“Simbolismo”: mudanças pontuais na previdência dos militares podem atingir pensões e indenização na passagem para a reserva

PROTEÇÃO SOCIAL MILITAR - UMA REFORMA EFICIENTE CAPA

 

Militares estão dispostos a discutir questões pontuais

 

Após Lula mandar incluir o Ministério da Defesa no esforço fiscal para zerar o déficit público no ano que vem e reforçar o arcabouço fiscal, o ministro Múcio deve se encontrar com o homólogo da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir alterações no sistema de proteção social dos militares.

A avaliação do governo é de que a economia envolvendo a previdência militar não teria impacto relevante, mas estaria revestida de um “simbolismo”, sinalizando ao público que a contenção de gastos não estaria limitada apenas à área social.

Em relatório recente, o Tribunal de Contas da União (TCU) demonstrou que,  enquanto o gasto  com o sistema de proteção social dos militares atinge R$ 58,8 bilhões, os fardados arrecadam cerca de R$ 9,1 bilhões.

Apesar da resistência a uma mudança radical no sistema previdenciário, os militares estão dispostos a discutir questões pontuais.

Em 2019, o Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas sofreu uma reforma, que reestruturou a carreira, aumentou o tempo de serviço e a alíquota de contribuição.
Alguns benefícios, entretanto, foram mantidos ou até melhorados. Por exemplo, reforma elevou de quatro para oito os vencimentos que os militares recebem ao passarem para a reserva. Essa indenização pode voltar a quatro vencimentos ou ser reduzida.

Outra mudança se refere à pensão de filha solteiras de militares. O benefício, extinto a partir de 2001, foi mantido para os militares que entraram nas Forças Armadas até o ano de 2000. A ideia é estender a mudança para quem já estava na corporação naquele ano,  medida que esbarra no fato de que, na época, os militares que optaram por manter o direito à pensão os militares passaram a contribuir com um percentual mensal para assegurar o privilégio.

Outro alvo deve ser a chamada “pensão por morte ficta”, concedida à mulher de um militar quando ele é expulso das Forças Armadas por irregularidades cometidas no seu período da ativa. A partir da exclusão, é como se o militar estivesse morto, e sua mulher passa a receber uma pensão.

Com agências

208 respostas

  1. Já estou na reserva a dois anos, então os meus oito vencimentos já embolsei, se mudar a alíquota da pensão É para todos, se mudar a das filhas, mesmo assim não vou cancelar, só se me devolver o montante pago corrigido e se finalmente cancelar compulsoriamente entro na justiça, posso até não ver esse dinheiro em vida, mais fica para os herdeiros.

    1. Vão devolver, provavelmente em prestações tão miúdas quanto aquelas que vc recolheu ao longo de 24 anos.
      Mas nem precisariam devolver. Não existe direito adquirido a regime jurídico e sua filha não tem direito adquirido, já que você está vivo e escrevendo isso.

      Esse privilégio é uma vergonha que nos humilha, as filhas sadias devem trabalhar como todo cristão, e não serem aposentadas pelos títulos dos pais, como em um regime monárquico onde títulos de nobreza eram hereditários.

      Não tem como um cidadão, que produz e gera riquezas para custear a máquina pública (e o seu salário) trabalhar até 65 anos, aposentar no teto do INSS e bancar um salário de mais de 20 mil (cap qao altos estudos) ou 29 mil (cel altos estudos).

      São necessários 66 contribuintes de 1,5% para bancar 100% de uma pensão (66×1,5=100). Esse sistema é insustentável, vergonhoso e humilhante. Sua filha sadia deve trabalhar, ela provavelmente estudou em colégios militares e deve trilhar seu destino.

      Lula da Silva está certo. 83,5% gasto com pessoal, dos quais 68,7% para o pagamento de inativos. Assim nunca teremos sobra para equipamentos, treinamentos, etc.

      O dinheiro é público, não seu. Pago com o orçamento público sofrido. Não há um regime de poupança e sim de contrapartida, os ativos pagando os inativos.

      Vem em boa hora. Extinguir tudo, pessoas sadias devem trabalhar e prover seu pão, não viver de mamatas.

      1. Interessante vc já olhou para os judiciário. E uma vergonha os seus privilégios.
        Um juiz não perde seu salário mas e aposentado compulsoriamente.

        1. As pessoas do Judiciário deveriam entrar nessa reforma!!! Seus privilégios são um absurdo, se comparados com esses pontos citados, sobre os militares.

        1. Muitos são expulsos por arbitrariedade, e que normalmente só se divulga casos de roubos e etc. Não se divulga as perseguições, que em um serviço civil não causaria nem uma justa causa.

          1. Temo um ex condenado na Presidência e recebendo
            Álvaro Lins preso por formação de quadrilha pegou 28a perdeu mandato de Deputado e foi reintegrado na PC
            Direito Adquirido o malandro embolsou 8 soldos TRRm nao vai devolver e está reclamando quem optou em pagar 1,5 pra deixar um benefício para suas filhas qlqr coisa já faz um requerimento pedindo pra suspender o seu
            Guerreiro bota uma coisa sua cabeça os Oficiais não abrem mão das suas prerrogativas o praça tem que abrir
            Pq não corta na carne do Judiciário e Legislativo tbm
            Nossos Oficiais Generais tudo com cabide de emprego ao passarem para reserva
            Único lugar onde vc abre mão é na purrinha

          2. Es No mínimo um sem cérebro em dizer que um bandido Lula está certo deve ser um estúpido petista, você guerreiro olha em volta vega o judiciário os políticos que se forem eleitos algumas vezes são aposentados as esposas de governadores que assume cargos vitalício recebendo valores altíssimos esposas de ministros que também assumem cargos e recebem uma fortuna
            Presta atenção antes de espalhar sua frustração guerreiro

        2. Isso tem uma razão. A mulher acompanha o marido nas transferências, daí não consegue emprego depois de certa idade. Se ele é expulso, mulher e filhos não têm com se sustentar. Não é o expulso que recebe. Ela nem precisa ficar casada com ele, que provavelmente vai pra cadeia pelo mesmo motivo pelo qual foi expulso ou por precisar roubar para viver, mais tarde.

        3. Os juizes, Desembargadores e Ministros das altas cortes quando são condenados não perdem o salário são transferidos para reserva. Portanto os militares das FFAA estão sendo perseguidos. Cadê o princípio da isonomia? O juiz tem plano de saúde e uma série de regalias bancadas pelo erário público e mantido quando se aposentam. E aí ?

      2. Entendo que essa história de filha dos militares é complicada, porém não exclusivo dos militares. Ademais, em 2000, por ocasião da nova redação da lei de remuneração ( que não se confunde com “regime jurídico”), A União teve toda a conveniência e a oportunidade para extinguir tal “direito” dos militares, visto que para todos seria meta expectativa de direito. Pois bem, nesta nova redação, cortou apenas para os novos militares e para os atuais, ao invés de cortar tal direito, cobrou mais 1,5% de todos, inclusive para aqueles que não tinha filhas na época. Muitos militares passaram 10, 15 pagando além da pensão militar o acréscimo de 1,5% do soldo, mesmo não tendo filhas. Tinha um período de carência para tirar tal desconto de 6 meses para se excluir o desconto e por conseguinte o direito, porém muitos eram jovens e acharam que poderiam ter filhas no futuro. Toda lei passa pelo crivo das comissões na Câmara e no Senado, então acredita-se que tudo foi analisado desde a a constitucionalidade e o custeio, então não tem essa de obrigar um servidor, seja militar ou não a custear com um determinado percentual e após alguns anos ficar questionando o direito de recebimento dele ou de seus beneficiários. Até porque todos teus seus “privilégios” como por exemplo, auxílio alimentação mesmo estando em férias, adicional de insalubridade sem fiscalização e etc.

        1. Meu amigo, não fomos nós que fomos pedir isso ao governo, foi o que nos deram, de onde vem o dinheiro, não é conosco. A verdade é que no momento em que você paga por algo já não é de graça . Passa a ser direito. Se tiver que cortar gastos, que comece por eles, que desfrutam de privilégios com dinheiro público.

          1. Sim só que tem uma coisa,vc recebe vale alimentação,e nos militares pagamos por essa alimentação,agora pergunta aos políticos se eles pagam moradia, alimentação e viagem que pada para eles e vc ok…

        2. É isso mesmo. Conheço milhares de militares que descontam todo mês e nunca tiveram filhas. Vão devolver esse dinheiro a eles? Na hora de pegar grana ninguém reclamou mas na hora de pagar a pensão todos reclamam. Primeiro precisam acabar com privilégios de parlamentares e do judiciário pois nunca descontaram para isso.

      3. Entendo sua opinião, porém o combinado não é caro! Os militares continuam pagando previdência naReserva , Reformados e até as pensionistas viúvas pagam! E do total , não só acima do teto do INSS! Sou a favor que acabem com os 170 Bilhões por ano do Bolsa-familia também acabem com o BPC, só devem receber quem contribuiu e os deficientes!

        1. Faca o cálculo atuarial e verifique se o calor da contribuição paga os brneficios, não só da reserva remunerada, mas a pensão (que em alfuns casoa são muitos anos, já que muifos se casam com mukheres bem mais novas, que vão viver muito mais) e depois para a s filhas, que duram muits mais anos. imaginem um militar xom 60 anos ter uma filha. a pensão para essa filha vai durar mais de 50 anos

      4. Cara, não fale merda. Não é questão de direito adiquirido e sim de ter contribuido – pago – para ter tal direito mantido. Foi o governo quem ofereceu tal proposta e o militsr ou aderia ou Abria mão. A maioria abriu mão e pouquissimos optaram por pagar e manter. Então defender a retirada de tal direito é uma covardia enorme. Porque não tiram das filhas daqueles q nunca contribuiram? Porque mantém plano de saúde para filhos dos magistrados e dos parlamentares até os 32 anos? Porque os auxílios de tudo quanto é nome aos magistrados, parlamentares e Pessoal do Ministerio Público? Porque 60 dias de férias aos magistrados e pessoal do MP além de 120 dias de folga? Vai ter a Coragem de cobrar algo desses caras.

        1. Todo mundo quer aproveitar. Isto é uma vergonha. Eu trabalhei a vida toda e o Bozo roubou meu salário ao editar a EC 103/ 2019 por que fiquei viúva e recebo só sessenta por cento da pensão calculada errada , para menos. Trabalhei e roubaram meu salário. Está gente sem escrúpulo ainda acha que filha solteira, cheia de filho tem de receber pensão. Vergonha ! Aqui existe muita safadeza, todos somos iguais perante a lei, já rasgaram a nossa Constituição há muito tempo . País abarrotado de CAFAJESTES. Muita gente mamando nos nossos impostos. Canalhas!

        2. Ter contribuído? Os civis contribuiram da mesma forma, muitos em cima de dez salários mínimos, e no final se aposentam com 5,5 salários …, pau que dá em Chico da em Francisco, somos todos brasileiros, todos nós contribuímos. Será excelente essa medida, ou então estenda se esse privilégio a todos nós

      5. Meu amigo e o que vc diz de um parlamentar ter o direito de se aposentar com 2 mandatos, receber auxilio moradia, convenio medico ilimitado, juizes com duas férias por ano, altos salários tb aposentadoria, auditores recebem gratificaçao para fiscalizar sendo que é sua obrigação…agora a culpa é dos militares? mILITAR NÃO TEM PREVIDÊNCIA. Dá uma olhada com que foi feito com montepio que os militares tinha no passado e o governo meteu a mão, vê lá qual foi a contrapartida na época do governo. E a hora extra, FGTS, adicional noturno, periculosidade, etc. Direitos e deveres devem ser iguais. O Chile, Colombia gasta mais do as FFAA do Brasil…e antes que eu esqueca: PRA QUE TANTO DEPUTADO E SENADOR DO BRASIL? Yem muito onde cortar..
        mas só os pobres e as FFAA sofrem. Hj tem sgt das FFAA fazendo concurso pra soldado da policias..
        quando a qualidade das FFAA e o sucateamento começar a dar as caras e numa calamidade o governo pedir socorro aí já era.

        1. Parabéns, você falou tudo que o povo brasileiro queria saber e falar, pra que 513 deputados federais e 82 senadores e seus suplentes. Nosso país, está de mal a pior com esse desgoverno, 42 ministérios, só pra virar cabide de empregos, para seus apadrinhados políticos. Só Deus na causa.

          1. Isso mesmo, Comece pelo judiciário, legislativo e depois executivo. E entre os militares, os privilégios começam
            na alta cúpula. Vamos por ai. Concordo Carlos.

      6. Parabéns falou tudo e bonito, sou militar nunca contribui para essas amebas ficar sugando o sistema, fui na junta militar e ouvi uma senhora filha de general, pedindo informações para passar a pensão dela que já é filha para filha dela kkk, achei um absurdo a pensão chegaria até a neta, sugadores das forcas armadas, tenho uma irmã que recebe do meu pai, ela nunca trabalhou e recebe uma pensão de 2 tenente, mais do que eu que fiquei 30 anos na ativa

      7. O INSS não e pago nada aos aposentados então isto não é nada só idiota e burro acha que nós damos prejuízo e recebo nada quando aposento por que trabalho até hoje

      8. Ok. Mas e as pensões do legislativo e do judiciário, ficam de fora? E os altos salários de juízes, desembargadores e penduricalhos de congressistas não entram nessa conta?

      9. Você fala isso porque se quer imagina a possibilidade de ir para uma guerra. Se fosse chamado iria chorar como nenê. Os militares são obrigados a ir e não sabem se vão voltar.

      10. Belas palavras, mas o foco não está sendo atingido. O judiciário. Já viu quanto é o auxílio escola dos filhos deles? Já viu plano de saúde deles?

      11. O que vc não cita é a aposentadoria vergonhosa de deputados e senadores, ninguém comenta, bilhões se gasta em Brasília com essa Classe, repito bilhões.

      12. É! Peitar o judiciário e o legislativo tá além da capacidade do Lula,😀😀😀😀mais uma cortina de fumaça para tantos privilégios políticos desnecessários, mas enquanto isso vamos ali defender um governo que não tem austeridade com o dinheiro público e que vive deixando suas estatais em déficit gigantesco.

      13. Concordo plenamente com você. Temos que acabar com privilégios. Poderíamos fazer um pacote acabando com aposentadoria para senadores, deputados, presidentes, etc. Poderíamos acabar com direito a carros, acessores, passagens aéreas, voos em aviões da FAB, avião presidencial (que o Lula quer trocar), hospedagem em hotéis 5 estrelas, e por aí vai. Deixando claro que não tenho absolutamente nada contra o Lula. Só acho que deveríamos acabar com todas essas mordomias bancada com o dinheiro público. Já ia me esquecendo do fundo eleitoral, que também é um absurdo.

      14. Concordo com você até o último argumento, a questão do orçamento está comprometido se dá as sucessivos cortes e um orçamento cada vez menor, não e devido ao pessoal. Um grande abraço

      15. Só um ignóbil para tecer tais comentários e ainda mencionar que o “agraciado com uma liberação criativa da prisão” tenha alguma razão.

        Na verdade, mexer com uma categoria, a qual suporta em seus ombros, o tênue equilíbrio da democracia, apesar de uns pouquíssimos oficiais generais gananciosos e vaidosos, terem vendido sua honra por muito pouco, os militares das 3 Forças Armadas seguem, em sua maioria, sendo PATRIOTAS!!!

        A pergunta é qual o porquê de se cobrar da população CIVIL ou MILITAR arcar com o rombo dos corruPTos e incompetentes?

        Os militares não têm: FGTS, HORA EXTRA, LIMITE DE 44 HORAS SEMANAIS, para estarem na ativa precisaram ser aprovados em concurso público concorridíssimo, fazem e praticam (com raras exceções), o juramento de defender covardes como você que defende marginal, com o sacrifício da própria vida… Neste exato momento enquanto escrevo esse meu desabafo, há jovens Tenentes à frente de seus Pelotões Especiais de Fronteiras defendendo o seu direito de bostejar suas teses absurdas!!!

        “Uma Força Armada pode passar 100 anos sem ser empregada, mas não pode passar nem um minuto sequer sem estar preparada” (Rui Barbosa).

      16. Seu comentário é político e inconsistente, com numeros e dados nao comprovados! Em todos os ministérios existem inconsistências com gastos. Os maiores gastos são comprovados que são na má gestão publica, a qual é horrível no atual governo. Quanto as pensões refaça seus cálculos e veja que em poucos anos será zerado os gastos pela medida tomada no governo anterior

      17. Vc fala das mordomias dos militares, mas e das mordomias dos membros do poder judiciário, dos parlamentares, de todos os cargos do governo q ganham uma fortuna e são cheios de privilégios ? E o teu LADRÃO q esbanja dindin público para bancar as suas mordomias e de seus parcas, criando diversos ministérios para empregá-los ? Aí não, aí não, né !

      18. Quem estiver com inveja que faça o concurso que é disponibilizado anualmente e depois “encare” a carreira expondo-se com sua saúde dia e noite, sem direitos trabalhistas, com jornadas de campis por dias onde não há término de expediente, com serviço de escala de 24 horas e expediente contínuo até o final do expediente do dia seguinte. Para mais informações aos ignorantes: colégio militar é pago, moradia é paga, hotéis de transito são pagos, sistema de saúde é pago, aposentadoria é paga…

      19. De fato, entendo que a pensão pra filhas realmente deveria ser extinta, E FOI. Acontece que esse benefício não é gratuito, o militar paga por ele, e não é pouco, durante toda vida. É super compreensível que esses tipos de benefícios sejam extintos, assim como tantos outros de políticos e autoridades de toda sorte, mas isso não é discutido, pois tirar do militar é muito mais fácil, e na verdade é uma “vingança” da esquerda que tá no poder, não tem nada a ver com a economia de fato, pois eles estão ca&ando pra economia.

      20. Há uma contrapartida para concessão do direito senhor sabe tudo! Há direito adquirido sim! Ou não vale mais nada, basta mudar e retroagir?
        Mexam no judiciário bando de fdp!
        E aproveitando a oportunidade vtnc!

      21. Parabéns pelo comentário, amigo. A única defesa dessas pensões do militares é apontar os privilégios do judiciário. Ou seja: ” eutenho privilégio, mas o outro tem também”.

      22. Parabéns pela resposta!Tudo muito bem explicado. Se são pela ORDEM E PROGRESSO deviam sentir vergonha desses privilégios. Porém mamata quando é para os outros,pra eles é Direito adquirido. Esses 8 salários de brinde a partir de 2019,já foi compra de alguns que participaram do golpe.

      23. Es No mínimo um sem cérebro em dizer que um bandido Lula está certo deve ser um estúpido petista, você guerreiro olha em volta vega o judiciário os políticos que se forem eleitos algumas vezes são aposentados as esposas de governadores que assume cargos vitalício recebendo valores altíssimos esposas de ministros que também assumem cargos e recebem uma fortuna
        Presta atenção antes de espalhar sua frustração guerreiro

      24. De direito vc não sabe é nada, a partir do momento que o desconto foi opcional com a finalidade de pensão, caso seja extinto esse contrato a União tem obrigação de devolver, já ouviu falar locupletamento sem causa cidadão?

      25. Palhaçada, quer economizar? Corta os benefícios do judiciário e legislativo, que são enormes. Nós já estamos lascados. Com nosso salário defasado. Tirar mais o que?

      26. Anonimo, cria vergonha na cara, vc nem é caoaz de se identificar. É facil falar merda e ficar no anonimato como vc esta fazendo.
        No governo bolsonaro foi discutido tudo isso e teve trocas para ficar como esta. Perdemos muitas coisas e ganhamos outras.
        Você fala muita merda e pelo jeito nao entende nada.

      27. Como filha de militar e pagando 3% por isso + 10,5 de previdência + 3% para fusex para sustentar o HCE , pagando por qlq cirurgia , curativo , remédio, consulta , exames + IR etc… depois de contribuir 14 anos , minha mãe contribuir por 21 anos e pagando os tais 1,5% e meu pai contribuindo por 45 anos para deixar a pensão e Lula vem tirar na mão grande ? Não vai pq a tropa não aceitará essa infâmia de um sujeito que não faz o mínimo do trabalho pelo qual foi eleito , e quer lascar os militares para continuar na lambança q está fazendo no país? É ruim !

      28. E um milhão de reais gastos em uma viagem do Presidente você não acha imoral??
        Daria quantos anos de pensão de um Sargento?
        E seis bilhões do fundo partidário daria para pagar quantas décadas de pensões de um batalhão de pensionistas?

      29. Até printei essa resposta de tão perfeita e necessária!! Parabéns!! Muito bem colocadas essas sabias palavras…👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

      30. Sou a favor, mas vamos incluir aí hora extra, adicional noturno, periculosidade, fundo de garantia…
        Só jogar pra bunda é fácil, e cadê as benesses???
        Vamos incluir também o judiciário e o legislativo. Isso ninguém fala.
        Só quem é oneroso e “privilegiado”, é o executivo, que é geralmente o que tem os menores salários?

      31. Vc esqueceu de comentar que os militares não tem FGTS, esqueceu também dá jornada de trabalho, ah esqueceu também que os militares contribuem também quando estão aposentados que cada 10 aposentados pagam um. Faça uma revisão nos números que vc apresentou e faça as contas novamente, vai ver que o que fala é NARRATIVA

    2. Ninguém fala em mexer nos benefícios e regalias dos politicos sendo eles de direita ou esquerda, ninguém quer abrir mão, estão todos muito bem obrigado, ninguém falar em mexer nos benefícios do stf em tudo que a classe política e altos escalões ganham. Interessa te isso não ???? E quando digo isso, é mexer em todos os políticos de todo país

    3. “Extinguir tudo, pessoas sadias devem trabalhar e prover seu pão, não viver de mamatas.”

      Provavelmente vc deve ser contra a pensão das filhas do ministros do STF, parlamentares e tb do Bolsa família que o governo distribui para quem não trabalha .

  2. Eu me lembro de uma navalhada dessas aí que o governo deu, o general da época falou que os militares ficariam muito felizes em colaborar com o esforço de economia do governo. Daí tiraram a nossa LE; tiraram a promoção ao posto acima; e tiraram o nosso tempo de serviço. Que beleza! De novo: Mais um contrato CARACU! Arrego!*😡😡😡

  3. Está na hora de começar a pensar se não é o caso ter os mesmos direitos e deveres dos outros trabalhadores…
    Toda vez que alguém mexer vai ser para tirar direitos.
    Está na hora de pegar hora extra, FGTS, folga de 48h por 24 trabalhadas etc…
    Exato. Nunca tem ganhos, só perdas🤔😲😡😡😡

      1. E por acaso o civil trabalha sábados, domingos, feriados, é acionado qualquer hora?
        O civil cumpre detenção, cadeia …
        O civil trabalho acima de 8 horas diárias Aguardando sua resposta mane!!!

      2. Mas também não estão disponíveis 24h e quando há necessidade ficam o tempo que for necessário em função da missão, seja de ajuda humanitária, ou de ocupação de complexo de favela por exemplo.

      3. Mas esse perfil que vc se refere, não tem obrigações como disponibilidade 24h/7, não tem obrigação de quando acontece qualquer problema de qualquer natureza ficar longe de casa por tempo indeterminado, não tem hora extra etc etc… São peculiaridades da profissão que são únicas dela.

  4. Começando pelas filhas sadias e maiores, filhas Gametárias, mortos fictos vai para a Previdência ( leva o tempo), acabou a farra dos brutos para a RRM e porcentagens mais baixas nos cursos. Podendo avançar para os inativos, isso em última linha.

    1. Vai capinar um lote, depois vá comentar sobre a farra do judiciário, MP, TCU, Câmara, Senado e outros vampiros do ar condicionado e suas pensionistas.

      1. Não e por isso que não deixo de reconhecer esse monte de penduricalhos Inconstitucionais e imorais que temos. O verdadeiro militar e moral e ético e que não tem essas qualidades é um mulambento.

        1. concordo plenamente contigo Dura Lex Sed Lex, ética e moral em primeiríssimo lugar. E quanto às pensões supracitadas, não são mais condizentes no contexto atual.

      2. Carreira sem representante da nisso. Não tem uma associação para brigar pelos direitos. Quem deveria, nada fala. Só aceita. PF, PRF até PM tem associação e são ouvidos. Meus filhos e netos quero longe da caserna. Que furada!!!

  5. Não há mais nada a se fazer….
    Aqueles que possuem tempo, ingressem na Reserva o quanto antes.
    Aos que ficarem, hora de juntar os cacos e trabalhar por fora (Uber, fazer bolos, salgados, etc….)

    Pelo menos temos representantes de peso em nosso auxílio: Helio Negao e Pazuello….Se depender deles, não passa

    1. Dimas, boa noite, tire uma dúvida em relação ao seu escrito. Militares já aposentado e pensionistas, nesta nova proposta não serão atingidos e a nova regra seria a partir de 2025 aos novos aposentados e pensionistas? Obrigada.

  6. Se for só isso não vejo nada demais. O problema que todo PL pode ser alterado e no meio do caminho algum ser profano querer mexer na paridade e integralidade

    1. A redução dos 8 brutos eu acho uma sacanagem, pois o temporário fica 8 anos na força e sai com 8 brutos de indenização (a não ser que acabem pra eles também)!
      A filha solteira apesar de eu contribuir e ter filha, acabem mais devolvam o dinheiro corrigido pelo IPCA e em única parcela, nada de devolver em trocentos anos…
      O morto fictício já deveria ter acabado desde que o pessoal da reserva e reformado não seja atingido, pois o servidor civil aposentado não perde a aposentadoria em caso de condenação!

      1. Já ouviu falar em cassação de aposentadoria? Isso se aplica ao servidor civil, diferente do que relata. Tá difícil! Não outra postagem a pessoa diz que a PEC tem que ser sancionada ou vetada pelo presidente da República. Pessoal tá precisando ler mais para assim poder escrever e para de fakes.

        1. Não apela Comedor De Mortadela!
          Todos já entenderam o porquê querem acabar com o “morto fictício”!!!

          “aposentadoria de um servidor público é irrenunciável e irreversível, ou seja, não pode ser desfeita após ser concedida. No entanto, a aposentadoria pode ser cassada em casos de falta grave cometida pelo servidor enquanto ainda em atividade”!!!

        2. Fala muita bobagem vc… estudar a constituição e a Lei 8112/90 nem pensar…essa possibilidade (cassação de aposentadoria) apesar de legal é pelo menos inconstitucional… aliás essa abominação deveria ter sido mudada, assim como a possibilidade de penalizar militares da reserva remunerada e reformados. Nosso estatuto é ultra retrógrado e em muitas partes incompatível com a CF/88…nem vou falar de regulamentos internos, regulamentos disciplinares e outras legislações internas que muitas vezes negam direitos aos militares…cada vez mais me convenço que do universo de agentes públicos, somos os verdadeiros “mendigos fardados”…

        3. O servidor civil (principalmente os policiais) que sofrem cassação da aposentadoria perdem automaticamente todos os direitos estatutários.

          Fazem um cálculo de suas contribuições para a o regime especial de previdência, quando na ativa, e incluem essas contribuições no INSS.

          Se o servidor já tiver os requisitos para aposentar-se no INSS, será aposentado como se suas contribuições tivessem sido feitas ao Regime Geral de Previdência. Não há integralidade ou paridade, e seus proventos serão corrigidos anualmente pelo fator previdenciário. Se não tiver os requisitos – por exemplo, idade mínima de 65 anos -, fica sem nada.

          Mas não perde as contribuições.

  7. depois de 35 anos de serviço, incontáveis horas extras, humilhações diárias da parte dos oficiais contra qualquer praças, receber 8 salários é o mínimo q um praça poderia receber. Pq não limitam os oficiais a receberem 8 salários de subtenente tbm? É mais justo, já que na carreira levam transferência a cada 2 anos e tem PNR. Um trabalhador na CLT após 35 anos de contribuição tira mais que 8 salários de subtenente. Isso não resolve a rombo do governo, que é causado, APENAS, pelo próprio governo.

      1. As Forças Armadas poderiam adotar o modelo de contratação por Pessoa Jurídica (PJ) para com os seus militares e civis, assim como é comum no setor privado. Essa abordagem poderia contribuir para a redução de custos para a União, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

  8. *Os militares com baixos salários, com defasagem salarial desde 2016 em media 90%, vão pagar as contas da farra dos ptralhas, que esbanjaram nas centenas de viagens internacionais luxuosas, com grandes comitivas, hotéis de 100 mil a diária. Sem falar na farra da Janja em viagens, milhões na troca de móveis do Palácio da Alvorada, inclusive na reunião do G20, vai ter até show com muitos artistas simpatizantes, tudo organizado por ela. Alem disso, os ptralhas dobraram os Ministérios pra colocar milhares de apadrinhados e agora sobrou para os militares das FFAA. Que patifaria é essa*🤔❓❓❓

        1. kkkk, Boa ZI, o Capitão Pateta, o cabra que mais tem medo da Polícia Federal na atualidade. Numa certa ocasião, chegou a se esconder numa embaixada!

  9. Com muito amor, democraticamente, FAÇAM O “L” e comemorem com aquela picanha assada na gordurinha, com farofa e aquela cervejinha bem geladinha.

    Enquanto isso, o topo do judiciário ganha uma remuneração nababesca e ainda participam de tráfico de influência usando seus filhotes e escritórios chiques.

    “Brasil, mostra a sua cara…”

  10. Quanto as pensões, o Múcio já havia falado sobre isso: retirar o benefício das filhas não nascidas. O que, ao meu ver, seria difícil regularizar, pois causaria muitas disputas no judiciário (a filha que nasceu antes da lei teria direito, enquanto a que nasceu depois não?). Por pior que seja, seria mais fácil retirar o benefício do militares ainda vivos, por se tratar de expectativa de direito. Agora, retirar o direito dos beneficiários dos militares falecidos, seria ferir 2 dos maiores princípios que regem essa área do direito: tempus regit actum e o próprio direito adquirido.

  11. Existem algumas classes do Brasil que possuem diárias ilimitadas, se hospedam nos melhores hotéis do mundo, tudo pago pelo união, possuem os melhores planos de saúde, se deslocam apenas em primeira classe, se aposentam com valores maiores que o teto e pasmem, não são militares das forças armadas. Agora eu te pergunto, por qual motivo ninguém fala sobre isso? É corte pra todo lado, só não cortam o dinheiro da farra, dos privilegiados, dinheiro pra hotel caro pelo mundo não falta nunca, tem gente por ai que vota até pelo aumento do seu próprio salário, já pensou. É um absurdo atrás do outro, oque esperar de um país na qual o sujeito que é pego com dinheiro na cueca acaba sendo condecorado com honras?

    1. Porque são muito poucos. O Brasil inteiro tem 18.000 juízes, entre estaduais e federais.

      Professores, só em SP são 250.000 na ativa, mais 200.000 aposentados.

      Quanto menor o quantitativo de cargos em uma carreira, menos sentido faz diminuir suas benesses.

  12. CONTÉM IRONIA
    Pelo menos temos representantes prontos pra guerra em nossa defesa: Hélio 👤, Pazuello…se depender deles não passa nada😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  13. Bem provável que a cúpula das FA aceite tranquilamente a extinção ou a redução da ajuda de custo quando se passa à Reserva.

    Depois vão determinar palestras nas OM para “convencer” a tropa de que essa medida é boa. Vão dizer “perdem-se os aneis, mas ficam os dedos”.

    Alegarão que é melhor essa alteração na ajuda de custo, mas mantendo a integralidade.

    Para eles é muito fácil abrir mão dessa ajuda de custo. Vejam, por exemplo, quantas viagens pelo Brasil fazem um oficial general lotado em Brasília em qualquer daquelas Diretorias.

    Multiplique pelo valor de diárias. Some com grarificação de representação, indenização de férias não fozadas, movimentações com menos de 2 anos e verão porque para eles a ajuda de custo ao ir para a Reserva é até insignificante.

    Recentemente, tivemos movimentação de um oficial general de “4 estrelas” com apenas uma ano no cargo. Isso mesmo. Um ano e já embolsou duas movimentações.

    Em suma: enquanto alguns tem dinheiro de sobra oriundo de brechas legais, outros – a base da pirâmide – deverão “agradecer” em perder benefícios mínimos.

    E ainda tem acéfalo que declara seguir cegamente seus “líderes’?!

  14. Isso é para vc, militar, que estava revoltadinho com Bolsonaro e votou no Lula achando que teria aumento! Ahahahahaha!!! Toooomaaaaa!! E tem mais, isso é só o começo. Se forem só essas medidas, acabou todo o poder de barganha. Aposto que em poucos anos seremos jogados no INSS vendo o legislativo e judiciário com aposentadoria no teto e integral. Fora o que já ganham enquanto em atividade.

    1. Mictório tinha todo o congresso de apoio e mesmo assim detonou a vida dos QE e aumentou tempo Sv, colocou-nos em voga com apoiadores de golpistas. Molusco vai apertar ainda mais a vida do pracinha ao passar p reserva, ou seja, estamos num mato sem cachorro…ainda bem o Hélio Bolsonaro pode nos defender

    2. Cara, teu verme de estimação queria criar a tal graduação de sgt-mor. Não reajustou soldos. Ferrou com os praças da reserva e pensionistas . Ele vai muito bem, tá com 17 Milhões na conta com dinheiro de otários, muito deles militares.

  15. Porque não corta dos bolsas família; bolsa gás pé de meia estes que não contribuiem em nada. Só mamam. Porque não corta do legislativo e judiciário.

    1. Pra quem se acomodou, não quer porr@ nenhuma, só benefícios, não cortam nadinha. Por isso não querem trabalhar e viverem de bolsas e querem cortar direitos de quem trabalha.

  16. Esse negócio de ir para a justiça pra reaver a pensão das filhas é perda de tempo. O processo vai chegar ao STF que vai a favor do governo e esse 1,5% pago desde 2000 vai virar arresto igual o Color fez e acabou.

    1. Aos colegas PM de todo Brasil!!!
      Fiquem espertos!!
      Como Muito Bem disse o dep federal Cap Assunção:
      “Medidas tomadas em desfavor ao sistema de proteção social das FFAA tendem a Respingar Nas Polícias Militares”!!!
      É hora de mobilização!!
      É hora de cobrar o seu deputado e senador!
      Polícias do Brasil: Mobilizem-se!!

  17. Bolsonaro fez uma farra grande na reforma da previdência dos militares.
    Deu aumento grande nos penduricalhos dos oficiais.
    Quando era pra fazer cortes, o bozo aproveitou pra aumentar os penduricalhos dos oficiais em 73%.
    Nessa farra deu um FGTS de 8 vezes quando o militar vai pra reserva.
    Aumentou a alíquota da previdência para 10,5% do soldo, o que é uma ninharia, pois aumentou a do servidor público civil para 22% do salário bruto.
    É sobre o salário bruto, e não sobre vencimento básico.
    Com essa farra, o bozo comprou a milicada pra aderir o golpe de estado com ele….
    Não deu certo..kkkkkkkkk

    1. Com certeza você não é militar!!!
      Esse tal de BOGES deve estar Infiltrado aqui para propagar mentiras….o desconto da nossa previdência é sobre o vencimento bruto inclusive dos Inativos e pensionistas até morrer!!!
      O servidor civil não é assim!

  18. Ainda me lembro claramente quando Bolsonaro, deixando o Planalto, profetizou ao lado de Paulo Guedes: “Ainda vão sentir saudade da gente”. E para essa saudade ficar mais ardente ainda, está sendo divulgado um Festão Profano de 4 dias, para coincidir com o encontro do G20, o “Janjapalooza” pela bagatela de 10.000k com mais de 30k de cachê para cada cantor convidado. Para custear esse bacanal, Janja já está contando com a bolada que o confisco do Múcio vai arrecadar. Janja disse ainda que espera encher a “Zona Portuária do Rio” , local do evento, com um público estimado por ela na ordem de milhares de jumentos.

    1. Não tenho saudades desse verme. Ele nunca deveria ter sido presidente. O pior que já sentou na cadeira. Por causa dele, estamos sofrendo até hoje.

      1. O colega falou tudo. Graças a Bolsotrevas e seus generais do Centrão Militar Verde Oliva traidores da Tropa, estamos passando por tudo isso. É o pior presidente de todos os tempos.

  19. Bem feito pros QE e para os demais Praças que votaram no presidiário kkkk , em 2021 o que eu mais ouvi dos Praças de macacão sujo, chave de roda na mão, copinho de café na outra e aquele linguajar de botequim; ” Eu vou de lula, bozo num me deu aumento” …
    Agora se f…deram totalmente … Praças são mercenários e desunidos … ainda bem que peguei meus 8 soldos na ida pra reserva, deu uma grana boa + os 73 do meu CHQAO 😁😁🇮🇱🇺🇸🇧🇷
    ST Marcos Pinto

  20. Sou militar reformado por invalidez.pago pensão de três filhas há anos, para ter o direito assim que eu falecer. Descontado no meu contra cheque. Por acaso ! Minhas filhas vão perder este direito? . Se for o caso ” me devolve minhas contribuições” que há anos vem descontado no meu contra cheque ” ok ?…

    1. Não se preocupe, ficar … Não vão, claro que irão te devolver se isso ocorrer, o que não dar e gente sadia receber pensão, isso não dá. Se não trabalha, já manda procurar um emprego ou estudar para concurso, pois a boquinha deve acabar.

  21. O importante é não mexer na faxina dos quartéis, nas formaturas e na guarda em forma para os comandantes.
    O resto é – tão somente – resto.

  22. É facil resolver isso. Basta pegar esses 100 Bilhões de reais , que vão para o ralo com corrupçao e sonegação todo ano, . acabar com emendas de deputados , acabar com mordomias do Judiciário. Agora mexer na vida de Soldados, Cabos e Sargentos das Fôrças Armadas e muita sacanagem do governo Lula, estamos a deriva, sem Cmt à bordo. Socorro,

  23. Com essa agora, acredito que muitos militares que já tem tempo de pedir Reserva vão embora de vez, para não perder a ajuda de custo atual (8 x), por exemplo.

    A nova geração que ingressa já vem sem muito compromisso, motivação pela carreira. Muitos estão apenas aguardando a conclusão de um curso superior ou a nomeação em outro cargo público.

    Com essas medidas poderá diminuir a quantidade de jovens que pretendem seguir carreira militar.

    Concluindo, quero ver como vai ficar em muitos quarteis Brasil a fora sem efetivo e com muitos sistemas que necessitam de gente para manipular. Sem contar os “exames de contracheques”, sindicâcias, processos, comissão de recebimento, escalas de serviço, etc, etc.

    1. Isto significa que o governo com as novas regras de aposentadoria militar, somente depois de uma determinada data, que certamente, em 2025 , sem com isto mexer no salários de quem já está na reserva, ou seja, aos novos processos de pedido de reforma e outros direitos das pensionistas. E como fica aos direitos adquiridos de filhas de militares antes da nova regra que está na eminência. Não entendo, o porquê de tb não diminuir salário do judiciário e legislativo e verba de campanha e dizem que há relação entre salario dos generais e almirantes com ministros; será que vão tb cortar grana dos ministros? Obrigada.

  24. Senhores, não se preocupem, temos um representante que briga pelos nossos direitos diuturnamente no congresso, sim, ele, o incomparável Hélio Negão!!! 🤡

  25. Ah mas tocar nos salários do judiciário e do legislativo não se ouve um pouco nem se vê uma letra. Sem contar o fundão eleitoral, os bilhões para lei Rouanet, ministérios inúteis que foram criados e cartões corporativo do planalto com gastos excessivos. So Esses há cobriria o rombo dessa M… De governo corrupto.

  26. Deveriam can elas todos os auxílios, só pagar para pessoas com deficiência , idosos sem renda aí concordo. Quem tem condição de jogar semente no solo que jogue. A conta sempre é do povo. Deveria. Ver a aposentadoria dos políticos também!!! Político e servidor , porém hj são apenas aproveitadores da situação

  27. Em 2005, um 3°Sgt ganhava líquido 4,7 salários mínimos.

    Hoje, esse agora 1°Sgt, ganha líquido os mesmos 4,7 salários mínimos.

    E o 3°Sgt de hoje ganha 2,8 salários mínimos.

    Que evolução salárial foi essa????

  28. Esta tudo errado no Brasil, Socorro, algum politico competente para acerta isso de uma vez,, Começar cortar salario acima da piramide, não mexer com a base da piramide, e facil chutar cachorro morto, tem que ter aquilo roxo,e muita coragem , para acertar esse Pais de uma vez,.não vejo no momento alguém capacitado, e corajoso para acertar as contas do nosso Brasil.

  29. Milhões de comentários negativos nessa postagem, a grande maioria com tempo de reserva ou já na reserva, senhores isso não vai mudar em nada a vontade de pessoas entrarem para as FFAA e os que já estão permanecerem, algum de vocês já abriu a janela de suas casas e viu como está lá fora ? O cara ganha 2 mil soldado EP, para jogar bola dentro do horário de expediente. A realidade do brasileiro é muito pior que a perda de 1,5% ou redução de gratificação. Quanto aos outros poderes, não há o que se cogitar, sem representação não tem direito, é igual bater em bebado.

  30. Minha pergunta é só corte nos gastos do governo federal e como fica os governos estaduais, com gastos aviltantes de pessoal e outros gastos, tá tudo errado, bater em onça morta é fácil, coitado dos militares das FA, tá mais desvalorizado que moeda de um real.

  31. Acho interessante, com o Judiciário ninguém mexe. Algums diz, porquê não estudou e foi ser Juiz, promotor etc. Não é por aí. Tem que haver limites para esse servidores do Estado. São uma casta.

    1. Primeiro, que não é R$ 1.200,00. Segundo, esse investimento vai dar retorno no futuro. Terceiro, cortar esse benefício não resolve o problema.

  32. “…Essa indenização pode voltar a quatro vencimentos ou ser reduzida…”. Preparasse DCIPAS para os requerimentos dos velhinhos, vai chover que nem água se houver mudança, o que vai acontecer.

  33. Eu sei onde eu servi passou a tal contribuição das filhas e estava escrito irrevogável seja quem adquiriu a esse benefício pode se usar da lei sim e também estava escrito quem não adquirisse e assinasse era irrevogável. Mas já perguntaram as vantagens de filhas juízes, senadores e deputados? Muita gente diz mas são poucos? Vamos puxar o fio da navalha e ver quantos do congresso estão aposentados e ver a verba gasta. Senhores se soubessem iam se aprovaram de tanto dinheiro gasto com pouca gente que pode multiplicar por várias vezes os dos militares e não chega ao pés do gasta com deputados e senadores e isso nem inclui os governadores que a pouco ainda podiam se aposentar, assim com prefeitos. Fora os vereadores. A culpa não é do Lula? A culpa é do Nilson que expos as forças armadas e as chamando de meu exército. Sim se o Bolsonaro tivesse só dado um aumento e não tivesse divido a família militar e aí hoje estaria no poder e tudo ia bem ,mas quis agradar o altos coturnos militares quem sabe pensando em um golpe e para isso ferrou os mais Necessitados. Agora recebe em torno de 200 mil reais por mês tem mais de 17 milhões na conta do Pix do pessoal patriootarios para ajudar paga a multa. Vão pesquisar quantas multas você acha que o Bolsonaro pagou??? Nenhuma porque recorreu em todas e o Dinheiro investido aumentando a renda dele. Agora se ferrarem só pedir um Pix de volta para o Bolsonaro com certeza vai lhe devolver e depois coloca aqui no blog o Pix que ele pagou de volta…

  34. Se é para contribuir para a saúde financeira do país, que todos os seguimentos venham a contribuir, digo, judiciário, congresso, senado e, inclusive nosso presidente Lula também poderia contribuir viajando menos, ou seja, gastando menos, inclusive continuando a utilizar o avião que dizem estar ultrapassado. Assim, ninguém ficaria no prejuízo.

  35. A Deus pertence a vingança e ele é o justo juiz. Não podiam atender a população com o código fonte na apuração das urnas precisavam ter falado pra o povo ir embora. Mas preferiram entregar o povo na mão do ministro “sem partido ” para serem condenado como terrorista ao invés de pagarem somente por vandalismo. Fora os que nem foram na esplanada e está preso até hoje. Os militares vão amargar na mão do presidente LULU por serem mercenários das almas dos inocentes. O MST fez o mesmo e ninguém foi preso. Só um cego não enxerga isso. O Exército não merece nossos garotos.

  36. Lula tinha dado a palavra que não mexeria com as FFAA…diante disto os Comandantes deveriam entregar os cargos…mas tem que ter CULHAO PARA DESAPEGAR DO PODER E ISTO PARA OS GENERAIS DE HOJE É MUITO DIFICIL!

  37. Tropa leal, chefiada por Desleais.
    Generais defensores dos seus direitos e oficiais carreristas.
    Em s3 tratando de direito, os comandados sempre levaram a pior.
    Os comandante sempre dispostos a infligir obrigações a tropa em troca do carrerismo.
    Aos militares…”fora os
    Generais e os Cel EM”, resta suportar os prejuízos causados por chefes carreristas e irresponsáveis.

  38. A tropa já se decepcionou com essa lei criada que só beneficiou os generais, pois eles foram os únicos que se deram bem e estão calados, mexem nos deles, pois assim talvez fa V am alguma coisa pela tropa, pois até agora somente promessas..

  39. Esse atual governo corrupto sequer considera na conta a parte que deveria ser paga pelo empregador, que por si só quase triplica as contribuições e esquece que saem do MD os pagamentos de pensões de anistiados políticos que nunca contribuíram para o sistema e possuem os ganhos mais elevados. Além disso, são impostas aos militares transferências para lugares onde ninguém vai, impossibilitando o emprego da esposa e apoio da família, expondo os militares e familiares a doenças debilitantes e de tratamento longo e demorado, além de prejudicar o estudo dos filhos. Esquecem ainda a carga horária muito superior e sem qualquer tipo de indenização imposta aos militares, além do risco de vida. Tudo isso fica esquecido por esses vermes do governo que certamente criarão problemas graves e destruirão as Forças Armadas, quebrando a coluna de sustentação do Brasil como nação.

  40. É a única instituição que não defesa, daqui a pouco vai TRT trabalhar de graça, e só vai ir pra reserva por motivos de saúde, pagar horas extras?, trabalhar só na escala ou na rotina, ter insalubridade na proporção padrão de 40% igual o civil, não.
    Não temos representatividade e não éra pra ter, pois era para o estado cuidar, mas não faz isso, e trata com desdém e desrespeito.

  41. Depois que tirou o teto de gastos e colocou o arcabouço fiscal a economia entrou neste colapso fiscal. “É a filosofia de gastar pra pagar depois”. Quando a conta não fecha, o povo paga.

  42. Quando alguém tenta retirar benefícios de servidores público, civis e militares: tem infinitas más intenções. Quer transferir para setores que estão com deficiência administrativa, e faz uma cortina de fumaça como se estivesse sendo competente em gerar receitas para cobrir o buraco feito por sua incompetência. As forças armadas deu todas as contribuições necessárias para o país ter forças armadas, desde quando começou sem ter salário ou qualquer regalia. Foi assim quando se formou; a marinha, o exército e a aeronáutica. Não tinha concurso, as promoções eram por mérito, quem sabia ler era promovido a oficial, quem não sabia ficava só até suboficial. Quais as conquistas; soldo, reserva 25 anos de serviço, após a morte a filha normalmente órfão, receberia o soldo até a morte. Quem participou da segunda guerra mundial, cada ano era o dobro para a reserva. Quem voltou do campo de batalha foi promovido, condecorado, e para a reserva remunerada com qualquer tempo de serviço. Então, a nação ainda deve muitos benefícios aos militares. Quem administra o país tem que ter responsabilidade de garantir seus direitos e benefícios…

  43. Quando alguém tenta retirar benefícios de servidores público, civis e militares: tem infinitas más intenções. Quer transferir para setores que estão com deficiência administrativa, e faz uma cortina de fumaça como se estivesse sendo competente em gerar receitas para cobrir o buraco feito por sua incompetência. As forças armadas deu todas as contribuições necessárias para o país ter forças armadas, desde quando começou sem ter salário ou qualquer regalia. Foi assim quando se formou; a marinha, o exército e a aeronáutica. Não tinha concurso, as promoções eram por mérito, quem sabia ler era promovido a oficial, quem não sabia ficava só até suboficial. Quais as conquistas; soldo, reserva 25 anos de serviço, após a morte a filha normalmente órfão, receberia o soldo até a morte. Quem participou da segunda guerra mundial, cada ano era o dobro para a reserva. Quem voltou do campo de batalha foi promovido, condecorado, e para a reserva remunerada com qualquer tempo de serviço. Então, a nação ainda deve muitos benefícios aos militares. Quem administra o país tem que ter responsabilidade de garantir seus direitos e benefícios…

  44. uma vergonha, não tem mais militares, e comandantes que enfrenta esses civis, na época de 1945, isto sim podemos dizer que tinha comandantes fodoes, hoje infelizmente as forças armadas acabou. Não tem mais moral e nem ética de dizer que é militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo