CRUZEX 2024: FAB fará 140 voos para transportar pessoal e material para exercício de guerra no Nordeste

CRUZEX 2018
Imagem: Sargento Bianca (FAB)

 

Reconhecido como o mais importante exercício militar da América Latina, a 8ª edição do CRUZEX reunirá 16 países, e mais de 3.000 militares

Juliano Gianotto
A Força Aérea Brasileira (FAB) está em plena mobilização para o Exercício Multinacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, que ocorrerá de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte.

Organizado pelo Comando de Preparo (COMPREP), a CRUZEX visa fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras e parceiros internacionais, aprimorando táticas conjuntas e capacidades operacionais em ambientes de guerra simulada.

Reconhecido como o exercício militar mais expressivo da América Latina, a 8ª edição reunirá 16 países, mais de 3 mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras. Para as atividades aéreas, participam esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal.

Já para a execução das tarefas espaciais e cibernéticas, atuarão Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Além desses, a África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão militares observadores, enriquecendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.

Para a realização do treinamento, a FAB mobilizará uma vasta gama de recursos, incluindo caças F-39 Gripen, aeronaves multimissão KC-390 Millennium e controle aéreo E-99. Essas aeronaves realizarão missões de alerta, escolta, ataque, reconhecimento e apoio logístico. Além disso, unidades especializadas, como o Centro de Defesa Cibernética (CDCAER) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), contribuirão com capacidades avançadas de defesa antiaérea e cibernética, fortalecendo a eficácia do exercício.

A logística da mobilização é complexa: até o fim do exercício serão 140 voos para deslocamentos de pessoal e material. Para garantir o sucesso da CRUZEX 2024, as unidades participantes enviam relatórios de situação e coordenam o transporte de equipamentos e pessoal.

O comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus -, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, ressalta a importância da preparação antecipada. “O Esquadrão Zeus iniciou cedo sua preparação para a CRUZEX, mobilizando equipamentos e, nessa fase final de preparação, concentrando os militares envolvidos. Além da mobilização, no exercício, o Esquadrão será treinado em ações de reabastecimento em voo, ressuprimento aéreo, assalto aeroterrestre, infiltração e exfiltração. O treinamento inclui liderança de missões como Airlift Package Leader e autodefesa contra ameaças, usando sistemas embarcados da aeronave KC-390 Millennium”, destaca.

O AEROIN estará presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores. Para conferir todas as notícias sobre a CRUZEX 2024, clique aqui.
AEROIN – Edição: Montedo.com

2 respostas

  1. Parabéns ao comando da FAB em tentar manter a chama dos guerreiros da caça com essa complexa operação apesar do forte corte do orçamento!
    Parabéns aos colegas mantenedores que trabalham arduamente nas nossas aeronaves apesar dos Baixíssimos soldos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo