Caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Natal; ex-comandante da FAB criticou cortes “recorrentes” no orçamento
Eduardo Barretto
O comandante da Aeronáutica no governo Bolsonaro, tenente-brigadeiro Carlos Baptista Júnior, criticou cortes recorrentes no orçamento da Força ao lamentar a queda de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) em Natal nesta terça-feira (22/10). O piloto se ejetou e foi resgatado.
“Fabricada em 1972 (isto mesmo … há 52 anos), esta Aeronave de Caça – FAB4866 – da nossa Força Aérea Brasileira nos deixou hoje, em um acidente, logo após a decolagem da Base Aérea de Natal. Que os recorrentes cortes orçamentários não continuem impedindo a substituição da frota de F-5M por aeronaves mais modernas, como os F-39E/F Gripen. Agradeço pela ejeção bem-sucedida do piloto”, afirmou Baptista Júnior nas redes sociais.
O ex-comandante rebateu um seguidor que culpou o governo Lula pela situação: “Infelizmente, não é isso que quis dizer com “RECORRENTES cortes orçamentários”. Baptista Júnior foi criticado por lamentar mais a perda da aeronave do que do piloto que se ejetou, segundo as mensagens.
Veja o vídeo da queda do caça:
Caça caiu em área desabitada. Sem vítimas reportadas no solo. Piloto está no hospital e está bem. pic.twitter.com/EYnhoL66wn
— Cavok Aviation News (@cavokbr) October 22, 2024
No início deste ano, Baptista Júnior afirmou à Polícia Federal que rechaçou um pedido para participar de um eventual golpe de Estado no Brasil em 2022. Conforme o depoimento, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo Bolsonaro, ficou “atônito” com a negativa do então comandante. O general Marco Antônio Freire Gomes, então comandante do Exército, também disse à PF que rejeitou aderir ao movimento golpista.
Como mostrou a coluna, a PF vai indiciar no mês que vem Bolsonaro e aliados no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado após a vitória de Lula nas urnas. Serão indiciados o ex-presidente; os ex-ministros e generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto; o ex-comandante da Marinha e almirante Almir Garnier Santos; o ex-ministro Anderson Torres; e o ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira, entre outros.
Guiherme Amado (METRÓPOLES) – Edição: Montedo.com
8 respostas
Olha só a hipocrisia desses senhores.
Mesmo tendo cortes orçamentários no atual governo, isenta de imediato o atual governo?!
Isso é o resultado da tal “legalidade” das FA?
Você sabe para onde foi a grana toda? Sim, os cortes foram feitos para que o governo atual abastecesse o Congresso que tem maioria bolsonarista. Bilhões foram cortados, não só da Defesa, mas também da Saúde, Educação e infra- estrutura. Ou você acha que o atual mandatário teria algum interesse em cortar verbas de algum setor? A culpa não é do presidente, mas sim do Congresso que agora, numa manobra medíocre, tenta se articular para ‘ anistiar’ o ex capitão traidor da Pátria.
Em tempo; esse post possivelmente será deletado em 2 minutos.
Ex Cmt tem o orçamento da equipe do seu interesse, nao é justo reclamar agora.
Como????
Você É doido ou só comedor de Mortadela???
No mais… os problemas orçamentários não são novidade! A crise vem de décadas!
É justo e necessário os 2% do PIB pleiteado por Múcio!
Sr Mortadela, ainda nao sou doido.
Força Área está “Benguela e sem garras”!
Aeronaves sucateadas e defasadas!
O programa Gripen segue a conta Gotas e a quantidade prevista não Repõem Sequer A frota de F5 que estão com meio século de uso!!!
O mundo está prestes a explodir, tensões no oriente médio, Ásia e leste europeu indicam que estamos prestes a um conflito mundial!
Aqui na América do Sul, o maluco do maduro lançou plano de dobrar o poder militar da Venezuela!!
Enquanto isso, o Desgoverno Prioriza A Compra De aeronave VIP presidencial e massacra a tropa com soldos Miseráveis que estão Congelados Desde 2016!
Não é a primeira vez que esse tipo de caça cai, em Natal me parece que é a segunda ou terceira vez, alguns até comentam que esse tipo de avião é peça de museu nos EUA. Não adianta tentar querer modernizar uma lata velha. Triste, lastimável.
Forças armadas só está preparada pra formaturas kkkkkk e pra condecorar políticos.