Projeto de lei prevê pena maior para policiais e militares das Forças Armadas condenados por corrupção

corrupção-corrupcao-no-português-escrita-na-placa-da-limpeza-51037363

Medida atinge membros das Forças Armadas, policiais, bombeiros militares, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública

 

O Projeto de Lei 2505/24, em análise na Câmara dos Deputados, prevê uma pena específica para os crimes de corrupção ativa e passiva cometidos por agentes de segurança pública, que será de reclusão de 5 a 15 anos. A proposta altera o Código Penal.

A medida atinge policiais, bombeiros militares, integrantes do sistema prisional ou da Força Nacional de Segurança Pública, além de membros das Forças Armadas.

Atualmente, a pena para os crimes de corrupção é de reclusão de 2 a 12 anos. O autor do projeto, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), defende a criação de uma regra própria para os agentes de segurança condenados por corrupção.

“Esse crime [corrupção] se torna ainda mais danoso e prejudicial quando é praticado pelas autoridades e agentes públicos que deveriam ser responsáveis por prestar adequadamente segurança pública à sociedade”, disse o parlamentar.

Próximos passos
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Agência Câmara

12 respostas

  1. Terão que desmilitarizar a PM pois está mais para força auxiliar do narcotráfico. Dê um Google com a expressão:

    PM OPERAÇÃO DUAS CARAS

    Logo, verás uma centena de ocorrências envolvendo quadrilhas de pms em todo o território nacional, envolvidos no crime organizado. Está pior que o PCC esse lixo, uma pouca vergonha!!

    Brasil é o pais da corrupção mesmo….!

  2. Servidores públicos municipais, estaduais e federais, Forças Armadas, POLÍTICOS, JUÍZES.

    Mas quem tem coragem de dar um tiro no pé???

    Está mais do que na hora de cumprimento integral da pena, sem visita íntima e inexistência de benefícios como trabalho, leitura, bom comportamento.

    Acabar com a justiça Militar estadual e a federal.

    Ajustar as competências previstas na CF88.

    Tudo isso hoje a noite no programa acredite, Se quiser.

  3. Concordo poderia deixar 30 anos, desde que deixassem 60 pra políticos, sem direito a progressão de pena. E inegibilidade pelo mesmo período.

  4. E tem que acrescentar á Lei que ninguem que esteja indiciado respondendo a qualquer processo judicial, fiquem impedido e inelegivel, para não procurar forum privilegiado. Esse procedimento existe na carreira militar, qualquer envolvimento com a justiça o militar fica impedido de acesso, até a conclusão do processo.

    1. Retificando:
      E tem que acrescentar á Lei que, quem estiver indiciado respondendo a qualquer processo judicial, fiquem impedido e inelegivel, para não procurar forum privilegiado. Esse procedimento existe na carreira militar, qualquer envolvimento com a justiça o militar fica impedido de acesso, até a conclusão do processo.

  5. O nosso corporativismo é que mata.

    As pessoas devem entender que a posse de armas torna a relação entre as partes envolvidas Desequilibrada, quem tem a posse de armas tem o poder de fazer valer a sua vontade. Isso muda tudo.

    O militar armado tem a opção de desfazer o crime; ou aumentá-lo, com a sua participação na corrupção, mais do que qualquer outro servidor público.

    Se quiséssemos ser respeitados, deveríamos bater no peito e apoiar essa medida, para mostrarmos que somos diferentes (pelo bem e pelo mal). O que ficaria mais fácil para mostrar, em negociações de salários e proteção social, que não somos iguais aos demais.

    Só tem medo que deve e, ao contrário do pensamento geral, trata-se de uma oportunidade de sermos mais respeitados socialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo