Piloto teria relatado pane em motor de um Hawker IU-93A usado para efetuar aferições de sinais de instrumentos de auxílio à navegação aérea
Murilo Basseto, Fábio Pescarini
São Paulo e Aeroin – Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, de Recife, na manhã desta sexta-feira (1º).
Como procedimento padrão em situações em que os pilotos declaram emergência, equipes do aeroporto colocaram seus veículos nas proximidades da pista, em prontidão para qualquer imprevisto durante o pouso.
Informações preliminares indicam que o piloto teria reportado ao controle de tráfego aéreo que houve uma falha de motor, mas ainda não há confirmação oficial.
Vídeo captado pela câmera ao vivo do canal “Papa Charlie Golf”, no YouTube, mostra o momento da chegada do jato.
O avião é um Hawker IU-93A, um jato executivo Hawker 800XP modificado com instrumentação especial para efetuar aferições de sinais de instrumentos de auxílio à navegação aérea.
De matrícula FAB-6050, ele é operado pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da Força Aérea Brasileira, responsável pela inspeção e manutenção dos sistemas de navegação aérea em todo o território nacional, garantindo que os equipamentos estejam sempre em conformidade com os padrões internacionais de segurança.
Conforme dados de rastreamento online de voos, sob identificação GEIV50, o jato partiu de Petrolina (PE) às 9h15, subiu até 25 mil pés de altitude, voou até o litoral, realizou uma órbita e então seguiu no rumo de Recife, baixando até 10 mil pés de altitude. Antes da aproximação para o pouso, ainda realizou duas trajetórias circulares.
Como visto na gravação, o pouso foi concluído em segurança, às 11h, e as equipes de emergência seguiram o Hawker IU-93A pela pista e até o pátio. Leia mais.
FOLHA – Edição: Montedo.com
6 respostas
Tudo caindo aos pedaços. Avião que não voa, navio que não navega, tanque que não funciona. Estamos a beira de um colapso. Mais quem precisa das Forças Armadas? E de generais, almirantes e brigadeiros? Hoje a tropa é temporária, não há quase praças de carreira, ligo, tudo é temporario
Já fomos a maior marinha do mundo, temos a Embraer e nosso exército é “pau pra toda obra”. Cadê o reconhecimento?
Esses avioes estao muito velhos, eles so caem
“Já fomos a maior marinha do mundo” q nível…..pqp
“Informações preliminares indicam que o piloto teria reportado ao controle de tráfego aéreo que houve uma falha de motor, mas ainda não há confirmação oficial.”
Se até o avião presidencial deu pane. Como não anda a manutenção dos demais?
um cai no nordeste, outro cai em SP.
E a meta fiscal deve levar mais alguns mi da FFAA.
Aonde vamos parar. NÃÃO JÁÁÁ PAROU. Sóó que os senhores da guerra não se deram conta.
De um mês pra cá já caiu uns quatro aviões da FAB. Todos sucateados