Serão fabricados um protótipo para cada uma das sete versões especiais do blindado
O boletim do Exército desta sexta (18) publicou as portarias 1.421 e 1.422 do Estado-Maior do Exército (EME) aprovando as diretrizes de obtenção das viaturas blindadas de transporte especial 6X6 Ambulância (EB20-D-08.078) e Posto de Comando (EB20-D-08.077), integrantes Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld).
A finalidade destas diretrizes é a de regular as ações necessárias à obtenção de um protótipo de cada versão, a ser produzida na IDV LATAM, em Sete Lagoas (MG), e orientar a contratação posterior de sua produção seriada e coordenar a compatibilidade de sistemas de comando e controle (C2) com as demais viaturas da frota.
As versões especiais da plataforma blindada Guarani serão desenvolvidas pela IDV LATAM e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a previsão é que os protótipos sejam apresentados já em 2025. A próxima versão a ser aprovada deverá ser a Antiaérea.
De acordo com os documentos produzidos pela Força Terrestre, as demandas para versões especiais do Guarani são:
- Ambulância: 80 unidades;
- Posto de comando: 74 unidades;
- Antiaérea: 62 unidades, sendo 13 radar e 49 lançadoras de mísseis;
- Comunicações: 28 unidades;
- Central diretora de tiro de Artilharia: 25 unidades; e
- Porta morteiro de 120mm: 104 unidades.
O Exército já recebeu cerca de 700 unidades da viatura de transporte de pessoal (VBTP) Guarani, algumas equipadas com sistemas de armas remotamente controladas (SARC) REMAX e UT30BR, e das versões Engenharia e transporte de morteiro de 81mm, mas essas ultimas são adaptações produzidas pelos Arsenais de Guerra de São Paulo (AGSP) e do Rio (AGR), respectivamente.
Uma resposta
Guarani e um veículo sem condições. As versões engenharia não prestam ao fim que se destina. Agora vão empurrar mais essa versão. Alguém está beijando nesse romance. TCU neles.