A reação do 01 da Marinha ao ser xingado de “prostituta do ladrão” por coronel do Exército

O coronel José Placídio (esq) ofendeu o comandante da Marinha, Almirante Olsen (dir) nas redes sociais (Reprodução)

 

Coronel escreveu em uma rede social: “Marinha! Sai um herói patriota, entra uma prostituta do ladrão, com o devido respeito a elas”
Saulo Araújo
O comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (foto em destaque), disse que as ofensas sofridas por um coronel do Exército causaram impacto na sua “honra e em sua reputação”.

Conforme adiantado pela coluna Na Mira, do Metrópoles, nesta segunda-feira (2/9), a primeira instância da Justiça Militar da União (JMU), em Brasília, condenou o coronel da reserva do Exército José Placídio Matias dos Santos por chamar o 01 da Marinha de “prostituta”.

O oficial foi condenado pelo Conselho Especial de Justiça, formado por uma juíza federal da Justiça Militar e mais quatro generais de brigada do Exército, que, por unanimidade, o consideraram culpado e o condenaram a quatro meses de detenção.

José Placídio, integrante da tropa de elite Forças Especiais, foi denunciado pelo Ministério Público Militar (MPM) pelos crimes de “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, com a causa de aumento de pena de ter a conduta sido praticada contra superior hierárquico, no exercício de função de natureza militar, por meio que facilite a divulgação da injúria”.

Na denúncia, o MPM informou que o coronel, irresignado com o resultado das eleições presidenciais de 2022, publicou, no X, antigo Twitter, em 6 de janeiro de 2023, uma postagem com os seguintes dizeres a respeito do recém-empossado comandante da Marinha: “Marinha do Brasil!! Sai um herói patriota, entra uma prostituta do ladrão, com o devido respeito a elas. Venha me punir, Almirante, e me distinga em definitivo da sua estirpe”.

O comandante da Marinha, afirmou em juízo, que tomou conhecimento das ofensas por meio das publicações na mídia e afirmou ter havido prejuízo à sua pessoa.

Julgamento e negativa de autoria
Durante o julgamento, no entanto, o réu negou a autoria da publicação. O coronel afirmou que a sua conta no Twitter foi invadida e que o texto ofensivo não partiu dele.

O militar reconheceu como sua a conta, mas não soube provar se ela foi hackeada.

O réu afirmou ainda que, após isso, começou a apagar todas as postagens, mesmo sem ver o conteúdo, por meio do botão “apagar tudo”, e que a conta no Twitter foi encerrada.

A plataforma, ao ser indagada sobre a possível invasão da conta, respondeu que tanto o login quanto as postagens e o pedido de cancelamento somente poderiam ter sido realizados pelo titular da conta, não registrando qualquer comunicação de uso indevido por terceiros não autorizados naquele domínio. O Twitter também informou que a conta foi cancelada pelo próprio usuário.

O advogado de defesa, durante a sessão de julgamento, insistiu na tese de negativa de autoria, ratificando o fato de não ter sido juntada ao processo a publicação original da mensagem, sendo esta uma obrigação do Twitter. No entanto, seus argumentos não foram suficientes para convencer os juízes do Conselho Especial de Justiça.

Crime contra a honra
Na fundamentação da sentença, a Juíza Federal da Justiça Militar Flávia Ximenes Aguiar de Sousa afirmou que a injúria é um crime contra a honra de terceiros e exige dolo específico, ou seja, a vontade livre e consciente de ofender a honra alheia. Tal requisito restou claramente atendido.

A postagem realizada pelo acusado em sua conta no Twitter revelou a intenção inequívoca de ofender a honra e a dignidade do recém-nomeado comandante da Marinha.

A magistrada afirmou ainda que o conteúdo da publicação, marcado por termos depreciativos e insultos diretos, demonstra que o réu agiu com a deliberada intenção de desonrar e menosprezar a vítima, levando em conta, ainda, o contexto de polarização política que o país atravessava e do qual ainda tenta se recuperar.

“Embora a liberdade de expressão seja um direito fundamental, ela não é absoluta e deve ser limitada quando esbarra na garantia constitucional da proteção à honra e/ou à intimidade individual de terceiro”, afirmou.

Após a condenação, foi concedida ao réu a suspensão condicional da pena, pelo prazo de dois anos, com a obrigação de comparecimento bimestral na sede do Juízo, na fase executória. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal Militar (STM).

METRÓPOLES – Edição: Montedo.com

27 respostas

  1. Esta faltando atitude de homem pra esse coronel, pois não assume o que disse e vem com desculpas esfarrapadas de que a sua conta no Twitter foi invadida…deveria ser preso e ter que indenizar o nobre almirante Olsen.

      1. Seu minto? Não. Eu votei no Lula contra minha vontade porque o Bozo traiu os veteranos, as pensionistas e vinha roubando o erário público desde quando entrou na política como vereador, por isso que toda familícia está milionária…este coiso nunca foi honesto com seu eleitor, mas só para os seus.

  2. Joga o coronel embusteiro numa patrulha na guerra da ucrânia. Com toda certeza, borrará as calças antes de ter o traseiro sapecado por um mini-drone.

  3. Primeiro momento:

    “ Venha me punir, Almirante, e me distinga em definitivo da sua estirpe”.”

    Segundo momento:

    “o réu negou a autoria da publicação. O coronel afirmou que a sua conta no Twitter foi invadida e que o texto ofensivo não partiu dele.”

    É realmente muito triste o fato do coronel, forças especiais, ter negado e atribuído seus malfeitos a terceiros. Esse mesmo coronel fez até um video em 8 de janeiro, então fica difícil acreditar que um terceiro que não tinha o que fazer invadiu sua conta para ofender o almirante.

    É triste ver o que a Academia forma. Fico pensando como foram seus 30 anos de serviço ativo quando algo saia mal.

    Essa defesa consegue ser mais feia que a condenação, e diz muito da pessoa do condenado

    1. Se era verdade ou não – é irrelevante para o crime de injúria- pois acabou atingindo a honra subjetiva do Almirante. Gostaria de saber se fosse contigo se ia compactuar.

  4. Para mim esse Coronel inativo tem um frustração contida dentro dele por não conseguir seguir uma promoção por escolha na carreira, por isso atira em oficiais generais, em especial no CM. Tinha que puxar esse 4 meses atrás das grades para aprender, sem direito a Suspensão Condicional da Pena.

    1. É algo que tem que ser mudado na carreira dos oficiais de aman (dos qco ja mudou).
      Coronel só uma fração da turma.

      Não deve ter sido apenas agora que o coronel faz algo e acusa outra pessoa (um haker).

      Todos eles chegam ao posto de coronel. Serão chefes, diretores e comandantes. Mesmo os rabo de turma. É injusto até com os bons profissionais que são maioria

    2. Vc é juiz? Estudou aonde? Se ele é um frustrado, com certeza vc se identificou……deve ter estuda naquela faculdade papai pagou passou……essa seu linguajar embusteiro e empolado é só capa, és no fundo um grande recalcado, ue nao deve ter o ue fazer e fica o dia inteiro atras de um computador no site do PT….lógico, comenndo uma mortadela

      1. Por puro amor ao debate … Você “estrupou” a língua portuguesa desde o início até o final e vem me atingir? Onde – local onde está … Sentido de estar parado -/ aonde – sentido de movimento – vamos malhar os outros utilizando, de forma devida, o nosso vernáculo. Passar bem. Depois, sou eu o frustrado. 🧑‍🎓🕵️

        1. Além de frustrado é um recalcado….se acha muito letrado e esperto, mas é apenas pobre coitado que nao tem o que fazer e fica escrevendo m…….nao foi longe na carreira, é sozinho na vida, nao tem família por perto, se esconde atras de uma tela de computador pra falar mal dos outros e enaltecer a corja vermelha.deve estar agora de pijama fedorento e meias rasgadas, sem sequer ter escovado os dentes depois do almoco de 03 dias que ainda aproveita kkkk. Dura lex vc é uma piada de mau gosto. Todo empoladinho, se sabe tanta gramática já deveria ter recebido o premio Nobel de literatura. Vai se tratar…..nao esquece a mortadadela

        2. Amigo nem dê ouvidos.
          Deve ser um desses formados em ordem unida.
          Ao menos a faculdade de papai pagou me dá um emprego aqui fora, nao preciso ser PTTC kkkk

  5. Os comentários só reforçam minha opinião de que nos transformamos em uma categoria extremamente desunida.
    É lamentável toda a situação.

    1. Companheiro isso é injuria, é crime.
      É contrário à disciplina militar.
      Não é uma questão de corporativismo e camaradagem, além de tudo o coronel negou o que fez.
      Nós não somos assim!

  6. FE, “brabão” com pracinha, cheio de brevês no peito, cara de mau nas formaturas e leão nas “trincheiras” da internet.

    Aí, no mundo real: não fui eu, minha conta foi invadida.

    Sei…

    1. O maior problema de todos é que nós, militares das FFAA, vivemos em uma bolha. Quando saímos vemos que deixamos de ser importantes há muito tempo, só os altos coturnos se acham ainda. Ledo engano!
      A maioria da sociedade nos esculacham e muitos se perguntam (pra quê FFAA?)

      1. Verdade absoluta.
        Um guarda da CET tem mais poder.
        Oa altos coturnos se ilude achando que tropa em forma é poder kkkk

        Ain fora quando vê um agente da PF desmaia…….
        Quando vê um promotor militar, nega até a
        Morte

  7. O sujeito difama o Almirante em redes sociais, e quando o bicho pega para o lado dele, diz que teve o Twitter clonado e não foi ele quem postou.

    Esses são os “heróis” da Pátria !!!!

    F.E. (Fezes Especiais). Kkkkkkkk

    1. Esses cursos são todos de “mentirinha”.
      Esses sujeitos escondem em suas caras enfezadas e seus brevês toda a frouxura.

      Há uma certa mística, mas nenhum deles nunca apertou um gatilho contra algo que revidasse, apenas alvos de papel (e olhe lá).

      Um recruta da PM daqui tem acão real contra inimigos de verdade desde os primeiros minutos de formado.

      Um indivíduo desses só sabe de formatura, de inspeção de general, de cantos de canções, oracão do biscoiteiro… é tudo de mentirinha e a maioria de nós sabe disso

  8. Nega até a morte Coronel!
    Nega até o fim Coronel!
    Acuse um sargento.
    Se estiver na reformado acuse um desconhecido.
    Salve sua pele Coronel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo