Corte de gastos de Lula pode atingir o regime de previdência dos militares.

CORTES DEFESA

Atualização: 12/11 (8h38)

Haddad diz que Lula pediu mais um ministério no corte de gastos; Defesa foi chamada para reunião;  medidas que atingem Saúde, Educação, Previdência, Trabalho e Desenvolvimento Social já foram concluídas

 

Thiago Resende, Valdo Cruz, Marina Franceschini, TV Globo e GloboNews
Brasília – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a inclusão de mais um ministério, até agora ausente, nas medidas que o governo tenta fechar para cortar gastos e garantir as metas fiscais dos próximos anos.

Segundo Haddad, o debate já foi “concluído” com os ministérios que vinham se reunindo com a área econômica e com Lula na última semana – por exemplo, Saúde, Educação e Previdência Social.

Questionado, Haddad não quis dizer qual ministério foi alvo do pedido de Lula.

“As reuniões com ministros de Trabalho, Previdência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, elas já se completaram. O presidente pediu para incluir um ministério nesse esforço, uma negociação que deve ser concluída até quarta-feira [13]. Eu não vou adiantar [qual], porque não sei se vai haver tempo hábil de incorporar o pedido. Mas acredito que vai haver boa vontade”, declarou.

A GloboNews apurou com interlocutores que a reunião será com o Ministério da Defesa. E que pode, inclusive, atingir o regime de previdência dos militares.

Até o momento, passaram pelas reuniões representantes de 12 ministérios – incluindo a “área econômica”, responsável por formular o pacote, e o “núcleo duro”, responsável pela articulação política e jurídica.

São cinco, no entanto, os ministérios que concentram os maiores gastos e devem ser atingidos pelo pacote:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Trabalho e Empresa;
  • Desenvolvimento Social;
  • Previdência Social.

Se confirmado, o Ministério da Defesa – que abriga as três Forças Armadas e a folha de pagamento desses militares, ativos e inativos – seria o sexto ministério da lista.

Reuniões para ajustes finais
Nesta terça, a área econômica deve se reunir com Lula para tratar da melhor forma de encaminhar os textos para o Congresso.

Na última semana, o ministro já tinha avaliado que o pacote exigiria uma proposta de emenda à Constituição (PEC), por exemplo. O governo ainda deve decidir se divide o pacote em vários textos, se concentra tudo em um projeto só e se tenta enviar parte por medida provisória, por exemplo.

Lula e Haddad também esperam apresentar o pacote aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antes de divulgar a íntegra da proposta. Até esta segunda, no entanto, o compromisso ainda não tinha sido marcado.

Perguntado novamente nesta segunda, Haddad não quis detalhar o pacote que está sendo costurado.

“É aquela diretriz que nós anunciamos desde o começo desse processo, de fortalecer o arcabouço fiscal. Trazer para dentro do arcabouço aquilo que eventualmente não estiver se comportando como esperamos, para consolidar essa transição de um regime de déficit elevado e baixo crescimento para um regime equilíbrio fiscal com crescimento sustentável”, disse.
g1Edição: Montedo.com

54 respostas

    1. Será que os generais irão trair mais uma vez a tropa?

      Os Passadores De Pano colocarão a culpa no BOZO (Idiotice mas eles pensam assim)?

      A Direita Radical golpista vai conseguir o que vem desejando há algum tempo que é a paternidade dos Praças que sem um comando que os defenda irão se atirar nos braços dos Olavistas?
      Lula é isso mesmo, revanchista e Carrasco das Tropas???

      1. Você que está equivocado, realmente culpa toda é do bozo, que utilizou dois pesos e duas medidas. E convenhamos, foram com avidez demasiada ao pote.

      2. Meu pai morreu em 1991,e por isso não recebo á pensão apoia a morte de minha mãe. Tenho 67 anos solteira,sem filhos e não acho justo fica sem meu direito. Com problema de saúde. Como diabetes, glaucoma ,sou hipertensa e tudo mas. Mas já existia antes do falecimento de meu pai. Só agravou mas por sua perda. E aí como vou resolver isso.

  1. Para que serve tanto PTTC, tem que mandar td embora, na secretaria do HGUJP, tem um monte de PTTC, da meio dia sai p almoço volta as 13 hs e as 1430 vão embora, no Comando do grupamento de Engenharia tb tá cheio de capitão e coronel, tem que fazer uma limpa. Estes militares tem que procurar o que fazer
    Vai ajudar a esposa em casa. No HTO E NA BASE tb está lotado, andam em bando kkkkkk

  2. Vai tirar mais direito que não tem. Faz o L
    Acaba com as forças armadas de uma vez. Comandantes fracos ,tropa sem vibração com os piores salários do governo.

  3. Esse mês o STF autorizou a contratação de novos funcionários públicos via CLT ou seja é o fim da estabilidade, mas só para os novos funcionários públicos. O msm deve valer na mudança para os militares. Os novos devem perder paridade e integralidade, as novas pensionistas filhas ainda não implantadas devem ter o direito cortado.

    1. Isso daí já ocorreu algumas vezes, era o regime único, logo após se alterou o regime admitindo CLT e logo após regime único e agora Híbrido novamente. Isso varia conforme a economia da Administração Público, pois CLT e muito melhor, tanto na economicidade como eficiência.

  4. O Bozo ja cortou nos praças nos Sgts do Quadro Especial por exemplo estão a mingua não tem mais aonde cortar, agora oficiais PTCC para que isso, na maioria coronéis e capitães esses caras já estão batendo no teto da previdência por favor Sr Lula não faz como o JB beneficiou um lado em detrimento do outro…

    1. Sem contar o desvio que parece ter na coluna. Não consegue aprumar a cabeça. O tempo todo olhando para baixo, cabeça inclinada a reverenciar não se sabe quem.

      E olha que desdebos primeiros dias nas fileiras escutamos frequentemente dos instrutores: “levanta a cabeça!”.

  5. Já falei e vou falar novamente simples assim: pessoal que ganha acima do teto vai pagar+. Lógico antes não era possível mas agora depois que um ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias acabou com paridade é possível. Vai ser simples quem ganha acima do teto a contribuição vai ser maior só isso. Agora é só chorar e fazer arminha que passa. Pois graças a bozo tudo isso vai acontecer.

  6. AQUI ESTA A POUCA VERGONHA, CADE A CORAGEM PRA ACABAR COM ESTA POUCA VERGONHA, ACORDA BRASIL.
    Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecem que o Judiciário deve rever “penduricalhos” que fazem com que a remuneração de parte do Poder fique acima do teto constitucional.

    Entretanto, os ministros afirmam que o Congresso Nacional pode fazer essa regulamentação, já que existem projetos de lei sobre o tema que estão parados no Legislativo.

    A responsabilidade para um corte de gastos nos Três Poderes foi um dos temas levantados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista à Rede TV.

    “É uma responsabilidade do Poder Executivo, é uma responsabilidade do Poder Judiciário. Eu quero saber se também estão dispostos a abdicar daquilo que é excessivo”, disse Lula.

    Para integrantes da Corte, há “excessos” que podem ser revistos. De acordo com os ministros consultados pela CNN, a situação é mais crítica nos Tribunais de Justiça estaduais.

    1. Tem servidor de Tribunal de Justiça estadual que ocupa cargo de escrevente e recebe uma remuneração atualmente muito acima do teto.

      Repito, escrevente. Não é nem analista judiciário que assessora os magistrados

  7. Tem corta um bom pedaço do salário do Bolsonaro também. Quando era deputado falou que daria aumento no auxilio invalidez. A proposta chegou na mesa dele depois que virou presidente da República ele Recusou não deu um centavo pro auxilio Invalidez

  8. Cidadão, estamos no segundo ano do L…. e vc falando de Bolsonaro? Esse governo que estourou as contas é de quem? Acorda, vc votou no L… achando que ia ganhar sem merecer, agora aguenta e caladinho. Vai pagar mais ainda e não será promovido.

    1. Melhor Comentário, os caras não enchergam que o país está a passos largos indo pro buraco, mas a culpa desse bando de imbecis é do “bozo”! Militar que votou no lula, seja por achar que ganharia promoções indevidas, ou seja pelo conhecido ódio da esquerda por nossa classe, tem mais É que morrer de fome mesmo! Nunca se bateu tanto numa classe como nesse 3 desgoverno!

  9. O Bozonaro jogou fermento (reestruturação) e inflou o bolo de uma parcela, agora o nine vai dividir esse bolo. Afinal a esquerda promove a luta de classes e também o social e a equidade. 😋🍰💪👍

    1. Oh, que lindo.

      A culpa é toda do Bozo. Papai LulO, sem querer, está apenas cortando “excessos” em nome da austeridade!

      Tudo para manter o “social”, a “equidade”.

      Que lindo!

      Até me emociono.

      Paulo Freire deve estar feliz vendo o resultado do seu trabalho.

  10. Se não derem direito de ouvir o Ministério de Defesa sobre os cortes na sua pasta e desprezarem as implicações negativas desses cortes, haverá sérios descontentamentos com as FFAA e de graça.

    Pergunto, vale a pena ter os militares como inimigos, só porque não foram chamados para serem ouvidos?

    Reparem, não estou entrando mérito das questões a serem tratadas na reunião. Reclama-se das atitudes dos extremistas de direita, mas fazem o mesmo com os militares. Não dá.

    Os civis de forma geral, principalmente os da ala de esquerda, fazem correlações com as despesas previdenciárias dos militares com as dos civis, desconhecendo que são diferentes em tudo. Comparam erradamente essas “previdências” e concluem errado, tal como “laranja com banana” e ainda batem no peito escandalizados.

    Trata-se de uma outra versão de gado, só que dos civis, principalmente, os de esquerda, e não enxergam esse fato. Só aceitam quando o gado é o outro lado.

  11. É impressionante. A globolixo publica matéria para tentar vender qualquer coisa. Ara alterações na previdência dos dos militares é necessário simplesmente:
    1. apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A PEC pode ser proposta pelo Presidente da República, por membros do Congresso Nacional ou por comissões do Congresso.
    2. Tramitação no Congresso Nacional. A PEC precisa ser discutida e aprovada em dois turnos tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, com a necessidade de uma maioria qualificada (3/5 dos votos) em cada casa legislativa.
    3. Análise das Comissões: Durante a tramitação, a PEC passa por análises em comissões permanentes do Congresso, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e pode ser debatida em audiências públicas com especialistas, representantes do governo e outras partes interessadas.
    4. Votação em Plenário: Após as comissões, a PEC segue para a votação em plenário, onde todos os deputados e senadores podem se manifestar sobre a proposta. Para ser aprovada, é necessário o voto favorável da maioria dos parlamentares presentes, sendo 3/5 dos votos favoráveis em cada casa.
    5. Sancionamento ou Promulgação: Uma vez aprovada pelo Congresso, a PEC é enviada para o Presidente da República. O presidente pode sancionar a alteração, ou, se entender que a proposta tem implicações constitucionais mais profundas, promulgar a mudança diretamente.
    Precisa ser muiiiiiiito ignorante ou desinformado para acreditar nas fábulas ga globolixo e Cia LTDA.

    Saudades do Cid Moreira, Alexandre Garcia, Sérgio Chapellin e outros bons repórteres.

    1. Prezado o Sr. Está equivocado, a uma PEC não se sujeita a Sanção ou Veto do Presidente da República, apenas sendo uma iniciativa deste, como de outros. Após a discussão e debates e votação em ambas as casa em dois turnos em cada casa pelo voto pelos votos de 3/5 em casa votação, sendo aprovada e promulgada em seção conjunta de ambas as casa – Senado e Câmara – não tem qualquer Sanção ou Veto presidencial e após essa Seção conjunta e promulgada. A duas, o presidente se quiser faz alteração do regime tanto por uma simples MP, transformada em lei ou projeto de lei, ressalto que temos uma reforma promulgada por MP que não foi convertida em lei até hoje. Passar bem.

      1. Que lindinho!

        O “jurista de almanaque” que com todo o seu “conhecimento” da Ciência Jurídica faz questão de continuar a nos corrigir aqui no Blog de militar para militares.

        E sempre cavalheiro!

        Termina sem antes deixar um sarcasmozinho: “Passar bem.”

        Que sorte temos pela companhia de tão gênio, ilustre e humilde homo sapiens.

        Encantador.

  12. Bozo foi e é um traíra. Passou a vida de parlamentar criticando os governos pelos baixos salários pagos às FFAA, em especial o dos praças; quando teve o poder nas mãos, criou uma divisão nunca vista entre praças da reserva e da ativa. Outro fato, depois de FHC foi o único que não reajustou os soldos.

  13. E agora que as FFAA vão sofrer com mais uma reforma na “Previdência” os canhotos continuarão a defender o Lula???

    A Culpa disso tudo será Bolsonaro??

    As respostas acho que já sei…

    …mas e agora…não tem mais desculpas para promover os
    QEs a ST, vão fazer a isonomia com o pessoal da Lacuna….a tropa receberá o mesmo índice de reajuste nos soldos dos civis….

    DUVIDO!!!

    Vão torrar tudo isso com Rouanet e viagens da Esbanja!!

    OCORDEM MILITARES!!!

    LULA REEDITOU A CHIBATA DOS NAVIOS DA MARINHA!!!

  14. Falou BOZO já sei que é QE cheio de dívidas e Sub endividado sem CHQAO , KKKK , bem feito , Praça votou em peso no presidiário e agora se ferraram de verde e amarelo kkkk vai se aposentar no teto do INSS vcs da ativa .

  15. Maior sarro vocês aqui!

    O TCU tem 9 ministros e só 1 apontou essa questão da previdência dos militares e trata-se de um ministro gastão de diárias que foi indicado pelo FHC. kkkk

    Agora tá todo mundo desesperado e a mídia hegemônica aproveita pra jogar lenha na fogueira.

    Isso aí vai acabar em corte de gastos com combustível, adoção de meio expediente, diminuição de efetivo EV e cancelamento de operações por alguns meses.

  16. È facil acabar com esse problema de déficit, agora tem que ter peito, 1. Ninguém ganhará mais de 35,000 reais, nos Três poderes, da República, Executivo, judiciario e Legislativo, reduzir as diárias em carater excepcional, reduzir emendas do Legislativo para 20,000 Reais, tudo isso , por 5 anos, até acertar esse déficit Público, Doa que Doer, Governo tem coragem para isso,? Mexer na previdência dos Militares é mais facil, pois estamos á deriva , sem Cmt, triste não

  17. Corte na defesa.
    Revião das pensões militares.
    Previdencia militar gasta mais que civil.
    Para que haja alguma voz em defesa de militares da defesa é a sindicalização da defesa, só para cargos operários, excluindo-se generais que são cargos políticos.
    E aí mais uma vez haverá cisão nas forças armadas, que é a grande esperança dessa esquerda militante.
    Não conseguem quebrar a coesão, por causa de disciplina e hierarquia, então fazem pressão usando todos os meios para conseguir colocar uma cunha na coesão.

  18. Um governo que recebe o país com saldo, e na metade do mandato tem que fazer reforma urgente devido seus rombos de gastos, e quem paga como sempre é o contribuinte!!!

    Um governo que insiste em manter “programas” pra dar dinheiro a vagabundo que não quer trabalhar, pra fazer cabresto.

    Aí vem na cara dura mexer no dinheiro de quem trabalha…

    De onde saiu tanto “auxílio” ?

    Agora tem até o pé de meia… da pra acreditar ?

    Tudo pra manter na dependência financeira e agariar votos… E a culpa é do Bozo.

    Quanta demência.

  19. Minha pergunta é só corte nos gastos do governo federal e como fica os governos estaduais, com gastos aviltantes de pessoal e outros gastos, tá tudo errado, bater em onça morta é fácil, coitado dos militares das FA, tá mais desvalorizado que moeda de um real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo