa situação salarial. Fica uma dica!

  17. No Brasil uma massa esmagadora não gostam de POLICIA e muito menos da FFAA, mas quando bandidos matam seus familiares para roubar o celular para tomar uma cervejinha, esse bando de bunda mole so sabem acionar a POLICIA. Quando o crime ta jogando pesado e as forças estaduais não dão conta choram pela GLO. Esses bandos de burguses maconheiros tem que defender a situaçao actual mesmo. Mais miseria, mais lucro pra eles.

  18. Fale com o Tómas. Sua resposta serás: TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA, TOMA! Escalas, formaturas, campos intermináveis e Mais 30 horas de trabalho depois do serviço tirado sem direito a horas extras.

  19. 🤔🤔🤔🤔

    Mas o Bolsonaro, não resolveu a situação dos militares????
    🤔🤔🤔🤔🤔

    Ele não prometeu por mais de 30 anos???

    Nunca fez nada pelos militares como Deputado….

    Chegou a presidência, e também não fez nada, (conseguiu piorar nossa situação)…

    E tem milico que apoia esse merda….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo