Lula: ‘Se é para cortar, cortamos de militares, políticos, empresas, todos’

LULA MÃOS DE TESOURA

 

Colunistas analisaram pacote de corte de gastos que Lula deve enviar ao Congresso

 

Tales Faria Colunista do UOL
O presidente Lula (PT) deve enviar ao Congresso um pacote para cortar gastos de militares, políticos e empresas, afirmou o colunista Tales Faria no Análise da Notícia desta terça (12).

O Lula tem dito nas reuniões dele e nessa última, especialmente com ministros, que pretende enviar ao Congresso um pacote de cortes voltado não só para o que ele chama de ‘andar de baixo’, mas também para a ‘turma de cima’. Isso inclui, segundo os interlocutores do presidente, as emendas dos parlamentares ao orçamento, aposentadorias de militares, vantagens e penduricalhos do Judiciário e subsídios às empresas.

A frase exata do presidente que eu apurei foi a seguinte: “Se é para cortar, cortamos de militares, políticos, empresas, todo mundo”. É difícil acreditar que o governo acabe mesmo mandando chumbo para todo lado, mas é o que ele tem defendido.
Tales Faria, colunista do UOL

Segundo Tales, o governo ainda não definiu as dimensões dos cortes que serão feitos.

A estratégia seria mandar para o Congresso um pacote que justifique os cortes nos ganhos dos trabalhadores, esses chamados andar de baixo e assalariados, com uma contrapartida no chamado andar de cima. A dimensão desses cortes e onde exatamente eles ocorrerão, por incrível que pareça, ainda não estavam definidos até essa segunda-feira (11). Tem algumas coisas definidas, mas a dimensão exata não está definida.

Os debates incluem os ministérios da Saúde, Educação, Trabalho, Previdência e Desenvolvimento Social, todos os ministros dessas áreas têm reclamado. Houve até casos com os dois ministros da Previdência, o Carlos Lupi, do Trabalho, o Luiz Marinho, que ameaçaram se demitir. O presidente Lula falou incluir o andar de cima, justamente para acalmar os revoltosos.
Tales Faria, colunista do UOL

 

Tales ressaltou que o presidente Lula espera reações do Congresso e do Judiciário.

Lula deixou claro que espera protestos também do Congresso e pressões do Judiciário, mas segundo ele, aí todo mundo vai ter que se expor, foi o que argumentou. Por isso que ele pediu ao ministro da Fazenda, o Fernando Haddad, que chamasse para as conversas o ministro da Defesa, o José Mucio. Segundo o Ministério do Planejamento, a ministra Simone Tebet, a Previdência dos Militares causa um déficit de 49,7 bilhões ao orçamento.

O argumento do presidente é que tudo bem, todo mundo tem direito de reclamar, mas tem que se expor ao julgamento da sociedade tanto quanto do governo. Hoje Lula e a equipe econômica teriam novas rodadas de reuniões com integrantes do Ministério da Defesa e da Casa Civil. Não se sabe se vão conseguir fechar os projetos hoje ou amanhã. A ideia é depois discutir com os presidentes da Câmara e do Senado e até do Supremo Tribunal Federal.
Tales Faria, colunista do UOL

 

Tales também levantou o gasto com emendas parlamentares, praticamente o que a Fazenda está pedindo de corte. No Análise da Notícia, o colunista José Roberto de Toledo complementou:

São R$ 50 bilhões nesse ano, com um agravante que vem crescendo. Se a gente pegar o que aconteceu com as emendas parlamentares, desde que o Eduardo Cunha, então presidente da Câmara começou esse processo, ele ganhou corpo com Rodrigo Maia e se consolidou totalmente com o Arthur Lira. O aumento é de 11 vezes. É uma multiplicação dos gastos.

O valor aumentou também na gestão do Lira, mas o que o Lira conseguiu nos três primeiros anos como o presidente da Câmara, que talvez consiga de novo no quarto, é uma execução de 90%, 99% das emendas, entendeu? Não deixar nada sem ser pago. Realmente ele conseguiu transformar as emendas, mesmo as não impositivas, em algo quase obrigatório para o governo. E é isso que pode entrar em negociação também, né?
José Roberto de Toledo, colunista do UOL

UOL

26 respostas

  1. Viu militar eleitor do Lula!
    O Cachaça não tem Apreço por ninguém inclusive os QEs!!!!
    Nas próximas Semanas as FFAA estarão em GLO no RJ….soldados recebendo 20 reais de “Diária”, enquanto PF, PRF, Força Nacional Na Diária full de 300 reais!
    A diferença já começa por aí!!!
    Os comandantes não podem e não devem aceitar essa nova reforma!
    Que coloquem os 03 seus cargos a disposição do presidente!
    É o mínimo que podem fazer pela Tropa!

    1. É que a pf e prf sao concursos de nivel superior, concursos que exigem faculdade e tem mais de 400 candidatos por vaga.
      O soldado nao fez concurso e o oficial fez de ensino medio.
      Ta bem pago demais, é muito pra quem ganha dinheiro para lutar guerras e nao luta nenbuma

  2. Como dizia minha vó, rapadura é doce mas não é mole….. Cortar mais gastos com as FA???? só pode ser piada do Tio Lula, logo logo sem almoço e sem acampamento para o pessoal da ativa, expediente até as 12:00 e um até amanhã camaradas kkkkk. Forte abraço aos amigos da nobre Infantaria de 1987 a 2017.

  3. Militar de carreira, após 35 anos, contribuindo com 1/3 do vencimento bruto, vai pra reserva e recebe 8 Vencimentos apenas. Trabalhador CLT é demitido com 19 anos de empresa, entre FGTS, multas e aviso prévio,…recebe o equivalente à mais de 30 Vencimentos brutos. Onde está o privilégio de ser militar? É bom saber as funções básicas da matemática.

  4. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!
    Ele Já caiu e não sabe !!!!!
    Enquanto isso, “vamu ki vamu” de “Expedi” pela manhã, na minha rede aqui no posto 3 (esquina de Paula freitas com atlântica), quintal aqui de casa em copa. No final de mais uma brincadeira cotidiária de vôlei, já beirando 11h, um descanso no quisque “rio beach” para um duplo malte “Blue safira” na pedra, mais duas entradinhas de bolinho de bacalhau. 12h é seguir com a véia de guerra (esposa aposentada do tjrj) para uma “comilança feroz” no restaurante Marius Degustare.
    O negócio deixar esses caras pra lá e tentar ser feliz com o pouco que a gente ganha !!!!!!! Kkkkkkkkk

  5. Deixe de ser hipócrita, imbecil e dissimulado, se vc tem bandido de estimação problema seu, não venha aqui taxar alguém disso ou daquilo usando colegas e familiares para defender suas ideias políticas. Quer ser Tchuchuca de político, seja quem for, seja e assuma.

  6. No final os cortes serão apenas nas FFAA,anotem aí!!! Não temos sindicatos,representantes , nem nada!!! Estamos a mercê dessa esquerdalha nojenta e traídos pela direita mercenária e seus generais milionários.Triste dias vivem o EB de Caxias.

  7. Em 2005, um 3°Sgt ganhava líquido 4,7 salários mínimos. Hoje, esse agora 1°Sgt, ganha líquido os mesmos 4,7 salários mínimos. E o 3°Sgt de hoje ganha 2,8 salários mínimos. Que evolução salárial foi essa????

  8. Os políticos com suas Emendas fakes, se passassem esse dinheiro para o governo fazer as políticas, isso daí não seria necessário, com exceção das filhas sadias e mortos fictos esses são aberrações jurídicas. As pessoas só culpam executivo e esquecem que cada poder tem seu presidente.

  9. Os reajustes salariais para as Forças Armadas provavelmente virão acompanhados de contrapartidas exigidas pelo governo federal, que podem incluir a retirada de certos direitos e benefícios. Assim, há uma possibilidade de que os militares acabem arcando, de forma indireta, com o custo de seus próprios aumentos salariais, seja por meio de concessões ou mudanças nas condições trabalhistas.

  10. A questão é eminentemente, exclusivamente, ideológica.
    Agravada com envolvimento de parcela do Alto Comando e inativos das FFAA na Intentona do ‘8 de janeiro de 2023’.
    E, mesmo que não acredite em cortes significativos na Proteção Social dos militares, quaisquer medidas pesarão nos contracheques da base da pirâmide, que já está deficitária, sangrando milhões.
    Retirar parcela dos ganhos do topo da carreira com a Reestruturação, pouco significaria nas suas contas bancárias.
    Agora, de quem já está no limite do orçamento familiar, seria a pá de cal de sua saúde econômica, sem falar que nas contas do perdulário governo aloprado significaria muito pouco.
    Portanto, devido esse quadro caótico dos “Prejudicados”, acredito que não serão envolvidos nessa sanha ideológica sedenta de vingança.
    Eu te disse, ruim com o “Mito”, pior com os ideais, princípios e doutrina revanchista da turma do ex-presidiário.

    1. Em “se falando-se” dos “Prejudicados”, alguém viu aí o líder sindical Sube Decréscimo?
      Será que embarcou no táxi do além, o mandachuva das aspirações
      sobrenaturais dos ‘Especiais’, ‘sumiu’.
      Saudades de seus fenomenais comentários.
      Rsrsrs

  11. Os comandantes têm a obrigação moral, perante a tropa, de pedir demissão em conjunto.
    Não conseguem sequer um reajuste decente e agora mais essa!

  12. O desgoverno não sabe aonde cortar gastos, mas querem sacanear as FFAA!!!
    13 BI pras ONGs
    13 BI para TST
    11 BI para TSE
    17 BI anulados pelo Toffoli
    16 BI para Roubanet
    3 BI em viagens
    1 BI propaganda
    40 Ministérios
    Etc …

  13. Lula: ‘Se é para cortar, cortamos de militares, políticos, empresas, todos’
    O corte na cabeça foi para retira o chip?
    Ou para colocar um com IA, só que foi artificial demais.
    Será que se der um PEM volta a funcionar?

  14. se diminuir essa quantidade absurda de generais (só o eB tem mais de 150) já ajudaria muito (menos gasto com transferências, diárias etc dos mesmos).

    poderia ser, somente cargo de general, os seguintes cargos: cmt EB, Ch EME, cmt Mil A, Cmt DE/RM, Cmt Bda). só aí iria diminuir uns 70% o número de generais. o resto dos cargos preenchidos – atualmente – por generais, bota-se coronéis (tem um monte de cel batendo cabeça nos qG’s da vida).

    E outra: TODOS os RCG’s deveriam ser extintos, junto com a EsEqEx e a coudelaria do rincão também (não se usa mais cavalos em combate e, no caso do EB, sequer para GLO).

    Os RCG só servem – basicamente – como clube dos oficiais pagos com o dinheiro público, sem prestar quase nenhum serviço à sociedade.

    quer montar cavalo? Muito simples, pague – com o dinheiro do seu bolso – para frequentar uma das diversas hípicas particulares existentes pelo país.

  15. Grosso modo, direto ao ponto, ISSO DAÍ SÃO OS BOLETO DAS FUTURAS DO BOLSONARISMO CHEGANDO PARA AS FFAA PAGAR, aviso, pagar em dias juros de cartão é muito alto.
    FIZ O L E FAREI O L NOVAMENTE EM 2026, O CHORO É LIVRE.

  16. E vamos cortar especiallmente daqueles que já não tem tanto assim para cortar.

    Vamos deixar intacto os marajás do topo do judiciário, por exemplo, e suas remunerações nababescas.

    Pois se não for assim não é Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo